>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Melhores câmeras sem espelho full-frame de segunda mão

Interessado em mergulhar um dedo do pé nas águas do full-frame mirrorless, mas quer economizar comprando em segunda mão? Orientamos você pelas nossas principais opções.


Há pouco mais de oito anos, a Sony abalou o mercado de câmeras com o lançamento de seus originais Alpha 7 e Alpha 7Ros primeiros modelos sem espelho full-frame do mundo . Com sensores de 24MP e 36MP, respectivamente, seus quadros extraordinariamente pequenos e leves prometiam aos fotógrafos um alívio bem-vindo de carregar pesadas DSLRs full-frame.

Por um tempo, a Sony teve esse novo setor só para si, atualizando suas câmeras regularmente e aumentando constantemente seu arsenal de lentes FE full-frame. A Leica trouxe alguma concorrência em 2015, mas inevitavelmente a um preço inatingível para a maioria dos fotógrafos. Então tudo mudou em setembro de 2018 , quando Canon, Nikon, Panasonic e Sigma entraram na onda em questão de semanas, com as duas últimas se unindo à Leica para formar a L-Mount Alliance. Desde então, a maioria dos novos modelos de câmera não tem espelho full-frame .

Se você é um usuário de DSLR pensando em fazer a troca , pode parecer que os principais benefícios que foram inicialmente anunciados para mirrorless, mais obviamente tamanho e peso reduzidos , não estão sendo realizados na prática. Em vez disso, as sucessivas gerações de câmeras aumentaram progressivamente, na medida em que o mais recente Alpha 7 IV da Sony é 40% mais pesado que o original.

Mas, na verdade, as vantagens reais dos sistemas sem espelho estão em outro lugar. Isso inclui sistemas de foco automático sofisticados que cobrem toda a área da imagem, visores eletrônicos do tipo o que você vê é o que você obtém, estabilização efetiva no corpo , e a capacidade de alternar perfeitamente entre fotografar com o visor e a tela traseira. Muitas novas lentes sem espelho também estão um passo acima de suas antecessoras SLR em qualidade.

E as lentes?


Uma barreira real para a troca de sistemas de câmeras está nas lentes. Pode ser muito caro substituir um conjunto de lentes DSLR que você construiu ao longo dos anos por seus equivalentes em uma nova montagem. Isso mesmo supondo que você possa obter todos os que deseja, o que não é necessariamente um dado, pois a maioria dos sistemas ainda é relativamente jovem. Para usuários existentes de Canon e Nikon, sua melhor aposta pode ser continuar usando suas lentes existentes nos modelos sem espelho das empresas por meio de adaptadores de montagem e, em seguida, migrar gradualmente conforme suas necessidades e fundos exigirem.

Se você está pensando em construir um novo sistema de lentes do zero, A Sony tem uma vantagem significativa . Ele licencia seu E-mount para fabricantes de lentes de terceiros, então há uma grande variedade de óptica disponível para atender a qualquer orçamento de empresas como Sigma, Tamron, Samyang e Zeiss. Também há um bom grau de escolha na montagem em L, pois é suportado pela Panasonic, Sigma e Leica. Em contraste, a Canon e a Nikon parecem ter a intenção de manter suas montagens RF e Z para si mesmas, portanto, nenhuma ótica de foco automático de terceiros está disponível.

O mirrorless full-frame já existe há tempo suficiente para que haja um suprimento razoavelmente saudável de kit de segunda mão no mercado. Sem mais delongas, vamos em frente e veja nossas recomendações para as melhores opções de câmeras usadas, cobrindo uma variedade de resoluções de sensores e preços.

Aqui estão nossas escolhas para as melhores câmeras sem espelho full-frame de segunda mão:

  • RP da Canon EOS
  • Nikon Z 7
  • Panasonic Lumix S5
  • Sigma fp
  • Sony Alpha 7 II

Canon EOS RP, £ 800-900 em segunda mão


Em resumo
  •  Sensor CMOS de pixel duplo de quadro inteiro de 26,2 MP
  • ISO 50-102.400 (estendido)
  • Gravação de 5 quadros por segundo
  • EVF de 2,36 m de ponto, ampliação de 0,7x
  • Tela sensível ao toque totalmente articulada de 3 polegadas e 1,04 m

A EOS RP foi a segunda câmera mirrorless full-frame da Canon após a EOS R original e continua sendo a oferta básica na linha da empresa. Pesando menos de 500g apenas para o corpo, é uma das câmeras full-frame mais compactas disponíveis . Na época de seu lançamento, a Canon fez uma ótima jogada com o fato de ser menor e mais leve que a EOS 800D APS-C DSLR.

