Se você deseja dominar a iluminação em loop, veio ao lugar certo.
Neste artigo, compartilharei com você tudo o que você precisa saber sobre iluminação em loop – para que você possa obter os melhores resultados possíveis, de forma consistente.
Então, se você quiser usar a iluminação em loop para criar retratos incríveis e lisonjeiros…
… então continue a ler.
O que é iluminação de loop?
A iluminação em loop é um padrão de iluminação muito popular usado por fotógrafos de retratos.
Ele cria imagens como esta:
Agora, a marca registrada da iluminação em loop é a sombra do nariz do sujeito, que cai no rosto sem criar um triângulo completo.
Em outras palavras, isso não é iluminação em loop:
(Conforme indicado pelo triângulo sob o olho do sujeito! Na verdade, é a iluminação Rembrandt, que é um padrão de iluminação alternativo.)
A iluminação em loop é muito lisonjeira e fácil de usar, e é por isso que é uma ótima forma de iluminação para qualquer fotógrafo, especialmente aqueles que estão começando na fotografia ou em situações em que você não sabe por onde começar com seu assunto.
Quando você deve usar a iluminação de loop?
Como mencionei acima, a iluminação em loop parece muito, muito boa em praticamente qualquer assunto.
Ao criar algumas pequenas sombras no rosto, você dá profundidade à imagem.
Mas mantendo as sombras bem mínimas, você evita o nível de drama criado pela iluminação de Rembrandt (como no exemplo da última seção), ou na iluminação dividida, onde metade do rosto do sujeito está envolto em sombra e você obtém um resultado muito intenso.
Assim:
Essa é a iluminação dividida e é muito mais dramática do que a iluminação em loop.
Agora, às vezes você quer ser dramático. E nesses casos, a iluminação em loop provavelmente não é a melhor política.
Mas se você estiver procurando por imagens brilhantes, mas ainda com alguma profundidade, recomendo a iluminação em loop.
A propósito, embora a iluminação em loop possa ficar ótima com qualquer assunto, é especialmente boa para assuntos com rostos mais redondos. As sombras farão com que seus traços faciais pareçam um pouco mais angulares (ou seja, terá um efeito de emagrecimento).
Agora vamos dar uma olhada em como você pode usar a iluminação em loop para obter resultados espetaculares:
Iluminação em loop:uma configuração passo a passo
Se você deseja criar imagens lindas e iluminadas por loop, eis o que você faz:
Equipamento
Você precisará de pelo menos uma fonte de luz. Pode ser uma luz de janela ou o sol, mas também pode ser uma luz artificial, como um flash ou um estroboscópio. Pessoalmente, recomendo usar uma luz artificial, porque isso lhe dará muito controle sobre a qualidade e a direção da fonte de luz, mas depende da preferência pessoal.
Se você optar por usar uma luz artificial, precisará montá-la no chão com um suporte de luz de algum tipo. E você vai querer um modificador para suavizar o efeito da luz, como um softbox, um guarda-chuva ou um prato de beleza.
Você provavelmente também desejará uma segunda luz ou um refletor, caso esteja interessado em configurações de iluminação mais complexas. E você pode precisar de um transmissor, para poder disparar as luzes externas à distância.
Faz sentido?
Noções básicas
Para criar uma bela configuração de iluminação em loop, tudo o que você precisa fazer é pegar sua luz - e posicioná-la ligeiramente acima do assunto e ao lado, em algum lugar na janela de 20 a 45 graus (embora possa variar, dependendo do rosto do assunto ).
Eu recomendo experimentar diferentes posições, até que você acabe com um efeito de iluminação em loop que você gosta.
Observe que, ao trazer a luz para a linha dos olhos do assunto (a zero graus), você minimizará as sombras para uma aparência menos dramática e mais plana, assim:
E ao afastar a luz do assunto, você criará mais sombras e obterá um efeito mais dramático, como este:
Nenhuma das opções é sempre melhor; depende apenas do seu estilo e preferência pessoal, bem como do rosto do seu assunto.
A propósito, tome cuidado para não se mover muito para o lado do seu assunto, ou então você começará a criar iluminação Rembrandt e, em seguida (se continuar mais longe), dividirá a iluminação.
Também esteja ciente de que você pode criar sombras mais duras ou sombras mais suaves dependendo da proximidade da fonte de luz, bem como do tipo de modificador que você adicionar a ela.
Quanto mais próxima da fonte de luz, mais suaves serão as transições de sombra. E modificadores como guarda-chuvas e softboxes oferecerão luz muito suave, enquanto snoots e flashes nus oferecerão luz muito dura.
Adicionar um refletor
Depois de configurar sua luz principal (chave) para iluminação em loop, você pode começar a disparar.
Mas você também pode dar um passo à frente, adicionando cuidadosamente um refletor do outro lado do seu assunto.
Isso refletirá a luz de volta no rosto do seu assunto e deve mantê-lo com uma aparência agradável e brilhante. Portanto, se você deseja eliminar qualquer drama, a adição de um refletor pode ser um toque agradável.
Adicionar uma luz de fundo
Se você quiser levar as coisas ainda mais longe, vá em frente e adicione uma luz de fundo à sua configuração.
Isso deve apontar para o pano de fundo e criará um leve efeito de halo, como este:
É uma ótima maneira de separar o assunto do plano de fundo e parece profissional em todos os aspectos.
Iluminação de Loop x Iluminação de Rembrandt
Se você passou algum tempo pesquisando padrões de iluminação, provavelmente se deparou com outra opção comum:
Iluminação Rembrandt.
A iluminação de Rembrandt é muito semelhante à iluminação de loop, pois envolve colocar uma luz para cima e para o lado.
E dá um resultado assim:
Mas olhe de perto e você pode ver a clara diferença entre a iluminação Rembrandt e a iluminação em loop:
Enquanto a iluminação Rembrandt produz um triângulo de luz na bochecha do sujeito, a iluminação em loop não possui um triângulo completo. Em vez disso, o triângulo é quebrado porque a luz é colocada mais perto do marcador de zero grau.
Faz sentido?
Portanto, a luz Rembrandt requer uma fonte de luz mais afastada do lado. Isso resulta em uma sombra de nariz muito mais forte (assim como sombras gerais mais fortes) e em imagens mais dramáticas.
Em outras palavras:
Se você quer drama, então a iluminação Rembrandt é uma ótima opção.
Mas se você quiser uma luz lisonjeira geral, a iluminação em loop é a melhor escolha.
Iluminação em Loop:Conclusão
A iluminação em loop é muito comum e por um bom motivo:faz com que praticamente todos pareçam bem.
Portanto, experimente a iluminação de loop em um assunto de retrato.
Aposto que vão gostar do resultado!
O que é iluminação circular?
A iluminação em loop é a iluminação que vem ligeiramente da lateral do assunto e cria uma leve sombra no rosto (supondo que você esteja fazendo uma sessão de fotos de retrato). É um pouco tridimensional, mas também evita criar um resultado ultra-dramático.
Quais assuntos podem ser fotografados com iluminação em loop?
A iluminação de loop é tecnicamente destinada a assuntos de retrato e funcionará para praticamente qualquer pessoa (embora observe que tem um efeito de emagrecimento). Você também pode usar a iluminação de loop para natureza morta e fotografia de produtos, mas não poderá usar a sombra do nariz como referência.
Por que você deve usar iluminação em loop?
A iluminação em loop é muito lisonjeira e cria profundidade enquanto mantém as imagens relativamente brilhantes (e menos dramáticas). Portanto, é ótimo para situações em que você deseja uma imagem tridimensional lisonjeira, mas não quer exagerar.