>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Como começar na fotografia de filme - um guia para iniciantes


Se você já procurou algo novo e divertido para explorar na fotografia, talvez uma das melhores coisas que você possa fazer seja olhar para algo do passado, ou seja, fotografia de filme . Antes da fotografia digital ser inventada e se tornar popular, a fotografia com filme era a única maneira de tirar fotografias.

A fotografia com filme de 35 mm existe desde o início dos anos 1900 e não precisa ser complicada . Pode ser tão simples quanto usar uma câmera point and shoot descartável, ou tão complicado quanto usar uma SLR de foco manual com configurações manuais e um medidor de luz. Mas qualquer que seja a opção que você escolher, este guia para fotografia de filme ajudará você a começar, para que você possa desfrutar de uma fotografia criativa.

Muitas vezes, em um ritmo mais lento e ponderado, a fotografia analógica pode ser uma experiência mágica, sem a sensação “digital” das câmeras modernas, algumas das câmeras de filme do passado exalam “sensação” e algumas podem até dizer alma…

Bem-vindo à série AP Melhore sua fotografia – em parceria com MPB – Esta série foi projetada para levá-lo desde os primórdios da fotografia, apresentar diferentes habilidades e estilos de fotografia e ensiná-lo a crescer como fotógrafo, para que você possa produzir fotografias (e vídeos) incríveis, para tirar você para o próximo nível, seja para ganhar dinheiro ou simplesmente dominar sua forma de arte.

A cada semana você encontrará um novo artigo, então volte para continuar sua jornada e divirta-se ao longo do caminho, criando ótimas imagens. Se você achou esses artigos úteis, não se esqueça de compartilhá-los com pessoas que você conhece que possam estar interessadas em aprender novas habilidades fotográficas. Você encontrará diversos outros artigos nesta série.

Nesta introdução à fotografia de filme analógico para iniciantes , vamos levá-lo através de tudo o que você precisa saber para começar, bem como explicar alguns dos jargões envolvidos na fotografia de filme…

Como funciona a fotografia de filme?


Filme é uma tira de plástico (ou material similar) que é revestida com emulsão sensível à luz e quando esta é exposta à luz, ocorre uma reação química que grava a imagem na emulsão no filme. Contanto que não seja exposto à luz novamente, isso permanece estável e pode ser revelado (processado) e impresso ou digitalizado para mostrar a foto que você tirou. É um pouco como mágica, mas na verdade foi refinado ao longo de mais de 100 anos por pessoas como Kodak, Fujifilm, Ilford e outras.

Carregando um filme de 35mm em uma câmera de filme point and shoot, foto:Joshua Waller

Fotografia analógica x digital


A fotografia digital torna mais fácil tirar fotos, com pouca preocupação com o custo por foto, de fato, uma vez que você tenha a câmera e o cartão de memória, as fotos não custam nada. Você pode tirar quantas fotos quiser, milhares e milhares. Mas aí você fica com a árdua tarefa de ter que passar por essas fotos para encontrar as melhores.

A fotografia cinematográfica muda isso , porque você tem um número limitado de fotos (24 ou 36), e cada uma custa dinheiro, tanto pelo custo do filme, quanto pelo desenvolvimento dessas fotos. Então, com isso em mente, sabendo que você tem um número limitado de tiros e sabendo que cada um custa dinheiro, você é forçado a desacelerar e fazer valer cada tiro. Faça com que cada foto seja a melhor possível ou capture o momento especial à sua frente. Momentos que você quer lembrar.

Por que fotografar filmes?


Fotografar com filme é um processo mais lento, com mais tempo para pensar, especialmente se você estiver usando uma câmera manual, e lembre-se de quanto custa o filme e o processamento do filme. No entanto, fotografar com um point and shoot pode ser uma experiência divertida, pois você captura momentos memoráveis ​​que significam algo, sem ter que se preocupar com um kit de câmera caro.

