>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Câmeras sem espelho x DSLR (qual é a melhor para você em 2022?)


Se você está tentando escolher entre câmeras sem espelho ou DSLR, este guia tornará sua decisão de compra muito mais fácil para você.

Aqui em 2022, os fabricantes ainda estão produzindo os dois tipos de câmera e continuarão a fazê-lo no futuro próximo.

As câmeras DSLR e sem espelho oferecem vários benefícios exclusivos para todos os níveis de fotógrafos.

No entanto, está se tornando mais difícil recomendar um tipo sobre o outro, como você verá abaixo.

Eu usei DSLRs e câmeras sem espelho profissionalmente por vários anos e, apesar da idade, ainda recomendo câmeras DSLR em certos casos.

Vamos dar uma olhada mais de perto na comparação sem espelho vs DSLR para ajudá-lo a escolher a melhor opção.

Resumo da câmera DSLR x Mirrorless

As câmeras sem espelho são menores, mais leves, mais rápidas e melhores para vídeo. Eles também oferecem recursos exclusivos, como visores eletrônicos (em vez de visores ópticos), disparo silencioso e pico de foco, com melhor custo-benefício. As DSLRs têm uma seleção maior de lentes, oferecem melhor ergonomia e robustez, maior duração da bateria, sem atraso do obturador e visores ópticos com certas vantagens.

Por que escolher uma câmera sem espelho em 2022?


Crédito da imagem:Karen Flores.

Se você está tentando tomar uma decisão com base apenas na qualidade da imagem, não há vantagem distinta – as câmeras mirrorless e DSLR podem oferecer excelente qualidade de imagem. Sua imagem final dependerá de muito mais do que uma escolha de câmera.

No entanto, ao comparar outros recursos e características, há vantagens notáveis ​​em usar câmeras sem espelho em relação às DSLRs. Anos atrás, ninguém poderia prever que o estado das coisas seria assim, mas as câmeras sem espelho percorreram um longo caminho.

É certo que está ficando cada vez mais difícil recomendar uma câmera DSLR a cada ano que passa. No entanto, isso não significa que eles são ultrapassados.

A maioria das marcas de câmeras respeitáveis ​​continua a lançar DSLRs incríveis (com alguns até herdando sistemas sem espelho, como a Nikon D780), mas suas vantagens sobre as câmeras sem espelho certamente estão diminuindo.

No entanto, as DSLRs ainda podem ser ótimas e estão longe de morrer!

DSLR x câmeras sem espelho:prós e contras

1. Tamanho


Fabricantes de câmeras:Fujifilm mirrorless APS-C, mirrorless médio formato, Nikon DSLR full-frame

Para quem viaja, o fascínio de ter um sistema de câmera menor e mais leve é ​​um dos maiores motivadores para investir em uma câmera sem espelho.

Com uma distância de flange mais curta (a distância entre a montagem das lentes e os sensores da câmera) e sem espelho ou pentaprisma, os fabricantes de câmeras sem espelho podem produzir câmeras menores e mais leves.

Embora não haja uma grande diferença de tamanho e peso entre câmeras DSLR versus câmeras sem espelho com sensores de quadro completo, as câmeras com sensor de imagem APS-C e micro-quatro terços oferecem uma vantagem notável sobre seus equivalentes DSLR.

(Existe o argumento de que a qualidade de imagem do formato MFT em geral não pode competir com full-frame em uma DSLR, mas isso é mais uma questão de tipo de sensor do que de formato de corpo.)

DSLRs emblemáticas, como a Nikon D6 ou a Canon 1DX Mark III, são visivelmente maiores e mais pesadas do que a câmera sem espelho equivalente da Sony a7R Mark IV, por exemplo.

Como você também pode ver na imagem acima, mesmo alguns modelos mirrorless de médio formato podem ser menores do que DSLRs full-frame – a Canon 5D Mark IV e a Nikon D850 têm uma qualidade de imagem fantástica, mas são bastante grandes e pesadas.

(Aliás, a Fujifilm não faz micro quatro terços do corpo sem espelho full-frame.)

Ter uma câmera menor nem sempre é uma coisa boa, claro, com o sofrimento da ergonomia, como discutiremos mais adiante. Mas para pessoas que viajam com frequência, é muito melhor possuir uma câmera tão compacta.

