>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Simples – mas poderoso – dicas para aprimoramento de cores

Uma introdução ao aprimoramento de cores no Lightroom ou Photoshop




Trabalhar com cores pode parecer algo para designers de interiores, que podem discutir diferenças entre diferentes tons que você nem vê. Mas na verdade é muito fácil fazer melhorias dramáticas em suas fotos – mesmo que você não tenha olho para cores. Neste artigo, quero mostrar como é fácil. À medida que as ferramentas de edição de fotos avançaram, as ferramentas de correção de cores ficaram mais simples. Alterar ou melhorar a cor agora é em grande parte uma questão de mover alguns controles deslizantes. No entanto, ao mesmo tempo, essas ferramentas são extremamente poderosas. Na verdade, muitos fotógrafos agora evitam o uso de curvas e camadas no Photoshop e usam apenas as ferramentas simples de aprimoramento de cores no Lightroom.

Vou mostrar-lhe essas ferramentas neste artigo. Deve ser uma espécie de introdução ao aprimoramento de cores se você está apenas começando. Depois de apresentar as ferramentas, passaremos por alguns aplicativos específicos que você pode enfrentar de tempos em tempos. Essa parte do artigo será de maior interesse para aqueles que já estão familiarizados com as ferramentas básicas.

Aliás, devo observar que essas ferramentas estão disponíveis independentemente de você usar o Lightroom ou o Photoshop. Os exemplos neste artigo serão do Lightroom. As mesmas ferramentas aparecem nas telas do Adobe Camera Raw que aparecem quando você abre o arquivo Raw no Photoshop (e, na maioria das vezes, no Elements). Portanto, você pode fazer tudo neste artigo, independentemente do software usado.

As ferramentas de ajuste de cores


Primeiro, deixe-me apresentar as ferramentas disponíveis para você no Lightroom ou ACR para aprimoramento de cores. Se isso parece básico para você, por favor, tenha paciência comigo. Falaremos sobre o uso dessas ferramentas mais adiante no artigo. Estou operando com uma filosofia de “nenhum fotógrafo deixado para trás” e quero garantir que todos entendam o básico antes de seguir em frente.

Definindo o equilíbrio de branco


Você provavelmente está familiarizado com o balanço de branco, então não quero me atrapalhar aqui (mas se você não estiver familiarizado com o balanço de branco, confira este artigo). Os controles de balanço de branco são a maneira mais rápida e fácil de corrigir a maioria das projeções de cores em suas fotos, por isso quero dar uma olhada rápida.

Com o controle deslizante Temp, você aquece movendo o controle deslizante para a direita (adicionando amarelo) e esfria movendo o controle deslizante para a esquerda (adicionando azul). Com o controle deslizante Tint, você pode adicionar mais verde à imagem ou mais magenta/vermelho. Esta é uma ferramenta poderosa para corrigir projeções de cores. Como veremos mais tarde, também é poderoso alterar as cores para partes específicas da imagem usando esses controles deslizantes junto com o Pincel de ajuste.

A melhor maneira de definir o balanço de branco é usar a ferramenta conta-gotas. Basta pegá-lo, clicar em uma cor neutra e ele define automaticamente o equilíbrio de branco para você. Funciona muito bem, mas mesmo que não acerte na primeira vez, você pode simplesmente clicar novamente.

Mudando a saturação e a vibração


Depois de corrigir qualquer projeção de cor, uma das próximas etapas a ser executada é ajustar a intensidade das cores. Muitas vezes, você desejará fazer com que as cores pareçam mais saturadas. Os controles à sua disposição são os controles deslizantes de Saturação e Vibração.



Pode parecer que você deve usar o controle deslizante Saturação para aumentar a saturação de suas cores. No entanto, a melhor prática é usar o controle deslizante Vibração para fazer isso e deixar o controle deslizante Saturação sozinho. Por quê? Porque o comando Vibração aumentará a saturação das cores enquanto foca nas cores mais suaves. Ele perfura a cor onde você precisa. Por outro lado, o controle deslizante Saturação aumenta a saturação de todas as cores igualmente. Se você usar Saturação, rapidamente se encontrará com cores que parecem tóxicas ou psicodélicas.

Outra razão para não usar o controle deslizante Saturação é que você pode controlar a saturação usando controles mais finos. E isso leva ao nosso próximo passo, que são os controles deslizantes de saturação para cores individuais.

