>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Em defesa do “chimping”


Se você está apenas começando na fotografia, então o que estou prestes a lhe dizer neste artigo parecerá a coisa mais óbvia do mundo. Na verdade, parecerá banal e estúpido. Mas se você está fotografando há algum tempo, pode ter sido exposto a uma filosofia que acho prejudicial à sua fotografia. Essa filosofia é que você não deve olhar para o LCD da sua câmera depois de tirar uma foto. Na verdade, já vi fotógrafos recomendando a gravação no LCD.

Olhar para suas fotos na parte de trás de sua câmera é descartado por alguns no mundo da fotografia como “chimpanzé”. Diz-se que a palavra “chimping” vem de um som “ooh ooh” que alguns fotógrafos supostamente fazem quando veem uma imagem particularmente boa na parte de trás de sua câmera.

Na minha opinião, este conselho é ridículo. Não só é aceitável olhar para o LCD da sua câmera, você deveria estar olhando para a parte de trás de sua câmera depois de quase todas as fotos. Você pode ver imediatamente o impacto das alterações em suas configurações e composição. Você pode ajustar enquanto ainda há tempo para fazê-lo. Isso faz de você um fotógrafo melhor. Francamente, “chimping” nem deveria ser uma palavra.

Portanto, neste artigo, quero lhe dar algumas razões para ignorar este conselho sobre não olhar para a parte de trás da sua câmera.


Benefícios do LCD


Vamos começar dando uma rápida olhada nas vantagens oferecidas pela tela LCD – um dos maiores avanços na tecnologia de câmeras nos últimos 20 anos. Na verdade, o LCD pode ser o principal benefício da fotografia digital em oposição ao filme.

Com o LCD na parte traseira da câmera, você obtém feedback instantâneo sobre suas fotos. Isso é óbvio, certo? O que pode não ser óbvio é até que ponto olhar para o LCD beneficia quase todas as áreas da sua fotografia. Isso é verdade mesmo para fotógrafos avançados que podem pensar que têm uma boa ideia do que o LCD vai mostrar a eles.

Vamos dar uma olhada em algumas das áreas-chave.

#1 – Vendo a composição


O LCD é extremamente importante na área de composição porque a fotografia envolve fazer uma representação bidimensional da cena tridimensional diante de você. A cena à sua frente simplesmente não será a mesma em uma fotografia. Até que você veja a cena como um objeto bidimensional, você não pode ter certeza do que está capturando. Mesmo fotógrafos extremamente experientes às vezes ficam surpresos com os resultados de sua captura.

Além disso, a fotografia é muitas vezes um jogo de milímetros. Pequenas diferenças de ângulo e composição costumam ser a diferença entre fotos medíocres e ótimas. Com o LCD, você pode ver essas diferenças imediatamente. Você pode ajustar o ângulo e a composição, se necessário, enquanto tem a chance de fazer algo a respeito.

#2 – Acertar na exposição


O LCD é igualmente útil na área de exposição. Existem duas maneiras pelas quais o LCD beneficia a exposição:
  1. olhando para a foto exibido no LCD mostrará se você está próximo da exposição adequada;
  2. verificando o histograma no seu LCD mostrará se você acertou na exposição e evitou o recorte (na verdade, a sabedoria convencional é que você deve olhar para o histograma para verificar sua exposição, e eu não tenho idéia de como isso pode ser conciliado com não olhar para o LCD em tudo enquanto você está atirando).

Em ambos os casos, se você achar que a exposição não está correta, você pode ajustar e refazer a filmagem.

Ao verificar o LCD, você também pode ter certeza de que o que acabou de capturar está dentro da faixa dinâmica de sua câmera. Às vezes, uma determinada cena tem uma grande divergência de tons e você precisa agrupar suas fotos para capturar toda a faixa. Uma rápida olhada no LCD (a imagem ou o histograma) mostrará se você tem um problema de faixa dinâmica. Se você não fizer isso, você pode seguir em frente com confiança. Mas se você fizer isso, você configurará sua câmera para suporte e corrigirá o problema.

#3 – Garantir o foco e a nitidez adequados


Há dividendos a serem obtidos usando o LCD na área de foco e nitidez também. O LCD mostrará obviamente se você definiu seu foco na área correta.

Você também pode corrigir problemas de nitidez devido à trepidação da câmera ou outras causas. Se houver uma quantidade significativa de desfoque, será perceptível na imagem do LCD da sua câmera. Mesmo que o desfoque seja leve, a maioria das câmeras permite aumentar o zoom para verificar a nitidez da imagem no LCD. Dessa forma, qualquer falta de nitidez será detectável enquanto você estiver em campo e poderá fazer algo a respeito.

