Ao comprar lentes de segunda mão, é bom obter alguma orientação se você é novo nesse tipo de lente, ou mesmo na marca. Pedimos a quatro profissionais, todos frequentadores regulares da AP, conselhos sobre como ensacar ótimos vidros usados.
Oscar Dewhurst Oscar é um fotógrafo de vida selvagem e cineasta baseado em Bristol. Ele fotografou a vida selvagem em todo o mundo, e suas imagens foram premiadas em concursos de prestígio e amplamente divulgadas.
A amargura voa entre canaviais, Londres, Reino Unido. Nikon D800, Nikon AF-S 600mm f/4D ED-IF II, 1/320 seg em f/4, ISO 320
“Minha lente favorita que comprei em segunda mão foi uma Nikon AF-S 600mm f/4D ED-IF II em 2013. Como fotógrafo de vida selvagem, você está sempre atrás de mais ampliação e não pode fazer muito melhor do que uma 600mm f/4. Esse modelo era pré-VR e pesava quase 6kg sem o corpo da câmera, mas não me importei; era nítido e o foco automático era rápido como um relâmpago. Claro, VR teria sido bom, mas custava muito menos do que os modelos mais recentes, que custavam quase o dobro do preço. Usei-a constantemente por alguns anos, antes de passar para uma 400mm f/2.8, e então vendi a lente para um novo e feliz proprietário! Estou sempre um pouco hesitante em comprar equipamentos fotográficos de segunda mão, pelas razões óbvias de que são pedaços caros de kit e você nunca sabe como os proprietários anteriores os trataram. No entanto, ao longo dos anos, comprei várias lentes de segunda mão, pois sinto que há menos coisas que podem dar errado com elas, e elas ficam desatualizadas mais lentamente que os corpos das câmeras.
Nikon AF-S 600mm f/4D ED-IF II. Comprado de um revendedor em 2013 e depois vendido para outro proprietário em 2018
Ao comprar uma lente de segunda mão, há várias coisas a serem observadas. Eu só compro de revendedores (por exemplo, Wex Photo Video, Mifsuds, MPB, London Camera Exchange, etc), pois eles deveriam ter feito uma verificação e manutenção completas da lente e provavelmente oferecem um período de garantia, portanto, se um problema aparecer no linha, você pode estar coberto. Idealmente, eu ainda verificaria a lente pessoalmente antes de enviar qualquer pagamento. Preste atenção especial aos arranhões no vidro, amassados no corpo e resistência no anel de zoom. Uma boa maneira de verificar o vidro é passar uma luz através dele; isso deve revelar qualquer possível fungo ou aglomerados de poeira. Também me certifico de colocá-lo na minha câmera e fazer um teste do foco automático para garantir que não haja problemas como um motor de foco rangendo (o que pode indicar que pode precisar ser substituído) ou qualquer travamento. ”
Guy Edwardes Sediado em seu condado natal de Dorset, Guy é fotógrafo profissional de paisagem e natureza há mais de 25 anos. Ele dirige uma série de oficinas fotográficas populares em todo o mundo.
Amanhecer sobre os níveis de Somerset. Canon EOS 1Ds, Zeiss 21mm f2.8 Distagon via adaptador, 1/15 seg em f11, ISO 100
“Sempre fui bastante cauteloso ao comprar câmeras digitais de segunda mão, mas ao longo dos anos comprei muitas lentes de segunda mão. Estes foram comprados de várias fontes, incluindo vendedores particulares, lojas de câmeras bem conhecidas e eBay. Ocasionalmente vou precisar de uma lente específica para um projeto e, ao invés de contratar uma, compro uma lente usada e depois a vendo assim que o projeto estiver concluído. Normalmente, consigo vendê-lo por perto do preço que paguei por ele e, às vezes, mais! Quando mudei do filme para o digital em 2003, não tinha lentes grande angulares que funcionassem bem nas Canon 1Ds full frame originais.
Depois de muita pesquisa descobri que algumas lentes Zeiss de foco manual antigas eram capazes de entregar resultados muito bons nesta câmera por meio de um adaptador, mas elas não eram mais fabricadas e eram muito escassas em segunda mão. Eventualmente, localizei uma Zeiss Distagon 21mm f/2.8 em uma loja de câmeras clássicas por £ 600, e certamente era capaz de produzir imagens muito nítidas. No entanto, 12 meses depois, quando um zoom grande angular atualizado da Canon ficou disponível, vendi a Zeiss. A essa altura, outros fotógrafos haviam aproveitado os benefícios das lentes Zeiss e elas se tornaram ainda mais raras. Consegui vender a minha no eBay por mais de £ 2.000, o que financiou facilmente minha nova lente Canon!
Zeiss Distagon 21mm f/2.8. “Eu localizei essa lente em uma loja de câmeras clássicas em 2003 e a vendi por mais do que comprei.”
Além dos arranhões óbvios, revestimentos danificados e fungos internos, a principal coisa que procuro em lentes de segunda mão é a poeira interna. Como gosto de fotografar na luz, qualquer poeira dentro da lente causará problemas com reflexos. Isso não me impediria de comprar uma lente, mas eu precisaria limpar e consertar a lente antes de usá-la. Essa possível despesa adicional deve ser levada em consideração sempre que comprar lentes de segunda mão.”
