Você está se perguntando qual é a diferença entre 1080N e 1080P em
sistemas de CFTV ? Para que serve o 'N'? Este artigo destaca qual é exatamente a diferença entre os formatos de vídeo 1080P e 1080N, até mesmo o identificador 'N', e quais são algumas das diferenças entre os dois.
Ao discutir formatos de vídeo e proporções, estamos falando principalmente de pixels. Esses são os menores elementos em um monitor ou tela de TV que podem ser controlados pela variação de luz e cor.
Quando combinados em uma grande matriz (ou grupos), juntos eles criam a imagem geral que vemos na tela. Alta Definição (HD) é a norma para telas de TV, como o próprio nome sugere, permite que uma TV renderize uma imagem em Alta Definição.
A resolução representa o tamanho e a proporção, portanto, uma resolução de 720p é de 1280 x 720 pixels, enquanto uma tela de 1080p tem saída de 1920 x 1080 pixels. Hoje em dia as TVs oferecem resoluções 4k e 8k, sendo 4k 3840 x 2160 pixels enquanto 8k é 7680 x 4320 pixels, não exatamente 4k e 8k mas perto.
O que é resolução 1080P?
Como dissemos acima quando dizemos 1080P, é uma contagem de pixels. A contagem vertical seria mil e oitenta. Esta imagem teria 1080 pixels de altura por 1920 pixels de largura.
Como nota lateral, o 'P' ou 'i' ou mesmo 'N' declara o tipo de método que a resolução usa para renderizar uma imagem. P significa um tipo “progressivo” de varredura. Servindo cada linha de pixels, uma após a outra, por toda a tela.
O benefício da varredura “progressiva” reside na velocidade da taxa de dados. Colocar uma linha de cada vez com compactação no arquivo aliviará a carga na largura de banda de comunicação.
O que é resolução 1080N?
A resolução 1080N é de 1080 x 960 pixels e o 'N' significa "nativo". Este formato está muito mais próximo de ser quadrado. É usado por sistemas de segurança CCTV para melhor ajustar várias imagens em uma tela.
Como afirmado anteriormente, o 'P' em 108P denota um método de criação de imagem 'progressivo'. Isso desenha cada linha ou linha de pixels, um de cada vez, um após o outro.
Isso reduzirá a demanda da taxa de dados e proporcionará um movimento suave da imagem na tela. É por isso que usamos tanto esse protocolo no dia a dia.
Agora o 'N' significa 'nativo' ou outra maneira de olhar para isso é o protocolo 'natural'. Esse método de modulação pega todos os dados da imagem do quadro e os joga na linha de uma só vez.
Ele faz parte após parte e, como resultado, tem uma alta demanda no fluxo de dados e no volume da rede. Isso pode resultar em movimento de imagem instável e com falta de pixels. Tenha uma boa conexão Wi-Fi ou de rede ao escolher este formato em um
sistema de CFTV .