Pesquise e você poderá encontrar um em boas condições de segunda mão por cerca de £ 850, representando uma economia saudável de £ 200 em relação ao novo preço atual. Se você é um usuário de DSLR da Canon interessado em comprar um mirrorless full-frame enquanto usa suas lentes existentes, é de longe a opção mais acessível.

A Canon construiu o RP em torno do mesmo sensor full-frame de 26,2 MP que sua DSLR EOS 6D Mark II, com o exclusivo Dual Pixel AF da empresa, permitindo foco automático rápido e preciso em toda a área da imagem. Sua faixa de sensibilidade padrão abrange ISO 100-40.000, expansível para ISO 50-102.400, e a câmera é capaz de fotografar a cinco quadros por segundo. A gravação de vídeo 4K/25p está disponível, mas com um corte significativo de 1,6x. Full HD também está disponível cobrindo toda a largura do quadro.

Você obtém um visor eletrônico de 2,36 m de ponto para compor suas imagens, com uma ampliação razoável de 0,7x, que também fornece uma visualização precisa da cor e da exposição. É complementado por uma tela sensível ao toque totalmente articulada que facilita o disparo em ângulos incomuns nos formatos paisagem e retrato. Cada aspecto da operação da câmera pode ser controlado pelo toque, o que ajuda a compensar um conjunto relativamente limitado de controles físicos.

A EOS RP funciona bem com lentes DSLR de montagem EF. Canon EOS RP, EF 70-300mm f/4-5.6 IS USM, 1/160seg em f/11, ISO 100. Imagem:Andy Westlake

Lentes RF leves


Quando a EOS RP foi originalmente lançada, não parecia fazer muito sentido, pois a Canon fez apenas uma lente RF que combinava com seu quadro compacto e preço. Mas desde então, a empresa produziu um conjunto de óticas que a colocam em uma luz inteiramente nova. Agora, você pode combiná-lo com uma variedade de lentes RF leves e razoavelmente acessíveis, incluindo a 24-105mm F4-7.1 IS STM (£ 479), 100-400mm F5.6-8 IS USM (£ 699), 50mm F1 .8 STM (£ 219) e 85 mm F2 IS Macro STM (£ 649).

Para aqueles que gostariam de um zoom de viagem tudo-em-um, há também o 24-240mm F4-6.3 IS USM (£ 959); enquanto para os amantes da natureza, a Canon faz um par de ultratelefotos extraordinariamente pequenas, a 600 mm F11 IS STM (£ 859) e a 800 mm F11 IS STM (£ 1.100). Com essas lentes agora disponíveis, a EOS RP se torna uma proposta muito mais interessante, como base de um kit leve de quadro completo.

Adaptador EF


Os proprietários de DSLRs da Canon podem continuar a usar todas as lentes de montagem EF existentes com funcionalidade total, incluindo estabilização de imagem e foco automático, através do adaptador de montagem EF-EOS R (£ 119). Esta é uma abordagem tão popular que a Canon tem lutado para acompanhar a demanda, com a disponibilidade do adaptador sendo notoriamente irregular; muitas vezes está fora de estoque por meses. No entanto, alternativas mais baratas também estão disponíveis como Viltrox, que parecem funcionar perfeitamente bem.

Leia nossa análise da Canon EOS RP

Nikon Z 7, £ 1.500-£ 1.700 em segunda mão


Em resumo
  • Sensor BSI-CMOS de quadro completo de 45,7 MP
  • ISO 32-102.400 (estendido)
  • Foto de 9 quadros por segundo
  • EVF de 3,69 m de ponto, ampliação de 08x
  • Tela sensível ao toque inclinável de 2,1 m de ponto e 3,2 pol.