Se você está procurando um novo desafio e quer aprender como a fotografia era feita antes das câmeras digitais, pode ser uma experiência útil, e também há um elemento de diversão e emoção enquanto espera para ver como suas fotos ficarão.

Para começar a fotografar filmes, você precisará de:

  • Uma câmera de filme
  • Filme
  • Baterias (se a câmera as usar)
  • Depois de terminar de filmar, você precisará revelar o rolo de filme

A maneira mais simples de começar é com filme de 35mm. É o mais amplamente disponível e o mais facilmente desenvolvido, processado e impresso. É também o mais econômico, com filmes baratos disponíveis por cerca de £ 4-6, bem como uma ampla variedade de câmeras de filme de 35 mm, desde simples apontar e disparar, até opções mais avançadas, de apenas £ 10-15 (usado) .

1. Encontrar uma câmera de filme


Você encontrará câmeras de filme em quase todas as lojas de caridade por onde passar, às vezes com um estojo de transporte elegante e lentes adicionais. Há também uma grande variedade de lugares onde você pode encontrá-los online, mas antes de começar, aqui está uma rápida olhada em algumas das opções mais populares para você começar.

Novas câmeras de filme:


Reto Ultra Wide e Slim com lente 22mm f/11

Há um pequeno número de novas câmeras de filme disponíveis, e a maioria delas são câmeras de baixo custo ou de “brinquedo”, onde a qualidade não é de suma importância. Eles podem ser uma boa opção se você quer apenas uma câmera de apontar e disparar, e não quer uma câmera descartável, mas a maioria oferece apenas uma velocidade do obturador e uma lente lenta, e há melhores opções de segunda mão por menos dinheiro ( Veja abaixo).
  • Reto Ultra Wide e Slim (£ 35)
  • Câmera de filme de uso simples Lomography (£35)
  • Ilford Sprime 35-II (£39)

No entanto, uma das maneiras mais baratas e fáceis de obter o gosto pela fotografia de filme, é olhar para uma câmera descartável barata, muitas vezes pode ser mais barata do que comprar algum filme, e se você quiser apenas mergulhar os dedos dos pés, veja nosso guia para as melhores câmeras de filme descartáveis.

Câmeras de filme usadas:


Para uma câmera de filme 35mm de alta qualidade, você precisará olhar para as opções de segunda mão e usadas. Com isso, há várias coisas para estar ciente. Quanto mais antiga a câmera, maior a probabilidade de não funcionar corretamente ou pode haver vazamentos de luz, pois as vedações se degradam com o tempo.

Olympus MJU 1, foto:AP / Andrew Sydenham

Você também precisará decidir se vai optar por uma câmera compacta, uma câmera SLR manual, com foco e controles manuais, ou uma SLR mais moderna com foco e controles automáticos.

Câmeras compactas de 35 mm:


Você pode optar por uma câmera compacta de filme de 35 mm e há muitas opções de apontar e disparar, com lente fixa ou lente zoom. Procure modelos com um grande visor óptico e flash embutido, bem como foco automático e você provavelmente encontrará uma câmera fácil de usar. As câmeras com zoom tendem a oferecer uma operação mais lenta e as lentes não são tão brilhantes quanto as câmeras de distância focal fixa.

Câmeras de filme de distância focal fixa:


A Olympus 35RC adicionou um telêmetro para ajudar na focagem. Crédito da foto:Joe Haupt CC BY 2.0 via Wikimedia Commons

Você pode optar por uma câmera de filme clássica com corpo de metal, como a Olympus 35 RC, mostrada acima, ou procurar um ponto de orçamento e filmar, como a Pentax PC-550 (cerca de £ 20 ou mais). Alguns modelos são premium devido ao tamanho pequeno e lentes brilhantes oferecidas, como é o caso da Olympus MJU II, com lente f/2.8. Como em qualquer câmera antiga, verifique se tudo está funcionando conforme o esperado e se nenhum dos plásticos frágeis está quebrado.
  • Pentax PC-550 – cerca de £20
  • Olympus XA2 – cerca de £50
  • Olympus MJU-I – cerca de £120
  • Olympus MJU-II – cerca de £300
  • Olympus 35 RC – cerca de £80

Para mais opções de câmeras de filme de lente fixa, dê uma olhada nas melhores câmeras de filme de 35 mm com lente fixa.