2. Visores eletrônicos vs. Visores ópticos


Este é outro dos grandes pontos fortes das câmeras sem espelho sobre as DSLRs e uma das principais razões para o êxodo em massa de um formato para outro.

Um visor eletrônico (EVF) oferece vários benefícios em relação a um visor óptico (OVF), incluindo:
  • Uma tela mais brilhante de um visor eletrônico é benéfica ao visualizar cenas e imagens com pouca luz
  • Sem problemas de cobertura do visor
  • A visualização ao vivo reduz a necessidade de "chimpanzé" após tirar uma imagem com um visor eletrônico (WYSIWYG)
  • Sem escurecimento do visor (modelos selecionados)
  • A revisão de imagens no visor eletrônico beneficia a visualização em condições de muita luz
  • As informações de disparo avançadas podem ser exibidas como uma sobreposição no visor eletrônico, o que não é possível com um visor óptico
  • O zoom digital em um visor eletrônico ajuda a verificar o foco
  • Mais pontos de foco no visor eletrônico, reduzindo a necessidade de focar + recompor com o visor óptico
  • Modos AF de rastreamento de assunto avançado para maior precisão com um visor eletrônico
  • Capacidade de 'ver' simulações de filmes (Fujifilm)
  • Pico de foco para foco manual simples
  • A prevenção de danos aos olhos ao fotografar ao sol é muito melhor com um visor eletrônico

Embora ter um EVF possa ser uma experiência revolucionária, o humilde visor óptico ainda pode ser benéfico.

Aqui estão algumas razões pelas quais você pode querer ficar com uma DSLR e seu visor óptico:
  • O visor óptico está sempre "ligado", portanto, não há atraso de inicialização ao levantá-lo até o olho
  • Sem atraso do obturador (o tempo entre pressionar o obturador e a imagem sendo capturada)
  • Sem atraso digital ou "apagão" durante o disparo em sequência
  • Maior qualidade óptica, pois com um visor óptico, você está apenas olhando através de um pedaço de vidro
  • O consumo zero de energia significa que não há pedágio na vida útil da bateria

Se você fotografar eventos de alta pressão ou assuntos em movimento rápido em uma imagem, o atraso do obturador pode ser a diferença entre capturar ou perder uma foto.

Na verdade, essa é uma das razões mais comuns pelas quais a maioria dos fotojornalistas e paparazzi preferem usar DSLRs.

Vale ressaltar também que algumas câmeras digitais, como a Fujifilm X100V, oferecem um visor eletrônico/óptico híbrido, oferecendo o melhor dos dois mundos.

3. Custo-benefício


A Z6 foi a primeira incursão da Nikon em câmeras sem espelho full-frame.

Embora você ainda possa obter DSLRs decentes por cerca de US $ 500, pelo mesmo preço, o corpo da câmera sem espelho equivalente é muito mais avançado tecnologicamente.

Produzir o mecanismo de espelho em DSLRs é complicado para os fabricantes, daí o preço elevado.

Além disso, o mecanismo do espelho acabará por se desgastar e substituí-lo também pode ser caro.

Quanto mais cara a câmera, maior a 'vida útil do obturador', embora em algum momento todos os espelhos falhem.

Com uma câmera sem espelho APS-C ou full-frame, obviamente não há preocupação de nada se desgastar dessa maneira, então eles se beneficiam de uma maior longevidade.

Se você estiver com um orçamento restrito, geralmente poderá encontrar DSLRs de segunda mão por um preço de banana, principalmente porque muitas pessoas estão mudando para o formato sem espelho.

O outlier é o Sony a6000, um mirrorless básico que está surpreendentemente disponível por menos de US$ 500.

4. Avanço


A Fujifilm produz apenas câmeras sem espelho, sem intenção de lançar uma DSLR.

Ao comparar os lançamentos recentes de câmeras DSLR e mirrorless, você notará que, em termos de avanços tecnológicos, o formato mirrorless oferece muito mais inovação.

Durante o ano médio, o proprietário de uma câmera sem espelho recebe várias atualizações de firmware (gratuitas), que geralmente beneficiam muito a experiência de disparo e a imagem final.

Por exemplo, uma atualização recente de firmware da Sony para algumas câmeras sem espelho APS-C e full-frame Alpha melhorou muito o foco automático, com a adição de rastreamento ocular contínuo para pessoas e animais.

