>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Melhores câmeras de filme (35 mm e formato médio)


As câmeras de filme estão ressurgindo em 2022, com muitos fotógrafos desejando essa experiência de fotografia analógica.

Existem centenas de câmeras de filme disponíveis, muitas das quais podem ser compradas em segunda mão por preços acessíveis.

No entanto, você precisa saber o que está procurando – e é aí que entra este guia!

Depois de centenas de horas passadas em câmaras escuras desenvolvendo filmes e digitalizando negativos ao longo dos anos, a equipe do Shotkit tem a experiência e o conhecimento para recomendar todas as melhores câmeras de filme disponíveis hoje.

Estaremos nos concentrando em câmeras de filme 35mm single-lens reflex (SLR), mas também apresentaremos alguns modelos compactos, point and shoot, rangefinder e modelos de médio formato.

Então pegue seus rolos de filme, lentes vintage e medidor de luz e vamos ficar presos!

Melhores câmeras de filme de 35 mm em 2022


Dividimos este guia em 2 seções – a primeira é sobre a humilde câmera de filme 35mm e a segunda é sobre nossas recomendações de médio formato.

Deixamos completamente o formato grande fora da lista, pois, devido ao seu tamanho, peso, desajeitamento e falta de disponibilidade, eles são inadequados para a maioria dos fotógrafos de filmes.

As câmeras de filme de 35 mm são o ponto de partida óbvio para muitos que estão começando sua jornada na fotografia analógica e por boas razões.

Eles são compactos, leves e se você optar pelo design SLR mais comum, o que você vê pelo visor é exatamente o que você vai fotografar.

Os grandes mostradores robustos encontrados em muitos modelos básicos, juntamente com os medidores de luz embutidos, tornam as câmeras de filme de 35 mm uma alegria de usar.

Programa Canon AE-1 (Melhor Câmera de Filme Vintage)


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
O Programa Canon AE-1 foi a câmera de filme para iniciantes para centenas de milhares de fotógrafos em todo o mundo e com uma dessas em seu pescoço, não é incomum que as pessoas parem você e perguntem sobre isso.

Você também tem a opção de fotografar com prioridade de abertura e prioridade do obturador, se desejar, ou totalmente manual.

O visor é lindamente brilhante (indiscutivelmente uma das melhores telas de focagem de 35 mm já feitas) e o número de lentes disponíveis é extenso.

O medidor de luz é preciso e, embora a maioria desta câmera de filme seja mecânica, há uma boa quantidade de eletrônicos a bordo, então você precisará de uma bateria um pouco obscura para operar, embora dure um ano, se não mais.

Nikon FM-2


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Produzida de 1982 até 2001, a Nikon FM-2 (e a quase idêntica FM-2n) é fácil de rastrear e, tendo sido construída para durar, você terá azar de escolher uma que não t funcionam perfeitamente. Uma enorme variedade de lentes está disponível.

Esta câmera de filme de 35 mm é mecânica, mas o medidor de luz embutido requer uma pequena bateria (facilmente disponível).

A câmera vem com alguns outros recursos interessantes, como um temporizador automático, uma trava para evitar que você solte o obturador acidentalmente e uma maneira rápida de criar várias exposições.

Pentax K1000


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Feitas entre 1976 e 1997, há muitas câmeras de filme K1000 disponíveis para compra, juntamente com uma ampla variedade de lentes. Sua construção robusta, estilo clássico de reflexo de lente única e funcionalidade a tornam uma ótima opção no mercado de câmeras de segunda mão.

A K1000 é uma câmera de filme totalmente mecânica e, embora isso signifique que não há modos de programa ou prioridade de abertura, sua simplicidade faz com que fotografar com ela seja uma experiência tátil maravilhosa.

Esta câmera de filme de 35 mm opera sem baterias, embora você precise de uma pequena (LR44) se desejar usar o medidor de luz confiável e preciso (provavelmente durará anos).

Olympus OM-1


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Projetado em 1972 para ser compacto como um telêmetro em vez de robusto como câmeras reflex de lente única, o OM-1 é elegante e com um estilo bonito - e muito semelhante a uma Leica que causou alguns problemas quando foi lançada pela primeira vez!

