Chega um momento na vida de todo fotógrafo em que você precisa tirar uma foto com pouca luz sem flash ou velocidade lenta do obturador.
Talvez você esteja filmando a partida de netball de sua filha em um pavilhão esportivo mal iluminado, ou talvez precise capturar os recém-casados em uma igreja escura…
Seja qual for o caso, a melhor câmera com pouca luz precisa fornecer excelente qualidade de imagem em ISOs altos e precisão de foco automático, mesmo que o assunto seja difícil de ver.
Temos muitos anos de experiência fotografando com pouca luz como fotógrafos profissionais, então você pode confiar nas recomendações de câmeras com pouca luz neste guia.
As câmeras de formato médio e full-frame oferecem o melhor desempenho com pouca luz em relação aos sensores APS-C e Micro 4/3, mas com elas vem um preço mais alto.
No entanto, ainda há grandes pechinchas a serem feitas!
Escolhemos 6 câmeras com pouca luz (tanto full-frame quanto APS-C) que oferecem o melhor custo-benefício em 2022
…e se você tiver um orçamento maior, pule até o final para ver as melhores câmeras com pouca luz que o dinheiro pode comprar.
Então, vamos ficar presos – é hora de ser iluminado!
Câmeras com pouca luz de melhor valor em 2022
Imagem | Produto | Recursos | |
| Sony a7 III NOSSA ESCOLHA Nº 1 | - Processamento de imagem mais rápido
- Luz ideal
- Desempenho confiável
- Detalhes incríveis
|
| Nikon D750TOP RATED | - Tela LCD de ângulo variável
- Compacto e leve
- Poderoso foco automático de 51 pontos
- Recursos de vídeo HD
|
| Canon 5D Mark IVGRANDE VALOR | - Excelente qualidade de imagem
- Sistema AF de 61 pontos
- Processador de imagem DIGIC 6+
- Monitor LCD com tela sensível ao toque
|
| Nikon D7500 | - Qualidade de imagem líder da classe
- Sistema AF de 51 pontos
- Construído em Wi-Fi e Bluetooth
- Vídeo 4K
|
| Fujifilm X-T4 | - Excelente EVF
- obturador mecânico de 15 fps
- Vídeo 4K
- Bateria grande
|
| Sony a6600 | - Foco automático mais rápido do mundo
- Acompanhamento de AF em tempo real
- Estabilização de imagem óptica de 5 eixos
- Rastreamento de toque
|
Sony a7 III
Veja mais avaliações
Escolha do Editor
Prós - Vasta escolha de lentes Sony e de terceiros
- Compacto e leve para uma câmera full-frame
- Taxa de rajada de 10 quadros por segundo
- Excelente foco automático dos olhos
- Slots de cartão duplo
Contras - Não muito confortável ergonomicamente
- O sistema de menus é difícil de entender
Lançado em 2018, o Sony a7 III tem quase 15 stops de faixa dinâmica e continua sendo uma excelente escolha, mesmo em 2022, onde há modelos mais novos disponíveis.
A a7 III é amplamente considerada uma câmera que muda a indústria, pois eliminou muitos elementos - como foco automático dos olhos e duração da bateria - na linha de câmeras sem espelho da Sony e empacotou muitos recursos em um corpo compacto e relativamente acessível.
A estabilização no corpo da Sony não é tão boa quanto a de alguns de seus concorrentes, mas ainda tem um bom desempenho e oferece cinco paradas extras ao fotografar na mão, permitindo velocidades mais lentas do obturador para auxiliar sua fotografia com pouca luz.
Não é a melhor câmera com pouca luz para quem tem orçamentos mais altos, mas pelo preço, não há mais nada que se aproxime do próximo passeio fotográfico escuro.
Nikon D750
Veja mais avaliações
Escolha do Editor
Prós - Valor incrível
- Foco automático Foco automático com pouca luz
- Slots de cartão duplo
- Corpo robusto e ergonômico
- Grande tela flip
- Excelente variedade de lentes
Contras - A tecnologia do sensor evoluiu desde que foi lançada em 2014
- O foco automático pode ser lento ao usar o Liveview
- Sem estabilização no corpo
A Nikon D750 oferece excelente faixa dinâmica e produz imagens impressionantemente limpas quando você começa a aumentar o ISO, apesar de ser uma das câmeras mais antigas desta lista.
