Modos de medição:principais conclusões
- Os modos de medição permitem que você especifique como sua câmera avalia a cena para determinar a exposição correta
- A medição média ponderada ao centro prioriza o centro da cena
- A medição pontual usa apenas um pequeno ponto no centro da cena
- A medição avaliativa analisa de forma inteligente toda a cena
- A medição avaliativa é um bom padrão, mas você pode usar a média ponderada central e a medição pontual em situações complicadas
Você quer saber sobre os diferentes modos de medição oferecidos pela sua câmera? Quer saber como escolher o melhor modo de medição, independentemente da sua situação?
É disso que trata este artigo.
Vou contar tudo o que você precisa saber sobre os modos de medição, incluindo:
- Como os modos de medição funcionam
- Os três tipos diferentes de modos de medição
- Como escolher o melhor modo de medição para a situação
- Erros comuns no modo de medição
Parece bom?
Vamos mergulhar direto.
O que são modos de medição de fotografia e como eles funcionam?
Toda câmera digital tem um medidor.
Um medidor mede a quantidade de luz refletida de uma cena. Assim, em um dia claro e ensolarado, o medidor medirá muita luz. Em uma noite escura e nublada, o medidor medirá muito pouca luz.
Isso permite que o medidor determine quanta luz deve entrar para uma boa exposição.
Muita luz torna a foto leve; um pouco de luz escurece a foto. Assim, o medidor da câmera tenta encontrar um equilíbrio entre eles e criar uma foto que não seja nem clara nem escura, mas um tom neutro:cinza médio, também conhecido como 18% de cinza. Aos olhos do medidor, uma foto com 18% de cinza é uma exposição perfeita.
Agora, a quantidade de luz que entra é determinada por duas configurações:a abertura e a velocidade do obturador.
(A ISO também importa, mas não da mesma maneira.)
Assim, o medidor direciona a câmera para usar uma certa abertura e uma certa velocidade do obturador – para criar uma exposição perfeita.
E funciona, mais ou menos. Se você tirar fotos de cenas muito uniformes, um medidor básico lhe dará uma boa exposição com alguma consistência. Imagine que você está fotografando uma bela parede de tijolos vermelhos médios. A cena é bem uniforme. Um medidor básico de câmera, levando em consideração toda a cena, funcionará bem.
Leia também:Comparando os melhores aplicativos de medidor de luz Mas eis o problema:
E se você estiver fotografando uma cena que não é uniforme? Por exemplo, se você estiver fotografando uma criança em um fundo preto. O que acontece depois?
Nesse caso, um medidor básico levaria em conta toda a cena, que é predominantemente dominada pelo fundo preto. E deixaria a cena bem leve, para compensar o fundo, quando na verdade você só quer que a criança fique bem exposta, porque ela é o assunto da foto.
Você obterá um plano de fundo cinza médio com uma criança ultrabrilhante. O que
não é ideal.
É aí que entram os modos de medição. Como os modos de medição permitem que você selecione áreas importantes em uma cena, para garantir que o medidor da câmera as leve mais pesadamente ao determinar a exposição adequada.
O que nos leva à próxima seção:
Os três tipos de modos de medição
A maioria das câmeras digitais permite que você selecione entre três modos de medição:
- Medição média ponderada ao centro
- Medição pontual
- Medição avaliativa (também conhecida como medição padrão e medição matricial)
Vamos dar uma olhada no que cada modo de medição faz:
Medição média ponderada ao centro
A medição média ponderada ao centro funciona como parece:
Ele pesa mais o centro da foto do que os cantos. Ou seja, dá maior importância ao meio da foto.
Portanto, se você estiver fotografando uma criança contra um fundo preto, a medição média ponderada no centro levaria em conta toda a cena, mas se preocuparia mais com o centro (onde a criança está).
Portanto, potencialmente produziria uma foto bem exposta da criança – uma foto em que o fundo permanece escuro e a criança parece legal.
A principal desvantagem da medição média ponderada no centro é que ela não é muito precisa. Ele pesa mais o centro da imagem, mas ainda incorpora medidas de toda a cena. Além disso, a área no centro que é enfatizada pode ser maior do que você gostaria.
É aí que entra a medição pontual:
Medição pontual
A medição pontual mede apenas um pequeno círculo no meio do visor. Em seguida, ele usa esse pequeno círculo para calcular a exposição correta.
Portanto, difere da medição média ponderada central em dois aspectos principais:
Primeiro, o tamanho do círculo é menor do que o usado pela medição média ponderada ao centro. A medição pontual usa um círculo que cobre cerca de 2-3% do quadro.
