>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

10 chaves para o uso bem-sucedido do tripé

Usar um tripé abre um mundo de possibilidades. Ele permite que você use velocidades de obturador mais lentas do que você seria capaz de usar. Você pode borrar a água em ondas ou cachoeiras. Você pode criar trilhas de estrelas. Ou você pode apenas certificar-se de que seu tiro é nítido.


Mas, para isso, você deve conhecer as maneiras de usar melhor seu tripé. Não é que o básico do tripé seja complicado. Usar um tripé é simples:basta conectar sua câmera à cabeça e apontar para o assunto.

Mas se você não for cuidadoso, poderá estragar ótimas fotos. Lembre-se de que você pode ter o obturador aberto por 30 segundos ou mais (às vezes muito mais), portanto, certifique-se de que a câmera permaneça absolutamente imóvel durante esse tempo. Pode ser mais fácil falar do que fazer às vezes, por exemplo, em ventos fortes ou terreno instável.

Então, este artigo mostrará 10 dicas para aproveitar ao máximo o uso do tripé.

Certifique-se de que seu tripé esteja estável

Primeiro, vamos nos certificar de que seu tripé é bom e estável. As primeiras quatro dicas se concentrarão em ajudá-lo a fazer isso.

1. Não use a coluna central

Ao definir a altura do tripé, defina-o na altura desejada sem usar a coluna central. O uso da coluna central é notório por adicionar instabilidade.


Observe que quando você estende as pernas do tripé, elas se estendem em 3 direções. Estender as pernas dessa forma inerentemente leva à estabilidade. Estender a coluna central, no entanto, faz o oposto. Ele apenas vai direto para cima e move sua câmera para longe da base estável. Portanto, defina a altura usando as pernas – não a coluna central.

Há momentos em que sua foto em particular pode exigir mais altura do que estender as pernas do seu tripé. Nesse caso, onde a escolha é estender a coluna central e obter o tiro, ou não estender a coluna central e não obter o tiro, então, por todos os meios, pegue o tiro. Mas tente não usar a coluna central de outra forma.

2. Use as partes gordas das pernas primeiro

Se você não estiver colocando o tripé em sua altura máxima, você tem a opção de estender as pernas na parte gorda (mais perto da cabeça do tripé) ou na parte estreita , parte fina (próximo aos pés do tripé). Estenda a parte gorda das pernas.

As partes gordas das pernas do tripé são mais substanciais e, portanto, um pouco mais estáveis.

3. Deixe as pernas abertas

A maioria dos tripés permite que você defina a largura desejada para as pernas. Quanto mais largas as pernas, maior a estabilidade. Portanto, se você não estiver ajustando seu tripé na altura máxima, você também pode ajustar as pernas mais largas.

Talvez você não precise se preocupar com isso em um dia calmo, onde não há vento empurrando o tripé. Mas colocar as pernas mais largas pode salvar sua foto em dias de vento.

Essa técnica também permite que você se abaixe no chão, o que geralmente é fundamental para boas fotos de paisagens.

4. Use colar de tripé para lentes longas

Você quer que a parte mais pesada do seu equipamento de câmera fique bem em cima do tripé. As lentes longas são pesadas e se você deixá-las penduradas na lateral do acessório do tripé, isso pode causar instabilidade. O peso também pode fazer com que a câmera caia um pouco em uma longa exposição, o que arruinará sua foto.


Para evitar isso, use o “colarinho de tripé” que vem com a maioria das lentes longas. O colar do tripé é um local para prender a lente – não a câmera – ao tripé. Prenda a lente ao tripé usando este colar e deixe a câmera pendurada na parte de trás.

Evite vibrações e outros movimentos

Agora que você tem um bom tripé estável configurado, você deseja evitar qualquer vibração associada à captura das fotos. Aqui estão 3 dicas para fazer isso:

5. Use uma versão do obturador remoto

Este dispositivo é essencialmente um controle remoto para sua câmera, para que você não a agite pressionando o botão do obturador. Eles vêm em versões com ou sem fio. Eles são muito baratos se você não comprar as versões Canon ou Nikon.

Recomendo que você mantenha uma versão com fio para uso diário. Já tive vários e todos funcionaram perfeitamente.

Mas mantenha uma versão sem fio para aqueles momentos em que você quer estar na foto e não quer ter que usar o cronômetro com a correr atrás da câmera e depois na frente dela a câmera que isso necessariamente implica.

