Enquanto escrevo isso, estamos nos últimos dias de 2016. Assim como no final de cada ano, todos estamos sendo bombardeados com pedidos para estabelecer novas metas para o próximo ano. Todo mundo fala sobre as resoluções de ano novo, por exemplo. Se você segue algum recurso de produtividade ou auto-ajuda, esta é a época do ano em que todos eles lhe dão seu processo de definição de metas no próximo ano.
No que diz respeito à fotografia, definir metas pode ser um exercício útil e eu já fiz isso no passado. Ele ajuda você a ver o quadro geral e, em seguida, colocá-lo no caminho certo. Confesso, no entanto, que estava me sentindo particularmente desanimado com o processo deste ano e estava pensando em pulá-lo.
Apesar disso, recentemente me deparei com alguns conselhos sobre o estabelecimento de metas que mudaram as coisas mais para mim. Em particular, tenho algumas dicas para você tornar o processo de definição de metas mais divertido e útil. Portanto, pensei em passar algumas dicas para fazê-lo. Então, enquanto estou nisso, pensei em falar sobre algumas áreas específicas da fotografia que podem ser dignas de seus objetivos.
O processo de definição de metas
Primeiro, aqui está algo para tornar esse processo divertido para você. Comece escrevendo, de forma consciente possível, metas para o próximo ano. Não tente torná-los realistas ou alcançáveis. Não os edite. Apenas rabisque-os em um pedaço de papel que ninguém jamais verá.
Acho que você vai achar essa parte divertida. Anteriormente, pensar em metas era cansativo para mim. Você tem que pensar sobre o que você precisa, o que é realista, como você chega lá, etc.
Quando terminar, pegue essa lista e transforme-a em metas reais para o ano. Agora você pode adicionar o realismo e praticidade. Mas de alguma forma, já que você já tem os objetivos, isso não parece tão ruim. E aqui vai uma dica para tornar isso mais concreto e útil:divida-o em etapas. Tenha um horário, se quiser. Mas fazer isso fornecerá um caminho para alcançar os objetivos. Além disso, ele irá dividi-lo em pedaços pequenos.
Adicionar essas duas etapas ao processo torna as coisas mais divertidas e úteis. Mas isso leva à questão de que tipo de metas você pode definir para a fotografia. Vamos entrar nisso agora.
Metas de Fotografia
Obviamente, os objetivos de cada um são diferentes. Não estamos todos interessados nos mesmos tipos de fotografia. Estamos todos mais adiantados do que os outros em nossas jornadas fotográficas. Vivemos em áreas diferentes e temos coisas diferentes disponíveis para nós. E assim por diante.
Ao mesmo tempo, somos todos iguais. Nossos objetivos na fotografia se resumem a “tirar fotos melhores” ou “fazer coisas para que mais pessoas vejam nossas fotos”. Claro, esses são tão amplos e vagos que são inúteis como objetivos. Precisamos derrubá-los.
Eu fiz isso e forneci algumas categorias nas quais você pode se concentrar. Por exemplo, você pode se concentrar em aprender coisas novas. Ou você pode se concentrar em criar coisas novas ou ir a novos lugares. O que se segue é uma lista de áreas que você pode considerar ao criar suas próprias metas para o próximo ano.
1. Aprendizagem
Uma ótima maneira de melhorar sua fotografia é se comprometer com o aprendizado no próximo ano. Pense nas áreas em que você é fraco e prometa trabalhar nelas. Se você está apenas começando, existem inúmeros recursos. Se você está fotografando há algum tempo, é fácil cair na rotina e esta é uma boa maneira de sair dela.
É fácil encontrar recursos para aprender fotografia. Comecemos pelos livros. Basta ir à Amazon e à Barnes and Noble local e você encontrará inúmeros recursos. Aqui estão alguns dos meus favoritos para você começar:
- Exposição de aprendizagem:Compreendendo a exposição por Bryan Peterson.