Controle de cores individuais


Você tem a capacidade de alterar o nível de saturação, o nível de luminosidade e até mesmo a tonalidade de cores diferentes. O painel HSL/Color/B&W contém os controles deslizantes:



Este é um painel de controles muito poderoso. Para usá-lo, primeiro selecione Matiz, Saturação ou Luminância na parte superior. Se você selecionou Matiz, quaisquer alterações feitas na cor individual alterarão a própria cor. Com Saturação selecionada, você aumenta ou diminui a quantidade de saturação dessa cor. Com Luminância selecionada, você altera o valor de brilho de cores específicas. Como veremos, o comando Luminância é muito importante, principalmente ao trabalhar nos céus de suas fotos.

Depois de selecionar o efeito, usar este painel é simplesmente uma questão de mover os controles deslizantes das cores individuais para cima e para baixo. A utilização deste painel será diferente para cada imagem, dependendo das cores presentes. A melhor maneira de entender como ele funciona é apenas brincar com ele. Quando você tiver sua foto aberta, basta mover os controles deslizantes para cima e para baixo e observar os efeitos. Para redefinir a cor e movê-la de volta para 0, basta clicar duas vezes no controle deslizante.

Escova de ajuste


A boa notícia é que o Lightroom e o ACR possuem um Pincel de ajuste que permite fazer alterações em partes específicas da imagem sem alterar outras partes. É poderoso e fácil de usar. A má notícia é que os controles de cores são bastante limitados. Na verdade, existem apenas dois:os controles de equilíbrio while e o controle deslizante de saturação.

Você pode, no entanto, fazer muito com apenas esses dois controles. Provavelmente mais do que você pensa. Aqui está como eles funcionam:
  • Equilíbrio de branco – Com o balanço de branco, obviamente, você pode aquecer ou esfriar seletivamente partes da sua imagem. Isso vem a calhar. Mas a realidade é que você pode adicionar azul, amarelo, verde ou magenta a qualquer parte específica de sua imagem. Isso é poderoso.
  • Saturação – Aumentar ou diminuir seletivamente a saturação das cores em áreas específicas da imagem também é bastante útil. Você já pode selecionar cores individuais usando os controles deslizantes acima. Com o pincel, você pode segmentar áreas discretas da imagem.

É isso. Agora você conhece todas as ferramentas. Não há muitos, e eles não são muito complicados. Mas a simplicidade aumenta o poder.

Agora vamos colocar essas ferramentas em prática e fazer alguns ajustes.


Elementos do Photoshop


A maioria dessas ferramentas também está disponível para usuários do Photoshop Elements. No entanto, dois não são. O Elements não possui um pincel de ajuste em seu ACR e também não possui controles deslizantes de cores individuais em seu ACR. Quanto aos controles deslizantes de cores individuais, há uma solução alternativa. Quando sua foto estiver em Elementos, abra a caixa Ajustar Matiz/Saturação (Aprimorar> Ajustar Cor> Ajustar Matiz/Saturação ou pressione Ctrl+U). Ao fazer isso, você verá os mesmos controles deslizantes de matiz, saturação e luminosidade discutidos acima quando estávamos trabalhando no Lightroom. O padrão será Master, que afetará todas as cores, mas você pode clicar nele e exibirá todas as mesmas cores que usamos no Lightroom. Você pode, assim, alterá-los da mesma maneira que discutimos acima.

Uma dica é fazer essas alterações em uma nova camada para que você possa desfazê-las ou alterá-las com mais facilidade. Para criar uma nova camada, basta clicar em Ctrl+J ou ir em Layer> New> Layer Via Copy. Agora, quando você fizer as alterações, não afetará a imagem subjacente, mas adicionará uma camada que poderá ser movida posteriormente.

Aplicativos específicos


Agora que você está familiarizado com as ferramentas, vamos dar uma olhada nelas em ação. Aqui estão algumas ações comuns que você realizará com suas fotos.

Aprimoramento do céu ao meio-dia


Quando você está fotografando ao ar livre, o céu é um visitante frequente de suas fotos. Na verdade, está quase sempre presente. Melhorá-lo é, portanto, algo que você fará uma e outra vez. Na verdade, você geralmente enfrentará o mesmo problema:como tornar o céu um azul mais profundo e rico enquanto faz as nuvens parecerem brilhantes e inchadas?

Aqui está a resposta:apenas escureça o blues. Vá para o painel HSL/Color/B&W, selecione Luminance e puxe o controle deslizante Azul para a esquerda. Isso escurecerá os azuis da sua imagem sem afetar as outras cores. Seu céu ficará instantaneamente melhor.

Você também pode ter que ajustar as nuvens também. Se o céu estiver prestes a explodir, puxe os Destaques. Se não, e as nuvens podem ficar um pouco mais iluminadas, então empurre os brancos para cima. No exemplo acima, a imagem era bem plana, então eu iluminei um pouco os brancos.