Segundo, as áreas fora do círculo
não considerado. Não há ponderação; o medidor não mede nenhuma outra área do quadro.
Ao fotografar uma criança contra um fundo preto, a medição pontual mediria apenas o rosto da criança e provavelmente produziria uma exposição ideal da criança (enquanto mantém o fundo preto).
Observe que algumas câmeras também oferecem um modo de medição parcial, que funciona de maneira semelhante à medição pontual, mas mede uma parte maior da cena, em torno de 10%.
Medição Avaliativa
Se você usa uma câmera Nikon, isso é chamado de medição matricial; se você usa uma câmera Canon, esta é uma medição avaliativa. Às vezes, também é chamado de medição de padrão.
A medição avaliativa leva em consideração vários fatores da cena, geralmente incluindo as áreas da cena que estão em foco e o ponto AF que você selecionou. Os detalhes dependem do fabricante da câmera, mas algumas câmeras comparam a cena com um banco de dados de imagens para determinar a exposição correta.
Basicamente, a medição avaliativa tenta levar em consideração toda a cena e, por meio de cálculos complexos, determinar a melhor exposição absoluta para suas necessidades.
Como escolher o melhor modo de medição
Agora que você sabe tudo sobre os três modos de medição, é hora de falar sobre como escolher um modo de medição – aquele que lhe dará a melhor exposição para a cena.
Eu recomendo que você use a medição avaliativa como seu modo de medição padrão. A medição avaliativa faz o melhor trabalho em geral; geralmente oferece uma boa exposição, mesmo quando a cena é complexa.
A medição avaliativa ajudará você a expor cenas em que todo o quadro é importante. Por exemplo, esta cena de paisagem requer que todo o quadro seja bem exposto, de canto a canto:
Não há espaço para compromissos. Se a cena fosse um pouco mais clara, a tomada perderia detalhes nos destaques; se a cena fosse um pouco mais escura, a tomada perderia detalhes nas sombras.
Postagens relacionadas
Como funciona a fotografia High Key Melhores medidores de luz
A medição avaliativa também é boa se a cena estiver razoavelmente uniforme em sua iluminação. Veja este tiro:
Não há partes claras nem partes escuras reais. Em vez disso, o tiro é muito uniforme. Tecnicamente, qualquer modo de medição provavelmente faria um bom trabalho nessa situação, mas a medição avaliativa lhe daria a maior chance de sucesso.
Eu recomendo que você use a medição média ponderada ao centro muito raramente. A única vez que gosto da medição média ponderada no centro é quando o assunto principal ocupa grande parte da cena, mas os cantos da imagem simplesmente não são importantes. Por exemplo, se você estiver fazendo fotografia de esportes, poderá usar a medição central ponderada e obter uma exposição bastante boa de um atleta.
Você também pode usar a medição central ponderada quando estiver lidando com um fundo brilhante, como neste retrato:
O fundo em si permanece brilhante, mas o assunto principal fica bem exposto.
Por fim, recomendo que você use a medição pontual quando apenas o assunto principal conta. Se você estiver fotografando pássaros, a medição pontual garantirá que o pássaro esteja bem exposto. Isso é perfeito, porque capturar detalhes no pássaro provavelmente é tudo o que importa. O mesmo vale para outras fotografias da vida selvagem.
Esta cena é boa para medição pontual:
Contanto que você tenha certeza de que seu assunto está abaixo do círculo de medição pontual, você pode garantir que obterá uma foto bem exposta.
A medição pontual também funciona bem em situações em que o fundo afetará negativamente a cena. Portanto, se você tiver um plano de fundo brilhante, como o abaixo, a medição pontual é uma boa escolha:
Mas observe que a medição pontual mede apenas o centro do quadro. Portanto, se o seu assunto estiver se movendo, ele provavelmente não ficará no centro. É aí que eu recomendo que você volte para a medição avaliativa.
Post relacionado:Como usar o sistema de zonas para fazer melhores exposições Erros de medição
Mesmo que os medidores de câmera funcionem bem, eles ainda cometem erros.
É aí que você, como fotógrafo, tem que intervir.
Felizmente, os erros são bastante previsíveis.
Lembra como eu disse que os medidores da câmera visam tornar a cena um cinza neutro de 18%?
