>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Dimensionando corretamente suas fotos para a Web


Muitos de nós postamos nossas fotos na web, e muitas vezes surge a questão de qual tamanho fotos devem ser usadas. Se você postar fotos com tamanhos de arquivo muito grandes, seu site ficará atolado e deixará os usuários (e os mecanismos de pesquisa) insatisfeitos. Ao mesmo tempo, você deseja que suas fotos tenham a melhor aparência possível.

Tenho boas notícias – a resposta é bem simples. No entanto, isso dependerá de onde você está enviando suas fotos. Muitas vezes, você não precisará redimensioná-los e, quando fizer isso, o processo é fácil. Neste artigo, mostrarei o que você precisa saber sobre como redimensionar suas fotos e, para as ocasiões em que precisar redimensioná-las, mostrarei como fazer isso no Photoshop e no Lightroom.

Enviando para uma Galeria da Web


Se você estiver publicando suas fotos em uma galeria da Web oferecida por um serviço como SmugMug, SquareSpace ou mesmo Flickr, não precisa se preocupar em redimensionar suas fotos. O serviço irá redimensionar as fotos para você. Basta fazer o upload dos maiores arquivos JPEG que você possui para o site. O serviço irá redimensioná-las para você e até criará fotos de tamanhos diferentes para uso como imagens em miniatura e para uso em dispositivos móveis.

O mesmo vale para sites de mídia social como Facebook e Instagram. Eles irão redimensionar a foto reduzindo-a bastante (muitas vezes muito mais do que você gostaria). Basta fazer upload de JPEGs de tamanho normal e tudo ficará bem.

Se você estiver fazendo upload para um desses serviços, o que eu recomendo fazer, você nunca precisará pensar em redimensionar suas fotos para a web. Eu pessoalmente carreguei minhas fotos no SmugMug por anos e nunca pensei em redimensionar minhas fotos. Eu não precisava, até começar a usar o WordPress para este site.

Enviando para seu próprio site


Se você estiver criando seu próprio site, inclusive usando uma plataforma de blog como o WordPress, precisará redimensionar suas fotos. Os tamanhos de arquivo dos JPEGs que saem de sua câmera (não importa qual câmera você esteja usando) serão muito grandes e sobrecarregarão seu site.

Quão pequeno você deve tornar os arquivos para o seu site? Provavelmente muito menor do que você pensa. Existem duas variáveis ​​que você controla (e mostrarei como controlá-las mais adiante neste artigo):
  • o tamanho – medido em pixels; e
  • a qualidade – medida em porcentagem.

Primeiro, mostrarei como determinar o tamanho e a qualidade adequados da sua imagem, então mostrarei como proceder para configurar eles.

1. Tamanho


Para determinar o tamanho adequado da sua imagem, a primeira coisa que você deve fazer é determinar a largura da área de conteúdo do seu site. Isso pode exigir algumas escavações de sua parte, pois sites diferentes têm larguras diferentes. Por exemplo, neste site, minha área de conteúdo principal para artigos tem 1024 pixels de largura. Portanto, não faz sentido ter fotos mais amplas do que isso. Então, imediatamente eu sei que devo reduzir todas as fotos para não mais que 1024 pixels de largura.

Outros sites usarão áreas de conteúdo menores, geralmente porque incluem barras laterais e outras áreas de conteúdo. Por exemplo, eu escrevo para a Digital Photography School e sua área de conteúdo principal tem 750 pixels de largura (até recentemente tinha apenas 600 pixels de largura). Portanto, o DPS não usa imagens com mais de 750 pixels de largura.

Lembre-se que estes são máximos. Você pode querer sua imagem menor do que a área de conteúdo real. Nesse caso, apenas decida qual porcentagem da área de conteúdo você deseja que a imagem preencha e defina o tamanho com base na porcentagem dessa área de conteúdo.

2. Qualidade


Depois de decidir o tamanho da imagem, você ainda pode controlar a qualidade configuração, que determinará ainda mais o tamanho da imagem. Reduzir a porcentagem de qualidade reduz o tamanho do arquivo, o que é bom. Os efeitos de reduções leves a moderadas na qualidade não são perceptíveis.