Câmeras SLR manuais:


Pentax K1000 com lente e alça, © Michele M. F., Wikimedia Commons

As SLRs manuais têm a vantagem de serem mais compactas do que as SLRs com foco automático e geralmente usam pouca energia da bateria (algumas até sem bateria), o que significa que você pode passar semanas ou meses sem se preocupar com a bateria acabar.

Eles também oferecem um ótimo custo-benefício e qualidade de construção de metal sólido, mas devido à idade dessas câmeras, é uma boa ideia verificar se os medidores de luz integrados ainda funcionam e se eles foram reparados.

Opções SLR manuais clássicas:
  • Pentax K1000 – a partir de £ 90
  • Olympus OM-1 – a partir de £ 70
  • Nikon FM – a partir de £75

Estes são alguns dos nossos favoritos, mas você encontrará mais opções em nosso guia de câmeras SLR manuais.

Câmeras SLR automáticas:


Canon EOS 100 com lente Canon EF 50mm f1.8 STM, foto:Joshua Waller

Câmeras automáticas, como a Canon EOS 100, ainda oferecem controles manuais, se você quiser, além da opção de usar o foco manual, mas o bom é que você pode usá-las em um modo totalmente automático, facilitando o uso para iniciantes , enquanto ainda oferece as imagens de alta qualidade que você espera de uma SLR. Outra característica interessante é que eles permanecem com uma excelente relação custo-benefício, sendo menos populares que as SLRs manuais.

Aqui estão algumas ótimas opções para SLRs com foco automático:
  • Canon EOS 100 – a partir de £ 15
  • Minolta Dynax 7000 – a partir de £ 25
  • Minolta Dynax 7000i – a partir de £20
  • Nikon D90 – a partir de £50

Assim como acontece com as SLRs digitais e as câmeras sem espelho, as câmeras SLR de filme permitem que você troque a lente que você usa, e é importante saber qual montagem de lente a câmera possui ao procurar uma nova lente. Existem muitas opções disponíveis, muitas vezes muito acessíveis.

Estes são apenas alguns dos diferentes tipos de câmeras de filme de 35 mm, e há uma variedade maior de opções, incluindo câmeras panorâmicas e estéreo – consulte nosso guia para câmeras de filme de 35 mm.

Câmeras de filme para evitar:


A menos que você seja um glutão por punição, as câmeras de filme APS e 110 geralmente devem ser evitadas, pois é provável que você ache muito difícil encontrar filmes e serviços de processamento para eles.

Uma câmera de destaque da era do filme 110 é o sistema Pentax Auto 110 SLR bastante agradável, Foto:John Wade – Leia o guia de John para 110 câmeras de filme.

Se você quiser dar uma chance ao filme 110, então a Analogue Wonderland e a Lomography ainda vendem filmes novos, e ainda existem algumas empresas que processam o filme 110. É extremamente improvável que você encontre qualquer filme APS novo ou em estoque, embora ainda possa processá-lo. Por causa disso, muitas vezes você encontrará câmeras APS com preço de pechincha e 110 câmeras de filme, mas, a menos que você seja dedicado, não recomendamos!

Vale ressaltar que o filme 110 e o filme APS são muito menores que o filme 35mm e nunca foram conhecidos por dar resultados particularmente bons.

Onde comprar?

Você encontrará uma grande variedade de varejistas on-line que vendem câmeras de filme novas e usadas, mas também pode valer a pena conferir as lojas locais para ver se elas têm alguma em estoque, pois vê-las pessoalmente pode lhe dar uma ideia melhor do tamanho e condição dos itens.

