Todo mundo quer criar imagens nítidas. Gastamos muito dinheiro na busca de fotos nítidas. Também gastamos muito tempo e esforço no campo para torná-los afiados. Nós nos preocupamos com estabilização, exposição e foco. Se você não estiver familiarizado com o que pode fazer para deixar suas fotos nítidas durante a fase de captura, comece com este artigo.
Mas é o seguinte:mesmo que você tenha feito absolutamente tudo certo em campo, provavelmente ficará desapontado com a nitidez de suas fotos.
Isso não significa que você fez algo errado. Isso não significa que há algo errado com o seu equipamento. E você não deve desistir de suas fotos.
Normalmente, isso significa apenas que você precisa ajudá-los no pós-processamento. Eu sei . . . muitas vezes isso não parece certo. Sentimos que a imagem deve sair da câmera com uma aparência impressionante. Mas não é assim que funciona. Para todos.
O que vou fazer aqui é apresentar as ferramentas que você pode usar no post para deixar suas fotos o mais nítidas possível. Mostrarei as ferramentas disponíveis no Lightroom, Photoshop, Elements e vários plug-ins (incluindo um gratuito). Não conheço soluções melhores de nitidez e acho que não existem.
Compreendendo a nitidez
Antes de começarmos, quero que você entenda a natureza da nitidez. Não, isso não será uma discussão científica. Em vez disso, eu só quero que você entenda uma coisinha:
todos os aumentos de nitidez são apenas aumentos de contraste.
Em outras palavras, tudo o que o software está fazendo é encontrar bordas e depois escurecer os tons escuros e iluminar os tons claros. Isso é verdade se você chama isso de nitidez, clareza ou qualquer outra coisa. Tudo se resume a aumentos de contraste.
Com isso em mente, há um bom movimento preliminar que você pode fazer. Aumente o contraste geral em sua imagem. Qualquer software de pós-processamento terá um controle chamado “contraste”. Basta encontrar esse controle e deslize-o para a direita. Embora aumente o contraste global da sua imagem, fará com que pareça um pouco mais nítida. Claro, você não deve fazer isso se, de outra forma, atrapalhar sua imagem (como fazer com que os tons fiquem brancos ou pretos puros), mas, caso contrário, esse é um bom movimento preliminar.
Ferramentas de nitidez do Lightroom (e ACR)
Primeiro, vamos dar uma olhada nas ferramentas disponíveis no Lightroom (as mesmas ferramentas estão disponíveis nas telas do Adobe Camera Raw (ACR) no Photoshop e no Elements). Quando se trata de tornar suas fotos mais nítidas, há duas maneiras de ver o Lightroom. A primeira maneira é começar e terminar com o Lightroom. Na maioria das vezes, os controles do Lightroom são suficientes para adicionar um grau saudável de nitidez às suas fotos. É tudo que você precisa.
Outras vezes, no entanto, se você sabe que fará edições mais intensas no Photoshop (ou em outro lugar) posteriormente, considere o Lightroom como apenas criando um nível básico de nitidez sem tentar fazer muito. Basta fazer alguns pequenos ajustes globais. Não tente fazer nenhuma parte da imagem se destacar, mas apenas aumentar um pouco todo o nível da imagem.
Falaremos mais sobre o processo real de nitidez no futuro, mas eu queria destacar essa abordagem geral agora, pois ela afetará a maneira como você usa essas ferramentas.
Nitidez
Quando você está pensando em melhorar a nitidez de suas fotos no Lightroom, a primeira coisa que você provavelmente pensa é na
nitidez controles. Esse é um bom ponto de partida, mas se você está procurando os controles de nitidez para causar um impacto dramático em suas fotos, está destinado a se decepcionar.
Os controles de nitidez terão um impacto leve a moderado em suas fotos. Francamente, no entanto, isso é tudo o que você deve procurar nesta fase. Existem ferramentas mais poderosas que chegaremos em breve. Considere os controles de nitidez simplesmente como uma maneira de eliminar a suavidade inerente dos arquivos RAW. Nada mais.
Honestamente, eu praticamente faço a mesma coisa toda vez quando se trata de nitidez. Eu aumento o controle deslizante Amount para algum lugar na faixa de 45-55. Depois disso, mascarei a alteração das áreas onde não a quero pressionando a tecla Alt enquanto arrasto o controle deslizante Mascaramento para a direita. Dessa forma, posso evitar afiar o céu e outras áreas amplas onde não é necessário afiar. É isso.
Isso não quer dizer que você não deva se envolver mais com o processo de nitidez, se quiser, mas eu só quero dizer honestamente como eu faço isso. Você pode trabalhar com controles deslizantes de Raio e Detalhe e gastar muito tempo ajustando-os. Isso é bom. No entanto, lembre-se de que há muito mais controles de nitidez com os quais trabalharemos, então, pessoalmente, não vejo a necessidade de gastar muito tempo com este.