Além disso, uma redução na porcentagem de qualidade resultará em uma redução percentual maior no tamanho do arquivo. Em outras palavras, diminuir a porcentagem de qualidade em 5% (digamos, de 100% para 95%) resultará em muito mais do que uma redução de 5% no tamanho do arquivo. Cada redução de 5% na qualidade reduz o tamanho do arquivo em cerca de 15%, embora essa redução diminua quanto mais você reduz a qualidade.

Quanto você deve diminuir a porcentagem de qualidade de suas imagens? Não há nenhuma regra definida aqui, você só tem que usar seu próprio julgamento.

Como um guia para você, o pessoal da Escola de Fotografia Digital – que sabe uma coisa ou duas sobre como dimensionar fotos – só permite fotos em seu site de até 200 kilobytes (KB). Mesmo depois de reduzir o tamanho da imagem para 750 pixels em seu lado longo (seu tamanho máximo), muitas vezes tenho que reduzir a qualidade da imagem para algo entre 70 e 90% para obter o tamanho do arquivo abaixo de 200 KB.

Eu sou mais indulgente no meu próprio site porque não tenho o volume de fotos (ou tráfego) que o DPS tem, permito que minhas fotos sejam um pouco maiores. Ainda assim, tento mantê-los em torno de 200 KB e nunca os deixo passar de 450 KB. Acho que minhas páginas ainda abrem muito rápido dessa maneira.

Novamente, não existe uma regra rígida e rápida com porcentagens de qualidade. Vou ter alguns exemplos abaixo que lhe darão uma idéia de como seus arquivos podem ficar depois de terem sido reduzidos. Acho que você ficará surpreso com a pouca diferença que verá nos arquivos reduzidos.

3. Tamanho do arquivo


O ponto principal é que as fotos que você publica na web devem ser medidas em kilobytes (KB) e não megabytes (MB) quando são postados na web. O arquivo Raw típico que sai da minha câmera tem cerca de 24 MB e, mesmo quando eu converto o arquivo para JPEG, ele ainda tem rotineiramente 7 a 10 MB. É caminho muito grande para um arquivo da web. Não lhe faz bem, e atola seu sistema.

Exemplos


Como exemplo do que estou falando nesta página, abaixo estão algumas versões diferentes da mesma imagem.

Grande x Extra Grande


Primeiro, como ponto de partida, o topo desta página é uma foto que tirei recentemente na Torre Pines State Natural Area, na Califórnia. Redimensionei a imagem para caber na área de conteúdo deste site, que tem 1024 pixels de largura. Além disso, também reduzi a configuração de qualidade para 80%. Isso resultou em um tamanho de arquivo de 450 kilobytes.

Para fins de comparação, também postei a mesma foto abaixo, mas duas vezes maior. Esta imagem tem 2048 pixels de largura e mantive a configuração de qualidade em 100%. Isso resultou em um arquivo de 3,8 MB, que é cerca de 8 vezes maior que o tamanho da imagem na parte superior da tela.

Dê uma olhada nas duas fotos. (Sei que não estão lado a lado, mas terei um exemplo desses abaixo). Você pode dizer muita diferença entre a imagem abaixo e a que está na parte superior da tela? Eu estou supondo que você não pode.



O tamanho aumentado em pixels obviamente não faz nada por você. A largura da tela é de apenas 1024 pixels, portanto, ter a imagem mais larga não é bom. A porcentagem aumentada também não ajuda. Como uma demonstração adicional disso, vamos verificar a mesma imagem em diferentes configurações de qualidade.

Diferentes configurações de qualidade


Agora vamos ver outro exemplo, desta vez usando imagens que estão lado a lado. As 4 fotos abaixo são exatamente do mesmo tamanho, mas de qualidade muito diferente. Especificamente, cada uma das imagens abaixo tem 512 pixels de largura, mas tem uma configuração de qualidade de:
  • Configuração de qualidade de 100% (arquivo de 234 KB)
  • Configuração de qualidade de 80% (arquivo de 115 KB)
  • Configuração de qualidade de 60% (arquivo de 70 KB)
  • Configuração de qualidade de 40% (arquivo de 44 KB)

Eu os misturei. voce pode dizer qual é qual? Depois de ter seu palpite, compare-o com a resposta na legenda abaixo.

