A fotografia com flash direto não é o método mais comum de fotografar entre fotógrafos sérios, mas tem seu lugar e, se você puder usá-lo corretamente, poderá criar efeitos impressionantes.
Então, neste artigo, vou compartilhar com você tudo o que você precisa saber sobre flash direto.
Dessa forma, quando terminar, você saberá como usar o flash direto para obter resultados incríveis em todos os tipos de situações.
Vamos mergulhar direto.
O que é Flash direto?
O flash direto refere-se a um tipo muito particular de iluminação artificial:
Você aponta o flash para o assunto.
Você não adiciona nenhum modificador (como guarda-chuvas ou softboxes).
Certifique-se de que o flash esteja alinhado com a câmera (de modo que a lente e o flash estejam apontados exatamente na mesma direção).
Você toma um tiro.
Ele lhe dará uma aparência muito brilhante, muito dura, do tipo na sua cara, assim:
O Flash direto é uma boa ideia?
O flash direto é muito comum entre iniciantes, porque é fácil de usar. Se você usar o flash pop-up de sua câmera, obterá um resultado de flash direto, não importa o que aconteça, porque é um flash nu apontado diretamente para o assunto.
Mas o flash direto é muito raro no trabalho de profissionais, porque é
muito duro,
também contrastante e
também pouco lisonjeiro.
Os fotógrafos profissionais adoram suavizar a luz, porque isso ajuda a criar uma iluminação mais lisonjeira e de menor contraste, como esta:
Os profissionais também adoram mover o flash para fora do alinhamento da câmera – em outras palavras, eles movem o flash para o lado ou acima/abaixo – porque é isso que permite imagens mais tridimensionais e esculpidas:
Dito isto…
…enquanto os fotógrafos criticam quase universalmente o uso de flash direto na câmera…
…tem um lugar no mundo da fotografia.
Primeiro, você pode usar o flash direto quando precisar iluminar um assunto e não tiver outra maneira de fazê-lo. Uma configuração de flash direto pode não parecer boa, mas fará o trabalho.
Segundo – e mais importante – você pode usar o flash direto quando quiser obter uma imagem muito brilhante, forte e
dura imagem.
Pode ir contra tudo o que você já aprendeu, mas há vários fotógrafos de retratos famosos que usam flash direto para fotos impressionantes.
E não é só no mundo do retrato/moda que o flash é usado de forma tão inusitada; os fotojornalistas às vezes usam flash direto para iluminar seus assuntos e criar imagens muito atraentes. Até fotógrafos de comida usam flash direto para enfatizar detalhes.
A fotografia com flash direto às vezes é descrita como “aumentada” e por boas razões. O flash direto cria imagens intensas e quase surreais. As cores são fortes. As exposições são estouradas. Mas, se você fizer isso com cuidado, poderá criar alguns resultados verdadeiramente únicos.
Quando você deve usar o Flash direto?
Você deve usar o flash direto com muita moderação.
Como mencionei acima, o flash direto faz sentido em situações em que você não tem outro método de iluminar seu assunto.
(Embora eu recomende tentar rebater o flash, se possível, para um efeito mais suave.)
Caso contrário, a menos que você tenha uma ideia muito clara da aparência do flash direto que deseja - em outras palavras, você pode ver como o flash direto o ajudará a obter a foto que deseja -, sugiro que use um flash mais suave e não iluminação direta.
Mas se você
fazer sabe o que você quer produzir, e é aquele visual “elevado” que descrevi acima, por favor, experimente!
Pode levar alguma experimentação. Pode dar algum trabalho. Mas se você for paciente e estiver disposto a cometer erros, poderá acabar com algumas imagens muito inovadoras.
Agora, se você está tentando descobrir horários mais específicos em que o flash direto funciona, aqui está o que eu sugiro:
O flash direto é interessante quando a cena oferece cores vibrantes
já (porque o flash direto fará com que eles se destaquem, a ponto de serem curiosamente berrantes).
Assim:
Também é interessante quando você pretende criar um visual de glamour incomum. Ou você tem uma cena em que tudo – incluindo o primeiro plano e o plano de fundo – são interessantes como uma imagem plana e bidimensional.
Que tipo de Flash você deve usar?
Você pode capturar fotos com flash direto com qualquer tipo de iluminação artificial. Isso inclui flashes, flashes e até mesmo o infame flash pop-up, que normalmente parece horrível, mas funciona para trabalhos criativos de flash direto.
Apenas certifique-se de posicionar o flash em cima de sua câmera ou ao lado da lente; você quer luz plana. E certifique-se de que a luz não seja modificada. Para fotos diretas com flash, deixe para trás suas softboxes, seus difusores e seus guarda-chuvas! Trata-se de capturar imagens duras, poderosas e com muito contraste, o que significa que os modificadores não têm lugar.
Flash direto vs Flash de rejeição
Se você está começando a trabalhar com flash – e especialmente se estiver em situações em que tem um flash, mas não consegue montá-lo fora da câmera – você deve estar se perguntando:
Devo usar flash direto ou flash rebatido?
Observe que uma técnica de flash rebatido envolve
rebote a luz das paredes/teto/refletor em seu assunto, em vez de atingir o assunto diretamente.
Então, se você estivesse tirando fotos de uma pessoa em uma sala de teto baixo, você poderia apontar o flash para cima e, em seguida, refletir a luz de volta para o assunto.
Qual é a vantagem disso?
Bem, saltar o flash permite que você crie uma qualidade de luz mais suave e lisonjeira.
E saltar o flash em diferentes direções garante que você obtenha sombras onde quiser; refletindo a luz no teto, você pode obter uma aparência um tanto glamourosa (chamada de iluminação borboleta) e, refletindo a luz nas paredes, você pode obter alguma forma de iluminação lateral (luz Rembrandt ou iluminação em loop, dependendo do ângulo do seu flash) .
O problema com o flash de rejeição é que você nem sempre pode fazê-lo. Se você estiver fotografando ao ar livre, o flash rebatido simplesmente não é possível – as nuvens estão muito distantes para refletir um flash! E se você estiver em uma sala de teto alto, é difícil, mesmo se as paredes ou tetos forem escuros e, portanto, não especialmente refletivos.
Observe também que as técnicas de flash rebatido suavizam a luz e adicionam sombras potencialmente lisonjeiras. Mas se você não está interessado em um resultado mais suave e lisonjeiro – isto é, se você está atrás de imagens vibrantes, quase chocantes – então vá com flash direto.
Fotografia com Flash Direto:Conclusão
O flash direto pode não ser uma forma comum de fotografia, especialmente entre fotógrafos mais sérios.
Mas há razões para usá-lo, e há momentos em que isso o ajudará a alcançar a aparência que você procura.
Portanto, não tenha medo de trabalhar com flash direto!
A fotografia com flash direto é ruim?
Na maioria das vezes, sim. Os iniciantes geralmente usam o flash fora da câmera sem entender que ele produz uma aparência de “veado nos faróis”. Mas os especialistas podem usar o flash direto para imagens interessantes, vibrantes e de alta intensidade.
Você deve usar um flash pop-up em sua fotografia?
Eu não recomendo, a menos que você esteja atrás de um olhar forte de flash direto. Como explico no artigo, o flash direto raramente parece bom, mas com muita experimentação você pode fazê-lo funcionar para você. Só não espere uma luz suave e lisonjeira!
O que é flash direto?
O flash direto é uma técnica em que você monta o flash próximo à lente da câmera (ou acima ou abaixo dela) e dispara. Você trabalha sem modificadores, então acaba com um resultado muito duro e plano.