Clareza
Se você realmente deseja adicionar muita nitidez à sua imagem, não procure mais, o controle deslizante Claridade. É a potência dos controles de nitidez do Lightroom. Clareza é definida pela Adobe como uma nitidez de tons médios. Não sou de ficar preso à ciência e aos detalhes técnicos, mas o que sei é que isso terá um impacto dramático em suas fotos. Na verdade, o único perigo real quando se trata de Clarity é adicionar muito dela.
Para usar esta ferramenta, basta encontrar o controle deslizante Clareza e puxá-lo para a direita. Considero uma dose leve na faixa de 5-10, uma dose moderada de 10 a 20 e uma dose bastante pesada de 20 a 30. Desconfie de passar por cima disso, a menos que você esteja tentando criar uma espécie de visual grunge.
Novamente, essa ferramenta é o mais poderoso dos controles de nitidez do Lightroom. Também é extremamente simples de usar. Considere-o a peça central dos seus controles de nitidez no Lightroom.
Desembaçamento
O Lightroom tem uma ferramenta de nitidez relativamente nova disponível, chamada Dehaze. Eu sempre o indico, pois é relativamente novo e também porque está escondido na parte inferior dos controles do módulo Develop.
Esta ferramenta não serve apenas para remover o embaçamento de suas fotos. Ele também funciona como uma ferramenta de afiação. Eu o uso com bastante frequência (e quase nunca para reduzir a neblina). Ele adicionará um pouco de nitidez às suas imagens e também parece ter duas características peculiares:
- Parece tornar mais nítidas as coisas que estão mais distantes ou no fundo de suas fotos;
- Acrescenta um leve escurecimento à sua imagem (que você pode compensar facilmente com os controles de brilho).
Usando as ferramentas do Lightroom
Lembre-se de que essas ferramentas não estão disponíveis apenas no Lightroom. Eles também estão disponíveis em Photoshop e Elements nas telas ACR. Eles funcionam exatamente da mesma maneira lá.
Além disso, embora tenhamos discutido o uso dessas ferramentas para fazer ajustes globais, você também pode fazer o que chamamos de
local ajustes, o que significa que você está apenas alterando uma parte de sua imagem. Você faz isso no Lightroom com o Pincel de ajuste. Você simplesmente seleciona o pincel, altera os controles deslizantes para o que deseja e pincela o efeito onde deseja. Todos os três controles que discutimos - nitidez, clareza e desembaçamento, estão disponíveis no Pincel de ajuste. Você pode usar isso para adicionar pop a uma parte específica da imagem - chamada de nitidez criativa - se não estiver tirando a foto além do Lightroom.
Afiar no Photoshop
Agora vamos para o Photoshop. Você nem sempre precisa levar suas fotos para o Photoshop, mas se o fizer, encontrará ferramentas de nitidez ainda mais poderosas e direcionadas. Como este é o Photoshop, como você pode esperar, esses são os mais poderosos, mas também são os mais complexos.
Normalmente, você usará essas ferramentas para aprimorar a nitidez de
partes específicas da sua imagem depois de estabelecer um nível básico de nitidez no Lightroom. Para isso, você geralmente trabalhará em novas camadas para poder mascarar as alterações. Dessa forma, eles só se aplicam onde você quiser. Por exemplo, na imagem na parte superior da página, quando fiz alterações de nitidez no Photoshop, queria apenas que fossem aplicadas aos prédios no centro da imagem. Eu não queria afiar o céu ou a água. Por isso, apliquei máscaras de camada e usei um pincel para eliminar o efeito dessas áreas.
Com isso dito, vamos percorrer as ferramentas que você provavelmente usará no Photoshop.
Máscara não afiada
Ignore o nome confuso, esta ferramenta é apenas uma maneira de aumentar a nitidez. Se você deseja nitidez direta (em oposição a aumentos de clareza ou contraste), esta é a melhor ferramenta. Ele funciona quase da mesma maneira que os controles de nitidez no Lightroom. No entanto, sua capacidade de aumentar a nitidez parece muito mais pronunciada. Ou seja, os efeitos parecem muito mais nítidos e, de fato, você precisa prestar atenção para não deixar sua imagem mais nítida com essa ferramenta.
Para usá-lo, basta entrar no menu suspenso Filtro, selecionar Nitidez e, em seguida, Máscara de nitidez. Uma caixa de diálogo aparecerá com os controles. Mova os controles para o que você deseja, pressione OK e pronto. O controle principal é o controle deslizante Amount, mas você também pode ajustar o efeito com os controles deslizantes Radius e Threshold abaixo dele. Para um nível extra de controle, faça as alterações em novas camadas e mascare-as onde desejar.
Camada de ajuste de curvas
A camada de ajuste de Curvas é a ferramenta mais poderosa disponível em qualquer lugar para manipular sua imagem. Esteja você fazendo alterações no brilho, contraste ou cor, nenhuma outra ferramenta rivaliza com isso. Dessa forma, nenhuma discussão sobre nitidez – que, como mencionado acima, é realmente um ajuste de contrato – estaria completa sem abordar essa ferramenta.
Ao mesmo tempo, a camada de ajuste de Curvas é a ferramenta mais complicada que discutiremos. É assustador para quem está começando. Quando estiver familiarizado com o básico, você descobrirá que existem camadas adicionais nessa ferramenta que aparentemente nunca terminam.