A OM-1 é notavelmente diferente das melhores câmeras de filme listadas acima, pois possui uma chave liga / desliga e, em vez de ter um mostrador robusto na parte superior, a velocidade do obturador é definida por um anel próximo à lente, com o disparo da câmera a um máximo de 1/1000 de segundo.

O medidor de exposição integrado através da lente é preciso, embora você precise rastrear uma bateria ligeiramente obscura para que funcione e sua escolha de bateria pode afetar o desempenho do medidor de luz.

Leica M6


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
O Leica M6 se destaca nesta lista por alguns motivos, sendo o primeiro o preço:custará literalmente dez vezes tanto quanto a maioria dos outros! A Leica é conhecida por produzir algumas das câmeras mais caras do mundo…

A segunda é que é uma câmera de filme rangefinder, então o que você vê através do visor não é o que a lente vê, mas é enquadrado por diretrizes, dependendo de qual lente você conectou.

As câmeras de filme Leica 35mm têm uma estética distinta e minimalista que, aliada à satisfação tátil de usá-las, as torna itens de colecionador.

Se você cuidar dele, é possível que, com o tempo, seu M6 aumente lentamente de valor.

Canon Canonet QL17 GIII


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
A Canonet QL17 GIII é uma câmera rangefinder compacta com uma lente fixa - e muito nítida - 40mm f/1.7 que, em vez de girar uma seção do barril, é focada usando uma pequena guia. A focagem é rápida e fácil como resultado.

Ele tem seu próprio medidor de luz, mas só funciona se você estiver fotografando no modo de prioridade do obturador. Requer uma bateria e com mudanças na tecnologia, a bateria que você usa pode fazer com que o medidor de luz se comporte de forma diferente do esperado!

Nikon F6


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Considerada por muitos como uma das melhores câmeras SLR de filme que a Nikon já fez, a F6 foi a principal câmera da empresa em produção de 2004 até 2020.

Não tão pesado e robusto quanto seus antecessores, o F6 é construído em liga de magnésio.

Você encontrará um LCD básico na parte superior e na parte de trás da câmera para mostrar suas configurações, e a F6 produzirá o filme a impressionantes 5,5 quadros por segundo, subindo para 8 quadros por segundo se você adicionar uma alça de bateria .

Você pode fotografar totalmente automático e há um foco automático rápido e preciso disponível através de uma enorme variedade de lentes. Além disso, o F6 rebobinará automaticamente seu filme para você em apenas 9 segundos.

Canon EOS 630


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Lançada em 1989, a EOS 630 era uma versão ligeiramente melhorada da inovadora 650 lançada dois anos antes, que foi a primeira de sua linha de câmeras EOS da Canon. O novo sistema da Canon trouxe um grande salto em tecnologia:foco automático.

Como uma câmera prosumer, o corpo de plástico e metal não é refinado e a ergonomia não é tão bem pensada quanto alguns corpos profissionais da Canon.

No entanto, você tem acesso a uma enorme variedade de lentes EF.

Algumas câmeras 630 parecem esgotar as baterias rapidamente, mesmo quando desligadas, portanto, mantenha algumas baterias 2CR5 sobressalentes à mão.

Yashica T4


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
A Yashica T4 é uma câmera de filme premium point-and-shoot, compacta o suficiente para caber em um bolso (grande) e sem dúvida uma das melhores câmeras de filme de seu tipo já feitas.

Produzida por dez anos a partir de 1992, a T4 tem uma série de recursos desejáveis, incluindo uma lente Zeiss nítida, foco automático, medição automática, flash embutido e uma distância mínima de foco surpreendentemente próxima.

A Yashica T4 é uma escolha popular e os fotógrafos musicais aproveitaram sua lente nítida e flash rígido para criar uma estética particular, usando-a para fotografar capas de álbuns de vários artistas importantes que talvez favorecessem o visual nostálgico da fotografia cinematográfica.

Como resultado, é um pouco mais caro do que você esperaria para uma câmera de filme plástico tão barata!

Konica Hexar AF


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Introduzida em 1993, a Konica Hexar AF é uma câmera de filme point-and-shoot, mas com a opção de substituir grande parte da automação e fotografar manualmente.