Com a Nikon D780 um tanto híbrida, a Nikon está mostrando que eles ainda estão empurrando a tecnologia DSLR, embora em um ritmo muito mais lento do que seus produtos de câmera sem espelho.

5. Vida útil da bateria


A necessidade de várias baterias é real! Crédito da imagem:Katrin Kullenger.

Muitas câmeras sem espelho simplesmente têm mais tecnologia para alimentar do que as DSLRs – a tela LCD e o EVF aumentam muito o consumo e a vida útil da bateria, principalmente quando usadas com brilho total.

Os modelos Fujifilm normalmente lutam com a duração da bateria, com uma carga oferecendo apenas 3-400 fotos por carga, em comparação com a DSLR equivalente que geralmente pode oferecer duas vezes isso por cobrança.

A Sony, por outro lado, oferece corpos full-frame que podem disparar mais de 800 fotos por carga - meu recorde com a Sony a7 III é de 1.300 fotos, embora isso tenha sido bastante frugal com o uso de EVF e LCD.

Pode ser irritante carregar várias baterias, sem mencionar o incômodo de ter que trocá-las constantemente.

A compra de várias baterias de marca própria também pode ser uma grande despesa adicional, e carregá-las na mala pode dificultar as viagens de avião em algumas companhias aéreas.

6. Durabilidade


As DSLRs são mais comumente usadas por jornalistas/fotojornalistas devido à sua durabilidade superior. Crédito da imagem:Alex Kuhni

Esse fator é discutível, pois as câmeras DSLR e sem espelho oferecem corpos duráveis ​​e à prova de intempéries que podem suportar os elementos.

No entanto, se compararmos os principais corpos, as câmeras DSLR podem definitivamente levar mais pancadas do que a câmera sem espelho equivalente - é por isso que você geralmente ainda verá fotojornalistas de guerra ou fotógrafos de esportes radicais favorecendo esses robustos corpos DSLR emblemáticos.

Quanto aos corpos de nível básico, as economias de custos são feitas em ambos os formatos por todos os fabricantes de câmeras, embora seja preciso dizer que a faixa DSLR é mais robusta.

Sim, existe o espelho frágil para desalojar nas DSLRs, mas as câmeras sem espelho dependem muito mais de tecnologia sofisticada, que geralmente é mais frágil e suscetível a condições extremas. Além disso, a quantidade de recursos tecnológicos afeta a vida útil da bateria.

Também houve casos de superaquecimento em muitos modelos mirrorless após uso prolongado em condições de calor (já que ainda não incluem um ventilador interno), mas o mesmo não pode ser dito para DSLRs.

Além disso, como você está usando a tela LCD traseira muito mais no mirrorless, isso aumenta o risco de arranhá-lo ou arranhá-lo.

7. Exposição


Esta é uma das principais razões para escolher uma câmera sem espelho em vez de uma DSLR e é benéfica tanto para iniciantes quanto para profissionais.

No lugar de um espelho direcionando a luz através das lentes até o visor, uma câmera sem espelho usa o sensor de imagem para lidar com o foco e a exposição.

Este sensor de imagem oferece uma experiência do que você vê é o que você obtém (WYSIWYG), permitindo que você visualize sua exposição na tela LCD traseira da câmera ou no EVF.

DSLRs permitem que você faça algo semelhante no modo Live View. Basicamente, com o Live View, você pode ver a visualização na tela LCD.

No entanto, o Live View é muito mais lento em operação e inutilizável ao capturar assuntos em movimento rápido. Além disso, nem todas as DSLRs possuem o modo Live View, embora a grande maioria o faça.

Para iniciantes, isso pode ajudar imensamente e também pode proporcionar uma ótima experiência de aprendizado – imagine poder visualizar os efeitos de cada elemento de exposição, antes de pressionar o botão do obturador e tirar a imagem!

Fotógrafos mais avançados e até profissionais se beneficiam de maior eficiência, pois há muito menos necessidade de revisar uma imagem depois de tirada (também conhecido como chimpanzé).

8. Ruído do obturador


Sem espelho, não há 'tapa de espelho' que você obtém com DSLRs. Tudo o que você ouve é o clique do mecanismo do obturador, e esse som geralmente pode ser personalizado.