A Nikon lançou seu sistema Z sem espelho full-frame com um par de câmeras que usavam o mesmo design de corpo, mas sensores diferentes. Achamos que a Z 6 de 24MP é possivelmente a maior pechincha de todas as câmeras sem espelho full-frame usadas no momento . Aqui, porém, estamos nos concentrando em seu gêmeo, o Z 7, que fornece uma rota relativamente acessível para fotos de alta resolução.

Construído em torno de um sensor retroiluminado de quadro completo de 45,7 MP , a Z 7 é capaz de oferecer a mesma qualidade de imagem que a D850 – sem dúvida a melhor DSLR de todos os tempos da Nikon – em um pacote muito mais portátil. Mas com a estabilização de imagem no corpo de cinco eixos (IBIS) integrada que funciona com todas as lentes, ela também permite que os fotógrafos obtenham o benefício total de todos esses pixels com mais facilidade ao fotografar com a mão.

Assim como o D850, o Z 7 é um multifuncional impressionante , sendo capaz de filmar em até 9 quadros por segundo em resolução máxima. A detecção de fase no chip suporta 493 pontos de foco dispostos em 90% do quadro, e a faixa padrão ISO 64-25.600 pode ser estendida para ISO 32-102.400.

A Nikon equipou a Z 7 com um excelente visor eletrônico que ainda é um dos melhores que você encontrará. É grande e detalhado, com resolução de 3,69 m de ponto, ampliação de 0,8x e um feed de visualização ao vivo maravilhosamente claro que é ótimo para avaliar o foco e a profundidade de campo. A tela LCD é uma unidade de 3,2 polegadas igualmente excelente e emprega um design de inclinação dupla para fotografar em ângulo alto ou baixo, pelo menos no formato paisagem.

A Z 7 oferece uma qualidade de imagem verdadeiramente soberba. Nikon Z 7, 24-70mm f/4 a 41mm, 1,3 segundos a f/8, ISO 50. Imagem:Andy Westlake

Opções de lente


Para aproveitar ao máximo o tamanho e o peso compactos do sistema Z, a Nikon adotou uma abordagem ligeiramente diferente para aumentar o alcance da lente em comparação com a linha DSLR de montagem F. Óticas premium recebem a designação 'S' e incluem zooms f/2.8 e f/4, juntamente com um conjunto de primes finas f/1.8 variando de 20mm a 85mm. Há também uma gama pequena, mas em desenvolvimento, de ópticas não S acessíveis.

Os proprietários de DSLRs da Nikon existentes também podem usar suas lentes de montagem F por meio dos adaptadores FTZ ou FTZ2 da Nikon (a principal diferença é que o último não tem um pé de tripé). O foco automático está disponível com lentes AF-S e AF-P que possuem motores de foco embutidos, mas lentes AF tipo D mais antigas exigem foco manual. Mas isso é bastante fácil, graças ao excelente visor. Fundamentalmente, a estabilização no corpo funciona com todas as lentes e opera em conjunto com aquelas que incluem VR óptico.

Mídia


Possivelmente, o recurso mais controverso do Z 7 no lançamento foi sua dependência de um único slot de cartão aceitando mídia XQD, sem suporte para cartões SD convencionais. Isso foi corrigido em seu sucessor com a adição de um slot SD, enquanto uma atualização de firmware adicionou suporte CFexpress Type B ao Z 7. Mas é provável que você tenha que orçar para um novo cartão de memória e leitor, com XQD e CFexpress sendo caro; espere pagar pelo menos £ 100 por um cartão.

Leia nossa análise da Nikon Z 7

Panasonic Lumix S5, £ 1.050-£ 1.150 em segunda mão


Em resumo
  • Sensor CMOS de quadro completo de 24,2 MP
  • ISO 50-204.800 (estendido)
  • Fotografia de 7 quadros por segundo
  • EVF de 2,36 m de ponto, ampliação de 0,74x
  • Tela sensível ao toque totalmente articulada de 3 polegadas e 1,84 m de ponto

Lançado no final de 2020, o modelo sem espelho full-frame de mercado de massa da Panasonic é voltado para aqueles que gostam de fotografar imagens em movimento tanto quanto fotos . É uma câmera bem projetada que consegue ser menor que a popular Micro Four Thirds GH5 da empresa, apesar de ter um sensor quatro vezes maior. Ele emprega o suporte L originalmente desenvolvido pela Leica, o que significa que é compatível com uma boa variedade de lentes da Panasonic, Leica e Sigma.