Depois de ter uma câmera de filme, certifique-se de aprender como cuidar dela em nosso guia sobre como manter sua câmera de filme, ou se você já tem uma câmera antiga que precisa de reparos, dê uma olhada em nosso guia para consertando câmeras.

2. Comprando filme 35mm…


A fotografia cinematográfica continua a crescer em popularidade, com Ilford, Kodak e Fujifilm permanecendo como grandes players em termos de produção cinematográfica. Na verdade, Ilford continua a crescer graças às vendas de filmes.

Tipos de filme 35mm… (também conhecido como filme 135)


Para simplificar, vamos ser breves e dizer que os principais tipos de câmeras de filme de 35 mm são coloridas e preto e branco filme negativo. Cada foto tem 35 mm de largura, daí o nome. É também por isso que uma câmera digital full-frame é chamada de câmera “full-frame”, porque o sensor corresponde ao tamanho do filme de 35 mm de largura.

Filme preto e branco ou filme colorido, a escolha é sua, foto:JW

Com o filme de 35 mm, você pode escolher se deseja 24 exposições (fotos) ou 36 exposições (fotos), sendo o filme de 36 exposições mais caro que 24.

Você também precisa prestar atenção à velocidade ISO oferecida - se você estiver fotografando em condições de muito sol, ISO100 é uma boa escolha, mas se você planeja fotografar com pouca luz ou deseja usar flash, ISO400 ou superior seria seja uma boa escolha.

Nb. Os filmes mais comuns são filmes “negativos” (produzindo uma imagem negativa da cena), mas esteja ciente de que alguns filmes são conhecidos como filmes “positivos” ou “slides”, e estes precisarão de um processamento de filme mais profissional.

O que é ISO/ASA na fotografia cinematográfica?


ISO, anteriormente conhecido como ASA, é simplesmente a sensibilidade do filme. ISO400 é mais sensível à luz do que ISO100 e, portanto, precisará de uma exposição mais curta para a mesma cena. Você pode obter um filme com uma classificação ISO de até ISO800 ou até ISO3200, mas, como é o caso das câmeras digitais, quanto maior a velocidade ISO, maior o grão no filme e mais ruído/grão será visível na imagem , e mais “áspera” a imagem ficará. Se você estiver filmando à noite, um filme de alta velocidade ISO é essencial.

Filme preto e branco Kentmere ISO400, da Harman. Foto JW.

O que é "Processo" ou C-41?


A maioria dos filmes coloridos é processada usando o processo C-41, e é isso que a maioria dos laboratórios de processamento de filmes suporta. É o processo químico usado para revelar o filme e transformá-lo em negativos processados.

Você encontrará alguns filmes em preto e branco que também usam o processo C-41, e isso torna mais barato e fácil encontrar locais que processam filmes em preto e branco. Um filme comum em preto e branco que usa o processo C-41 é o Ilford XP2. Se você planeja desenvolver seu próprio filme em preto e branco, o filme em preto e branco tradicional é o que você deseja.

Mais sobre como filmar em preto e branco:por que ainda filmamos em preto e branco.

3. Revelando seu filme – você quer impressões ou digitalizações?


Se você mora em uma cidade, é provável que haja uma loja de câmeras que irá revelar fotos para você, pegar o filme e processá-lo para que você tenha negativos. A partir desses negativos, costumava ser a norma que você recebesse suas fotos de volta como fotos de 6x4 polegadas ou 7x5 polegadas, com a opção de Matt ou Gloss. Agora você também pode escolher se deseja cópias digitais delas (geralmente como imagens JPEG), que poderão ser fornecidas em CD ou como um link de download digital, enviado por e-mail diretamente para você.

Impressões de 6x4 polegadas de filme de 35mm, negativos mostrados na parte inferior. Foto:Joshua Waller

Você nem precisa obter impressões hoje em dia, mas ainda achamos que há algo de bom em recuperar todas as suas fotos como fotos impressas, incluindo o cheiro.