Também parece um pouco híbrido:você pode confundi-lo com um telêmetro, e a mistura de mostradores, botões e tela LCD cria uma combinação estranha de estilos que de alguma forma parece funcionar.

Esta é uma câmera de filme muito silenciosa e alguns modelos têm um modo silencioso que a torna ainda mais silenciosa – a fotografia de filme geralmente não é associada a ser particularmente furtiva, por isso é bom ter isso como uma opção se você preferir fotografar com franqueza e despercebido.

Melhores câmeras de filme de médio formato


O filme de médio formato traz um aumento significativo na qualidade em comparação com 35mm e, inevitavelmente, isso significa que as câmeras são maiores, mais pesadas e muitas vezes mais caras.

Também é um pouco mais especializado, o que significa que a escolha pode ser limitada e um pouco mais difícil de rastrear…

Ao longo deste guia, vinculamos os leilões atuais de câmeras de filme no eBay, mas você pode ter mais sorte ao rastrear alguns dos modelos mais indescritíveis no Facebook Marketplace ou no mercado de pulgas local.

Além disso, se você estiver mais interessado em câmeras digitais de médio formato, leia este guia.

Mamiya RZ67


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
O RZ67 é uma espécie de clássico, tendo sido o cavalo de batalha (ou talvez o cavalo de batalha) dos fotógrafos de estúdio por décadas após seu lançamento em 1982.

Você pode dizer por sua ergonomia que ele foi projetado para ficar em cima de um tripé, e isso também explica seu sistema modular que permite trocar fundos de filme, bobinadores de filme, lentes, visores e telas de foco para atender às suas necessidades.

Uma pequena bateria 4SR44 alimenta o obturador e existem visores disponíveis que incluem medidores de luz.

Hasselblad 500 C/M


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Lançada pela primeira vez em 1970 e em produção até 1994, a Hasselblad 500 C/M é outro design modular, mas desta vez um pouco mais compacto e novamente projetado com fotógrafos de estúdio em mente.

Também é lindamente estilizado, tendo uma aparência muito distinta que definitivamente ajudou sua popularidade.

Existem outros versos de filme disponíveis que permitem filmar 6 × 4,5 cm, mas podem ser mais difíceis de rastrear.

Foi a primeira Hasselblad a apresentar um obturador de folha, tornando-o uma ótima opção se você disparar com flash, pois sincronizará até a velocidade máxima do obturador de 1/500 de segundo.

Fujifilm GW690


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Ao contrário da Mamiya e da Hasselblad mencionadas acima, a Fujifilm GW690 é uma câmera de filme rangefinder de médio formato com lente fixa que grava filme em rolo 120 no formato 6×9 cm, ganhando o apelido de “Texas Leica”.

Grande parte do corpo da câmera é de plástico, o que ajuda a manter o peso dessa fera volumosa (ainda não é leve), e também significa que os preços são relativamente baixos.

O formato oferece oito exposições de um rolo de filme 120 e, sendo totalmente mecânico, significa que não há bateria - e não há meios de medição.

Tapete Yashica 124G


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
As câmeras de filme reflex de lente dupla (TLR) proporcionam uma experiência muito diferente quando se trata de tirar uma fotografia - acostume-se a ver o mundo ao contrário! – e se você não se importa com um pouco de plástico em sua construção, o Yashica Mat 124G é uma maneira acessível de começar, especialmente quando comparado ao Rolleiflex muito mais caro.

Ela fotografa imagens quadradas de 6×6 cm através de uma lente rápida de 80mm f/3.5, que seria o formato de 35mm equivalente a uma lente de 50mm. É nítido quando fechado e tem uma sensação distinta quando aberto.

É também a câmera usada na imagem em destaque no topo deste guia, de propriedade de Mark, que aparentemente a comprou de segunda mão em Sydney por cerca de US $ 300!

Mamiya C330


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Introduzida em 1969, a Mamiya C330 é uma câmera de filme reflex de lente dupla com lentes intercambiáveis ​​e foco de fole, tornando-a relativamente única.