Sendo uma DSLR, possui menos pontos de foco automático (51) em comparação com uma câmera sem espelho, mas eles fazem um excelente trabalho quando encarregados de escolher assuntos em condições de pouca luz.
O sensor de imagem full-frame de 24 megapixels oferece lindos arquivos raw e também grava vídeos em Full HD 1080p em várias taxas de quadros de até 60 qps. A tela flip também está bem implementada, embora não gire para frente para vlogging ou selfies.
Se você está procurando uma câmera full frame acessível para fotografar com pouca luz, pode comprar uma D750 por uma pechincha.
Embora câmeras como a Nikon D850 ofereçam mais resolução e desempenho ISO alto um pouco melhor, elas também são muito mais caras. A D750 pode ser um pouco longa no dente, mas ainda é uma excelente opção para fotografia com pouca luz aqui em 2022.
Canon 5D Mark IV
Veja mais avaliações
Escolha do Editor
Prós - Sensor de quadro completo de 30 megapixels
- Excelente qualidade de construção com vedação contra intempéries
- Visor brilhante
- Ampla faixa ISO
- Excelente variedade de lentes
- Slots de cartão duplo
Contras - Foco automático de baixo nível de luz não é tão bom quanto os concorrentes
- Sem estabilização no corpo
A Canon 5D Mark IV é quase lendária, tendo sido a escolha de inúmeros fotógrafos profissionais em todo o mundo desde o seu lançamento em setembro de 2016. Também é uma ótima câmera para condições de pouca luz.
É conhecido por sua fantástica reprodução de cores, excelente faixa dinâmica de quase 14 stops e alto desempenho ISO que oferece arquivos limpos e nítidos.
Ao gravar vídeo, a 5D Mark IV se beneficia da tecnologia Dual Pixel Autofocus (DPAF) da Canon, que torna o foco de rastreamento suave e confiável. Ele grava vídeos DCI 4K a até 30 qps e Full HD 1080p a 60 qps.
A construção sólida e à prova de intempéries torna esta uma ótima opção para qualquer aventura, pois você pode ter certeza de que ela continuará fotografando independentemente das condições.
No entanto, lembre-se de que não há estabilização no corpo, portanto, você pode se esforçar para manter a câmera imóvel o suficiente ao fotografar com pouca luz em velocidades mais lentas do obturador.
Felizmente, todas as câmeras Canon têm acesso a lentes prime f/1.2 super-rápidas, que ajudam a aproveitar ao máximo o sensor de imagem quando a luz começa a cair.
Nikon D7500
Veja mais avaliações
Escolha do Editor
Prós - Muito acessível
- Compacto e leve
- 14 paradas de intervalo dinâmico
- Vedação contra intempéries
Contras - Apenas um slot de cartão
- Corte pesado em vídeo 4K
Uma das câmeras mais acessíveis desta lista, a Nikon D7500 foi considerada uma das melhores câmeras APS-C já fabricadas quando foi lançada em 2017.
Pode ser apenas 21 megapixels (o que é mais que suficiente para a grande maioria dos fotógrafos!), mas a resolução um pouco menor significa que o sensor menor não tem muito impacto na faixa dinâmica e no desempenho com pouca luz.
Para muitos fotógrafos, é uma das câmeras mais confortáveis de usar, pois possui excelente ergonomia.
Além disso, a excelente qualidade de construção da Nikon D7500 significa que esta câmera terá prazer em enfrentar as condições mais exigentes, impedindo a entrada de umidade e poeira graças à sua vedação contra intempéries.
Talvez a única reclamação real seja que ele não oferece a redundância de um segundo slot de cartão - uma escolha estranha da Nikon, já que isso estava presente nos antecessores do D7500.
No entanto, ele possui estabilização de 3 eixos que ajudará a manter as imagens nítidas ao fotografar com a mão em condições de pouca luz.