Várias câmeras sem espelho oferecem até fotos completamente silenciosas, o que é um divisor de águas para fotógrafos de casamento ou para aqueles que precisam operar em completo silêncio.

Muitas DSLRs têm um recurso de 'Disparo Silencioso', que separa o som do obturador da aba do espelho, com o espelho abaixando lentamente quando o dedo é removido do botão do obturador.

No entanto, é menos do que ideal na prática e impraticável para ações em movimento rápido.

Veja também:quais são os dois tipos de obturadores de câmera?

9. Foco automático


As câmeras sem espelho se beneficiam de ter mais pontos do que as DSLRs, e muitas também oferecem tecnologias de foco automático de rastreamento de rosto e olhos.

Esses recursos significam que você pode deixar o foco automático em grande parte para a câmera, em vez de precisar selecionar manualmente pontos de foco individuais ou focar e recompor.

No entanto, os benefícios reais estão no número de sensores de detecção de contraste e detecção de fase.

Com as matrizes de sensores de detecção de fase de foco automático colocadas diretamente no sensor de imagem em câmeras sem espelho, também não há diferença entre o ponto de foco central e aquele nas bordas extremas do quadro.

(Algumas câmeras sem espelho oferecem apenas detecção de contraste, que é inferior ao sistema de detecção de fase quando se trata de rastrear objetos em movimento, especialmente com pouca luz.)

Os modelos da Sony são tipicamente superiores quando se trata de foco automático extremamente rápido, com o Sony a9 e o Sony a9II liderando a faixa. No entanto, as recentes atualizações de firmware da Canon para sua linha EOS R tiveram melhorias significativas nessa área.

As DSLRs normalmente oferecem o melhor foco automático no centro do quadro, mas lutam com a aquisição do foco automático quando um ponto de foco é selecionado próximo à borda do quadro.

Vale a pena notar que as velocidades de foco automático também podem depender da lente conectada à câmera, com alguns modelos de lentes com desempenho melhor que outros.

10. Velocidades do obturador


Mesmo a câmera sem espelho Sony a6000 de nível básico pode capturar fotos de até 11 qps.

Em uma DSLR, seus quadros por segundo (ou seja, a taxa de captura de imagens por segundo) são limitados pela velocidade do movimento do espelho.

Em geral, apenas DSLRs de ponta oferecem velocidades rápidas do obturador de disparo contínuo de mais de 10 qps.

Com câmeras sem espelho, alguns corpos de nível básico, como o Sony a6000 abaixo de US$ 500, oferecem 11 fps. No entanto, os modelos sem espelho de nível básico de outras marcas são principalmente mais caros.

DSLRs de ponta como a Nikon D5 podem oferecer taxas de quadros incríveis, mas também são muito mais caras que uma Fujifilm X-T4 e Sony a9, por exemplo, que oferecem 20 FPS francamente ridículos.

Obviamente, as velocidades do buffer também devem ser levadas em consideração (ou seja, a capacidade da câmera de processar e armazenar a imagem antes que o fotógrafo possa tirar a próxima), mas, em geral, se você precisar fotografar ações em movimento rápido, um câmera sem espelho é o caminho a percorrer.

11. Estabilização de imagem


Tanto as câmeras mirrorless quanto as DSLR oferecem sensores de estabilização de imagem, que funcionam deslocando parte das lentes ou a imagem na direção oposta ao movimento da câmera.

No entanto, as DSLRs (e a maioria das câmeras sem espelho) limitam-se a deslocar as lentes em apenas 2 eixos para neutralizar a trepidação, conhecida como estabilização de dois eixos (ou seja, para cima ou para baixo e de um lado para o outro).

Algumas câmeras sem espelho, como a Sony a7III e a Sony a9II, oferecem estabilização de imagem de 5 eixos no corpo, que desloca os sensores ao longo de 3 eixos adicionais:pitch (inclinando para cima e para baixo), yaw (virando de um lado para o outro) e roll ( girando).

Isso pode ser extremamente benéfico ao fotografar uma imagem com pouca luz, de um veículo em movimento ou ao gravar vídeo em 4K.

Ambos os formatos oferecem estabilização de imagem da lente, e isso pode ser usado em conjunto ou separado do IS na câmera. Dependendo da lente que você escolher, você pode se beneficiar de um melhor desempenho com pouca luz ao segurar a câmera na mão.

