>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmeras de Segurança

Diferença entre WDR digital, WDR verdadeiro e HDR verdadeiro


Existem alguns termos usados ​​em sistemas de câmeras de segurança que denotam o desempenho sob condições de iluminação desafiadoras. Neste artigo, explicaremos esses termos confusos para entender melhor as especificações da câmera.

Três termos a serem lembrados:
  • HDR e WDR digital (DWDR) significa a mesma coisa. É um software que ajuda a câmera em condições de iluminação desafiadoras.
  • WDR verdadeiro é digital e de hardware e ajuda a câmera a tirar fotos melhores em condições de pouca luz.
  • HDR verdadeiro é um absurdo usado como ferramenta de marketing. Não denota nada, apenas um termo para enganar as pessoas que são novas em sistemas de segurança.

O que são Digital Wide Dynamic Range e True Wide Dynamic Range em sistemas de CFTV?


O recurso mais comum em câmeras de CFTV é o chamado WDR. O WDR pega uma imagem otimizada para pouca luz e uma imagem otimizada para alta luz e, em seguida, une as duas fotos em uma imagem para evitar que as sombras fiquem muito escuras.
Ao descrever o WDR, o padrão da indústria é rotular o recurso como digital ou True /Óptico.

A maneira padrão do setor de descrever o WDR é declarar se ele é digital ou True/Optical. True (às vezes chamado de Optical) WDR é melhor porque o WDR óptico também inclui WDR digital. Em outras palavras, você obtém melhorias de hardware e software.

A qualidade do WDR depende das especificações de fabricação e é medida por uma classificação em dB. Quanto maior a classificação dB, melhor a qualidade da imagem da câmera. O True WDR usa hardware para melhorar a imagem capturada e, em seguida, usa software para limpar e aprimorar a imagem (pós-processamento).

Explicações técnicas:

WDR verdadeiro usa sensores de imagem e um processador de sinal digital (DSP) para fornecer iluminação uniforme para todas as áreas de uma imagem. Uma câmera de vigilância por vídeo compatível com True WDR possui dois sensores que fazem duas varreduras de cada quadro de vídeo. A primeira, em baixa velocidade (para capturar mais luz), mostra a imagem em condições normais de luz. A segunda varredura é feita em alta velocidade para capturar menos luz geral e obter uma imagem com luz forte no fundo. A câmera combina as duas varreduras para formar uma imagem única, equilibrada e bem iluminada.

DWDR (WDR digital) usa algoritmos em vez de sensores para iluminar digitalmente áreas muito escuras e escurecer áreas muito claras. O DWDR conta com o chip DSP em vez do sensor de imagem para fornecer WDR. Ele ajusta cada pixel individual da imagem e calcula a exposição de acordo. Esta técnica tem algumas limitações; a intensa manipulação de pixels faz com que a imagem geral fique mais granulada. Por outro lado, o DWDR não precisa de sensores de imagem caros, portanto, o DWDR pode ser uma opção mais econômica quando o WDR é necessário.


O que é High Dynamic Range (HDR)?


High Dynamic Range (HDR) é sinônimo de Digital Wide Dynamic Range. Os recursos HDR se tornaram populares quando os smartphones começaram a usar o termo para iluminar as fotos e torná-las mais vibrantes. Antes disso, era um recurso de estoque em software de edição de fotos. Assim como o DWDR (Digital Wide Dynamic Range), ele usa software para limpar e melhorar a imagem.

Para concluir:HDR/DWDR é um algoritmo que ajuda a limpar e melhorar a qualidade da imagem. Não é o mesmo que True WDR e, na verdade, é bem inferior.

Todas as câmeras True DWR são iguais?


Vamos começar entendendo o que são unidades de dB. A unidade dB é a razão entre o objeto mais brilhante e o mais escuro que pode ser capturado pela câmera. Isso indica o intervalo em que o WDR funciona. Quanto maior a proporção, maior a diferença entre o espectro de luz baixa e alta que a câmera de segurança pode capturar, e melhor será sua foto com pouca luz. Em outras palavras, quanto maior o valor de dB, melhor o desempenho da câmera em condições de pouca luz.