Fujifilm X-T4
Veja mais avaliações
Escolha do Editor
Prós - Desempenho geral muito impressionante
- 425 pontos de foco automático de detecção de fase
- Design físico, tátil e diferenciado
- Estabilização de imagem com deslocamento do sensor de 5 eixos
Contras - Mesmo sensor que seu antecessor
- A tela LCD não tem resolução muito alta
A Fujifilm X-T4 é sem dúvida a melhor câmera que a Fujifilm já produziu, abordando alguns dos pequenos problemas da X-T3 e oferecendo uma enorme versatilidade a um preço muito competitivo.
O sensor APS-C de 26 megapixels oferece 14 stops de faixa dinâmica e oferece a muitas câmeras com sensor full-frame uma corrida pelo seu dinheiro.
O sensor fisicamente menor traz algumas vantagens notáveis, como a capacidade de fotografar a 15 quadros por segundo usando o obturador mecânico.
Além da excelente qualidade de fotos, a X-T4 filma vídeo DCI/UHD 4K a 60 qps e possui gravação HD de até 240 qps, tornando-a uma escolha fantástica para quem busca uma câmera híbrida capaz de realizar uma ampla variedade de tarefas, mesmo com pouca luz.
Possui 6,5 stops de estabilização, permitindo que você fotografe na mão em velocidades de obturador muito lentas e capture imagens suaves sem a necessidade de um gimbal.
Notavelmente, a X-T4 é a primeira da linha de câmeras X-T da Fujifilm a apresentar estabilização no corpo, que permite capturar imagens nítidas ao fotografar com pouca luz e você não tem um tripé à mão.
Sony a6600
Veja mais avaliações
Escolha do Editor
Prós - Excelente foco automático
- Estabilização de imagem corporal em 5 eixos
- Taxa de rajada de 11 quadros por segundo
- Vedação contra intempéries
- Ótima seleção de lentes
Contras - Manuseio e layout ruins
- Sistema de menu desafiador
A Sony a6600 embala muita câmera em um corpo elegante e compacto. O sensor APS-C de 24 megapixels inclui 425 pontos de foco automático e a câmera é conhecida por seu desempenho de foco automático, que incorpora foco automático de olho e rastreamento de assunto.
Pode demorar um pouco para gravar essas imagens no único cartão SD, mas você terá dificuldade para perder a foto, especialmente devido ao notável foco automático da câmera.
A a6600 tem alguns outros toques interessantes que ajudam a consolidar seu lugar na lista das melhores câmeras para fotografia com pouca luz, como a opção de tocar na tela para focar e a capacidade de gravar vídeo UHD 4K em até 30 qps e Full HD em até 120 fps.
Além disso, o Sony a6600 inclui estabilização de 5 eixos no corpo que lhe dará cinco paradas extras ao fotografar com pouca luz.
Melhores modelos de câmera com pouca luz (high end)
Sony a7S III
Veja mais avaliações
Escolha do Editor
Prós - Desempenho incrível do obturador de rolamento
- Gravação de vídeo UHD 4K 120p com 4:2:2 interno de 10 bits
- Porta HDMI de tamanho normal
- 759 pontos de foco automático de detecção de fase
- Grande variedade de lentes
Contras - Caro
- Apenas 12 megapixels
- Não é possível alterar as configurações usando a tela sensível ao toque
O Sony a7S III causou bastante agitação quando foi lançado em 2020, trazendo excelentes especificações de vídeo em uma câmera surpreendentemente compacta.
A a7S III é uma câmera híbrida, mas a Sony a orientou muito para filmadoras, o que explica por que o sensor full-frame tem apenas 12 megapixels.
Isso não parece muito até você considerar que a maioria das imagens só é visualizada em uma tela e o software de IA significa que nunca foi tão fácil dobrar a resolução de suas imagens.
Além disso, o ruído desaparece significativamente quando você sobe de 12.800 ISO para 16.000, graças a uma engenharia inteligente.
A estabilização no corpo também está incluída:espere 5 paradas de suporte graças à sua estabilização de 5 eixos, tudo somado a uma das melhores câmeras para fotos com pouca luz do ano, se você tiver orçamento para isso.