Você conseguiu determinar qual era qual? Se você é como eu, você não poderia. Não vejo muita diferença nessas fotos.

No entanto, o menor deles é apenas 25% do tamanho do arquivo da maior imagem. Portanto, o ponto de tudo isso é que você provavelmente não precisa se preocupar muito em reduzir o tamanho do arquivo de suas imagens antes de publicá-las na web.

Com isso em mente, vamos ver como você redimensiona suas fotos.

Como redimensionar suas fotos


Quando você precisa redimensionar suas fotos, como você faz isso? Isso depende de qual software você está usando. Tanto o Photoshop quanto o Lightroom farão um bom trabalho nisso, e você não precisa de nenhum software de redimensionamento separado.

Veja como fazer isso em cada programa:

Redimensionando fotos no Photoshop


Em Photoshop. use o recurso Salvar para a Web. Ele permitirá que você defina os comprimentos exatos de pixel dos lados da sua imagem e também permitirá que você defina a porcentagem de qualidade da maneira que desejar.

No menu Arquivo, selecione Salvar para a Web. Aparecerá uma caixa de diálogo que permitirá definir o tamanho e a qualidade da imagem:



Os ajustes de tamanho da imagem estão na parte inferior. Basta definir a largura ou a altura para o comprimento desejado e o outro lado mudará automaticamente para um comprimento correspondente. O tamanho do arquivo aparecerá no canto inferior esquerdo. Ajuste a configuração de qualidade no canto superior direito até que o tamanho do arquivo seja o desejado.

O processo é fácil e você tem total controle sobre ele. A única limitação é que você precisa redimensionar cada imagem individualmente. O Lightroom funciona de maneira um pouco diferente e permite processar várias fotos de uma só vez.

Redimensionando fotos no Lightroom


No Lightroom, você usará a função Exportar para redimensionar suas fotos. Para abrir a função Exportar, clique com o botão direito do mouse, selecione Exportar e selecione Exportar novamente. A seguinte caixa de diálogo será exibida:

No Lightroom, você pode definir o tamanho da imagem definindo a largura, a altura ou ambos. Você também pode definir em pixels, polegadas ou centímetros.

Quando se trata de determinar o tamanho do arquivo, o Lightroom permite que você faça isso de duas maneiras:
  • definindo um limite específico para o tamanho do arquivo ou
  • definindo a qualidade (como porcentagem, como no Photoshop).

Mas você não pode fazer as duas coisas. Você escolhe o tamanho ou a qualidade do arquivo.

Depois de clicar em Exportar, o Lightroom criará uma nova cópia da imagem em qualquer pasta que você designar.

Nenhum dos programas é melhor que o outro no redimensionamento de fotos. Basta usar o que você se sentir mais confortável. Em ambos os casos, redimensionar suas fotos é simples e será muito fácil depois de fazer isso uma ou duas vezes.

Conclusão


Neste ponto, você deve ter uma boa ideia de como redimensionar suas fotos e quão pequenos devem ser os arquivos ao postar na web. Para reforçar isso – e simplesmente coisas – o processo explicado neste artigo pode ser resumido em algumas etapas:
  • Determine se você ainda precisa se preocupar em redimensionar suas imagens. Se você estiver usando o SmugMug, SquareSpace, Flickr ou outro serviço para postar suas fotos na web, não o fará. Basta publicá-los como estão e seu provedor de serviços cuidará de tudo para você. Mas se você estiver criando seu próprio site ou site WordPress, precisará dimensionar adequadamente suas imagens.
  • Se você precisar redimensionar suas imagens, determine o tamanho (em pixels) de sua imagem com base no tamanho do contêiner em seu site e em quanto desse contêiner você deseja que a imagem preencha.
  • Use a função Salvar para a Web no Photoshop ou a função Exportar no Lightroom para redimensionar a imagem, começando definindo o tamanho determinado na etapa 2.
  • Defina uma porcentagem de qualidade para reduzir ainda mais o tamanho do arquivo da imagem (ou você pode usar o tamanho máximo do arquivo no Lightroom). Tente manter o tamanho da imagem em cerca de 250 KB no máximo.
  • Não tenha medo de usar porcentagens de qualidade tão baixas quanto 50%.

Esse processo deve resultar em suas fotos com boa aparência em seu site, mas não atrapalhando.