- Aprendizagem de filmes e digitais:Arte da fotografia por Bruce Barnbaum.
- Mentalidade fotográfica:Sobre ser um fotógrafo por Bill Jay e David Hurn.
- Para quem está começando:Começando com a fotografia , por mim (sim, não tenho vergonha. E sei que sou irremediavelmente tendencioso, mas realmente acho que é uma ótima maneira de começar).
Claro, isso é apenas a ponta do iceberg. Existem milhares de livros para ajudá-lo a aprender fotografia. Um problema que você pode encontrar é que as primeiras páginas da lista da Amazon estão cheias de livros para fotografia inicial, ou Lightroom básico, ou em câmeras específicas. Para contornar isso, pense em alguns dos melhores livros de fotografia que você leu, vá até eles e role para baixo até a seção “Clientes que compraram este item também compraram”. Isso lhe dará uma melhor lista de livros para escolher.
Você pode aprender melhor com vídeo. Isso provavelmente será verdade se você quiser aprender Photoshop, Lightroom ou algum outro software. Se for esse o caso, existem muitos recursos online excelentes. Os dois recursos mais bem pagos são Lynda.com e KelbyOne.com. Já fui membro de ambos no passado e os achei ótimos recursos.
Outro que você pode conferir é o LensWork Online. Este é menos um site básico de instruções, é mais um recurso para inspiração e motivação. Há entrevistas com fotógrafos e muitos comentários. Como bônus, você obtém as edições online do LensWork.
Há mais, mas isso vai te ajudar a começar. A questão é assumir o compromisso de aprender novas técnicas, habilidades ou maneiras de ver.
Então, o que estou fazendo nesse sentido? Ultimamente, perdi o hábito de ler livros de fotografia. Em algum momento eu senti como se tivesse lido tudo que valia a pena ler e parei. Então, estou simplesmente me comprometendo a ler 12 livros de fotografia este ano, um por mês. Mas o ponto não é realmente o que estou fazendo – estou apenas lhe dizendo isso para que você possa ver que estou praticando o que prego aqui – mas sim para lhe dar ideias para o próximo ano.
2. Ampliando seus horizontes
Você também pode começar a aprender um tipo completamente novo de fotografia. Uma ressalva antes de discutirmos isso:não pense que você
precisa para explorar outras áreas da fotografia. Vejo que as pessoas ficam desnecessariamente presas a isso. Não é um requisito e não necessariamente faz de você um fotógrafo melhor. Por exemplo, Ansel Adams era um bom fotógrafo sem fotografar nus. Da mesma forma, Henri Cartier Bresson não precisou perder muito tempo fotografando paisagens para capturar suas famosas cenas de rua. Se você está confortável onde está, não precisa mudar.
Dito isto, aprender sobre outras áreas da fotografia pode ser muito divertido e realmente abrir você para coisas novas. Comece considerando outras áreas da fotografia que você realmente não faz. Macro, vida selvagem e fotografia noturna vêm à mente imediatamente.
Além disso, existem duas áreas que anteriormente estavam fora dos limites que agora se tornaram acessíveis que você pode considerar.
- O primeiro é o uso de drones para fotografia. Eles são fáceis de voar e estão se tornando cada vez menos caros. Eu escrevi um artigo sobre como começar com drones, que você pode ver aqui. Se você quiser apenas mergulhar o dedo do pé na água, existem opções por apenas algumas centenas de dólares. Por exemplo, você pode obter um Phantom 3 Standard por US $ 399. Se você quer o que há de mais moderno, o Phantom 4 Pro é um dispositivo incrível, com uma câmera muito melhor em relação aos modelos anteriores, entre outras melhorias, e custa US$ 1.500.