No entanto, deve-se dizer que o IS da lente é inferior ao IS do corpo.

12. Gravando vídeo


Coleção de câmeras/lentes Fujifilm. Crédito da imagem:Javier Abad

Uma grande vantagem de usar uma câmera sem espelho para gravar vídeo é que você pode usar o EVF. Isso permite que você visualize sua exposição, além de tornar muito mais fácil ver sua composição em situações de iluminação complicadas.

Outra diferença importante são os sistemas de foco automático - a maioria das DSLRs não pode usar o foco automático de detecção de fase enquanto o espelho está ativo durante a gravação de vídeo.

Por que você precisa de detecção de fase?

Basicamente, os sensores de detecção de fase “orientam” a lente para fazer ajustes se a imagem dos outros sensores não for idêntica. Quando a luz atinge o sensor de foco automático de Detecção de Fase, se houver alguma discrepância, a Detecção de Fase a corrigirá.

Em vez disso, muitas câmeras DSLR dependem da detecção de contraste, o que pode levar à busca de foco (ou seja, a câmera lutando para adquirir o foco automático).

Algumas DSLRs de ponta usam AF de detecção de fase no sensor, além da detecção de contraste, ou AF de pixel duplo no caso de corpos modernos da Canon.

Mas ainda assim, as câmeras sem espelho oferecem sistemas de foco automático mais rápidos para vídeos.

A vantagem de tamanho/peso das câmeras sem espelho também pode beneficiar a gravação de vídeo, especialmente para quem precisa viajar com muito equipamento ou segurar a mão por longos períodos.

Ambas as câmeras DSLR e sem espelho permitem gravar vídeo em 4k, com a Canon R5 (uma câmera sem espelho de última geração) oferecendo gravação de vídeo em 8k.

Tenha em mente, porém, que a videografia nem sempre é sobre números e que processar um vídeo 4k às vezes não vale a pena.

Quando comparadas diretamente, mais câmeras mirrorless oferecem a resolução 4k, o que não é à toa, pois são mais modernas. Por outro lado, muitas DSLRs são limitadas a 1080p.

13. Calibração de lentes


As câmeras DSLR calculam o foco por meio de sensores de foco secundário separados, enquanto a maioria das câmeras sem espelho executa o cálculo diretamente dos sensores de imagem.

Isso significa que em uma DSLR, existem duas áreas que têm o potencial de prejudicar o foco preciso – o espelho e a própria lente.

Aqui está o problema:às vezes, ambos r requerem calibração. Isso afeta em grande parte o tempo da captura.

Se a calibração não ocorrer, suas fotos podem ficar desfocadas.

Já que as câmeras sem espelho usam o sensor de imagem para adquirir o foco. Isso significa que, mesmo que suas lentes estejam ligeiramente "desligadas" de alguma forma, não há necessidade de calibração ou ajuste fino.

14. Estabilidade


Câmera sem espelho da Sony e sistema de lentes usado pelo The Steed

A falta de 'tapa de espelho' em uma câmera sem espelho significa que há muito menos vibração ao pressionar o botão do obturador.

Na verdade, o único componente físico móvel dentro de uma câmera sem espelho é o obturador da câmera, mas mesmo isso pode ser desabilitado ao usar o obturador eletrônico, que elimina completamente qualquer movimento.

Esta é uma grande vantagem para quem precisa da imagem mais nítida e precisa de sua câmera.

Não só isso – quando seu assunto está em movimento, você definitivamente precisa de uma unidade estável.

Quando usadas em combinação com um tripé robusto e um obturador remoto, as câmeras sem espelho oferecem estabilidade incomparável durante a captura de imagens.

15. Manutenção


O sensor geralmente fica completamente exposto quando você remove as lentes das câmeras sem espelho, facilitando muito a limpeza.

(O corpo sem espelho da Canon R oculta o sensor automaticamente quando as lentes sem espelho são removidas para evitar a entrada de poeira.)

Uma câmera DSLR, por outro lado, não apenas possui um espelho no caminho do sensor, mas também abriga vários componentes sob o espelho, dando um lugar para a poeira assentar e dificultando muito a limpeza adequada.

