Quando olho para minha primeira viagem fotográfica à Irlanda, fico muito insatisfeita comigo mesma. Olhando para minhas fotos, posso ver que havia muitas oportunidades presentes nas cenas que eu estava fotografando, mas eu simplesmente não as acompanhei. Havia panoramas que eu deveria ter tirado, mas não fiz. Eu deveria estar analisando algumas das fotos que estava tirando, mas não o fiz. Havia muitos elementos de composição diferentes que se apresentavam, mas eu simplesmente não os usei.
Por que eu não fiz essas coisas? Muitas razões, mas na maioria das vezes, acho que estava muito ocupado. Parte disso foi porque foi uma viagem bastante rápida. Fomos a muitos lugares diferentes em um curto período de tempo. Parte disso também era que eu ainda era relativamente novo na fotografia. Eu ainda estava focado em obter o f-stop correto e outras configurações de exposição que agora são mais naturais. O resumo é que eu estava apenas preocupado e esqueci de fazer um monte de coisas que agora gostaria de ter feito.
Percebi o problema logo ao voltar para casa. Depois de um pouco de lamentação sobre meus fracassos, pensei em como garantir que isso não acontecesse no futuro. O que acabei fazendo foi preparar uma pequena lista de verificação que guardei na bolsa da minha câmera. Eu usaria isso como um lembrete para fazer todas aquelas coisas que eu poderia esquecer. A ideia era que eu desse uma olhada antes de sair para começar a filmar, para ter certeza de que tudo estava configurado corretamente. Então eu apenas faria minha fotografia usual. Depois de terminar, eu daria uma olhada na lista de verificação novamente para ter certeza de que não havia esquecido nada. Foi o que fiz e ajudou bastante.
As listas de verificação são ótimas por vários motivos. Eles nos ajudam a não esquecer de fazer as coisas quando nossa mente está ocupada com outras coisas. Mesmo coisas óbvias podem passar despercebidas na excitação do momento. Isso acontece muito na fotografia. Muitas vezes estamos tentando ver muitos lugares diferentes em um dia. Muitas vezes nos encontramos correndo para chegar a algum lugar antes que a luz mude. Nessa pressa, podemos ignorar o óbvio. Podemos deixar o ISO muito alto. Ou deixe de notar uma gota de água na frente da lente. Ou saia com uma bateria insuficientemente carregada. Existem coisas realmente simples que parecem óbvias, mas podem passar despercebidas. Quando isso acontece, pode ser desastroso.
Minha lista de verificação original se foi há muito tempo. Mas ainda costumo preparar listas de verificação antes de sair para fotografar. Geralmente eles são específicos para o local que estou indo. Eu posso notar diferentes ângulos ou fotos que eu quero ter certeza de conseguir. Nesse sentido, eles podem ser misturados com uma lista de fotos, mas também incluem muitos outros itens gerais que quero ter certeza de incluir. Acho-os muito úteis, e me ocorre que outros também podem. Eu decidi fazer um para você usar, que você pode obtê-lo clicando aqui.
Basta imprimi-lo, dobrá-lo e guardá-lo na bolsa. Você não precisa consultá-lo constantemente. Dê uma olhada antes de começar a fotografar, para ter certeza de que está configurado corretamente. Então vá fazer a sua coisa. Quando terminar, dê outra olhada e certifique-se de que não esqueceu nada.
Agora, eu percebo que tudo isso vai ser diferente para pessoas diferentes. Na verdade, você pode querer ter diferentes checklists para diferentes ocasiões. Ou algumas das coisas que tenho podem não parecer tão úteis para você. Então aqui está o arquivo original do Word também. Você pode adaptá-lo e torná-lo seu.
[link do botão=”http://www.outdoorphotoacademy.com/wp-content/uploads/2018/11/Field-Checklist-v1-2018-11-03. pdf”]Versão PDF da Lista de Verificação (para impressão)[/button] [button link=”http://www.outdoorphotoacademy.com/wp-content/uploads/2018/11/Field-Checklist-v1-2018-11- 03.docx”]Versão Word da Lista de Verificação (para edição)[/button]
Espero que você ache útil.