Cerca de oito ou nove meses atrás, tirei esta foto de uma ovelha na Irlanda:
Eu realmente gostei da foto por vários motivos. Em primeiro lugar, não é com tanta frequência que você pode ter uma visão frontal relativamente próxima de uma ovelha assim. Certamente não é inédito, mas já estive na Irlanda três vezes e passei muito tempo perseguindo ovelhas tentando fazer com que elas me encarassem na frente de um bom fundo sem sucesso. Assim que eles sentem que você está chegando, eles se afastam de você. Neste caso, porém, virei a esquina de uma trilha que descia uma montanha no Parque Nacional de Connemara e havia uma ovelha, sentada ali. Acho que a ovelha não me ouviu chegar porque se assustou e congelou por um segundo, olhando para mim. Por acaso eu estava com minha câmera na mão e tirei a foto muito rapidamente antes que ela se levantasse, se virasse e trotasse um jeito.
Também gosto do fundo da foto. Por fundo, quero dizer tanto a vista da montanha, quanto o chão colorido ao redor das ovelhas. Para mim, esta imagem tem todos os três elementos funcionando:(1) um primeiro plano colorido e interessante, (2) um assunto interessante e claramente definido e (3) uma excelente vista do topo de uma montanha como plano de fundo. Então, no geral, há muito que eu gosto nessa foto.
Dito isto, eu nunca terminei de editar a imagem. Eu desisti disso. Eu realmente não sabia por que, mas eu tinha a sensação de que não estava funcionando. Então, por vários meses, ele ficou no meu disco rígido.
Recentemente, no entanto, eu estava procurando uma foto na mesma pasta e me deparei com essa foto novamente. Eu o puxei para cima e dei outra olhada nele. Eu brinquei um pouco com isso no Photoshop, mas ainda tinha uma sensação desconfortável sobre isso. Mas então fiz uma mudança que, pelo menos para mim, fez toda a diferença. Peguei minha ferramenta Healing Brush/Clone Stamp e limpei os pedaços perdidos de grama e detritos na foto. Exatamente a mesma imagem, com apenas essa limpeza feita, fica assim:
Talvez seja só eu, mas acho que esta é uma imagem muito melhor. Sem todos aqueles pedacinhos de grama e ervas daninhas espalhados pela imagem, ele concentra sua atenção nas ovelhas (principalmente) e depois no primeiro plano e no fundo. Eu sinto que dá ao seu olho um caminho mais claro ao redor da imagem também. Seus olhos devem se mover da ovelha e depois em um círculo para a direita, primeiro para o primeiro plano e depois trabalhando no sentido anti-horário ao redor da imagem. Há menos distrações para tirá-lo disso.
A lição para sua fotografia
Qual é o take-away para você? Claramente é procurar distrações em suas próprias fotos e removê-las. Mesmo quando você achar que não há distrações, reserve um momento para rolar a imagem e ver se há itens que podem ser removidos. Não consigo contar o número de vezes que vi ótimas fotos arruinadas por uma pequena distração. Com bastante frequência, a distração é um ramo em primeiro plano. Eu me pergunto se o fotógrafo não vê ou de alguma forma acha que a distração está adicionando algo à imagem. De qualquer forma, a imagem seria melhor se fosse removida.
O que quero enfatizar aqui é que é muito fácil remover essas distrações. Você precisará do Photoshop, mas não requer quase nenhuma habilidade. Para remover todas as gramíneas e ervas daninhas desta foto, eu simplesmente usei o Spot Healing Brush. Com melhorias ao longo dos anos no Photoshop, essa ferramenta se tornou incrivelmente poderosa. Com o Content Aware marcado, o Spot Healing Brush apenas preenche a área onde você removeu o item de distração. Estou constantemente impressionado com a forma como ele remove itens das minhas fotos e, em seguida, combina perfeitamente com o plano de fundo. E esta ferramenta não poderia ser mais simples de usar. Tudo o que você faz é selecionar a ferramenta e clicar na área com a distração que deseja remover. O Photoshop faz o resto.
