>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Entendendo a distância focal

O mundo da fotografia tem uma medida para dizer o quão “ampliado” ou “diminuído” você está. Chama-se “distâncias focais” e hoje vou explicar a escala e mostrar como funciona.

Por que você deveria dedicar um tempo para entender isso? Existem algumas razões:

  • isso ajudará você a entender quais lentes você precisa (todas as lentes são identificadas pela distância focal).
  • ajudá-lo-á com a sua composição à medida que compreende os efeitos de tirar fotografias a diferentes distâncias focais.

Vou começar dizendo qual é a distância focal, depois darei alguns exemplos e, finalmente, mostrarei como ela pode ser aplicada em sua fotografia.

O que é distância focal?

A aparência de perto ou de longe para você no visor é uma função de quão longe ou perto sua lente está do sensor digital. Oficialmente, a distância focal é "a distância em milímetros do centro óptico de uma lente até o sensor de imagem quando a lente está focada no infinito".

O que isso significa para você e para mim é que, se a lente estiver próxima do sensor, o ângulo de visão será amplo e haverá muitas coisas no quadro. Por outro lado, se a lente estiver longe do sensor, o ângulo de visão será estreito e você terá ampliado um assunto.

Aqui está um diagrama que mostra como funciona:


Exemplos de diferentes distâncias focais

Essa é a explicação oficial, e agora vou mostrar fotos tiradas em diferentes distâncias focais, que acho que serão a chave para você entender isso.

Confira essas fotos, que foram todas tiradas exatamente do mesmo local, com as lentes ampliadas ou reduzidas em graus variados. Coloco a distância focal da lente na parte superior.


Como você pode ver, quanto menor o número, maior o ângulo de visão.

Algo em torno de 50 mm se aproxima da visão humana. Qualquer coisa acima disso é chamada de “telefoto”. Figuras menores são chamadas de “grande angular”.

Espero que isso faça sentido para você agora. Agora que você entende a escala, quero explicar como isso se aplica à fotografia cotidiana.

Como as distâncias focais se aplicam à sua fotografia

Se você comprar uma lente "prime", ela será definida em uma determinada distância focal. Se você comprar uma lente "zoom", ela cobrirá uma variedade de distâncias focais. Nenhuma lente cobre todas as distâncias focais ou mesmo a maioria delas. A maioria das lentes cobre apenas uma faixa muito limitada de distâncias focais. Portanto, a primeira vez que você precisará pensar em distâncias focais é quando estiver comprando uma lente.

Como você pode esperar, distâncias focais diferentes funcionam melhor para coisas diferentes. Aqui estão algumas distâncias focais típicas comumente usadas para diferentes tipos de fotografia:

  • 200-400 mm – fotografia de vida selvagem, fotografia de esportes
  • 85 mm            – retratos
  • 50 mm            – aproxima a visão normal
  • 16 – 35 mm    – paisagens

Então considere que tipo de fotografia você fará antes de comprar uma lente.

Então você vai querer usar a lente para obter o melhor efeito. Algumas partes disso são óbvias. Você não pode simplesmente caminhar até um animal na natureza, então, se você estiver fazendo fotografia da vida selvagem, precisará de uma distância focal alta. E se você estiver fazendo fotografia de paisagem e quiser toda a cena em seu quadro, você vai querer usar uma distância focal baixa.

Mas há algo mais para você considerar. Ampliar algo não é a mesma coisa que realmente se aproximar de algo. Isso se deve a algo chamado "compressão", que faz com que as coisas no seu quadro pareçam mais próximas em distâncias focais mais altas.


Na próxima vez que você estiver tirando fotos, tente tirar duas fotos da mesma coisa. Para a primeira foto, aproxime-se muito do assunto e diminua o zoom. Para a segunda foto, afaste-se do assunto e amplie. O objetivo é garantir que a imagem cubra basicamente o mesmo campo de visão. Compare as fotos depois de ter feito isso e você verá duas fotos muito diferentes. Esse é o resultado da compressão.

As distâncias focais diferem de acordo com o tamanho do sensor

Portanto, temos um sistema bem organizado para medir distâncias focais, mas agora estou prestes a torná-lo mais complicado. É devido aos fatores de cultura causados ​​por sensores de diferentes tamanhos.

Como você deve se lembrar, se estiver familiarizado com nossa postagem sobre sensores de imagem, a mesma distância focal parecerá diferente se você tiver um sensor de imagem de tamanho diferente.


As medidas de distância focal sobre as quais falamos são para uma câmera de 35 mm. Como resultado, eles terão a mesma aparência em uma câmera digital “full-frame”. Isso faz sentido, já que um sensor full-frame tem exatamente o mesmo tamanho de um pedaço de filme de 35 mm. Portanto, se você estiver usando uma câmera digital com sensor full-frame, tudo o que discutimos até agora permanece inalterado.

Mas se você estiver usando um sensor de imagem menor, o sensor só poderá caber em uma parte menor da imagem, então ela parecerá mais "ampliada". Em uma câmera com sensor APS-C, algo filmado em 50 mm aparecerá mais próximo ou maior, mais como se você tivesse filmado em algo como 80 mm. Na verdade, o fator de corte para uma câmera com APS-C será de 1,5 ou 1,6, dependendo da marca. Você aplica esse fator à distância focal de suas lentes. Portanto, se você comprou uma lente de 50 mm e a colocou em sua câmera APS-C, ela filmará como uma lente de 80 mm em uma câmera full-frame.

Aqui está como funciona:



Não há nada inerentemente ruim em uma câmera com fator de corte. Basta aplicar o fator de conversão e você deve estar pronto.

Próximas etapas


Agora que você entende as distâncias focais, talvez nossas recomendações de lentes façam mais sentido.

Se você já tem uma lente, esperamos que isso ajude na sua composição.