- A outra área da fotografia que está se abrindo rapidamente é a fotografia subaquática. Antigamente você tinha que comprar uma caixa para sua DSLR que custava cerca de US$ 2.000. Não, obrigado. Agora, existem muitas outras opções. Existem point and shoots à prova d'água e câmeras mirrorless. Além disso, existem caixas mais baratas hoje em dia, principalmente quando se trata de câmeras sem espelho menores. Eu escrevi anteriormente um artigo sobre as opções para fotografia subaquática, que você pode encontrar aqui.
Estas são apenas duas áreas que me interessam, e há muitas outras também.
Em vez de mudar toda a sua área de fotografia, você pode ficar com o que está fazendo, mas tentar estilos diferentes. Isso é especialmente útil se você estiver preso em uma rotina. Lembro-me de um ano em que me senti preso, então, como exercício, decidi sair e tentar fotografar paisagens como Michael Kenna. Admito livremente que minhas fotos finais não se pareciam em nada com as dele. Mas eu me diverti muito e aprendi muito no processo. Escolher um fotógrafo cujo trabalho você goste, mas que faça coisas completamente diferentes de você, pode realmente agitar as coisas para você.
3. Comunidade
Além de tirar fotos melhores, todos nós queremos que mais pessoas as vejam. Ao mesmo tempo, divulgar suas fotos é difícil para muitas pessoas. Eu sei que tem sido para mim. Eu apenas sinto que estou empurrando minhas fotos na cara das pessoas ao exibi-las, ou que estou sendo egoísta ao sugerir que minhas fotos devem ser vistas por outras pessoas. Isso se manifesta em mim dando muito poucos passos para mostrar minhas fotos para os outros. Por exemplo, tenho tirado fotos para você e nunca as postei no Instagram ou Facebook até alguns meses atrás.
A esse respeito, quase não há melhor maneira de divulgar suas fotos no mundo e vistas por outras pessoas do que o Instagram. Este é um dispositivo de mídia social baseado apenas em imagens. O que poderia ser melhor para os fotógrafos do que isso? Dito isto, existem outras opções também. Você pode criar uma página de fãs no Facebook, por exemplo. Eu fiz isso porque muitos dos meus amigos e familiares não estão no Instagram.
Duas outras plataformas criadas exclusivamente para fotógrafos são 500px e Flickr. Em qualquer site, você basicamente cria sua própria galeria. Eu prefiro 500px porque as fotos geralmente são de maior qualidade e também por causa do sistema de pontuação que ele usa.
Se você ainda não o fez, comece um site de fotografia. É barato, fácil e divertido. É uma das melhores coisas que fiz desde que comecei a fotografar há vários anos. Confira meu Guia de portfólio on-line e vá para Squarespace ou Smugmug para começar.
Você também pode começar seu próprio blog. A maioria dos blogs se concentra no fotógrafo ou no ensino de fotografia a outros. Há muito espaço para sua própria visão de fotografia em qualquer uma dessas categorias amplas.
4. Produtos
Nunca houve um momento melhor para ser um fotógrafo. Isso é particularmente verdadeiro quando se trata das opções para realmente fazer algo com suas fotos. Existem inúmeras opções digitais e impressas que não estavam disponíveis há alguns anos.
Quando se trata de opções de impressão, você pode resolver criar um número definido de impressões este ano. Isso o envolverá no processo de impressão e resultará em uma espécie de galeria. Tenha em mente que as impressões não precisam ser de papel. Os envelopamentos de galeria, a impressão em outros materiais, como madeira ou metal, se destacaram.
Outra ótima opção é resolver criar seu próprio livro. Você pode criar um livro impresso ou um livro digital. Para cópias impressas, confira o Blurb. Esses livros são lindos, mas a desvantagem é que são caros. A publicação digital é essencialmente gratuita, mas consome tempo. Se você deseja publicar no Kindle, ele não lida muito bem com fotos.