Para lembrar: dB é uma maneira de descrever quão bem a câmera pode lidar com cenas difíceis contendo objetos muito claros e muito escuros. A unidade dB é uma medida de uma razão, ou seja, a razão entre a radiância do objeto mais brilhante e o mais escuro que pode ser capturado pela câmera.

O que é HDR verdadeiro?


Originalmente, HDR significava que a câmera usava um algoritmo de software para limpar ou melhorar a qualidade da imagem. Esses resultados foram criados pelo software e não por peças de hardware. Mais tarde, True foi adicionado (True HDR) para indicar um WDR Óptico (nota:não isso não é “True HDR). Portanto, “true” indica que a imagem é aprimorada pelos lados de hardware e software.

True HDR não tem definição ou significado no mundo real. É apenas um chavão de marketing tentando vender a câmera. Há HDR, há WDR verdadeiro, mas não há HDR verdadeiro.

Em muitos casos, quando as empresas anunciam as câmeras como “True HDR”, elas não listam a classificação em dB ou informam se é óptica ou digital. Basicamente, eles brincam com esses termos para confundir os clientes e fazer o produto soar melhor. Para comparar com produtos WDR você precisa verificar as especificações de cada produto. Se as especificações não estiverem lá, provavelmente o fabricante ou o revendedor estão mentindo.

Onde usar câmeras WDR


Situações de luz complicadas são uma preocupação para muitas instalações de vigilância. Se o fundo for muito claro, o assunto na frente da câmera aparecerá escuro, tornando o vídeo capturado inútil. As câmeras equipadas com WDR melhoram a qualidade da imagem de qualquer cena de iluminação de alto contraste (a área monitorada com partes de luz brilhante e partes de luz fraca). A função WDR permite que as câmeras capturem detalhes da imagem de áreas com pouca e rica iluminação.

Interior


O mais comum para a câmera WDR é monitorar portas de entrada ou contra janelas onde há uma luz de fundo intensa. Independentemente de ser uma loja, banco, restaurante ou hospital, todas as instalações devem ter portas de entrada que possam introduzir luz brilhante em comparação com o espaço interno. As câmeras WDR podem compensar a área excessivamente brilhante ou excessivamente escura e fornecer um instantâneo ou vídeo com clareza.

Garagem


Os carros geralmente entram em uma garagem onde faróis brilhantes contrastam com um interior muito mal iluminado. Uma câmera WDR poderá capturar melhor uma placa de licença clara e legível.

Exterior


O sol muda constantemente de posição ao longo do dia. As câmeras de vigilância externas são frequentemente necessárias para enfrentar a luz do sol forte em contraste com a sombra do prédio ou uma varanda coberta em alguns pontos durante o dia. Uma câmera WDR pode compensar essa diferença de iluminação.

Objetos emitindo luz brilhante


Um exemplo oposto de uma luz de fundo brilhante seria um fundo escuro e um veículo com faróis brilhantes dirigindo em direção à câmera. As câmeras WDR podem fazer um trabalho melhor ao capturar uma imagem de placa de licença neste cenário de alto contraste do que uma câmera de vigilância não WDR.

Iluminação IV


A iluminação infravermelha (IR) de uma área às vezes fornece iluminação excessivamente forte para objetos próximos. O WDR ajuda a compensar esse efeito e evita a superexposição

Conclusão


Cada câmera de vigilância depende de condições ideais de iluminação para produzir uma imagem de alta qualidade, para que você possa ver os eventos em sua propriedade gravados e em tempo real. Com muita luz, a imagem é apagada; pouca luz faz com que a imagem fique escura e inutilizável. Para equilibrar a iluminação para imagens de vídeo nítidas, a tecnologia Wide Dynamic
Range (WDR) é um critério fundamental ao selecionar uma câmera de segurança.

Muitas situações típicas de vigilância apresentam uma grande variação de condições de iluminação, onde uma câmera com WDR melhora a legibilidade geral da imagem. A seleção de um modelo de câmera que possui WDR (ou DWDR) é uma das especificações que vale a pena prestar atenção se forem esperadas condições de luz complicadas na instalação.