Se você não estiver familiarizado com as camadas de ajuste de Curvas, confira este artigo que o orienta no básico.
A mudança de cores LAB
Há uma maneira específica de usar as camadas de ajuste de Curvas para manipular cores que às vezes resultarão em uma imagem um pouco mais nítida. Funciona melhor em dias nublados. O método é tirar a foto em algo chamado LAB colorspace e depois arrastar as cores. É bastante simples, e eu detalhei o processo neste artigo.
O objetivo principal deste movimento é melhorar a cor. E fará isso como talvez nenhum outro movimento faça. Se você não conhece, eu recomendo. O aumento na clareza é um benefício secundário menor, mas vale a pena mencionar aqui.
Filtro passa-alta
O Photoshop não contém um controle de clareza. Isso parece estranho e um tanto infeliz, já que o Clarity é a peça central para tornar as imagens mais nítidas no Lightroom. Existe, no entanto, uma maneira de conseguir essencialmente o mesmo efeito. Essa maneira é usar algo chamado de filtro passa-altas.
Para usá-lo, você precisará criar uma nova camada (pressione Ctrl + J). Depois disso, altere o modo de mesclagem dessa camada para Overlay. Em seguida, abra o Filtro High Pass (Filter> Other> High Pass). Ao fazer isso, uma caixa de diálogo será aberta. Ele terá apenas um controle deslizante. Arraste esse controle deslizante para aumentar a clareza da imagem.
Acho que essa é uma ótima maneira de adicionar nitidez criativa a partes selecionadas de sua imagem. Adicione uma máscara de camada à camada que você criou para mascarar o efeito onde você não deseja.
Conexões
Além do Photoshop e do Lightroom, há outro software especializado em adicionar contraste – seja chamado de contraste, nitidez ou clareza – às suas fotos. Aqui vou falar sobre dois:um porque é o meu favorito e outro porque é gratuito.
Claridade do topázio
Existe uma empresa chamada Topaz que faz uma série de plug-ins do Photoshop que fazem várias coisas. Um deles se chama Clareza. Custa cerca de US$ 50. Eu adoro e uso em cerca de metade das minhas fotos.
Ele adiciona contraste às suas fotos em vários níveis. O coração dele são quatro controles deslizantes que adicionam contraste em graus entre alto contraste e micro contraste. O micro contraste é particularmente útil. Há também predefinições que você pode percorrer para ver vários efeitos em sua foto.
Coloque-o em novas camadas se quiser aplicar o efeito apenas a uma determinada parte da imagem (adicionando uma máscara). De vez em quando, usarei vários aplicativos para aplicar efeitos diferentes a diferentes partes da imagem.
Filtros Nik
Uma empresa chamada Nik, que foi adquirida pelo Google, criou uma série de plug-ins que faziam muitas coisas para suas fotos. Eles fizeram um plug-in HDR, um plug-in de conversão preto e branco, entre outros. O melhor de tudo, depois que o Google pegou o que queria de Nik, ele apenas liberou todo o conjunto de plug-ins. Ele ainda está disponível gratuitamente, e para obtê-lo basta clicar aqui.
Para nossos propósitos, confira o aplicativo chamado Color Efex Pro. Em particular, confira o filtro Tonal Contrast dentro desse aplicativo. Ele adiciona contraste que faz com que suas fotos pareçam muito mais claras e nítidas. No Photoshop (também funciona no Lightroom), ele aplicará automaticamente o efeito em uma nova camada para que você possa mascará-lo ou excluí-lo.
Outra observação sobre os filtros do Nik:em qualquer um deles, experimente o controle deslizante Estrutura. É ótimo para adicionar um pouco de textura e contraste às suas fotos.
Como usar essas ferramentas de nitidez
Falaremos mais sobre o uso dessas ferramentas de nitidez em um artigo futuro. Mas, por enquanto, aqui está uma versão curta do uso de todas essas ferramentas juntas:
- Etapa 1: Comece aplicando quantidades leves a moderadas de Nitidez, Clareza e/ou Desembaçamento no Lightroom ou ACR. Pense nisso como um nível básico ou Nitidez para toda a imagem. Não tente fazer isso estourar. Basta considerá-lo Input Sharpening para tornar toda a imagem um pouco mais nítida e clara. Para obter mais informações sobre o que você está tentando realizar com a nitidez de entrada, leia este artigo.
- Etapa 2: No Photoshop ou nos plug-ins, use as ferramentas acima para adicionar nitidez ou Clareza para selecionar partes da imagem. É aqui que você levará o olho do espectador para as partes mais importantes da imagem e as fará aparecer. Mas não é uma mudança global – aplique-a apenas a partes discretas da imagem. Considere esta nitidez criativa.
- Etapa 3: quando terminar todas as edições, aplique um nível final de Nitidez à imagem inteira. Este será um ajuste global para adaptar sua imagem à sua saída. Considere isso como sua nitidez de saída. Para uma abordagem detalhada sobre isso, confira este artigo.
Espero que isso ajude você a criar um nível mais alto de nitidez e clareza em suas fotos.