Se você ainda não percebeu, também removi uma ovelha bebê do fundo. Isso tem tanto a ver com o equilíbrio da foto quanto com uma distração. Ao remover itens maiores de sua imagem, você não pode confiar apenas no Spot Healing Brush. Mas mesmo assim, é uma boa ideia usar primeiro o Spot Healing Brush para remover o item da imagem. O Photoshop fará uma tentativa de recriar o plano de fundo. Estará longe de ser perfeito, mas será melhor do que ter o item indesejado em sua foto. Além disso, ele lhe dará algo para trabalhar quando você usar sua ferramenta Clone Stamp para fazer o certo. Foi exatamente o que fiz aqui – usei pela primeira vez a ferramenta Spot Healing Brush e deixei o Photoshop ter uma rachadura no plano de fundo. Não era perfeito, mas me deu algo para trabalhar e, a partir daí, peguei a ferramenta Clone Stamp e a preenchi.
[box type=”info” size=”large” style=”rounded” border=”full”]Devo observar que o Lightroom também tem uma ferramenta de remoção de manchas. Por que não estou falando sobre isso aqui? Porque, neste momento, pelo menos, é drasticamente inferior ao Spot Healing Brush. Quase nunca uso. No entanto, se você não tiver o Photoshop, poderá usar essa ferramenta no Lightroom para fazer a mesma coisa - mas não tão bem.[/box]
Dominando as ferramentas Healing Brush e Clone Stamp
Se você precisar de ajuda para entender como essas ferramentas funcionam e qual a melhor maneira de remover itens de suas fotos, tenho alguns recursos para você. Se você está apenas removendo pequenas manchas, confira meu artigo sobre Melhores práticas para eliminar manchas de suas fotos. Se você tiver um trabalho maior que exija o uso da ferramenta Clone Stamp, confira o artigo que escrevi para DPS em 12 dicas para dominar a ferramenta Clone Stamp. Por fim, para aqueles que preferem vídeos, tenho um vídeo que orienta como remover itens indesejados em suas fotos.
A palavra final
Em conclusão, existem algumas coisas realmente simples que você pode fazer para melhorar suas fotos:
- 1. Passe um minuto procurando distrações. Basta fazer uma parte normal do seu fluxo de trabalho para dar uma volta na imagem procurando itens que possam ser removidos.
- Use a ferramenta Pincel de recuperação para manchas para remover esses itens.
- Para itens principais, preencha o plano de fundo com a ferramenta Clone Stamp. Isso tornará a alteração perfeita onde o Pincel de recuperação de manchas tiver problemas.
Isso é apenas uma coisa pequena, mas às vezes terá um impacto dramático em suas fotos.
[box type=”info” size=”large” style=”rounded” border=”full”]
Mistério resolvido! Como mencionei, fiquei bastante surpreso ao pegar essa ovelha sem que ela tivesse fugido. Acontece que provavelmente estava relacionado à ovelha bebê em segundo plano (a que eu removi com a ferramenta de carimbo de clone) e eu simplesmente não sabia disso. Adele Cave me enviou um e-mail me esclarecendo:
Olá Jim – obrigado por sua ótima newsletter e todas as dicas úteis de fotos que você compartilha conosco! Acabei de ler seu artigo sobre “limpeza” na foto da ovelha na Irlanda. Eu tenho que discordar de você neste porque o cordeiro é realmente parte da história! Eu criei ovelhas por anos. Você sabe que a única razão pela qual você conseguiu essa foto da frente da ovelha é porque ela estava protegendo seu cordeiro, mantendo os olhos em você e mantendo-se entre você e o cordeiro? Para quem conhece ovelhas, essa é a chave para a história desta foto – caso contrário, parece um pouco artificial naquele cenário selvagem e acidentado. Achei que você poderia achar isso interessante no que se refere ao aspecto narrativo da fotografia e não apenas ao lado técnico de uma foto. Felicidades!
Então, talvez eu devesse ter deixado a ovelhinha na foto. Isso atrapalha o equilíbrio, então eu provavelmente o removeria de qualquer maneira. Mas explica como tirei essa foto e, para um olho treinado, a foto pode não fazer sentido sem a ovelha bebê. Obrigado Adele!
[/caixa]