Há também o benefício de uma contagem menor de obturadores ao usar o mirrorless, pois você pode estar usando o obturador eletrônico.

16. Lentes e acessórios nativos


A menos que você esteja preparado para adaptar sua lente DSLR, mirrorless oferece muito menos opções | Crédito da imagem:Emily Kuliyev

As DSLRs existem há muito mais tempo do que as câmeras sem espelho, o que significa que há uma seleção muito mais ampla de lentes disponíveis.

Embora seja possível “adaptar” uma lente DSLR para ser usada em um corpo sem espelho, muitas pessoas ainda preferem não fazê-lo.

Certas lentes especiais, como super teleobjetivas ou lentes tilt-shift, simplesmente ainda não estão disponíveis para o sistema sem espelho.

Embora macro, f/1.2, panqueca e outras lentes de ‘nicho’ sejam produzidas para algumas marcas sem espelho, ainda não há muita variedade de lentes para escolher.

A Canon vem tentando produzir mais lentes Canon RF para sua série EOS R e Nikon para suas câmeras sem espelho da série Z, mas ainda estão atrás da Sony e da Fujifilm em termos de seleção para o formato.

A linha de lentes Canon RF também é comparativamente cara, sem opções de lentes econômicas atualmente disponíveis. O mesmo vale para a linha de lentes Nikon.

Tanto a Canon quanto a Nikon estão claramente colocando um grande foco de seus esforços no mirrorless em 2022, então esperamos ver mais lentes nativas aparecendo em breve.

As DSLRs oferecem várias lentes 'nifty-fifty' acessíveis, por exemplo, permitindo que você experimente uma grande abertura f / 1.8 por cerca de US $ 100. Este ainda não é o caso das câmeras sem espelho, sem lentes 'baratas' disponíveis aqui em 2022.

O mesmo vale para os acessórios – existem alguns acessórios específicos que podem existir para DSLRs, mas ainda não estão disponíveis para câmeras sem espelho.

Quanto aos acessórios disponíveis, há muito menos produtos de marcas nativas para escolher, com os fotógrafos muitas vezes tendo que confiar em produtos de fabricantes de terceiros.

Assim, embora seja previsível que a situação mude no futuro próximo, a batalha DSLR vs mirrorless em termos de acessórios é vencida pelo competidor veterano.

17. Ergonomia


Embora existam exceções, a tendência geral tem sido produzir sistemas sem espelho que sejam tão pequenos e compactos quanto possível.

Ao fazer isso, isso teve um efeito negativo na ergonomia de muitas das câmeras sem espelho mais populares.

Pela minha experiência pessoal, sempre achei as câmeras sem espelho da série Sony Alpha e Fujifilm X bastante desconfortáveis ​​de usar.

Existem algumas exceções, mas só recentemente essas marcas estão produzindo câmeras com ergonomia mais parecida com a DSLR média.

Canon e Nikon adotaram uma abordagem diferente com o lançamento de suas câmeras das séries R e Z, respectivamente, optando por replicar (e melhorar) a ergonomia de suas populares DSLRs.

Se isso prejudica uma das principais vantagens de fotografar sem espelho (ou seja, o tamanho reduzido) é discutível, mas uma coisa é certa – corpos maiores oferecem melhor equilíbrio e uma experiência de disparo mais confortável ao usar lentes maiores.

18. Experiência de tiro


Sistema DSLR do fotógrafo de casamento Craig Williams.

Esse fator final é subjetivo, mas a preferência por DSLRs é válida principalmente se você falar com pessoas que fotografaram com os dois sistemas.

Como as câmeras sem espelho fazem muito trabalho duro para você (no que diz respeito ao foco e à exposição), às vezes é semelhante a 'fotografar com um minicomputador'.

As DSLRs, por outro lado, forçam o fotógrafo a fazer os cálculos de exposição, com o OVF simplesmente fornecendo uma janela para espiar.

Para alguns, essa experiência é valiosa e mais agradável do que deixar uma câmera assumir a imagem.

Para um iniciante, escolher uma câmera DSLR pode significar uma compreensão mais completa da exposição ou, no mínimo, uma maneira de 'voltar', se por qualquer motivo eles não puderem mais usar ou não desejarem mais usar uma câmera sem espelho. .

