A polícia pode tirar uma foto sua por vários motivos, incluindo:
*
Fins de identificação. Uma fotografia pode ajudar a polícia a identificá-lo se for suspeito de um crime ou se for uma pessoa desaparecida.
*
Coleta de evidências. Uma imagem pode ser usada como prova em um processo criminal. Por exemplo, uma foto sua na cena de um crime pode ajudar a provar que você esteve lá.
*
Fins investigativos. Uma imagem pode ajudar a polícia a investigar um crime. Por exemplo, uma foto do seu carro pode ajudar a polícia a rastrear um suspeito.
*
Fins de inteligência. Uma imagem pode ser usada para fins de inteligência, como para rastrear os movimentos de um criminoso conhecido ou para identificar ameaças potenciais à segurança pública.
Na maioria dos casos, a polícia só tirará a sua fotografia se tiver uma suspeita razoável de que cometeu um crime ou se for uma pessoa desaparecida. No entanto, existem alguns casos em que a polícia pode tirar uma foto sua sem suspeita razoável. Por exemplo, a polícia pode tirar uma foto sua se você for parado por uma infração de trânsito ou se estiver participando de um evento público.
Se a polícia tirar uma foto sua, você tem o direito de perguntar por que a está tirando. Você também tem o direito de recusar que sua foto seja tirada. No entanto, se a polícia acreditar que tem uma suspeita razoável de que cometeu um crime, poderá tirar-lhe uma fotografia sem o seu consentimento.