Bem, às vezes uma cena
não deveria ser 18% cinza. Se você estiver fotografando uma cena noturna, ela deve ser mais escura que 18% de cinza, porque você deseja retratar a cena como a vê. Se você estiver fotografando uma noiva em um vestido de noiva branco, a cena deve ser mais clara do que 18% de cinza, porque você quer retratar todos os tons de branco do vestido.
Veja esta cena:
Absolutamente
não ser 18% cinza. É uma cena de neve muito branca, e deveria ser exposta dessa forma. Então eu tive que superexpor para obter um bom resultado.
Como regra geral, os medidores de câmera superexpõem cenas muito escuras e subexpõem cenas muito claras. Isso é algo que você deve ficar atento. Esteja pronto para fazer alterações de exposição para compensar!
Se você estiver fotografando uma cena que deveria ser brilhante, considere aumentar a abertura ou aumentar a velocidade do obturador para permitir a entrada de luz extra.
Post relacionado:iluminação de alta intensidade x luz de baixa intensidade Se você estiver fotografando uma cena que deveria ser escura, considere diminuir a abertura ou diminuir a velocidade do obturador para deixar entrar menos luz.
E você terminará com uma exposição perfeita.
Modos de medição:conclusão
Quais são os melhores modos de medição para fotografia?
Espero que agora você saiba a resposta.
Porque escolher um modo de medição não precisa ser difícil. Basta considerar o tipo de foto que você está tirando e escolher o modo que funciona melhor!
Qual é o melhor modo de medição para fotografia de paisagem?
Eu recomendo usar o modo de medição avaliativa para fotografia de paisagem. A medição avaliativa leva em consideração grande parte da cena, o que é importante para acertar uma exposição que capture todos os detalhes.
Qual é o melhor modo de medição para esportes?
Eu recomendo usar o modo de medição avaliativa para esportes, porque ele tende a fornecer exposições consistentemente boas, especialmente quando você tem assuntos em movimento. No entanto, se o fundo for menos importante para você e seu assunto estiver no centro do quadro, a medição média ponderada central ou a medição pontual funcionarão.
Quais são os três modos de medição comuns nas câmeras?
Os três modos de medição comuns nas câmeras são medição média ponderada central, medição pontual e medição avaliativa (também conhecida como medição padrão e medição matricial). Algumas câmeras também têm algo conhecido como medição de padrão, que é muito semelhante à medição pontual.
Quando devo usar a medição pontual?
Você deve usar o modo de medição pontual quando se preocupa apenas em expor seu assunto principal – ou seja, quando o fundo simplesmente não importa. Este é frequentemente o caso quando você está fotografando pássaros ou animais selvagens; você vai querer expor adequadamente o pássaro, mas não é um problema se o fundo ficar muito claro ou muito escuro.
Quais são os diferentes modos de medição da câmera?
Antes de mais nada:um modo de medição informa à câmera como avaliar uma cena. Diferentes modos de medição resultam em diferentes exposições (ou seja, oferecem fotos mais claras ou mais escuras). Então você quer escolher o modo de medição que se adapta à cena. Existem três modos de medição encontrados na maioria das câmeras. Primeiro, há medição matricial/avaliativa . A medição matricial/matricial avalia a luz em cada parte do quadro . E a câmera escolhe a exposição que se encaixa em toda a cena. Este é o modo de medição padrão em muitas câmeras. Em segundo lugar, há medição pontual/parcial . As câmeras Nikon usam medição pontual, enquanto as câmeras Canon usam medição parcial. Mas eles são bem parecidos – eles avaliam a cena usando um pequeno ponto no centro do quadro. E assim sua câmera irá expor para um ponto no meio da cena. Por fim, há a medição central ponderada . A medição central ponderada é uma mistura de medição matricial/avaliativa e medição pontual/parcial. Ele avalia a cena inteira, mas dá prioridade à parte da cena no centro do quadro.
Como escolho o modo de medição adequado para minha situação?
Você deve usar a medição matricial/avaliativa como seu modo padrão . É bom para a maioria das situações e geralmente oferece a exposição mais uniforme. Você deve usar a medição pontual/parcial se o assunto estiver com muita luz de fundo ou se quiser muitos detalhes sobre o assunto, mas não se importa com o plano de fundo . O modo de medição pontual/parcial garantirá que seu assunto principal esteja bem exposto. Você deve usar a medição central ponderada se o assunto estiver em contraluz ou se o assunto for mais importante do que o restante do quadro, mas o assunto aparece bastante grande no quadro . Um assunto grande não será totalmente contabilizado com a medição pontual/parcial, portanto, a medição central ponderada pode ser necessária.