Como muitos de seus pares, o S5 é baseado em um sensor full-frame de 24MP . Oferece uma faixa ISO padrão de 100-51.200, expansível para 50-204.800, e é capaz de fotografar a 5 quadros por segundo com foco automático contínuo ou 7 fps com foco fixo. Além disso, a estabilização no corpo de 5 eixos é integrada para manter as imagens nítidas e as imagens de vídeo estáveis.

Abaixo do EVF de 2,36 m de ponto, há uma tela totalmente articulada, o que representa um avanço bem-vindo em relação às telas apenas de inclinação usadas por muitos de seus concorrentes. Não só ajuda a fotografar em ângulos altos e baixos para formatos horizontais e verticais, mas também pode ficar voltado para a frente para vlogging.

Além disso, o S5 possui credenciais de vídeo impressionantes . É capaz de gravar em 4K a 60 fps com cor 4:2:0 de 10 bits usando um corte APS-C ou a 30 fps com cor 4:2:2 de 10 bits a partir de toda a largura do sensor. Não há sem limite de tempo ao gravar 4K 30p/25p 4:2:0 8 bits internamente, enquanto a saída 4K 60p 4:2:2 10 bits está disponível via HDMI. Muitos recursos avançados de vídeo também estão disponíveis, incluindo V-log pré-instalado, 4K HDR e saída bruta via HDMI a 5,9K 50p.

O kit de zoom exclusivo da Panasonic oferece uma visão excepcionalmente ampla. Panasonic Lumix S5, 20-60mm F3.5-5.6 em 20mm, 1/10seg em f/5.6, ISO 2000. Imagem:Michael Topham

Amigável para fotos também


Embora certamente haja uma percepção de que a Panasonic agora está focada principalmente em vídeo, o S5 também oferece muito para fotógrafos de fotos. Ele lida muito bem, com todos os principais controles na ponta dos dedos e uma grande quantidade de personalização do usuário está disponível. Como resultado, é uma câmera muito agradável de usar.

Você obtém imagens nítidas e detalhadas em configurações ISO baixas, com o arquivo permanecendo perfeitamente utilizável até pelo menos ISO 12.800. Um recurso particularmente notável é o modo multi-shot de alta resolução de 96MP , que é único em uma câmera full-frame nessa faixa de preço. O processamento na câmera é rápido e faz um bom trabalho ao detectar e suprimir o desfoque quando detecta um leve movimento na cena.

Zoom de kit exclusivo


Um dos aspectos mais interessantes da abordagem da Panasonic ao S5 é seu zoom de kit exclusivo, o Lumix S 20-60mm F3.5-5.6. Embora sua visão excepcionalmente ampla seja, sem dúvida, destinada a vloggers que se gravam à distância, também deve atrair fotógrafos que fotografam arquitetura e paisagens.

Por £ 619,99, é muito mais acessível do que adicionar um zoom grande angular especializado ao seu kit. Emparelhado com o Lumix S 70-300mm f/4.5-5.6 Macro OIS (£ 1259), ele também deve ser um excelente kit de viagem leve. A Panasonic também oferece uma gama de primes f/1.8 pequenas e relativamente acessíveis.

Leia nossa análise da Panasonic Lumix S5

Sigma fp, £ 950-£ 1.050 em segunda mão


Em resumo
  • Sensor CMOS de quadro completo de 24 MP
  • ISO 6-102.400 (estendido)
  • Fotografia de 18 quadros por segundo
  • Visor EVF-11 aparafusado opcional
  • Tela sensível ao toque fixa de 3,1 polegadas e 2,1 m

A Sigma fp é uma câmera diferente de qualquer outra. Ao eliminar tudo, exceto o essencial, a empresa criou o menor modelo full-frame disponível atualmente. O que acabou está muito longe do mainstream e vem com alguns compromissos significativos. Mas nada mais pode oferecer qualidade de imagem full-frame e lentes intercambiáveis ​​em um pacote tão portátil.

