Se você já possui o Lightroom e não vai comprar nenhum outro software HDR, ainda pode aplicar algum processamento HDR às suas fotos.
O Lightroom possui um recurso HDR integrado. Não se fala muito porque:
- não é muito bom, e
- você tem pouco controle sobre o resultado.
Na verdade, não vou adoçar isso:o Lightroom HDR é terrível. Você provavelmente seria melhor apenas fazer uma edição básica do Lightroom em uma de suas fotos entre colchetes e usá-la.
Por que estou escrevendo sobre isso? Apenas porque é uma opção se você já possui o Lightroom e não deseja obter nenhum outro software HDR. O Lightroom fará o processamento básico de HDR e permitirá que você edite a foto ainda mais a partir daí. Além disso, é algo para ficar de olho porque a Adobe tem o hábito sorrateiro de fazer adições terríveis aos produtos, mas depois melhorá-los ao longo do tempo. O HDR no Lightroom pode um dia se tornar uma boa alternativa para o processamento HDR.
Como usar o Lightroom HDR
Com isso dito, vamos ver como você cria uma imagem HDR usando o Lightroom. O mapeamento de tons no Lightroom é muito fácil. Você apenas seleciona as fotos, deixa o Lightroom executar seu mapeamento de tons (esteja avisado:é muito lento) e, em seguida, o Lightroom envia a foto de volta à sua Biblioteca do Lightroom. Há literalmente cerca de 4 cliques em todo o processo. Aqui estão os passos para fazê-lo:
1. Selecione suas fotos
Primeiro, você precisa selecionar as fotos que deseja que o Lightroom mapeie. A maneira mais fácil é selecionar as fotos no módulo Biblioteca, clicar com o botão direito do mouse e selecionar Photomerge do que selecionar HDR. Você também pode acessar o menu suspenso na parte superior, selecionar foto, Photomerge e HDR. de qualquer forma fará com que o Lightroom comece a processar suas fotos.
2. Mapa de tons das fotos
O Lightroom começará a processar suas fotos imediatamente. Como você pode ver na tela resultante, você tem muito poucas opções para controlar o resultado:
Existem apenas duas opções para você verificar quando o Lightroom processa sua imagem:Auto Align e Auto Tone.
- Alinhamento automático: Deixar esta caixa marcada faz com que o Lightroom alinhe suas imagens para você. Você quase sempre desejará que o Lightroom alinhe suas imagens, portanto, deixe essa caixa marcada.
- Tom automático: A próxima caixa permite que você decida se o Lightroom deve aplicar o processamento à foto. Deixe esta caixa desmarcada. Se você aplicá-lo, o Lightroom aplica algum “processamento”, mas geralmente não parece muito bom. De qualquer forma, se você deixar essa opção marcada, descobrirá quando colocar a imagem de volta no módulo Revelação que tudo o que o Lightroom fez foi mover os controles deslizantes para você (principalmente reduziu os realces e aumentou as sombras). Você pode fazer isso sozinho e melhor.
3. Importar de volta para o Lightroom (automático)
Quando o Lightroom for concluído, basta clicar em Mesclar e ele criará a imagem mapeada de tom e importará automaticamente o arquivo para sua biblioteca do Lightroom. A partir daí, você pode editá-lo como quiser no Lightroom, Photoshop ou outro software de edição de fotos.
Resumo importante
Não espere milagres deste programa quando se trata de HDR. É provavelmente o pior software de processamento HDR disponível e oferece o menor controle sobre suas fotos. Mas se você já possui o Lightroom e nenhum outro software HDR, isso ajudará você a começar. Você pode comprar software adicional mais tarde ou esperar que a Adobe melhore este produto, como eles certamente farão.
Artigos relacionados
Agora que você terminou este artigo, provavelmente entende que o Lightroom HDR provavelmente não é a resposta para você. Portanto, aqui estão alguns artigos adicionais relacionados à faixa dinâmica e HDR:
- Compreendendo o alcance dinâmico (e evitando realces e sombras pretas)
- Uma introdução ao HDR
- Criando fotos HDR realistas usando o Photoshop
- Criando fotos HDR realistas usando o Photomatix Pro
- Comprando um filtro de densidade neutra graduada