Fujifilm GFX 100S
Veja mais avaliações
Escolha do Editor
Prós - Sensor de formato médio de 102 megapixels
- Vídeo 4K30 com saída bruta de 12 bits
- 3,69m pontos OLED EVF
- Ganho duplo
Contras - Caro
- Arquivos brutos enormes
- Menor escolha de lentes em comparação com câmeras full-frame
Dado o enorme sensor - medindo enormes 44 mm x 33 mm - que produz arquivos brutos de 102 megapixels e 16 bits, o corpo da Fujifilm GFX 100S não é tão grande quanto você esperaria.
Como tal, mudou as ideias do mundo das câmeras de quão grande uma câmera de formato médio deve ser.
O sensor é 70% maior que o full-frame e a Fujifilm ainda conseguiu incorporar o IBIS — a primeira câmera de médio formato a incluir a tecnologia — que oferece até 5,5 stops de estabilização no corpo.
Imagens em ISO 6400 têm apenas uma pequena quantidade de ruído, ajudada sem dúvida pelo sensor fisicamente grande.
A Fujifilm GFX 100S também é a primeira câmera de formato médio a gravar vídeo em 4K. Ele grava 4:2:0 de 10 bits internamente a até 30 fps.
Se você tem orçamento para um mirrorless de médio formato, esta é certamente uma das melhores câmeras para fotografia com pouca luz.
Nikon D6
Veja mais avaliações
Escolha do Editor
Prós - Rastreamento de foco automático de nível profissional
- Construção semelhante a um tanque
- Resistente a poeira e umidade
- 14 quadros por segundo de velocidade de disparo
- Ótima seleção de lentes
Contras - Grande e pesado
- Os recursos de vídeo poderiam ser melhores
- Sem estabilização no corpo
A principal DSLR da Nikon é uma fera, confiada por fotojornalistas, fotógrafos esportivos e fotógrafos de vida selvagem em todo o mundo.
21 megapixels pode parecer muito baixo em comparação com muitas das câmeras de alta resolução disponíveis atualmente, mas geralmente não precisamos de arquivos tão grandes e a baixa resolução se presta bem à fotografia com pouca luz.
Sendo voltada para esportes e vida selvagem, a D6 tem uma velocidade de disparo contínuo de 14 quadros por segundo e seus 14 pontos de foco automático de tipo cruzado, juntamente com seu processador de imagem EXPEED 6, significam que seu assunto permanecerá em foco, mesmo ao fotografar em circunstâncias muito exigentes.
Sua construção em liga de magnésio significa que ele é construído como um tanque e a vedação contra intempéries o torna pronto para enfrentar os ambientes de filmagem mais difíceis.
É sem dúvida a melhor câmera para fotografia com pouca luz se você já investiu no sistema Nikon, com uma ampla variedade de incríveis lentes Nikon disponíveis.
Canon 1DX Mark III
Veja mais avaliações
Escolha do Editor
Prós - Possivelmente a melhor câmera DSLR já feita
- 16 quadros por segundo de velocidade de disparo
- Opções de vídeo 4K e 5,5K
- Construído para levar uma surra
- Vasta gama de lentes
Contras - Resolução relativamente baixa
- Sem estabilização no corpo
A principal DSLR full-frame da Canon é a escolha padrão para inúmeras agências de notícias e esportes, com lentes incríveis, confiabilidade suprema e desempenho de foco automático líder da classe.
Os fotógrafos da vida selvagem adoram pelas mesmas razões, particularmente sua capacidade de filmar a 16 quadros por segundo - algo que nenhuma outra DSLR pode alcançar.
O que ajuda é que os 191 pontos de foco automático têm um desempenho notável, mesmo quando há muito pouca luz disponível.
As especificações de vídeo também não faltam, com a 1DX Mark III gravando 4K internamente a até 60 qps com 10 bits, cor 4:2:2, juntamente com 5,5K raw a 60 qps.
Como seria de esperar de uma câmera profissional a esse preço, a vedação contra poeira e umidade é inigualável, e a construção sólida significa que ela sobreviverá a mais do que apenas alguns solavancos e contusões.
