Um recente convertido para o modo manual perguntou sobre uma maneira simples de pensar sobre qual ISO usar.
Há muitas coisas que exigem energia mental quando você está fotografando, e a última coisa que você quer dedicar seu espaço cerebral é a configuração ISO. Então, aqui está uma maneira de simplificar as coisas que podem ajudá-lo se você estiver se acostumando a alterar manualmente suas configurações de exposição:
- ISO 200 – Use isso como sua configuração padrão. Muitos fotógrafos realmente tentam manter seu ISO em 100, mas, francamente, as câmeras modernas são tão boas em reduzir o ruído digital que não há muito sentido em usar um ISO mais baixo. Você também pode dar a si mesmo a parada extra de luz para trabalhar, já que o aumento do ruído será insignificante e, na maioria dos casos, completamente indetectável. Portanto, use a ISO 200 na maioria das vezes, especialmente em dias ensolarados.
- ISO 400 – em dias particularmente nublados, ou quando o sol está começando a se pôr, mude para ISO 400. Você ainda não deve ter problemas com ruído digital nesta configuração se estiver usando uma câmera DSLR decente ou sem espelho. Essa configuração ISO fornecerá mais luz para trabalhar quando a luz não for tão predominante.
- ISO 800 – use esta configuração ISO em um piscar de olhos. Em outras palavras, use esta configuração se estiver começando a escurecer, ou talvez você vá tirar uma foto dentro de casa. Eu não subiria mais do que isso se você puder evitar.
É claro que todas essas configurações pressupõem que você está segurando sua câmera com a mão. Se você tiver sua câmera em um tripé, coloque-a em ISO 100 e deixe-a lá, a menos que haja uma razão particularmente boa para alterá-la.
Isso deve simplesmente importar para você e permitir que você pense em outras coisas – como sua composição – quando estiver fotografando.