O que é um medidor de luz? E você precisa de um para sua fotografia?
É disso que trata este artigo.
Vou compartilhar com você tudo o que você precisa saber sobre medidores de luz – para que você possa usar um, de forma rápida e fácil, para obter as melhores exposições possíveis.
Você está pronto para aprender tudo sobre medidores de luz?
Vamos começar.
O que é um medidor de luz?
Um medidor de luz mede a quantidade de luz em uma cena – para que você possa determinar as configurações necessárias para uma imagem bem exposta.
O que quero dizer com isso?
Bem, uma imagem bem exposta mostra todos os detalhes de sombra e destaque em uma cena. Então, quando você obtém a melhor exposição possível, acaba com uma imagem como esta:
Ao contrário de uma imagem brilhante e superexposta como esta:
Ou uma imagem escura e subexposta como esta:
E os medidores de luz permitem obter uma boa exposição sem muitas tentativas e erros.
Você vê, medindo os níveis de luz de uma cena, um medidor de luz pode dizer o quão rápido deve ser a velocidade do obturador, quão ampla deve ser a abertura e quão alto deve ser o ISO.
Os medidores de luz mais avançados vão cuspir todas essas informações para você (ou, no caso de um medidor na câmera, comunicá-las à câmera), para que você possa obter uma bela imagem final.
A propósito, você pode comprar medidores de luz portáteis, que são muito precisos e se parecem com isso:
Ou você pode usar um medidor de luz na câmera; praticamente todas as câmeras modernas têm uma, e isso permitirá que você meça a cena enquanto comunica as configurações à câmera. Como alternativa, você também pode usar um aplicativo de medidor de luz para smartphone.
Faz sentido?
Tipos de medidores de luz:incidente x refletivo
De um modo geral, existem
dois tipos de medidores de luz :
- Medidores de luz incidente, que captam a luz diretamente.
- E medidores de luz refletivos, que medem a luz refletida em objetos.
Deixe-me explicar melhor:
Diga que você vai tirar uma foto de uma flor.
Feixes de luz do sol para a flor.
E então grande parte dessa luz reflete na flor e ao redor da cena.
Agora, um medidor de luz incidente permite medir a luz à medida que ela entra, antes de atingir a flor. E calcula as configurações da sua câmera com base nisso.
Enquanto um medidor de luz refletivo mede a luz depois que ela é refletida na flor. E calcula suas configurações com base
que .
Existem alguns prós e contras para cada opção, então deixe-me falar sobre eles:
Medidores de luz incidente
Os medidores de luz incidente são mais precisos do que os medidores de luz refletivos. E aqui está o porquê:
Quando a luz vem do sol, ela ainda não foi afetada pelos tons naturalmente presentes na cena – como uma folha escura ou uma gota de água brilhante.
Então você está medindo uma versão pura e não adulterada da luz, exatamente como será quando atingir seu assunto.
Mas os medidores de luz refletivos só medem a luz
depois de é desviado do seu assunto.
E diferentes partes das cenas irão refletir a luz em taxas diferentes.
As áreas escuras refletem muito pouca luz. Portanto, uma folha escura fornecerá uma leitura mais baixa do medidor.
E áreas claras refletem
muito de luz. Portanto, uma gota de água brilhante fornecerá uma leitura mais alta do medidor.
Em cenas que são razoavelmente médias em termos de tons, isso é bom. O medidor de luz reflexivo não terá problemas para medir a luz e cuspir as configurações corretas.
Mas se você medir uma cena inteira que é principalmente clara ou principalmente escura, ou medir uma
parte clara ou escura de uma cena, você vai acabar com um problema.
Especificamente, o medidor tentará compensar a claridade ou escuridão.
E vai longe demais na outra direção.
Portanto, se você estiver fotografando neve branca, um medidor de luz refletivo tentará tornar a foto um
cinza neutro , e dar-lhe uma imagem muito subexposta.
E se você estiver fotografando areia preta, um medidor de luz refletivo tentará tornar a foto um cinza neutro e fornecerá uma imagem muito
superexposta imagem.
A dica chave é esta:
Medidores refletivos são menos precisos, porque medem a luz depois que ela foi refletida, não antes. Portanto, enquanto um medidor de luz refletivo fornecerá um bom resultado em 80% das vezes, os outros 20% podem ser um problema.
É por isso que, se você preza pela precisão, um medidor de luz incidente é provavelmente o caminho a percorrer.
Mas a maioria dos fotógrafos
não usam medidores de luz incidente – eles usam medidores de luz refletivos.
Por que é isso?
É o que explicarei na próxima seção:
Medidores de luz reflexiva
A maioria dos fotógrafos usa medidores de luz refletivos por dois motivos relacionados.
Razão 1:Medidores de luz refletivos estão embutidos em praticamente todas as câmeras. E carregar um medidor de luz incidente portátil pode ser irritante, para não mencionar caro.
Razão 2:Medidores de luz refletivos podem ser usados à distância, e é por isso que eles são usados pelos fabricantes de câmeras.