#4 – Detectando erros e omissões


A Lei de Murphy está em pleno vigor quando se trata de fotografia. Os cartões de memória funcionam mal, assim como as câmeras. As lentes ficam com manchas. Se você não estiver verificando suas imagens, pode filmar o dia todo e não perceber o problema. Por que arriscar quando não custa absolutamente nada garantir que você não tenha um problema?

Além disso, mesmo os fotógrafos mais avançados erram e cometem erros. Mais cedo ou mais tarde, você se verá fotografando com o foco automático desligado, ou com um ISO ridiculamente alto, ou com a abertura completamente errada. Todo mundo faz isso. Se você não estiver verificando o LCD após as fotos, o erro será agravado. Você pode arruinar um dia inteiro. Por que deixar isso acontecer quando existe uma maneira tão fácil de verificar suas fotos?


Ataque dos fotógrafos reais


Dados esses benefícios, por que alguém sugeriria que você não deveria usar essa ferramenta maravilhosa? Por que alguém se referiria a olhar para a parte de trás da câmera como “chimping”? Por que você pararia de olhar para o LCD?

Vamos dar uma olhada em algumas das razões que geralmente são dadas.

Motivo nº 1:permanecer no momento


Alguns sugerem que você “fique no momento” evitando o uso do LCD enquanto estiver fotografando. Respeitosamente, isso é um absurdo. Acredito que vem da propensão dos artistas a exagerar o grau em que estão sintonizados com o ambiente quando estão trabalhando. Seja qual for a causa, o fato é que todo o ato de fotografar envolve o uso de um dispositivo mecânico e/ou eletrônico. Você não estará vagando em um estado de transe, em harmonia com o ambiente, apenas para ter o momento destruído por um olhar no LCD da câmera.

Além disso, se você estiver fotografando em uma das configurações manuais da câmera (e deveria), seu fluxo será interrompido entre as fotos de qualquer maneira. Você sempre estará ajustando sua abertura e velocidade do obturador.

Motivo nº 2:conhecer a foto com antecedência


Outros sugerem que se você fosse um “fotógrafo de verdade” não precisaria olhar para o LCD porque você jásaberia como é a imagem. Como mencionado acima, no entanto, mesmo pequenas mudanças no ângulo e nas configurações podem ter um grande efeito em suas fotos. Simplesmente não é possível saber como seria a imagem antes de tirá-la.

Pense nisso por um segundo. Se sempre se pudesse saber como seria uma imagem antes de ser tirada, os mestres da fotografia não teriam uma taxa de acerto de 100%? Todas as suas exposições não seriam obras-primas? Por que eles se incomodariam em disparar o obturador se a imagem não fosse realmente boa?

O fato é que até os melhores fotógrafos tiram fotos desinteressantes ou até ruins (temos suas fichas de contato para provar isso). Isso porque mesmo os mestres da fotografia nem sempre sabiam o que ia dar certo e o que não. Se eles nem sempre sabíamos, então não precisamos ficar envergonhados pelo fato de que nós nem sempre sabe.

Motivo nº 3:aprendendo a confiar em seus instintos


Há também uma noção de que você deve “confiar em seus instintos” e não recorrer ao uso do LCD. A ideia aqui é que o ato de atirar se torne mais ou menos instintivo e a verificação do equipamento não seja necessária.

Não se pode deixar de pensar no final do primeiro filme de Star Wars, onde Luke desliga seu equipamento de orientação e usa seus instintos para explodir a Estrela da Morte. Isso deve ser um grande exemplo para todos nós. . . exceto que não existe tal coisa como “a Força”.

As mesmas pessoas que estão constantemente pregando para “acertar na câmera” de repente querem que você se envolva em adivinhações quando se trata da fase de captura de suas fotos? Não é uma boa ideia.

Este é um problema fabricado. Vá em frente e confie em seus instintos, se quiser. Mas então verifique a imagem e certifique-se de que seus instintos estavam corretos.

Motivo nº 4:o efeito sobre os outros


Finalmente, tenho visto fotógrafos reclamarem que olhar para o LCD após cada foto é irritante para os outros. Para aqueles que se incomodam com o simples ato de olhar para a parte de trás da câmera, digo simplesmente:“calma”. Você pode esperar alguns segundos enquanto alguém olha para a câmera.

Junte-se à revolução


Não tenho certeza do que é mais surpreendente para mim:o fato de alguns fotógrafos especialistas terem dado conselhos tão ruins ou que esse conselho ruim seja repetido com tanta frequência. Ver imediatamente o que funciona e obter feedback instantâneo faz de você um fotógrafo melhor – não pior. Não quero ser desrespeitoso com as opiniões dos outros, mas quero levá-lo o mais longe possível desse absurdo.

E então eu digo:“chimpers do mundo, uni-vos!” Vamos usar o maior avanço em câmeras nos últimos 20 anos em toda a sua extensão. Vamos nos livrar da condescendência dos “fotógrafos de verdade”. Vamos usar o LCD para tirar as melhores fotos possíveis.