No último post, mostrei como uma câmera expõe uma foto. Neste post, vou passar pelos três controles de exposição:velocidade do obturador, abertura e ISO.
O gráfico imediatamente abaixo deve dar a você a essência, e há mais explicações abaixo. Depois de saber como cada um deles funciona, você estará no caminho certo para dominar sua câmera.
Quando você pressiona o botão do obturador em modo automático, a câmera determina a quantidade de luz necessária e define uma velocidade do obturador para obtê-la. Se houver muita luz disponível, como em um dia ensolarado, a câmera definirá uma velocidade rápida do obturador (pode ser de até 1/4.000 de segundo na maioria das câmeras).
Mas se não houver muita luz disponível para sua câmera, como no crepúsculo ou ao fotografar em ambientes fechados, a câmera pode ter que manter o obturador aberto por muito tempo para capturar luz suficiente para uma exposição adequada. Por "muito tempo" quero dizer algo normalmente como 1/16 - 1/2 de segundo, embora a câmera possa manter o obturador aberto por alguns segundos (a maioria das câmeras pode manter o obturador aberto por até 30 segundos).
O problema é que todos se movem levemente durante uma velocidade “longa” do obturador. Portanto, seu primeiro desafio como fotógrafo é garantir que a velocidade do obturador seja rápida o suficiente para que não haja desfoque ao mover a câmera enquanto o obturador estiver aberto. (Por enquanto, apenas mantenha a velocidade do obturador acima de 1/60 de segundo e você deve ficar bem.)
Depois de fazer isso, você pode começar a usar a velocidade do obturador de forma criativa. Por exemplo, você deve garantir que sua câmera use uma velocidade de obturador muito rápida para "interromper a ação" em fotos de esportes. Por outro lado, você pode querer uma velocidade do obturador ridiculamente lenta para deixar a água em movimento borrar. A velocidade do obturador acaba se tornando menos um problema a ser resolvido e mais uma escolha criativa.
Ao contrário do obturador, a abertura está sempre aberta. Mas você pode controlar o tamanho da abertura.
Por que você deseja alterar o tamanho da abertura? Você pode querer aumentar a abertura para deixar mais luz entrar na câmera. Se você dobrar o tamanho da abertura, você dobra a quantidade de luz que é permitida na câmera para uma determinada velocidade do obturador. Portanto, em uma situação de pouca luz, isso oferece uma maneira de adicionar luz à sua exposição sem recorrer a uma velocidade do obturador mais longa.
No entanto, isso tem um custo e está relacionado ao que é chamado de "profundidade de campo" de suas fotos. Vou explicar isso abaixo, mas o resultado é:quando você aumenta o tamanho da abertura, você diminui a profundidade de campo e vice-versa.
Aqui está a explicação rápida de "profundidade de campo". Vamos começar com o que você já sabe. Em geral, você já sabe como colocar uma coisa "em foco". Você provavelmente também sabe intuitivamente que quanto mais distante as outras coisas estiverem da coisa que está em foco, mais essas outras coisas ficarão fora de foco ou embaçadas. Às vezes, a queda entre “em foco” e “fora de foco” é muito rápida e dramática. Às vezes não é, e parece que toda a imagem está em foco. A “profundidade de campo” refere-se a quanto do resto da imagem (além do que você está focando) também é razoavelmente nítido. O tamanho da abertura é a força motriz por trás disso.
Aqui estão alguns exemplos rápidos para entender isso
Novamente, tente lembrar que quando você aumenta o tamanho da abertura, você diminui a profundidade de campo e vice-versa.
Como mencionado anteriormente, quando o obturador está aberto, a luz refletida pela lente é refletida no sensor digital para criar uma imagem. Mas você sabia que pode afetar a sensibilidade do sensor digital a essa luz? Você pode. A escala na qual essa sensibilidade é medida é chamada de "ISO".
Quando você deseja aumentar o ISO? Geralmente em situações de pouca luz em que você está tentando obter uma exposição sem diminuir a velocidade do obturador (para evitar desfoque) ou abrir a abertura (e, assim, diminuir a profundidade de campo). Aumentar seu ISO permite aumentar sua exposição sem alterar essas outras configurações. Isso pode realmente aumentar sua flexibilidade. Uma das coisas incríveis das câmeras digitais modernas é que elas podem atingir valores ISO ridiculamente altos, então isso é muito importante.
Mas não há almoço gratis. Aumentar o ISO cria artefatos na sua imagem chamados de "ruído digital". Estas são pequenas especificações aleatórias descoloridas em toda a sua imagem. Em ISOs baixos, geralmente há muito pouco ruído digital. A quantidade de ruído aumenta à medida que você aumenta o ISO e, em faixas ISO muito altas, o ruído digital realmente arruinará sua imagem.
O truque é manter o ISO alto o suficiente para que você tenha uma boa exposição sem uma velocidade de obturador lenta ou abertura muito ampla, ao mesmo tempo em que mantém o ISO baixo o suficiente para evitar ruído digital. É um ato de equilíbrio.
Quando você domina esses três controles - velocidade do obturador, abertura e ISO - você domina sua câmera. É tão simples assim. Na verdade, você pode argumentar que tudo na sua câmera além desses 3 controles são apenas sinos e assobios.
É por isso que os especialistas sempre querem tirar os iniciantes do modo Automático. Mas você não precisa entrar no modo Manual. Comece com o modo Programa, que permitirá que você faça alterações nos 3 controles de exposição com a câmera fazendo ajustes de compensação para garantir que sua exposição esteja sempre correta.
De qualquer forma, certifique-se de entender esses controles e tente usá-los para controlar a exposição. Você descobrirá que isso realmente ajuda a tirar fotos melhores.
Tecnologia eletrônica © [www.351231.com]