Seu guia:Adrian Gray
O leitor da AP Adrian é um cientista durante a semana e nos fins de semana gosta de tirar fotos de assuntos apropriados com sua coleção preocupantemente grande de câmeras antediluvianas. Se você encontrar um caminhante no Lake District carregando uma câmera dobrável antiga, provavelmente é ele. As câmeras box foram a base da fotografia popular desde a primeira Kodak em 1888 até a década de 1950. Eles resumem a fotografia sem frescuras com uma alta proporção de satisfação em relação ao esforço despendido, e os resultados podem ser surpreendentemente bons. Para uso, o meu favorito é o Kodak No 2 Brownie. Ela tem uma aba de metal com três aberturas de aproximadamente f/10, f/20 e f/30, tão grande profundidade de campo em luz forte, e leva o filme nº 2 Brownie – o moderno 120, ainda disponível. Se o enrolador girar e o obturador abrir e fechar razoavelmente rapidamente, você quase certamente obterá uma imagem.
Abra a parte de trás da sua câmera, aponte para uma luz e pressione o obturador. Um breve flash de luz significa que tudo está bem e você pode usar a câmera. Há muitas outras opções disponíveis – a gama Hawkeye de papelão da Kodak é comum, assim como a câmera May Fair toda em metal, a All-Distance Ensign e a Ensign Ful-Vue, com seu enorme visor, quase quatro centímetros quadrados, em comparação com o No. 2 Localizador de miniaturas da Kodak. As câmeras do pós-guerra geralmente têm visores maiores e algumas vêm completas com protetores solares pop-up, uma vantagem em condições de muita luz.
Um Alferes Ful-Vue
Se você quiser colecioná-los, as décadas de 1920 e 30 viram muitos fabricantes lançarem placas frontais art déco em novos materiais como o cromo. A Coronet produziu câmeras de metal simples na Grã-Bretanha, mas as de papelão com frentes muito atraentes e coloridas na França, e as cores variavam de preto a verde, marrom, vermelho, azul e até prata. Além disso, sendo em forma de caixa, eles empilham nas prateleiras!
Um cônsul coronel
Qual filme devo usar? Não use filme mais rápido que ISO 100, existem várias opções adequadas no mercado. Cubra sua janela vermelha com um pedaço de fita isolante preta, levantando-a apenas para enrolar seu filme, tendo certeza de que está longe da luz solar direta, caso contrário, você poderá encontrar os números do filme impressos em seus negativos. Vale a pena limpar os roletes na extremidade do cone por onde passa o filme, pois qualquer sujeira ou corrosão pode riscar o filme. Você também pode tentar usar filme colorido. Na maioria das câmeras de caixa, a lente fica bem atrás do obturador, portanto, é bem protegida contra reflexos de lente. Negativos e impressões Um negativo de 6x9cm é grande o suficiente para que uma impressão de contato direto sirva como uma fotografia, e pode ser ampliada para um tamanho que vai na parede que, a menos que você espreite o pixel, ainda ficará bem.
Um Brownie Kodak Nº 2
Minha primeira fotografia impressa em AP foi tirada com uma câmera box Coronet dos anos 1930, então você tem uma grande sensação de satisfação. Então, como você consegue isso nessa parede? Você ainda pode obter 120 filmes revelados e impressos, menos comumente agora nas ruas, mas facilmente pelo correio. Ou você pode fazer isso sozinho - tudo para desenvolver o filme ainda está disponível e os negativos podem ser digitalizados em um scanner de transparência e tratados como arquivos digitais. Se tudo o que você quer fazer é brincar com sua câmera de caixa, este é um grande investimento, mas, se você pretende usar mais filme, pode configurar para revelação, digitalização e impressão domésticas por menos do que o custo de um DLSR de médio porte.
Carregando sua câmera box Puxe a chave/botão de enrolamento até que pare. Desfaça o clipe ou clipes que prendem a parte traseira da câmera. O cone pode ser fixado na parte frontal, pode sair do próprio corpo da câmera ou pode sair lateralmente.
Remova o carretel vazio do cone. Retire a faixa segurando o papel de apoio do filme e insira a ponta solta no slot do carretel que você acabou de remover. O papel de apoio protege o filme, portanto, mantenha-o bem enrolado.
Feito isso, coloque o carretel ao qual você acabou de prender o papel de apoio no slot na lateral do cone onde a chave do enrolador ficará. Certifique-se sempre de que o papel de apoio está protegendo o filme da luz.
Desenrole lentamente o filme e o papel de apoio, mantendo a parte do filme desenrolada apertada, até que você possa colocar o outro carretel no slot oposto ao primeiro.
Insira o cone de volta na câmera ou deslize a câmera de volta sobre o cone. Empurre a chave do enrolador, girando suavemente para alinhar com o slot no carretel de filme, até que ele encaixe no lugar.
Gire a chave do enrolador (ela deve girar apenas em uma direção) até que o número 1 seja visível através da janela vermelha. Substitua o pedaço de fita preta para evitar que a luz vaze pela janela vermelha e sua câmera estará pronta para uso.
Como usar uma câmera box Quase todas as câmeras box têm um visor na altura da cintura – você o observa de muito longe. Devido à baixa velocidade do obturador, eles são propensos a desfoque de movimento, portanto, devem ser pressionados firmemente contra seu corpo. Você também precisará elaborar seu próprio fluxo de trabalho para dar corda, pois não há prevenção de dupla exposição – sempre dê corda logo antes de tirar uma foto ou logo depois, mas não se esqueça de qual escolher!
Pratique antes de realmente colocar um filme nele até que você possa se lembrar de todas as peculiaridades. Eles geralmente têm um obturador 'flip-flop' que pressiona para baixo para uma exposição e para cima para a próxima. Muitos têm um casquilho de tripé que se encaixa em um tripé moderno, se você não conseguir segurá-lo o suficiente. Alguns têm uma pequena aba que mantém o obturador aberto até que você pressione o botão uma segunda vez, possibilitando longas exposições ou fotografia pinhole. Você pode usar um par de elásticos para segurar um filtro sobre sua lente para coisas como efeitos de nuvem. Muitos modelos têm uma aba com uma lente extra que diminui a distância em que o foco é definido - muitas vezes têm "Retrato" no nome do modelo - e havia lentes acessórias de encaixe fazendo o mesmo trabalho.
Não espere níveis de qualidade de câmeras digitais de imagens de filmes digitalizados. Não demorará muito para você descobrir que é divertido e satisfatório
Leitura adicional Câmeras vintage:colecionáveis, utilizáveis e acessíveis
Reveladas as melhores câmeras de filme usadas