Se você deseja ter mais controle sobre suas digitalizações, pode usar serviços profissionais de revelação de filmes que permitirão que você forneça instruções adicionais sobre como deseja que as fotos sejam tratadas - saiba mais sobre isso aqui:Dan Rubin:fotografia e digitalização de filmes pontas.

Deseja digitalizar seus próprios negativos?


Você pode até digitalizar seus próprios negativos depois de processados, e há várias maneiras de fazer isso:
  • Usando um scanner de filme dedicado , no entanto, os scanners de filme premium geralmente são difíceis de encontrar, com os melhores sendo muito caros e os novos modelos de orçamento sem qualidade.
  • Usando um smartphone e adaptador, como o Lomography Smartphone Scanner, este é um método rápido e fácil, e dá bons resultados o suficiente para compartilhar nas redes sociais etc.
  • Usando uma câmera sem espelho ou DSLR para tirar fotos do filme – esse método é relativamente fácil com o kit certo, como uma caixa de luz, uma câmera e uma lente macro, e deve fornecer a melhor qualidade possível.

Se você precisar de mais convicção sobre a magia da fotografia de filme e quiser saber como ela funciona com mais detalhes, dê uma olhada neste ótimo vídeo do SmarterEveryDay :

Indo para o próximo nível – Fotografia de filme avançada:


Para fotógrafos de filmes mais avançados, você pode analisar o processamento de seu próprio filme em nosso Guia Essencial para Processamento de Filmes e até mesmo imprimir suas próprias fotos em uma câmara escura em nosso Guia Essencial para Impressão em Câmara Escura.

Artigo e imagem principal:Joshua Waller

Mais sobre fotografia cinematográfica: 
  • Uma introdução à fotografia de filme de médio formato
  • Como fazer fotografia de filme com orçamento limitado

Sintonize na próxima semana, para o próximo artigo da série da série AP Melhore sua fotografia – em parceria com a MPB.
  • Parte 1: Guia para iniciantes sobre diferentes tipos de câmera.
  • Parte 2: Guia para iniciantes sobre diferentes tipos de lentes.
  • Parte 3: Guia para iniciantes sobre como usar uma câmera para tirar fotos.
  • Parte 4: Guia para iniciantes sobre exposição, abertura, obturador, ISO e medição.
  • Parte 5: Compreendendo as configurações de balanço de branco e cores
  • Parte 6: 10 acessórios essenciais para câmeras para iniciantes
  • Parte 7: Guia para iniciantes na arte da fotografia e composição
  • Parte 8: Guia para iniciantes do Photoshop Elements e edição de fotos
  • Parte 9: Guia para iniciantes em fotografia de retrato
  • Parte 10: Guia para iniciantes em macrofotografia
  • Parte 11: Guia para iniciantes em fotografia de rua
  • Parte 12: Guia para iniciantes em fotografia de paisagem
  • Parte 13: Como fazer fotografia de ação e esportes
  • Parte 14: Como fotografar a vida selvagem
  • Parte 15: Raw x JPEG – prós e contras
  • Parte 16: Como criar imagens incríveis em preto e branco
  • Parte 17: Como fotografar eventos e música
  • Parte 18: Fotografia de animais de estimação – como fotografar animais de estimação
  • Parte 19: O guia definitivo para fotografia com flash
  • Parte 20: o guia definitivo para tripés
  • Parte 21: Crie fotos incríveis com pintura com luz
  • Parte 22: Guia para iniciantes sobre gerenciamento de arquivos e fotos
  • Parte 23: Como fotografar comida
  • Parte 24: Guia completo para iluminação externa
  • Parte 25: Principais dicas para tirar fotos incríveis de carros
  • Parte 26:Como dominar a fotografia em cascata
  • Parte 27:Como usar as mídias sociais como fotógrafo

Encontre os artigos mais recentes do Melhore sua fotografia aqui.

Siga o AP no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.