É um pouco como saber dirigir um carro manual mesmo dirigindo um automático;-)

As câmeras DSLR não são as inovações mais recentes, mas isso não significa que faltem modelos atraentes e dignos de atenção.

As principais câmeras da série Nikon D e da série 1D da Canon são reservadas para profissionais que precisam dos corpos à prova de intempéries mais robustos, bateria de maior duração, foco automático excelente e taxas de imagem de quadro mais rápidas.

Você também encontrará uma grande variedade de acessórios e lentes nativas para esses modelos que enriquecerão sua jornada fotográfica.

Assim como com outras DSLRs, a compensação com elas está no tamanho, peso e custo.

DSLR x Mirrorless:perguntas frequentes


As câmeras sem espelho substituirão a DSLR?

A julgar pelos avanços tecnológicos, as DSLRs ainda dominam o mercado em vendas, mas são definitivamente uma raça em extinção. Embora a primeira câmera sem espelho tenha sido feita há 11 anos, ela oferece mais funcionalidades às DSLRs. É discutível se as câmeras sem espelho as substituirão inteiramente, mas podemos definitivamente esperar uma redução nos lançamentos de câmeras DSLR nos próximos anos.

Os profissionais usam câmeras sem espelho?

Sim, mas eles também usam DSLRs, dependendo do gênero da fotografia. Na verdade, muitas pessoas alternam entre câmeras DLSR e mirrorless. Alguns são defensores de que as lentes sem espelho e o foco automático ainda não estão lá e preferem usar DSLRs. Outros afirmam que os visores eletrônicos são menos distrativos do que os visores ópticos e não se importam com o efeito na duração da bateria das câmeras sem espelho. Tudo depende do seu estilo e preferências.

As câmeras sem espelho são melhores com pouca luz?

Tanto as DSLRs quanto as câmeras sem espelho podem funcionar bem com pouca luz. É mais uma questão do tamanho dos sensores do que do formato da câmera – sensores maiores permitem que mais luz seja capturada. Portanto, não importa se você está usando câmeras DLSR ou sem espelho quando a luz é escassa, mas quais sensores você usa. Além de ter sensores maiores, você pode tentar aumentar as configurações de ISO para uma melhor qualidade de imagem ao anoitecer ou à noite.

Posso usar uma lente DSLR em uma câmera sem espelho?

Na maioria dos casos, sim – você pode usar lentes DSLR em um corpo de câmera sem espelho, mas a maioria delas não é intercambiável. Isso significa que você poderá usar lentes DSLR apenas com um adaptador específico que você usaria para montá-las em sua câmera sem espelho. O mercado desses adaptadores também se desenvolveu nos últimos anos, então hoje em dia você pode emparelhar praticamente qualquer lente que já possui com um corpo sem espelho.

Câmeras sem espelho x DSLR:palavras finais


Se você leu até aqui, deve ficar claro para você que as câmeras sem espelho oferecem muito mais pelo seu dinheiro aqui em 2022. Essa é a conclusão geral de todo o debate DSLR – sem espelho.

Algumas pessoas chamam isso de revolução sem espelho.

No entanto, as DSLRs ainda não estão mortas! Eles ainda oferecem várias vantagens sobre suas contrapartes modernas, embora sejam importantes para você?

Ao escolher uma câmera, é importante considerar a marca – a Fujifilm e a Sony estão fortemente investidas no formato mirrorless, enquanto a Nikon e a Canon têm muitos anos de experiência no reino DSLR. Eles também oferecem muito mais lentes.

Recentemente, a Canon e a Nikon começaram a produzir excelentes corpos de câmera full-frame e sem espelho APS-C, mas ainda precisam recuperar o atraso.

No final do dia, as câmeras DSLR e sem espelho podem produzir imagens estelares. Muitos amadores e profissionais ainda usam e compram DSLRs e não têm intenção de mudar para o formato mirrorless.

Da mesma forma, muitos abandonaram as DSLRs, investiram no sistema sem espelho e nunca voltariam para DSLR (ou talvez nunca tenham usado uma DSLR!)

Finalmente, existem alguns usuários "híbridos" que obtêm o melhor dos dois mundos, ou talvez não consigam deixar de lado sua amada DSLR. Eu caio neste campo :-)

Espero que este guia tenha sido útil para você. Deixe um comentário abaixo com o tipo de câmera que você usa e por que a escolheu.