Lembra como eu disse que os medidores de luz refletivos medem a luz que já refletiu na sua cena?
Bem, embora isso resulte em problemas de precisão, ajuda de uma maneira importante:
Permite medir uma cena a uma grande distância.
Então, se você está tentando fotografar um pico de montanha banhado em luz, você pode usar um medidor de luz refletivo para zerar esse pico bem iluminado, medir diretamente e obter uma exposição relativamente boa.
Considerando que um medidor de luz incidente não funcionaria bem, porque se você estiver na sombra na base da montanha, você não tem como medir os raios de luz incidentes (apenas os raios de luz que são refletidos da montanha ).
Portanto, se você está frequentemente em uma luz diferente da luz do assunto que está fotografando, um medidor de luz refletivo é praticamente sua única opção.
Como usar um medidor de luz:opções na câmera
Como expliquei acima, usar um medidor é essencial; sem ele, você acabará com fotos superexpostas e subexpostas o tempo todo.
Mas como obter ótimos resultados com um medidor na câmera?
Bem, a maioria das câmeras oferece pelo menos três configurações principais do medidor de luz:
Medição matricial, que permite medir toda a cena (embora o algoritmo seja diferente de câmera para câmera e de fabricante para fabricante).
Medição ponderada ao centro, que permite medir toda a cena, mas prioriza o centro.
E medição pontual, que permite medir uma pequena parte (um ponto!) da cena.
Eu geralmente recomendo que você deixe sua câmera na medição matricial, o que tende a ser muito bom. Em seguida, verifique ocasionalmente sua exposição, especialmente se estiver trabalhando com um novo assunto sob nova luz, e faça os ajustes necessários nas configurações em resposta.
Você também pode usar a medição pontual para situações em que há uma parte neutra óbvia da sua cena; você pode usar o medidor pontual para zerar essa área neutra e medir diretamente nela.
Como usar um medidor de luz portátil
Os medidores de luz portáteis podem ser complicados, mas também são mais flexíveis e precisos em comparação com os medidores de câmera embutidos.
Para usar um medidor de luz portátil incidente, basta colocar o medidor na frente do assunto e fazer uma leitura da luz recebida.
Para usar um medidor de luz portátil reflexivo, recomendo fazer três leituras:
Um dos destaques, um das sombras e um dos tons médios. Em seguida, use o medidor para calcular a média deles para obter um ótimo resultado.
Você deve comprar um medidor de luz portátil?
Depende.
Se você é um fotógrafo de retratos, um medidor de luz portátil geralmente pode ajudá-lo a determinar rapidamente os valores de exposição com muita rapidez e precisão. Eles são especialmente úteis se você estiver trabalhando em um estúdio e souber que sua iluminação não mudará.
O mesmo vale para fotógrafos de produtos e fotógrafos de natureza morta. Um medidor de luz portátil pode fornecer uma exposição perfeita para trabalhar, logo de cara. Além disso, em fotografia de retrato, produto e natureza morta, você pode usar um medidor de luz incidente, posicionado diretamente na frente do assunto, sem muita dificuldade.
Por outro lado, gêneros de ritmo acelerado, como esportes, vida selvagem e fotografia de rua, geralmente não funcionam bem com medidores de luz portáteis. No momento em que você discar nas configurações sugeridas, a foto geralmente terá desaparecido. E você não poderá chegar perto o suficiente para uma leitura de incidente.
Em última análise, a compra de um medidor de luz portátil depende de você, mas reconheça que não é uma solução em todas as situações - portanto, certifique-se de realmente querer um antes de comprar!
Como usar um medidor de luz:conclusão
Agora que você terminou este artigo, você deve saber tudo sobre como usar um medidor de luz para obter os melhores resultados.
E você deve se sentir muito mais confiante ao tirar fotos.
Lembrar:
Pode valer a pena ter um medidor de luz portátil. Mas, em uma pitada, você sempre pode confiar no medidor da sua câmera, que fará um bom trabalho (na maioria das vezes!).
Devo comprar um medidor de luz portátil?
Os medidores de luz portáteis são úteis, mas são outro equipamento para adicionar à bolsa da câmera e levam tempo para serem usados. Então, eu compraria um se você sentir que realmente precisa acertar suas exposições, como se estiver fotografando produtos ou fotos comerciais (e não pode refazer!), ou se estiver bem com um processo fotográfico muito lento e deliberado.
Qual é a diferença entre medidores de luz refletivos e incidentes?
Os medidores de luz refletivos medem a luz refletida da sua cena, enquanto os medidores de luz incidente medem a luz que chega ao seu assunto. Medidores de luz refletivos são menos precisos, mas são mais convenientes, especialmente quando você está lidando com cenários distantes.
Minha câmera inclui um medidor de luz?
Sim! Praticamente todas as câmeras incluem um medidor de luz refletivo embutido, que é relativamente preciso e fornece resultados decentes. Se você quiser mais precisão, no entanto, use um medidor de luz portátil.