6. Bloqueio de espelho

Se você estiver fotografando com uma DSLR, há sempre a preocupação de que a inversão do espelho ao acionar o obturador criará uma leve vibração que adicionará um elemento de desfoque ao suas fotos.

Felizmente, muitas DSLRs têm uma função de “bloqueio do espelho”, na qual o espelho é definido para a posição “para cima” antes da tomada. Dessa forma, quando você tira a foto, não há movimento do espelho e, portanto, nenhuma vibração.

Se você configurar sua câmera para travar o espelho, tirar a foto exigirá dois toques no botão de liberação do obturador. A primeira vez que você pressioná-lo, o espelho está travado. A segunda vez que você pressioná-lo tira a foto. Normalmente, espero alguns segundos entre o primeiro e o segundo acionamento do botão para permitir que quaisquer vibrações saiam.

Se você estiver fotografando em Live View, seu espelho já está bloqueado, então você não precisa se preocupar com isso.

7. Certifique-se de que os controles do tripé estão apertados

Se suas configurações não estiverem apertadas, o peso da câmera e da lente pode causar um pouco de queda ou deslizamento durante a foto.

Isso pode não ser um grande problema se a velocidade do obturador for de 1/4 de segundo, mas se a exposição for superior a alguns segundos, pode causar problemas. Essa ligeira queda irá desfocar a imagem e talvez arruiná-la. Apenas uma rápida verificação de seus controles garantirá que isso não aconteça com você.

Lidando com os elementos

Usar tripés para fotografia ao ar livre significa necessariamente que você está em meio aos elementos. Solo plano e duro em um dia sem vento não causará problemas, mas com muita frequência você se encontra em uma ladeira, em terreno instável, enfrentando ventos fortes. As dicas finais deste artigo foram elaboradas para ajudá-lo a lidar com esses elementos complicados.

8. Anexar algum peso

Já falamos sobre estabilizar o tripé mantendo as pernas largas e não usando a coluna central. Ocasionalmente, você se encontrará em ventos fortes que exigem medidas mais extremas. Às vezes, os ventos são fortes o suficiente para arruinar sua foto. Mas também há alguns momentos em que os ventos serão fortes o suficiente para soprar sobre seu tripé e causar uma catástrofe!

Uma boa maneira de adicionar estabilidade ao seu tripé é adicionar algum peso a ele. Na parte inferior da coluna central, alguns tripés possuem um gancho. Você pode prender a bolsa da câmera nesse gancho para adicionar peso a ela. Se o seu tripé não vier com um gancho, você pode adicionar um.

Esta medida adicionará estabilidade à sua foto e também evitará que seu tripé exploda.

9. Cinta

Como mencionado acima, principalmente nas costas e nas montanhas, você pode enfrentar ventos extremamente fortes. Ocasionalmente, uma rajada será forte o suficiente para soprar sobre seu tripé se você não tomar cuidado. Espalhar as pernas e prender o peso quase sempre será suficiente para neutralizar essa força. Mas você pode ter milhares de dólares em equipamentos fotográficos em risco, então você não pode ser muito cuidadoso.

Você pode segurar seu tripé ou câmera, mas isso pode causar vibrações durante a foto. Então, basta prender a alça da câmera no pulso enquanto tira a foto. Dessa forma, se você pegar uma rajada de vento particularmente forte, a câmera estará conectada a você e você poderá salvá-la.

Isso também evitará que a alça da sua câmera balance ao vento.

10. Aprofundar

Quando você se deparar com areia ou terreno instável, cave empurrando os pés do tripé no chão.

Quando estiver na areia, faça muito isso. Quando estou na areia, normalmente empurro o tripé o máximo que posso, às vezes um pé na areia. Então deixe uma ou duas ondas passarem e empurre-a um pouco mais. Depois disso, você pode ter certeza de que seu tripé está estável, mesmo que as ondas toquem a base do tripé.

Obviamente, é preciso ter cuidado ao fazer isso para não molhar a câmera.

Conclusão

Estas dicas ajudarão você a maximizar o benefício do seu tripé. Individualmente, os efeitos podem ser minúsculos, mas coletivamente, eles se somam. E na fotografia, muitas vezes o caso entre uma ótima imagem e uma imagem muito boa é uma série de ajustes e mudanças muito pequenos. Experimente-os na próxima vez que você usar seu tripé.