>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Dominando a velocidade do obturador

Se você pretende elevar sua fotografia acima do nível dos instantâneos, uma das três coisas que você precisa dominar é a velocidade do obturador. Este artigo mostrará como fazer isso.

Há duas partes na velocidade do obturador; uma parte chata e uma parte divertida. A parte chata é que muitas vezes você só quer ter certeza de que a velocidade do obturador está dentro de um intervalo aceitável (ou seja, que é "rápido o suficiente"). Em outras palavras, apenas faça rápido o suficiente para não estragar sua foto.

Mas também há uma parte divertida da velocidade do obturador, que é onde você pode usar a velocidade do obturador criativamente para transformar sua foto em algo especial. Abordaremos ambos aqui.

Como funciona o obturador

A velocidade do obturador é o quão rápido ou lento a câmera opera para tirar uma foto. O ruído que você ouve quando sua câmera tira uma foto é o funcionamento do obturador. Você pode pensar que funciona instantaneamente, mas isso não é necessariamente verdade. O medidor da câmera determina quanta luz é necessária e, com base nas condições atuais, quanto tempo levará para deixar essa quantidade de luz entrar na câmera.

No caso de um dia ensolarado, a câmera só precisa abrir o obturador por uma pequena fração de segundo. Há muita luz para uma exposição. Muitas vezes, o tempo necessário é de apenas 1/500 de segundo ou até mais rápido (a maioria das câmeras vai tão rápido quanto 1/4000 de segundo). É por isso que parece para aqueles que não estão familiarizados com câmeras que a câmera tira uma foto instantaneamente.

Mas, às vezes, não há tanta luz, então a câmera precisa abrir o obturador por mais tempo para obter a luz necessária para uma exposição adequada. Nesses casos – como fotografar em ambientes fechados ou quando está escurecendo do lado de fora – o obturador abre por um longo período de tempo. Normalmente, ainda é uma fração de segundo – talvez algo como 1/30 de segundo – mas na verdade pode levar segundos inteiros ou até minutos! Muitas vezes, os novatos tentam tirar fotos com pouca luz e ficam surpresos ao descobrir que a imagem está embaçada. Isso ocorre porque a câmera abriu o obturador por um longo período de tempo e a câmera se moveu levemente durante a exposição (um fenômeno conhecido como “vibração da câmera”).

O intervalo de velocidades do obturador

Vamos falar agora sobre as velocidades do obturador que você pode usar. Para começar, aqui está um gráfico que é um bom resumo do que vamos falar neste post. Ele mostra toda a gama de velocidades do obturador disponíveis para sua câmera e como elas são normalmente usadas:


Tornar a velocidade do obturador rápida o suficiente

Muitas vezes, quando se trata de velocidade do obturador, você não está realmente tentando fazer nada criativo com sua foto. Em vez disso, você está apenas tentando garantir que não estrague tudo.

Se você estiver usando um tripé ou algum meio de suporte, você realmente não precisa se preocupar com isso. Mas se você estiver segurando sua câmera, isso é definitivamente algo para se preocupar. Você precisa ter certeza de que a velocidade do obturador é rápida o suficiente para que a "vibração da câmera" natural não seja um fator. Infelizmente, não há uma velocidade mínima do obturador definida para todas as ocasiões porque a trepidação da câmera aumenta quanto mais você amplia sua imagem (ou seja, aumenta o zoom).

Uma espécie de “regra” foi desenvolvida para ajudá-lo a determinar uma velocidade mínima do obturador. É a chamada “Regra Recíproca”. Essa regra diz que a velocidade mínima do obturador deve ser pelo menos a recíproca da distância focal. Se você é como eu, isso soa muito como matemática. Espero que seus olhos não fiquem vidrados porque é realmente muito simples. Você apenas pega sua distância focal, coloca um "1" acima dela e pronto:essa é sua distância focal mínima.

Em outras palavras, se sua foto for de 40 mm, basta colocar um 1 acima de 40 e, portanto, sua velocidade mínima do obturador é 1/40 do segundo. Se a sua foto for de 200 mm, a velocidade mínima do obturador será de 1/200 de segundo. Faz sentido? Caso contrário, você pode recorrer à simplificação que estabeleci em um artigo anterior.

Lembre-se de que a Regra Recíproca é o mínimo! Eu já disse isso antes, mas vale a pena repetir, se você deseja tirar uma foto realmente nítida e nítida, não há nada que você possa fazer para ajudar sua causa mais do que ter uma velocidade rápida do obturador. Nesse caso, faça o mais rápido possível.

Ok, isso não foi tão ruim, foi? Acabamos com a parte chata. Agora vamos ver alguns usos criativos para a velocidade do obturador. Primeiro, falaremos sobre usos criativos para velocidades de obturador muito rápidas, depois abordaremos velocidades de obturador mais lentas.

Trabalhar com uma velocidade rápida do obturador.

Se você quiser pegar uma cena de esportes exatamente na hora certa, ou pegar um beija-flor voando, ou apenas pegar seus filhos que, exceto no momento certo, é preciso mais do que tempo preciso. É preciso uma velocidade de obturador precisa para garantir que você capture o momento exato sem qualquer desfoque.