Outros fatores a serem considerados para fotografia com pouca luz
Crédito:Phan Hoang Phe
Se você deseja obter a foto mais limpa em condições de pouca luz, escolher uma câmera com excelente desempenho ISO alto é o fator mais importante.
No entanto, você também deve estar ciente de outras variáveis que podem contribuir para obter uma foto nítida com pouca luz.
1. Lentes – Invista no ‘copo mais rápido’ que você puder pagar. Para zooms/lentes telefoto, isso geralmente significa uma abertura máxima de f/2.8, embora os zooms RF da Canon também existam em f/2. You can usually find a ‘nifty-fifty’ for under $200 with an aperture of f/1.8 – more than enough for low light photography.
2. Image stabilization – Some cameras have in-built image stabilization (IBIS) and so do many lenses. This allows you to use a slower shutter speed to capture a low light image, rather than having to resort to increasing your ISO.
3. Tripods – If your subject is static, or you’re deliberately trying to blur one element of your image, the use of a tripod can allow much slower shutter speeds than hand-holding a camera. In turn, this will allow you to use lower ISOs.
4. Remote shutter releases – Used in conjunction with a tripod, these allow you to trigger your shutter without touching the camera, helping to reduce vibrations.
5. Noise reduction software – If getting the shot is paramount, just use a high ISO. There are several great software tools that can help reduce noise and clear up grain in post-production.
6. Computational photography – Whether you use iPhone’s Night Mode or Google’s Night Sight, sometimes you can resort to your smartphone to grab a shot in low light conditions where your camera can’t hack it!
7. Test – Remember to test your camera at various ISOs before going out in low light so you know its limitations.
Cameras for Low Light FAQs
As câmeras sem espelho são melhores com pouca luz? When it comes to choosing a low light camera, the biggest factors are the physical size of the sensor and how recently the camera was launched. It doesn’t make any difference if the camera is a DSLR or mirrorless, though of course the only new cameras being released by big manufacturers these days are mirrorless, so they tend to have more modern sensor technology.
Which DSLR is best for low light photography? Any full-frame DSLR released in the last few years will be a strong contender, but the Nikon D6 probably edges slightly ahead of the Canon 5D Mark IV when it comes to the best low light performance. If you’re looking for an APS-C camera, check out the Nikon D7500 or the Canon 90D.
How do you know if a camera is good in low light? The physical size of the camera’s sensor (i.e., micro four-thirds, APS-C, full-frame) and how recently the camera was released are probably the two biggest factors. It’s worth noting that higher resolution sensors do not necessarily mean better low-light performance — in fact, sometimes it’s the opposite!
Is f/2.8 fast enough for low light? A maximum aperture of f/2.8 will let in a lot of light and is very good, especially for a zoom or telephoto lens. Prime lenses between 35mm and 85mm tend to have even wider apertures, letting in even more light, so look for one with a maximum aperture of f/1.8 or even wider (e.g., f/1.4 or f/1.2).
How do you shoot in low light without noise? (How do you keep pictures from getting grainy in low light?) To prevent your photos from having lots of noise when shooting in low light, you need to avoid using high ISO settings such as ISO 1,600, ISO 3,200, and beyond.
To get the right exposure, you might need a very wide aperture such as f/1.8, although this means that you might end up creating a very shallow depth of field, especially on lenses that have a focal length of 50mm or longer.
You can also shoot at much lower shutter speeds (e.g., ½ a second, 1 second, or slower) but keep in mind that you might need to use a tripod to avoid creating blurry photos as a result of the camera moving very slightly when you press the shutter button.
Does ISO affect sharpness? ISO affects the overall quality of an image, and your photographs will have more noise and color imperfections as the ISO increases.
Images shot at high ISO may appear softer as a result of the noise, but also because low light levels mean that there is less contrast within the scene that you are photographing and this can make an image seem less crisp.
Palavras Finais
Camera technology continues to progress at an incredible rate and sensors keep getting better at capturing images when light levels are low.
There are some truly fantastic cameras on the market today that will create excellent, clean images even when shooting at high ISO settings, and combined with ingenious in-body stabilisation, low light photography has never been easier.
If you have any questions about shooting photography in low light or want to know more about our list of the best low light cameras, be sure to leave a message in the comments below.