O codec inteligente é uma coleção de técnicas de codificação que visam reduzir o consumo de largura de banda sem perder a qualidade da imagem, utilizando algoritmos de compactação avançados. Os codecs inteligentes podem melhorar efetivamente a eficiência da codificação de vídeo de acordo com as características de diferentes ambientes de vigilância; além disso, pode reduzir significativamente a taxa de bits de transmissão, capacidade de armazenamento para melhorar o desempenho geral do sistema.
Muitas empresas comercializam as funções do codec inteligente sob vários nomes atraentes, como Smart Coding, H.264+, H.265+, Smart H.265+, Zipstream, Smart Stream II etc. Todas essas palavras-chave significam que o sistema de segurança é capaz de para implantar certas técnicas de compressão algorítmica que economizarão largura de banda e capacidade de armazenamento.
Esses algoritmos inteligentes tiram uma foto de um ambiente estável, usam-no como um quadro de fundo e focam apenas nos objetos em movimento. Quando há uma interrupção na área de vigilância, os codecs inteligentes tiram uma foto do objeto em movimento e a usam como quadro de referência. Se o objeto continuar em movimento, o sistema apenas adiciona os dados dos objetos em movimento. Dessa forma, a largura de banda e a taxa de bits serão otimizadas.
Por exemplo, o codec Smart H.265+ da Dahua e da Hikvision pode economizar até 80% na largura de banda da rede e nos custos de armazenamento subsequentes reduzindo transmissão, taxas de bits e capacidade de armazenamento. A abordagem multifacetada funciona fazendo reduções de dados inúteis ou sem importância sempre que possível.
Como resultado, o vídeo de alta qualidade é mantido sem sobrecarregar a rede. Abaixo está um diagrama de comparação para dar uma ideia geral do desempenho do Smart Codec (neste caso, o H265+ da Hikvision). Como você pode ver, a compactação H.265+ gerará até 80% menos dados.
Por padrão, os codecs inteligentes estão desabilitados na maioria das câmeras de segurança IP. Antes de habilitar, você deve certificar-se de que os serviços conectados, como um NVR, um software de gerenciamento de câmera baseado em computador ou serviços em nuvem, suportem esse recurso. Caso contrário, o sistema pode ser executado em vários problemas relacionados ao desempenho. Certifique-se sempre de que todos os seus dispositivos de segurança são compatíveis entre si.