O borrão da câmera não é criado apenas por você mover a câmera. Também pode ser criado pelo movimento do seu assunto. E às vezes seu assunto está se movendo muito, muito rápido. Nessas situações, você precisa garantir que a velocidade do obturador seja muito rápida para que o assunto não se mova enquanto o obturador estiver aberto. Se você estiver usando uma velocidade do obturador de 1/4.000 de segundo, até mesmo um carro de corrida em alta velocidade ficará "congelado".


Tente manter a velocidade do obturador igual ou superior a 1/500 de segundo quando precisar “parar a ação”. Há algumas maneiras de fazer isto:

1. Abra a abertura: Certifique-se de que a abertura da sua câmera está aberta. Se você fizer isso no modo automático, a câmera aumentará automaticamente a velocidade do obturador. Se você fizer isso no modo Manual, isso permitirá aumentar a velocidade do obturador. Normalmente, em uma foto de “ação congelada”, você está tentando isolar um assunto em particular, portanto, uma profundidade de campo rasa criada por uma grande abertura não será um problema.

2.  Aumente o ISO: Se você precisar de mais luz, aumente seu ISO. Cada parada de ISO que você adiciona permite dobrar a velocidade do obturador. Você pode sentir uma resistência interna em empurrar seu ISO muito alto porque está preocupado em adicionar ruído digital à sua foto, mas se você não colocar o ISO alto o suficiente para obter a velocidade rápida do obturador para “congelar a ação”, a foto está arruinado. Não economize aqui, mesmo que tudo pareça bem no seu LCD. Já fiz isso muitas vezes, só para colocar as fotos no monitor do computador e ver que estão borradas.

Use esta técnica sempre que estiver filmando o seguinte:

  • esportes 
  • animais em movimento 
  • automobilismo 
  • ação rápida
  • gotas de água congelando em movimento

Trabalhar com uma velocidade do obturador lenta.

Uma velocidade de obturador super lenta pode realmente tornar sua foto nas circunstâncias certas. Alguns exemplos típicos envolvem água ou luzes em movimento.

Se você viu uma foto com um oceano ou lago que parece totalmente plano, você pode apostar que isso foi feito usando uma velocidade de obturador muito longa que efetivamente borrou a água.


As luzes traseiras listradas são outro exemplo típico de velocidade lenta do obturador. Onde você vê luzes listradas (como na imagem abaixo), o fotógrafo está segurando o obturador da câmera por tempo suficiente para que o carro se mova inteiramente pela imagem. A câmera capta as luzes brilhantes o tempo todo em que estão se movendo para a imagem e aparece como uma longa faixa.


Não é preciso dizer que os tipos de fotos vão exigir um tripé. Se você estiver fotografando à noite, a escuridão predominante pode facilitar a obtenção de uma velocidade de obturador longa. Em outras palavras, o medidor da câmera verá que não há muita luz disponível e exigirá uma velocidade de obturador longa para permitir a entrada de luz suficiente na câmera para fazer uma exposição adequada.

Durante o dia, no entanto, pode ser necessário tomar medidas drásticas para obter uma velocidade mais lenta do obturador. O medidor da câmera detectará que há muita luz disponível, por isso exigirá uma velocidade rápida do obturador. Para usar uma velocidade do obturador mais lenta durante o dia, você precisa alterar outras configurações ou restringir a quantidade de luz que é permitida na câmera. Aqui estão os passos a seguir:

  1. Coloque sua câmera no tripé e verifique sua exposição. Se a velocidade do obturador for longa o suficiente, o que pode acontecer se você estiver fotografando à noite, está tudo pronto.
  2. Se você precisar diminuir a velocidade do obturador, precisará fazer alterações de compensação no ISO e na abertura. Primeiro coloque o ISO o mais baixo possível. Na maioria das câmeras, isso é ISO 100. Se isso não permitir que você defina a velocidade do obturador suficientemente lenta, feche a abertura para a menor configuração (o número f-stop mais alto, que é algo como f/22 em muitas lentes).
  3. Se as alterações acima não permitirem uma velocidade do obturador lenta o suficiente, e talvez não se você estiver fotografando em um dia ensolarado, você precisará tomar medidas ainda mais drásticas . Isso vai significar filtros, provavelmente um filtro de densidade neutra. Estes vêm em uma variedade de pontos fortes e restringem a quantidade de luz que entra em sua câmera. Se você não tiver um, pode usar um polarizador se tiver um, que normalmente restringe a luz em 2 pontos.

Próximas etapas

Ok, agora mostramos como manter a velocidade do obturador em um intervalo adequado ao fotografar e também explicamos como obter alguns efeitos interessantes de diferentes comprimentos de velocidade do obturador. Então, agora que você tem um entendimento, o que você deve fazer a seguir?

Primeiro, pratique um pouco. Nada extraordinário, apenas o suficiente para se sentir confortável em fazer as alterações na velocidade do obturador (e as alterações de compensação na abertura e ISO se você estiver fotografando no modo Manual).

Então, quando estiver pronto, passe para dominar a Abertura e a profundidade de campo de suas fotos.

Artigos relacionados

  • Controlar a exposição
  • Compreendendo a abertura e a profundidade de campo
  • Compreendendo e usando ISO para obter ótimas fotos