5. Publicação
Até agora, falamos essencialmente sobre a autopublicação de suas fotos, o que é ótimo, mas não significa necessariamente que alguém verá suas fotos. No entanto, existem muitas revistas e outras publicações por aí que estão procurando fotos. Se você for publicado, provavelmente terá muitos olhos em suas fotografias.
Tem publicação garantida? Claro que não. Mas se você for, é algo para se orgulhar. Confira este podcast recente de Brooks Jensen, da LensWork, para saber por que você deve enviar para publicações. E se você não for escolhido para publicação, o que você perdeu?
Entendo que pode ser um pouco intimidante enviar suas fotos para publicação. Também é preciso esforço para descobrir quem publica o quê e, em seguida, preparar suas fotos de acordo com as diretrizes de envio. Talvez por esses motivos, eu nunca tenha feito isso. Este ano, no entanto, resolvo submeter a pelo menos 3 revistas.
6. Equipamento
Não há nada que o detenha mais na fotografia do que a luxúria dos equipamentos. Muitos de nós olhamos para câmeras e lentes caras que não possuímos e depois desistem de tentar obter ótimas fotos. Logicamente, esse é um jogo de otários e é exatamente o que os profissionais de marketing querem que você pense. Você precisa superá-lo.
Mas isso é mais fácil falar do que fazer. E assim, em vez de continuar lutando, pode fazer sentido investir em uma lente ou equipamento que você deseja. Aproveite esta oportunidade para puxar o gatilho. Ele fará duas coisas para você. Primeiro, o novo item irá energizá-lo e prepará-lo para enfrentar alguns projetos de fotografia. Em segundo lugar, inevitavelmente ensinará que equipamentos mais caros não são a resposta.
O que estou fazendo neste departamento? Espero que nada! Dito isto, agora existem opções significativamente melhores para minha câmera principal e drone, então provavelmente atualizarei uma ou outra este ano. Mas este não é realmente um objetivo que estou mencionando para mim – mas sim um para você considerar.
7. Locais
Mais do que qualquer peça de equipamento. um novo local adicionará um grande impulso à sua fotografia. Certifique-se de ter alguns novos lugares alinhados para este ano. As viagens custam menos que as lentes, e garanto que você terá fotos melhores.
Ao mesmo tempo, não negligencie o que está ao seu redor. Pense em locais perto de você que você pretendia filmar, mas ainda não chegou a isso. Faça deste o ano.
Confesso que fui culpado de negligenciar minha própria área local. Mas não mais. Para este ano, eu já estive explorando os lugares locais que vou fotografar.
8. Combinação
Obviamente, algumas dessas categorias se sobrepõem. Assumir um novo tipo de fotografia também envolverá novos aprendizados, por exemplo. Além disso, existem etapas que você pode seguir para matar vários pássaros com uma cajadada só. Um bom exemplo disso é participar de um workshop de fotografia. Ele o levará a um novo local, envolverá novos aprendizados e o apresentará a outros fotógrafos. Às vezes, eles assumem a forma de um pequeno grupo viajando para um local exótico com a ideia de fotografar na maioria das vezes. Outras vezes, eles assumem a forma de seminários que envolvem passeios fotográficos adicionais e outras oportunidades limitadas de fotografia.
Não tenho workshops específicos que eu queira recomendar, e não tenho nada planejado para este ano. Mas eu queria mencioná-lo como um objetivo possível. No passado, estabeleci como meta participar de 2 deles por ano e achei que valem a pena.
Defina suas próprias metas
Claro, estas são apenas algumas áreas para você começar. Existem muitas outras maneiras de definir seus objetivos na fotografia. Por exemplo, algumas pessoas analisam o processo e decidem ser mais consistentes em seus hábitos de filmagem ou criação de produtos. Seja como for, acho que você descobrirá que isso o energiza – pelo menos em janeiro! Portanto, faça outro ponto para fazer o check-in aos 6 meses e ver como você está. Sem dúvida, você estará atrasado, então faça ajustes (em sua programação ou em suas expectativas) e continue.