Você se pega pensando algo assim:
"Estou fazendo tudo certo em campo, mas minhas fotos não estão tão nítidas quanto eu gostaria. Quando olho para as fotos dos outros, elas são muito mais nítidas que as minhas. O que estou fazendo de errado?”
Se sim, você não está sozinho. Já pensei isso muitas vezes. Eu ouço de um monte de outros que têm também. Na verdade, é uma reclamação bastante comum. Hoje vou tentar ajudá-lo a entender o que está acontecendo e como corrigi-lo.
Antes de falar sobre como vamos corrigi-lo, precisamos verificar algo. Precisamos ter certeza de que você está realmente fazendo tudo certo em campo. De longe, os problemas mais comuns com a nitidez da imagem estão relacionados à velocidade do obturador, foco e profundidade de campo. Confira este artigo sobre nitidez se você não tiver 100% de certeza. Além disso, para saber mais sobre o impacto da velocidade do obturador na nitidez, confira este artigo e este exemplo.
Ok, se você tem certeza de que fez essas coisas e estamos começando com uma boa imagem, vamos entender a diferença entre sua imagem e o que você vê os outros fazendo. Aqui está a resposta curta:na maioria das vezes, a diferença é o pós-processamento.
Muitas vezes temos expectativas irreais sobre o que nossas câmeras podem produzir. Não importa qual combinação de câmera e lente você use, as fotos simplesmente não saem da câmera super nítidas. Eles precisam de ajuda. Se você acha que os outros estão tirando fotos super nítidas direto da câmera, bem. . . eles simplesmente não são. Muitas vezes, aqueles que criam imagens super nítidas são um pouco tímidos sobre a quantidade de processamento necessária para criar essas imagens. Isso faz com que as pessoas pensem que outras pessoas estão obtendo consistentemente arquivos super nítidos diretamente da câmera.
Você provavelmente já sabe que os melhores arquivos de imagem que sua câmera pode produzir são arquivos RAW. Isso significa que os arquivos RAW são os mais nítidos? Dificilmente. Na verdade, há suavidade inerente em arquivos RAW em comparação com JPEGs. Pelo menos esse é o caso quando eles saem da sua câmera. Não me entenda mal:os arquivos RAW ainda são os melhores. Mas a ideia de pegar arquivos RAW é que você editará esses arquivos mais tarde e adicionará sua própria nitidez.
Como você adiciona nitidez às suas imagens? A maioria das pessoas divide em três etapas. O primeiro é chamado de nitidez de entrada. É aí que você aplica um nível básico de nitidez à imagem inteira. É aqui que você neutraliza a suavidade do arquivo RAW, e geralmente é uma mudança bastante leve. A segunda etapa é chamada de nitidez criativa. É aqui que você aguça partes discretas da imagem para atrair o olhar do espectador para onde quiser. Você verá as mudanças mais dramáticas nesta etapa, pois ela foi projetada para alterar a imagem. A terceira e última etapa é a nitidez da saída. É aqui que você adapta a nitidez à exibição final da imagem. Por exemplo, a nitidez será diferente para uma imagem digital e para uma impressão.
Tudo isso é muito importante - e como você pode ver nos links, dediquei algum tempo para escrever sobre tudo isso anteriormente - mas não chega ao cerne da questão questão para nós. A questão é “como tornamos nossas imagens super nítidas?” Novamente, a resposta é pós-processamento. Mas como? Você apenas aumenta o controle deslizante de nitidez? Não. Há mais, e vamos entrar nisso agora.
Para deixar isso claro, vou orientá-lo em algumas etapas básicas de “nitidez” e mostrar o efeito nas imagens. A primeira coisa que você notará é que muito disso não está “afiando” de forma alguma. Pelo menos não é chamado de nitidez pelo Lightroom ou Photoshop. Nesse sentido, é importante entender o que é nitidez. É apenas um ajuste de contraste. É onde o software encontra bordas e aumenta o contraste ao longo dessas bordas. Com isso em mente, vamos percorrer uma imagem.
Vamos começar com esta imagem que tirei recentemente do centro de Dallas, Texas. Estou usando porque parece muito bom direto da câmera. Aqui está sem contraste, nitidez ou outras alterações feitas nele:
Na verdade, tudo o que fiz a esta imagem foi ajustar o balanço de branco e aumentar um pouco a vibração. A imagem parece boa em termos de nitidez, mas vamos dar uma olhada mais de perto em um segundo.
Agora vamos analisar algumas mudanças comuns e observar o impacto. Primeiro, vamos fazer alterações muito básicas no Lightroom. Em quase todas as imagens que toco, aumento a Clareza, Nitidez e Desembaçamento. Vou fazer isso aqui e aqui está o resultado:
Os valores específicos de cada um são Clareza +35, Nitidez +58 e Desembaçamento +20. Eu também decidi adicionar +10 ao Contraste (lembre-se que nitidez é tudo uma questão de contraste). Nesse sentido, também baixei um toque os Pretos (-10) e aumentei as Sombras (+35). Não há mágica nisso, só acho que fica melhor.
