Uma câmera IP é um tipo de câmera usada principalmente em sistemas de segurança de vigilância que é capaz de enviar vídeos e receber dados de controle via Internet. Essas câmeras também são chamadas de “
câmeras de rede ” ou como “
câmeras IP CCTV ”.
Ao contrário das câmeras analógicas (HD ou não), elas não precisam de um dispositivo de gravação local, tudo o que precisam é de uma rede local para se conectar. Portanto, uma câmera HD analógica precisa ser conectada a um gravador para que a câmera mostre uma imagem. Esse não é o caso das câmeras IP, você pode conectar a câmera na rede e pode ver a imagem em vários dispositivos (mesmo que não queira que a câmera grave).
O que é uma câmera IP?
Você deve considerar a câmera IP exatamente da mesma forma que qualquer outro dispositivo de rede, como impressora, tablet, laptop, scanner, computador desktop, etc. Uma câmera IP é um tipo de computador, possui placa-mãe, processador, placa gráfica, etc. ., porém tem uma finalidade específica que é transmitir imagens ao vivo para um receptor via rede.
Dê uma olhada na ilustração abaixo. Trata-se de uma câmera IP sem fio que contém uma placa-mãe onde está localizado o processador, o bloco de lentes, os LEDs IR para visão noturna, etc. A forma da câmera IP pode ser do tipo cúpula, bala, oculta etc. Mais amostras de câmeras IP podem ser encontradas
aqui .
Como qualquer outro dispositivo de rede, a câmera IP pode ser acessada através do navegador da web, onde você pode obter o feed ao vivo e ver todas as configurações que a câmera vem.
Eles também vêm com seu próprio software e precisam ser configurados em uma rede para funcionar. A maioria das câmeras IP agora vem com seus próprios aplicativos, que facilitam ainda mais a gravação e visualização de vídeos na web.
Como funciona a câmera IP?
A câmera IP é conectada diretamente à rede, como qualquer outro dispositivo de rede. A câmera de rede captura imagens da mesma forma que qualquer câmera digital. O que o diferencia é sua capacidade de compactar os arquivos e transmiti-los por uma rede.
Dependendo do tipo de câmera, ela pode salvar o vídeo em um cartão de memória conectado, conectar-se a um gravador de rede ou transmitir diretamente para o telefone ou tablet. Ao instalar várias câmeras IP, é recomendável usar uma infraestrutura centralizada, que requer um gravador de vídeo em rede (NVR).
Um NVR é um programa que pode armazenar vídeo de câmeras IP e permitir a visualização de várias câmeras ao mesmo tempo. É semelhante a um DVR, mas enquanto um DVR tradicional é responsável pela codificação e processamento de vídeo de câmeras componentes, um NVR depende das câmeras para codificar seu vídeo, simplesmente armazenando-o e permitindo a visualização remota centralizada.
Os benefícios de uma câmera IP
Qualidade da imagem. As câmeras IP têm qualidade de imagem superior às câmeras analógicas de CFTV. Isso é definitivo. Hoje em dia as câmeras IP oferecem resolução 4K que exibe uma imagem cristalina.
As câmeras analógicas HD não podem competir com isso. Além disso, as câmeras IP capturam um campo de visão muito mais amplo do que as câmeras analógicas comparáveis, o que significa que uma única câmera IP é potencialmente capaz de capturar muito mais cenas do que uma câmera CCTV comum.
Análise inteligente. As câmeras IP são basicamente pequenos computadores que comprimem e armazenam vídeo, também podem ser programados para fornecer todos os tipos de análises.
Eles podem detectar movimento ou fumaça, contar pessoas, construir mapas de calor, rastrear objetos, fornecer anti-adulteração, detectar quando algo desaparece, acionar vários alarmes, fornecer reconhecimento facial.
Em vez de se debruçar sobre horas de filmagem, sua rede pode informar exatamente quando esses eventos ocorreram e direcioná-lo diretamente para eles. Além disso, existem softwares de terceiros que analisam profundamente as imagens de CFTV e fornecem certos tipos de informações.
Flexibilidade. Nas configurações tradicionais de CFTV, cada câmera deve ser conectada diretamente ao gravador (DVR). As câmeras IP podem contornar isso através do uso de switches, que permitem que câmeras próximas umas das outras sejam conectadas a um único switch, que então passa um único fio ao NVR.
Isso reduz o número de execuções de cabeamento, o que o torna menos trabalhoso e também permite conectar mais câmeras porque você não está mais limitado pelo número de portas em seu DVR.
Facilidade de instalação. Enquanto uma câmera analógica usa dois fios, uma câmera IP usa apenas um cabo de rede para dados e energia. Esse recurso economiza muito tempo e dinheiro ao instalar várias câmeras. Tudo o que você precisa é de um cabo para cada câmera usando a função PoE.
As câmeras analógicas de CFTV voltaram com seu HD sobre imagens coaxiais, porém, o futuro pertence às câmeras IP. Com esses tipos de câmeras, as possibilidades são infinitas. Eles podem ser implantados junto com vários softwares de IA que podem analisar de forma inteligente os vídeos gravados ou ao vivo e fornecer dados de segurança úteis.