Em essência, o Sigma fp é uma caixa retangular medindo 113 x 70 x 45,3 mm que abriga um sensor full frame de 24 MP, com uma montagem L na frente e uma tela sensível ao toque fixa de 3,2 polegadas na parte traseira. Não há visor embutido, obturador mecânico e nem mesmo um punho. Mas o design é modular, então você pode prender um punho de um lado e o EVF-11 opcional do outro, se quiser. Eu certamente recomendaria o pequeno punho HG-11.

O fp oferece uma faixa de sensibilidade padrão de ISO 100-25.600 que pode ser expandida para ISO 102.400 na extremidade superior. Mas em uma das várias ideias exclusivas, também estão disponíveis baixas sensibilidades expandidas até ISO 6, usando uma abordagem de vários quadros que adiciona várias exposições ISO 100. Idealmente, isso precisa de um tripé e é propenso a efeitos fantasmas quando assuntos em movimento estão no quadro, mas quando tudo funciona, você pode obter resultados fantásticos.

Sem sem obturador mecânico, o tempo de exposição é definido inteiramente eletronicamente . Embora haja algum risco de distorção do obturador com objetos em movimento rápido, na maioria das vezes isso funciona bem e muito melhor do que no irmão de alta resolução da câmera, o fp L. Não há estabilização no corpo, e apenas um poucas lentes de montagem em L incluem estabilização óptica.

A Sigma fp é bem complementada pelas pequenas lentes prime da série i da empresa. Sigma fp, 45mm f/2.8, 1/100seg em f/2.8, ISO 400. Imagem:Andy Westlake

Pouca câmera, grandes resultados


O que você não pode discutir é a qualidade da imagem que o fp pode fornecer. Sem filtro passa-baixa óptico, o sensor registra muitos detalhes e, com ISO baixo, é possível extrair três ou quatro paradas extras de detalhes das regiões de sombra sem que o ruído seja um problema. Quando os níveis de luz caem, ele fornecerá resultados eminentemente utilizáveis ​​até ISO 12.800, pelo menos.

Em última análise, a Sigma fp tem um charme inegável como uma câmera pequena que funciona bem com lentes compactas e é muito divertida de fotografar. Isso o torna uma alternativa intrigante para seus rivais maiores em forma de SLR para aqueles que buscam qualidade de quadro completo no menor pacote possível.

Lentes Sigma série i


Embora você possa usar o fp com qualquer lente de montagem L, é sem dúvida mais adequado para uso com as primes compactas da série i da empresa, que possuem construção metálica premium completa com anéis de abertura analógicos. A 45mm f/2.8 é a companheira perfeita para fotografar no dia a dia, complementada pela grande angular de 24mm f/3.5 e telefoto de 90mm f/2.8.

Para aqueles que preferem aberturas maiores, também estão disponíveis ópticas de 24 mm, 35 mm e 65 mm f/2. Enquanto isso, se você não pode viver sem um zoom, a Sigma fabrica a 28-70mm F2.8 DG DN que é consideravelmente menor e mais leve que sua irmã de 24-70mm.

Leia nossa revisão Sigma fp

Sony Alpha 7 II, £600-£750 em segunda mão


Em resumo
  • Sensor CMOS de quadro completo de 24 MP
  • ISO 50-25.600 (estendido)
  • Gravação de 5 quadros por segundo
  • EVF de 2,36 m de ponto, ampliação de 0,71x
  • LCD inclinável de 1,23 m de ponto

A linha Alpha 7 da Sony é a linha sem espelho de quadro inteiro mais antiga de tudo, o que significa que há uma variedade desconcertante de modelos disponíveis em segunda mão em uma ampla gama de preços. A gama A7R de alta resolução é de particular interesse para fotógrafos de estúdio e paisagem, enquanto os modelos A7S de 12MP são apreciados pelos cinegrafistas. No meio, a linha 'básica' Alpha 7 representa polivalentes destinadas a fotógrafos entusiastas.

