Se você trabalha com fotografia há mais de 20 minutos, sem dúvida foi exposto a discussões "Raw vs. JPEG". A questão é qual formato usar para suas fotos digitais.
Começaremos com o JPEG, que é um formato de arquivo universal usado por quase todas as câmeras e computadores. As câmeras digitais adotaram esse formato e quando você tira uma foto, sua câmera pega os dados da imagem e os converte em um arquivo JPEG. Ao mesmo tempo, como os fabricantes de câmeras sabem que você deseja que suas fotos tenham uma aparência nítida e colorida, eles adicionarão alguma saturação, contraste e nitidez à imagem à medida que o arquivo for convertido em JPEG. Ao mesmo tempo, converter os dados da imagem em JPEG compacta os dados e economiza espaço no cartão de memória.
Havia certas pessoas, no entanto, que queriam todos os dados de imagem subjacentes. Eles não queriam o arquivo compactado e certamente não queriam que os fabricantes de câmeras adicionassem processamento às suas fotos. Como resultado, as câmeras começaram a permitir que você criasse os chamados arquivos Raw, que são apenas os dados subjacentes da câmera agrupados em um arquivo. Não há compactação, portanto os arquivos são grandes, mas você obtém todos os dados e não há processamento extra.
Portanto, agora você tem dois tipos de arquivo diferentes para escolher ao tirar uma foto. Qual usar?
Inúmeros artigos foram escritos pedindo aos fotógrafos que fotografem no formato Raw e apontando as várias vantagens de fazê-lo. Na verdade, é justo dizer que a grande maioria dos fotógrafos especialistas fotografa no formato Raw. De vez em quando, no entanto, você verá artigos ocasionais incentivando os fotógrafos a fotografar no modo JPEG, com a premissa de que os arquivos são bons o suficiente e ocupam muito menos espaço no cartão de memória e no computador.
No entanto, existe uma maneira fácil de ter todos os benefícios de cada formato, que compartilharei com você em um segundo. Portanto, se alguma vez houve algum motivo para se engajar nesse debate (e não tenho certeza se houve), não há mais.
Arquivos brutos
Primeiro, devemos abordar brevemente as razões pelas quais os arquivos Raw são muito superiores aos arquivos JPEG. Aqui estão os principais motivos:
- Arquivos brutos são arquivos de 14 bits na maioria das DSLRs (e podem ser tão grandes quanto arquivos de 16 bits), enquanto JPEGs são apenas arquivos de 8 bits. Conforme abordado neste artigo, os arquivos Raw têm exponencialmente mais cores do que os JPEG. Isso é particularmente importante na extremidade inferior da escala de cores.
- Os arquivos brutos geralmente têm mais dados do que os JPEGs. Por exemplo, o arquivo raw típico da minha câmera tem cerca de 22 MB. O JPEG típico tem cerca de 7 MB.
- Os arquivos brutos permitem que você aplique seu próprio equilíbrio de branco e processamento à imagem, em vez de ser aplicado pela câmera. Agora, a maioria dos editores Raw também editará JPEGs, tornando isso uma vantagem limitada, mas ainda assim é uma vantagem.
- Você pode extrair detalhes de realces e sombras de arquivos que, de outra forma, seriam perdidos em JPEGs. A maioria diz que você obtém uma parada extra para uma parada e meia de detalhes extras de realce e sombra usando arquivos Raw, e isso é bastante consistente com minha experiência.
JPEG
Os JPEGs, por outro lado, são arquivos muito menores e facilmente compartilháveis. Eles têm as seguintes vantagens:
- O tamanho de arquivo menor economiza espaço nos cartões de memória e no computador.
- Você pode tirar fotos rapidamente por um longo período de tempo, pois a câmera gravará as fotos no cartão mais rapidamente.
- Eles são facilmente compartilháveis entre computadores, pois JPEG é o formato mais usado na web. Na verdade, se você estiver postando sua foto on-line, ela terminará como JPEG.
- A câmera adicionará saturação, contraste e nitidez, para que suas fotos saiam da câmera com uma aparência melhor do que arquivos Raw.
- Ao contrário dos arquivos Raw, os JPEGs não requerem software especial para lê-los.
Raw x JPEG:qual escolher?
A resposta é ambos. As câmeras são capazes de criar os dois tipos de arquivo toda vez que você tira uma foto. É uma configuração simples no menu da câmera. Portanto, você deve configurar sua câmera para capturar ambos. Não existe razão para não fazer.
Em primeiro lugar, você definitivamente quer as vantagens dos arquivos Raw. Eles são apenas arquivos melhores com mais transições entre cores das quais você pode extrair mais detalhes. Ninguém contesta isso, nem poderia. Mesmo que você não planeje processar sua foto agora, talvez queira fazê-lo em algum momento no futuro. Você deseja que os melhores dados sejam preservados.
Você também pode adicionar um JPEG enquanto estiver nisso. Você obtém um formato de arquivo universal com um pouco de processamento. Não lhe custou nada além de um pouco de dados. O custo desses dados extras é insignificante. Considere o seguinte:
- Na minha câmera, gravar arquivos raw no meu cartão de 32 GB significa que posso tirar 1148 fotos. Adicionar um JPEG ainda me permite tirar 927 fotos no mesmo cartão. Isso é muito.
- Os dados são baratos. Você pode obter um cartão SD de 64 GB por cerca de US $ 25. Isso conterá cerca de 2.300 imagens Raw + JPEG.
- Você pode obter discos rígidos medidos em terabytes por menos de US$ 100.
Estes são
atuais os preços e as coisas provavelmente estarão ainda melhores quando você ler isso. Os preços dos dados continuam caindo e não há razão para acreditar que essa tendência não continuará no futuro.
Fotógrafos gostam de discutir sobre as coisas, mas não há razão para isso ser um deles. Podemos realmente ter nosso bolo e comê-lo também. Basta definir a configuração de qualidade de imagem da sua câmera para Raw+JPEG e nunca mais tocar nela.