>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmeras de Segurança

Como corrigir a interferência WiFi da câmera de segurança sem fio


Normalmente, os sistemas de câmeras de segurança sem fio são confiáveis ​​​​como seus equivalentes com fio, no entanto, às vezes, a interferência do WiFi pode fazer com que as câmeras não funcionem sem problemas.

A interferência WiFi em sistemas de câmeras de segurança pode fazer com que sua câmera CCTV não carregue ao visualizá-los remotamente, a perda de sinal WiFi pode levar à perda de vídeo (e não vídeos) e se o sinal WiFi for fraco, a imagem das câmeras pode parecer desfocada.
Por todas essas razões, é crucial ter um sistema de segurança sem fio conectado o tempo todo, caso contrário você terá nenhuma gravação que anula todo o propósito de ter um sistema de CFTV em primeiro lugar.

Como resolver os problemas de interferência da câmera de segurança sem fio? Como tornar o sinal da câmera estável e forte. Neste guia, listamos as causas e como corrigir a interferência WiFi em sistemas de câmeras de segurança sem fio.

Como corrigir problemas de interferência de câmeras de segurança sem fio

1. Escolha o canal WiFi certo


A interferência de co-canal é uma das principais razões pelas quais um sistema de câmera de segurança sem fio apresenta problemas de interferência. Isso significa que vários sinais que rodam no mesmo canal interferem entre si, tornando cada sinal instável ou mais fraco.

Para resolver a interferência WiFi, basta escolher um canal WiFi menos congestionado. Você pode acessar seu roteador e selecionar uma frequência diferente para o seu canal WiFi.

Como você sabe, geralmente o sinal WiFi usa a banda de 2,4 GHz, que também é usada por micro-ondas, smartphones, dispositivos Bluetooth, walkie talkies etc. Obviamente, a banda ficará congestionada e você poderá experimentar um sinal fraco em suas câmeras de segurança sem fio.
Atualmente, a maioria dos roteadores são de banda dupla, o que significa que podem emitir 2,4 GHz e 5 GHz ao mesmo tempo. Verifique as especificações do seu roteador para certificar-se de que ele suporta sinais de banda dupla. Acesse o roteador e troque a banda de 2,4 GHz para 5 GHz (ou 5,8 GHz) e esse truque evitará a interferência da câmera sem fio.

Além disso, você pode usar um scanner WiFi (como o WiFi Explorer) para ver se há interferência ou congestionamento WiFi em sua localização. A ferramenta mostrará todos os canais sem fio próximos e indicará o que você deve usar (que tem menos sobreposição).

2. Coloque o roteador sem fio no local certo


Outros motivos que podem causar sinais fracos de WiFi são barreiras físicas, como materiais de madeira, paredes, gesso, vidro, concreto, metal. Materiais como madeira ou gesso possuem níveis de inferência mais baixos com o sinal WiFi, por outro lado paredes, tijolos e metais são difíceis de serem penetrados pelo sinal wireless.

Para melhorar a penetração do sinal e resolver os problemas de barreiras físicas, realoque o roteador sem fio para outro local em sua casa/empresa. Como regras gerais, recomenda-se:
  • Coloque seu roteador sem fio no centro de sua casa/empresa, assim todas as áreas serão cobertas e, idealmente, cada câmera deverá receber um sinal forte.
  • Posicione a antena do roteador sem fio verticalmente. Mais antenas no seu roteador, melhor cobertura.
  • Coloque o roteador em um ponto alto, evite o porão ou o primeiro andar, o segundo andar é uma opção melhor.
  • Posicione a antena do seu roteador na vertical e deixe-a reta.
  • Evite montar seu ponto de acesso ou colocá-lo próximo a uma parede. Procure tê-lo a pelo menos 6 polegadas de distância de qualquer parede. Observe que os sinais sem fio não podem passar pelo metal, portanto, se suas paredes tiverem isolamento de metal nas costas, seu sinal poderá ser reduzido significativamente.
  • Mantenha seu ponto de acesso longe de fornos de micro-ondas, geladeiras, máquinas de lavar ou qualquer outro aparelho que contenha metal.
  • Codifique novamente ou veja se você pode definir dispositivos de alarme de terceiros, abridores de portas de garagem, controles remotos etc., para uma faixa de sinal de GHz diferente. Consulte a folha de especificações da sua câmera sem fio para obter informações específicas sobre o intervalo de frequência do sinal e defina seus outros dispositivos fora desse intervalo.

3. Usar extensor WiFi


Em muitos casos, as câmeras de segurança sem fio estão lutando para permanecer conectadas porque a cobertura é mínima ou a distância é simplesmente muito grande. Para evitar que você possa usar extensores WiFi para fornecer uma melhor cobertura e um sinal mais forte em toda a sua instalação.
Um extensor de alcance WiFi pode aumentar o alcance do seu sinal e fornecer a energia necessária para todas as suas câmeras. Recomendamos obter um extensor WiFi com boas críticas e fabricado por uma empresa conhecida como a Ubiquiti . Basicamente, os extensores repetem o sinal da rede WiFi e estendem a área do sinal.

Conclusão


Hoje em dia as câmeras de segurança sem fio funcionam no mesmo nível que o sistema com fio, a lacuna de confiabilidade foi fechada. No entanto, existem alguns truques que você precisa implantar ao usar câmeras de segurança sem fio para evitar a interferência que pode causar imagens irregulares ou até mesmo perda de vídeo.

Como mostramos neste guia, você pode alterar a banda WiFi para evitar congestionamentos, pode ter mais cuidado ao colocar o roteador (evitar paredes, outros dispositivos) ou ainda pode usar um extensor de alcance WiFi para fortalecer o sinal.
Em nossa opinião, a melhor solução para interferência WiFi de câmeras de segurança sem fio é comprar câmeras de segurança e roteadores sem fio de banda dupla.