Aprimoramento do céu ao amanhecer e ao anoitecer


Ao amanhecer e ao anoitecer, seus céus terão cores adicionais. Você pode direcionar essas cores para trazê-las para fora e fazer seu céu parecer muito melhor. Normalmente, isso significa direcionar as laranjas e os amarelos. Em alguns casos, haverá alguns vermelhos que você também pode ajustar.

Comece direcionando o blues como você fez para o aprimoramento do céu do meio-dia. Depois disso, aumente um pouco a saturação das laranjas, depois diminua a luminância das laranjas. Lembre-se de que você usará o controle deslizante laranja, mas definindo o efeito como Saturação ou Luminância.

Depois disso, faça a mesma coisa com os Amarelos. Ou seja, defina o efeito para Saturação e empurre o controle deslizante Amarelo para a direita. Em seguida, defina o efeito para Luminância e puxe o controle deslizante Amarelo para a esquerda. Se houver vermelhos em seu céu, faça a mesma coisa com os vermelhos.

Essas alterações afetarão toda a sua imagem. Se houver outros laranjas, amarelos ou vermelhos na imagem que sejam afetados negativamente por suas alterações, talvez seja necessário usar o Pincel de ajuste. Nesse caso, aumente a Saturação usando o pincel e faça as alterações de luminância usando os controles deslizantes de cores.

Melhoria do céu em dias nublados


As melhorias com as quais acabamos de trabalhar não funcionarão no caso de um dia totalmente nublado. Simplesmente não haverá cores para segmentar e ajustar. A maneira de melhorar o céu nesta situação é adicionar alguma cor. Ou seja, azul.

Veja como adicionar azul ao seu céu. Comece com o Pincel de Ajuste. Selecione o pincel e puxe o controle deslizante Temp nos controles de balanço de branco para a esquerda (em direção ao azul). Ao pintar, você estará adicionando um tom azul. Pinte todo o céu. Quando terminar, continue fazendo ajustes no controle deslizante Temp até que o céu fique do jeito que você deseja.

Evitando Verdes Tóxicos


Muitas vezes, quando você faz ajustes globais de cores, descobre que tudo parece ótimo, exceto uma coisa:a grama. Você precisará melhorar a cor de outras partes da imagem, mas isso fará com que a grama pareça psicodélica ou tóxica. Se você diminuir o ajuste global, o restante da imagem ficará plano. Então o que fazer?

A melhor resposta geralmente é fazer o ajuste global para que o resto da imagem fique bom, sem levar em conta a aparência da grama. Em seguida, diminua a saturação dos amarelos na imagem. Faça isso acessando o painel HSL/Color/B&W  , definindo o efeito como Saturation e puxando o controle deslizante Amarelo para a esquerda.

Espere um segundo , você pode pensar:não deveria estar ajustando os verdes para afetar a grama? Não, você leu certo – você quer ajustar os amarelos. É o amarelo na grama que faz com que pareça exagerado. Diminuir esses amarelos geralmente fará com que a grama fique alinhada com o resto da imagem.

Aquecimento


Uma maneira fácil de aquecer a imagem inteira é, obviamente, ajustar o balanço de branco. Basta puxar o controle deslizante Temp para a direita para adicionar amarelos.

Muitas vezes, você desejará aquecer uma parte discreta da imagem. Às vezes, por exemplo, haverá raios de sol que você deseja acentuar. Você pode fazer isso de duas maneiras diferentes. Primeiro, você pode adicionar Saturação aos amarelos conforme descrito acima. Você também pode usar o Pincel de ajuste e adicionar amarelo (com o controle deslizante Temp) a uma parte da imagem.

Usando as ferramentas de aprimoramento de cores


Esses são aprimoramentos de cores comuns que você fará em suas fotos externas. Bem simples, não foi? Mas essas são ferramentas poderosas para gerenciar cores em suas fotos.

Claro, você usará essas ferramentas junto com as ferramentas de brilho, contraste e clareza no Lightroom/ACR para melhorar a imagem em geral. As alterações na cor serão apenas um aspecto de suas alterações gerais. Por exemplo, enquanto eu me concentrei em algumas pequenas mudanças na foto acima, aqui está o antes e o depois dessa foto – depois de todas as chances de brilho, contraste, nitidez e – claro – cor.



Adicione essas dicas ao seu fluxo de trabalho e suas cores melhorarão notavelmente. Existem outras maneiras de afetar a cor que são mais complicadas – e vamos entrar nisso em artigos futuros – mas para algo como 80-90% de suas fotos, acho que as técnicas descritas aqui são tudo o que você precisa.