Embora o Alpha 7 original de 2013 tenha um certo charme e possa ser encontrado usado por menos de £ 500, optamos por destacar seu sucessor que apareceu apenas 13 meses depois. O Sony Alpha 7 II trouxe grandes melhorias no manuseio , incluindo mostradores de controle aprimorados e uma alça de mão maior e mais convencional, além de introduzir estabilização de imagem no corpo de 5 eixos para a linha sem espelho da Sony.

Só recentemente foi oficialmente descontinuado e você pode comprar modelos usados ​​em excelentes condições por menos de £ 750 em varejistas respeitáveis. Isso é £ 600 a menos que seu sucessor muito festejado, o A7 III.

Embora suas especificações possam parecer um pouco datadas pelos padrões modernos, o A7 II ainda tem muito a oferecer. Seu sensor de 24MP oferece excelente qualidade de imagem em configurações ISO baixas, com faixa dinâmica particularmente impressionante, enquanto fornece uma faixa de sensibilidade de até ISO 25.600. O disparo contínuo é executado a 5 quadros por segundo e há 117 pontos de foco automático para escolher cobrindo quase toda a área da imagem.

No entanto, apenas a região central fornece AF de detecção de fase mais rápida. O visor de 2,36 m de ponto é acompanhado por uma tela de 3 polegadas que se inclina para cima e para baixo, mas não oferece funcionalidade de toque. Normalmente, para seu vintage, apenas a gravação de vídeo Full HD está disponível.

As lentes de foco manual vintage podem ser facilmente usadas por meio de adaptadores de montagem. Sony Alpha 7 II, Tamron 90mm f/2.5 Macro, 1/30seg em f/11, ISO 200. Imagem:Andy Westlake

Pequeno e leve


Embora o A7 II não seja tão leve quanto seu antecessor ou o Canon EOS RP, principalmente devido à adição do IBIS, ainda é bastante pequeno em termos de quadro completo. É visivelmente mais leve que os modelos posteriores , também, embora em parte isso se deva à bateria NP-FW50 pequena e com pouca potência. Eu faria um orçamento para adquirir algumas peças sobressalentes; felizmente, as opções de terceiros são baratas e fáceis de encontrar.

No geral, o Sony A7 II traz muito para os fotógrafos a um preço muito atraente. Ele certamente tem seus pontos fracos, mas devido à sua excelente qualidade de imagem bruta e tamanho compacto, eles são facilmente perdoados.

Qualquer lente que você goste


Como todas as câmeras de montagem tipo E, a A7 II pode usar uma vasta gama de lentes. A gama FE da Sony não é apenas maior do que as linhas rivais, mas também estão disponíveis muitas opções de terceiros, desde pequenas e acessíveis Samyang primes até ofertas sublimes da Zeiss. No meio, Sigma e Tamron fazem excelentes ópticas a preços competitivos.

É até possível obter adaptadores eletrônicos para lentes Canon EF-mount, embora não funcionem tão bem quanto nas câmeras EOS R da Canon. Por último, mas não menos importante, a A7 II é um excelente veículo para fotografar com ótica manual vintage de câmeras antigas de filme de 35 mm por meio de adaptadores de montagem.

Leia nossa análise do Sony Alpha 7 II

Os varejistas devem dar uma olhada para encontrar câmeras sem espelho full-frame:

  • www.camarthencameras.com
  • www.cameraworld.co.uk
  • www.cliftoncameras.co.uk
  • www.ffordes.com
  • www.lcegroup.co.uk
  • www.mpb.com/en-uk
  • www.mifsuds.com
  • www.parkcameras.com
  • www.worldwidecameraexchange.co.uk
  • www.wexphotovideo.com

Você encontrará ainda mais pechinchas de kits usados ​​em nossos guias de compra ou em nossa seção de segunda mão.

Leitura adicional:


Melhores sistemas de câmera de segunda mão por menos de £ 1000

12 melhores câmeras compactas clássicas de segunda mão

Leitores da AP compartilham experiências de compra de kit usado

Siga o AP no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.