Há alguma modularidade, pois você pode optar por um visor no nível da cintura ou rastrear um prisma no nível dos olhos ou mesmo um com um medidor de luz embutido, e a tela de foco pode ser trocada dependendo da sua preferência com sete opções disponíveis.

Sendo uma câmera de filme de lente dupla, as lentes vêm como pares - uma lente de visualização, uma lente de captura - e há sete distâncias focais disponíveis.

A focagem do fole permite uma distância mínima de focagem muito pequena, mas você terá que levar em conta alguma perda de luz usando a escala útil na lateral da câmera.

Mamiya 645


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Indiscutivelmente a melhor câmera de filme de médio formato para um iniciante, a Mamiya 645 é relativamente compacta, gravando imagens de 6×4,5 cm em filme 120, que é significativamente menor do que os 6×6 cm ou 6×7 cm filmados pela maioria das câmeras de médio formato.

No entanto, você obtém 15 fotos por rolo, o que é mais tolerante e significa que você não mudará o filme com tanta frequência - além disso, você acabará gastando menos dinheiro por foto.

O design modular permite muita personalização e a operação totalmente mecânica significa que há muito pouco a dar errado.

Um recurso atraente é a velocidade máxima do obturador de 1/1000 de segundo, dando a você mais flexibilidade para fotografar em abertura máxima e com uma profundidade de campo rasa à luz do dia.

O que procurar ao comprar uma câmera de filme


Navegar em mercados de segunda mão e lojas de fotografia para encontrar as melhores câmeras de filme pode ser um assunto confuso. Como não há como verificar a contagem do obturador como em uma câmera digital, você precisará aprender outras maneiras de verificar o desgaste de uma câmera.

Aqui estão 10 coisas que você precisa verificar antes de entregar seu dinheiro:
  1. Espelho - está rachado? O movimento é livre?
  2. Enroladores de filme – eles giram corretamente?
  3. Montagem da lente – tem mofo? Você consegue colocar/retirar lentes facilmente?
  4. Medidor – ele se move quando apontado para uma fonte de luz? (Se você tiver um medidor de luz, poderá verificar se o medidor na câmera está correto.)
  5. Abertura – o diafragma da lente abre e fecha quando a abertura é ajustada?
  6. Velocidades do obturador – cronometre a velocidade do obturador de 1s em relação ao cronômetro do seu telefone para verificar sua precisão.
  7. Vedações de borracha – acenda uma lanterna dentro da câmera para verificar se as vedações de borracha estão intactas. Verifique se há desgaste geral.
  8. Lente – existe algum fungo ou neblina?
  9. Foco – verifique com base nas distâncias estimadas.
  10. Teste de agitação – segure em qualquer suporte de alça e agite a câmera suavemente para verificar se há partes internas quebradas.

Ao comprar no eBay, obviamente é mais difícil verificar todas essas coisas, mas faça sua devida diligência – verifique as classificações do vendedor e envie uma mensagem primeiro com a lista acima, pedindo que eles façam uma gravação em vídeo de cada teste.

Felizmente, muitas das melhores câmeras de filme são baratas; portanto, ao comprar on-line, pelo menos você não tem muito a perder (mesmo que acabe com um enfeite de ótima aparência para sua prateleira!)

8 câmeras de filme vintage acessíveis


Aqui está uma lista rápida de 8 câmeras de filme vintage que estão baratas no momento. Faça uma pesquisa rápida no eBay por eles para ver se você pode fazer uma pechincha e iniciar sua jornada de fotografia de filme:
  • Canon AE-1
  • Olympus PEN
  • Rollei 35
  • Pentax K1000
  • Nikon F3
  • Olympus OM-1
  • Polaroid SX-70
  • Minolta SRT-101

Palavras Finais


Escolher sua primeira câmera analógica pode ser um processo emocionante, mas esteja avisado, isso pode ser o começo de uma extensa coleção, pois brincar com câmeras de filme e diferentes filmes pode se tornar um vício!

Felizmente, listamos algumas das melhores câmeras de filme já feitas, mas se você tiver alguma dúvida ou quiser algumas opiniões sobre uma câmera de filme que não foi mencionada, deixe um comentário abaixo. Feliz compras!