Tim Clinch Tim é um fotógrafo profissional premiado com mais de 40 anos de experiência. Ao longo dos anos, Tim trabalhou na maioria das áreas da profissão, teve seu trabalho publicado em revistas de todo o mundo e teve mais de 30 livros publicados com assuntos tão variados como interiores, viagens, comida e retratos. .
“Este retrato da neta do meu vizinho, Adelina, mostra a incrível qualidade e nitidez que obtenho com a XF35mm. Fujifim X-Pro 1, 35mm, 1/550 seg em f/1.4, ISO200”
“Há alguns anos, comprei muitos kits Fujifilm no eBay. Obviamente, ao comprar on-line, você não pode testar nada antes de comprar, por isso sempre recomendo analisar atentamente o feedback do vendedor e garantir que você tenha algum tipo de seguro para entrega. Eu também acho que fotógrafos amadores tendem a cuidar muito mais de seu kit do que a maioria dos profissionais (como profissional, confie em mim!) e estão vendendo porque querem atualizar para o modelo mais recente, então tendem a ser menos usados .
Eu comprei um espectro inteiro de equipamentos Fuji X-Pro 1 apenas na época em que o X-Pro 2 foi lançado, então os preços eram excelentes. Eu tinha brincado com o X-Pro 1 de um amigo meu e o admirei e comprei os corpos e as lentes especificamente para uma sessão de fotos para uma revista de vinhos. Foi uma filmagem longa e eu sabia que passaria muito tempo andando por aí carregando meu equipamento e não queria colocar todo o meu (excelente, mas pesado) kit Canon por aí. NÃO sou um amante de kit, mas um amante de fotografias e vendo os resultados da câmera do meu amigo, decidi me aventurar. Comprei três corpos (não queria trocar de lente naqueles vinhedos empoeirados) e quatro lentes prime.
Fujinon XF35mm F1.4 R. “Esta é uma das melhores lentes que já tive e comprei em segunda mão no eBay”
Acho que as lentes de zoom podem ter mais problemas do que as primes, então costumo comprar lentes de zoom novas. Enviei uma mensagem aos vendedores (todos fotógrafos amadores interessados, não lojas de câmeras) para perguntar se as lentes eram nítidas e todos me garantiram que eram, então comprei tudo e fiquei extremamente feliz. A XF35mm F1.4 R (equivalente a uma 50mm em uma DSLR) é certamente uma das melhores lentes que já tive.”
Ross Hoddinott Ross é um dos principais fotógrafos de paisagem e close-up do Reino Unido. Ele é um artista multi-premiado e autor de vários livros. Ross é embaixador da Manfrotto, ex-aluno da Nikon, mestre da LEE Filters e ícone global da F-stop Gear. Ele é co-diretor da Dawn 2 Dusk Photography e também oferece aulas e workshops personalizados 1-2-1.
“Este close-up da donzela foi capturado usando uma macro Sigma 150mm usada – uma lente fantástica, com ótica nítida, que comprei em condições e usei por anos.” Nikon D300, 150mm, 1/200 seg em f/16, ISO 200
“Durante a minha adolescência e início dos meus vinte anos, eu simplesmente não tinha orçamento para comprar um novo. Como um jovem aspirante a profissional, tudo o que eu podia pagar era um kit usado e – você sabe o que – nunca me decepcionou. A maioria dos itens que comprei estavam como novos – embalados com todos os acessórios originais – mas economizei centenas. Obviamente, hoje, existem muitos lugares onde você pode adquirir equipamentos usados – por exemplo, eBay, Facebook Marketplace e Amazon. A maioria será de vendedores respeitáveis, tenho certeza, com pechinchas a serem feitas. No entanto, é sempre melhor conhecer o seu vendedor.
Sigma 150mm f/2.8 EX DG HSM Macro. “Esta lente foi uma pechincha e quando finalmente mudei para a Nikkor 200mm Micro, ainda recebi um dinheiro decente pela lente Sigma em troca.”
Eu preferiria pagar um pouco mais pela tranquilidade de comprar de uma loja de câmeras estabelecida e dedicada que sabe exatamente o que está fazendo e será capaz de oferecer bons conselhos. No passado, confiei no Mifsuds e no MPB. Ambos têm uma grande reputação pela qualidade do kit usado que é classificado de forma clara e honesta e vendido com uma garantia de 3 ou 6 meses para garantia extra - a ótica terá sido cuidadosamente verificada quanto a aglomerados de poeira e fungos antes da compra.
Minha primeira lente macro foi uma velha Sigma 90mm f/2.8 macro, que eu tinha para minha então câmera de filme Minolta Dynax 7000i. Mas, nos anos seguintes – assim que mudei para a Nikon – investi em macros Sigma 105mm e 150mm usadas. Eles me serviram bem por muitos anos. A compra de segunda mão permite que os fotógrafos construam seu sistema de câmera a um custo acessível. Se eu precisar comprar usado novamente, não hesitaria.”