Você provavelmente já pode ver a diferença, mas vamos dar uma olhada mais de perto. Aqui estão 100% de zoom de cada uma das duas versões:
Essa é uma diferença bem clara, e pode parecer 10 segundos. Mas estamos apenas começando aqui. Agora vamos levar nossa foto para o Photoshop e fazer algumas coisas.
Lembrando que nitidez tem tudo a ver com aumentar o contraste (você vai se cansar de me ouvir dizer isso, se ainda não estiver), vamos aumentar o contraste em nossos prédios. Não há melhor ferramenta para fazer isso do que as Camadas de Ajuste de Curvas. Se eu fosse sério sobre fazer algo com esta imagem, eu provavelmente faria camadas de ajuste de curvas separadas para diferentes edifícios. Para este exemplo, no entanto, vou criar apenas uma camada para os edifícios principais no centro do quadro. Em outras palavras, estou apenas selecionando os edifícios centrais para que minhas alterações se apliquem apenas a esta parte da imagem. A curva que vou adicionar fica assim:
Se você não estiver familiarizado com curvas, entenda que o importante quando se trata de contraste é aumentar a inclinação da curva onde há mais pixels. Portanto, você pode ver que o que eu fiz foi puxar a curva para baixo à esquerda do grande aglomerado de pixels. Então eu puxei a curva para a direita desses pixels. Isso é o que esses dois pontos na tela representam – eles mostram onde eu puxei a linha para cima ou para baixo. Minhas alterações aumentam a inclinação da curva onde há mais pixels na imagem. Isso é muitas vezes chamado de “S-Curve” por causa da forma que cria. (Se você não estiver familiarizado com curvas, tenho artigos sobre como usá-las aqui e aqui, além deste vídeo). De qualquer forma, nossa imagem agora se parece com isso:
Mas vamos dar uma olhada de perto. Vamos comparar com a versão com nossos ajustes do Lightroom, novamente com zoom de 100%, e quando fazemos isso, temos isso:
Agora a imagem está ainda mais clara e nítida. Vamos seguir em frente e fazer mais uma coisa no Photoshop. Vou adicionar um filtro passa-alta. Se você não estiver familiarizado com isso, pense nisso como a versão de clareza do Photoshop. Para usá-lo, você primeiro cria uma nova camada (Ctrl+J) e depois altera o modo de mesclagem dessa camada para Overlay. Depois disso, selecione o filtro High Pass (Filter> Other> High Pass) e apenas defina um valor. Neste caso, mantive a quantidade muito baixa. Aqui está definido em apenas 1,9:
É uma mudança bastante sutil, mas nossa imagem está bem nítida agora. O filtro High Pass adiciona um pouco mais de detalhes. Vamos dar uma olhada nas versões ampliadas. Aqui está a nova versão comparada com a última edição que fizemos:
Isso é tudo que vou fazer aqui. Tenha em mente que eu realmente nem estourei a artilharia pesada. Quando quero criar nitidez máxima, uso Topaz Clarity. Às vezes também gosto do filtro de contraste tonal no Color Efex Pro da Nik. E nem usamos o filtro Unsharp Mask no Photoshop. Em suma, há muito mais que poderia ser feito aqui. Mas acho que já fizemos bastante questão aqui, e este artigo está ficando longo o suficiente.
Como nosso passo final, vou reduzir o ruído. Isso diminuirá um pouco a nitidez, mas melhorará a qualidade geral da imagem. E com isso, vamos comparar a versão original e a versão final. Primeiro, aqui estão eles em tamanho real:
E aqui estão as versões 100% detalhadas:
Grande diferença? Eu penso que sim. Na verdade, eu diria que é mais um aumento na nitidez do que qualquer atualização de equipamento poderia obter. Isso é tudo o que podemos fazer para aumentar a nitidez? Não por um tiro longo. Estou tentando mantê-lo simples aqui, bem como evitar que seja exagerado. Lembre-se novamente que isso não é tudo o que poderia ser feito. Existem outras ferramentas que eu nem toquei.
Se você acha que está exagerado, tudo bem também. Você pode simplesmente usar essas ferramentas em menor grau em suas próprias fotos.
A ideia aqui não é tanto mostrar como aprimorar suas imagens. Em vez disso, quero apenas mostrar a você que suas imagens precisam de uma ajudinha quando saem da câmera. Se você estiver olhando para suas fotos e não estiver satisfeito com a aparência delas, pode ser que precise adicionar um pouco de processamento a elas. Não é artificial ou trapaça ou qualquer coisa assim. É apenas como as coisas são feitas.
Tecnologia eletrônica © [www.351231.com]