Seus sistemas de câmeras de segurança CCTV precisam de manutenção regular para garantir uma imagem clara, alimentação ininterrupta e cobertura completa das principais áreas. É importante criar uma lista de verificação de manutenção de CFTV para você mesmo, para não perder a manutenção do CFTV, pois é tão importante quanto a segurança da instalação do CFTV. Abaixo listamos 13 dicas práticas para a manutenção da sua câmera de segurança.
Lista de verificação de manutenção CCTV
1. Limpe regularmente as lentes da câmera
Verifique as lentes das câmeras de segurança externas e internas para garantir que estejam sempre limpas. Procure manchas, poeira, manchas de água e outros elementos indesejáveis. Sua câmera não obterá fotos nítidas se suas lentes estiverem manchadas ou sujas.
O ideal é começar usando uma lata de ar comprimido para soprar a lente e remover todos os detritos soltos antes de usar uma escova de microfibra para limpar as lentes com muito cuidado. Você deve realizar este dever pelo menos uma vez em três meses.
2. Verifique a caixa da câmera
As caixas da câmera devem permanecer à prova d'água e você pode verificar isso abrindo a caixa das câmeras de segurança para verificar se há sinais de água, sujeira e condensação. Dessa forma, você saberá se os gabinetes ainda protegem as câmeras da chuva e do vento. Ou você pode simplesmente inspecionar os resíduos de água. Em certos casos, pode ser necessário aplicar silicone à prova d'água ao redor da caixa da câmera.
3. Certifique-se de que todos os cabos estejam totalmente conectados
Verifique todos os conectores de cabos, incluindo aqueles que conectam o monitor, DVR (ou NVR) e câmeras de segurança para garantir que todos estejam recebendo energia. Verifique também o cabeamento quanto a sinais de desgaste, substitua qualquer fio exposto imediatamente.
4. Verifique a fonte de alimentação
Verifique as fontes de alimentação de seus sistemas de segurança CCTV para garantir que não haja perda de energia devido a tempestades, adulteração, quedas de energia ou outros eventos indesejados. Você também pode verificar se suas câmeras de vigilância estão recebendo os requisitos de energia recomendados usando um voltímetro. Caso contrário, a câmera pode falhar rapidamente e é sempre mais barato substituir a fonte de alimentação do que comprar uma nova câmera de segurança.
5. Verifique se há corrosão
Verifique todos os conectores quanto a sinais de corrosão. Se você encontrar algum corroído, substitua-o imediatamente, pois pode causar curto-circuito no restante do equipamento. Normalmente, uma vez instalado o sistema, todas as conexões devem ser impermeabilizadas pelo instalador.
6. Limpe seu DVR ou NVR
O DVR ou NVR pode acumular uma camada de poeira ao longo do tempo, e isso deve ser limpo regularmente para evitar que afete o desempenho do gravador. Use um pano de microfibra para limpar seu DVR/NVR ou use um soprador para tirar o pó das fendas. Isso deve ser feito dentro da caixa também, abra o gravador e limpe a poeira. Uma poeira pesada pode causar mau funcionamento do ventilador ou de outros componentes.
7. Apare o paisagismo
Verifique todas as visualizações de câmeras externas para garantir que todas forneçam uma visão clara. Mantenha arbustos, trepadeiras, árvores e outras plantas perto das câmeras aparadas para evitar que obstruam a câmera.
8. Verifique a iluminação
Certifique-se de que as áreas importantes tenham iluminação suficiente para iluminar os suspeitos e facilitar a identificação. Existem boas câmeras por aí que fornecem imagens nítidas durante a noite. Outra opção é adicionar iluminadores CCTV para melhorar as condições de luz externa.
9. Revise periodicamente o posicionamento da câmera
Isso deve ser feito para garantir a localização ideal e o foco da câmera. Em muitos casos, com o tempo, a posição da câmera pode mudar, de propósito ou acidentalmente. É sempre recomendável verificar o posicionamento da câmera e certificar-se de que o ângulo esteja correto. A maneira mais fácil é verificar a imagem na tela da TV e ver qual câmera não parece estar com o ângulo correto.
10. Verifique se o sistema está gravando
Você deve verificar a capacidade de gravação do sistema da câmera a cada semana. É sempre importante descobrir se há algo errado com o sistema antes que um grande incidente de segurança realmente ocorra, apenas para você descobrir que não tem nenhuma filmagem do incidente.
Muitos usuários não reproduzem por meses e ficam surpresos quando algo acontece e o sistema não estava gravando ou o disco rígido ficou ruim alguns meses atrás. Por esse motivo, uma vez por semana, ou uma vez a cada duas semanas, reproduza aleatoriamente para garantir que seu sistema de segurança CCTV esteja gravando.
11. Defina a data e hora corretas (timestamp)
Sempre verifique se a data e hora corretas são geradas pelo DVR/NVR e exibidas no monitor. Breves quedas de energia podem tornar necessário que a hora e a data sejam definidas.
Ter o carimbo de hora certo no gravador ajudará você a identificar exatamente quando um incidente aconteceu. Ao mesmo tempo, um timestamp incorreto (ou ausente) pode ser inadmissível no tribunal.
12. Verifique os discos rígidos periodicamente
O disco rígido pode ficar ruim, o que significa que o sistema de segurança não poderá armazenar nenhuma gravação. Você precisa verificar as configurações do NVR ou DVR para garantir que os discos rígidos estejam em um status normal.
You should never use a hard drive made for a desktop on your CCTV security system, always go with
surveillance rated hard drives which are specifically designed for CCTV systems. A desktop hard drive installed on DVR/NVR will last 6-12 months, a surveillance hard drive usually lasts 5-10 years
13. Post signage
Making a small investment in professional signage can help mitigate risks by confirming that you are in fact using video surveillance around your premises. Visible signage is the first lie of deterrence and helps enforce your property boundaries.