Tenho boas e más notícias.
- A má notícia é que suas fotos não são seguras online. Vou mostrar como eles podem ser roubados, praticamente não importa o que você faça.
- A boa notícia é que ninguém quer roubar suas fotos. Mesmo desprotegidos, eles ainda estão bastante protegidos contra roubo, em grande parte devido ao grande número de fotos disponíveis.
De qualquer forma, não deixe que isso o impeça de postar suas fotos online. Se você quiser que qualquer pessoa veja suas fotos, elas precisam estar na web. Esse é apenas o mundo em que vivemos. Não postar fotos na web por medo de que elas sejam roubadas é como não dirigir porque você pode ser atropelado. É um movimento mais seguro, mas você provavelmente não chegará a lugar algum.
Então, neste artigo, quero mostrar o perigo que você enfrenta ao postar suas fotos online, mas o mais importante é mostrar o que você pode fazer sobre isso e por que esse perigo não deve impedi-lo de postar suas fotos online.
A maneira mais fácil
Primeiro, deixe-me mostrar como sua foto pode ser roubada. Existem algumas maneiras de isso acontecer, dependendo do nível de proteção que você aplica.
Vou começar com uma foto que acabou de ser carregada sem qualquer proteção. Como você pode imaginar, é fácil levantar essa foto. Basta clicar com o botão direito do mouse na foto e selecionar Salvar imagem como . . . Você acabou de salvar a imagem no disco rígido e a foto agora é sua. Fácil.
Como superar a proteção do botão direito
“Aha”, alguém pode dizer, “mas minhas fotos estão protegidas com o botão direito do mouse!” Isso significa que quando alguém clica com o botão direito do mouse na foto, nada acontece ou talvez receba um aviso dizendo que a foto pertence a outra pessoa. Ou eles podem ter criado uma camada transparente sobre sua foto usando codificação HTML (aqui está um bom tutorial sobre como fazer isso). Para essa pessoa, eu diria:“Não tenha tanta certeza”. Vou precisar tomar medidas adicionais para obter a foto, mas não é difícil. Tudo o que você faz é ir ao código-fonte, encontrar a foto e tirá-la.
Aqui está um exemplo de como você pode tirar fotos protegidas com o botão direito do mouse e eu vou roubar uma das minhas próprias fotos que está em 500px (acho que ninguém pode ficar chateado comigo por roubar minha própria foto, certo?).
Primeiro, para mostrar que está protegido, aqui está o que acontece quando clico com o botão direito do mouse na minha foto:
Para obter a foto, entro no código da página da Web e encontro a imagem. Será o código que começa com “img”. Isso pode parecer complicado para você, mas é fácil. Para acessar o código em uma máquina Windows, basta pressionar F12 na parte superior do teclado. Você obterá uma tela parecida com esta:
Agora é só encontrar a localização da imagem. Procure a tag HTML de “img” e, em seguida, procure sua fonte, que é designada com um “src=. . . ” Copie e cole esse endereço em seu navegador. Isso exibirá a imagem de origem e você poderá baixá-la de lá (usando o método de clique com o botão direito acima).
Como você para com isso?
Obviamente, não é minha intenção mostrar às pessoas como roubar fotos. Os métodos que estabeleci aqui são bastante conhecidos, então não acredito que estarei contribuindo para o roubo de fotos online. Eu só quero te mostrar que suas fotos não são seguras na internet, mesmo que seu site tenha algum tipo de segurança.
Além da proteção com o botão direito do mouse, há algumas coisas que você pode fazer para proteger suas fotos:(1) colocar marca d'água nelas e (2) fazer upload de arquivos pequenos. Ambos têm suas desvantagens e nenhum é infalível. Aqui está um pouco mais sobre esses dois métodos de proteção:
1. Marcas d'água
Deixe-me dizer desde o início que acho que, na maioria dos casos, usar marcas d'água é pretensioso e não recomendo que você faça isso. A maior desvantagem do uso de marcas d'água é que existem apenas duas opções para usá-las:
- A primeira opção é cobrir o assunto da imagem com a marca d'água, arruinando totalmente a exibição on-line.
- A segunda opção é colocar a marca d'água em um local afastado da foto, o que permite que as pessoas vejam a foto, mas também facilita para um ladrão clonar a marca d'água.
>
Nenhum deles é realmente uma boa opção. Profissionais que estão tirando fotos de eventos usam marcas d'água o tempo todo com grande efeito, mas para aqueles que tiram fotos pessoais para postar em seu site, essas desvantagens são bastante significativas.
2. Carregar arquivos pequenos
Alguém tirando sua foto só pode tirar a versão que você carregou para a web. Conforme detalhado anteriormente neste artigo sobre dimensionamento de imagens para a Web, não há necessidade de usar um arquivo grande para fotos que você está exibindo em um site. Portanto, se você usar um tamanho de arquivo pequeno ao fazer o upload para a web, mesmo que alguém roube sua foto, eles receberão apenas a versão pequena. Sim, será suficiente para eles exibirem em seu site, mas não será grande o suficiente para que eles façam uma impressão de qualquer tamanho. Portanto, isso oferece alguma proteção, pelo menos contra aqueles que desejam fazer versões grandes de sua foto.
Principais conclusões
As chances de suas fotos serem roubadas e usadas são bem pequenas. Existem milhões e milhões de fotos na web para você escolher. Muitas dessas fotos têm licenças creative-commons anexadas a elas, o que significa que podem ser usadas gratuitamente para fins não comerciais. Além disso, o surgimento de agências de micro-estoque tornou a fotografia comercial muito barata e fácil. Não há necessidade real de alguém tomar o seu. Isso não quer dizer que não possa acontecer. Você encontrará exemplos disso acontecendo o tempo todo.
O que você deve fazer para se proteger? Conforme mencionado neste artigo, as principais maneiras de proteger sua foto são:
- Proteção de clique com o botão direito oferecida por serviços de fotos online ou como um plug-in do WordPress,
- Criando uma transparência da imagem usando codificação HTML,
- Usando marcas d'água e/ou
- Enviando arquivos pequenos.
Nenhum destes é infalível. Eu nem recomendo necessariamente usá-los, mas se você está preocupado em proteger suas fotos, essas são as maneiras de fazê-lo.
O ponto-chave que estou tentando enfatizar é que eles oferecem alguma proteção para suas fotos, mas ainda podem ser roubados. Em última análise, meu conselho é não se preocupar tanto com isso. Não perca tempo se preocupando com isso e continue se concentrando em melhorar sua fotografia. Esse é um uso muito mais produtivo do seu tempo.