>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Guia do Micro Four Third Camera (Micro 4/3)


Em 2008, a Panasonic e a Olympus produziram as primeiras câmeras sem espelho usando um sensor Four Thirds, exceto que o chamaram de Micro Quatro Terços.

Uma convenção de nomenclatura infeliz, acredito, porque o formato é capaz de trabalho profissional, mas o termo micro tem a conotação de “menor em estatura” e, portanto, não é de boa qualidade.

Em 2012, a Olympus OMD EM5 (disponível hoje como Olympus OMD EM5 III) e a Panasonic Lumix GH3 (disponível hoje como Panasonic Lumix GH5) foram lançadas – sem dúvida as primeiras câmeras sem espelho nas quais se poderia realmente fazer um trabalho profissional.

Um dia levei a menor e mais leve Olympus OMD EM5 e a lente Olympus 75mm f/1.8 para uma sessão de noivado e fiquei surpreso com os resultados desse sistema mais leve e menos volumoso.

Um ano depois, o carro-chefe Olympus OMD-EM1 (disponível hoje como Olympus OMD EM1 III) foi lançado e, em seguida, fiz a transição de um corpo espelhado Four Thirds DSLR para este corpo sem espelho Micro Four Thirds.

Sempre há compromissos, não importa qual sistema de câmera você adote e vou detalhar os prós e contras das câmeras micro quatro terços neste artigo.

Vou me inclinar para a minha experiência como fotógrafo de casamentos e retratos, mas fotógrafos de viagens, ruas e paisagens não temem – essas informações também podem ajudar a guiá-lo.

Prós das câmeras Micro Quatro Terços

1. Estabilização de imagem no corpo


Olympus OMD EM1 + Olympus 12-40mm f/2.8 | 1/15 f/5.6 ISO 1250

A Olympus tem o melhor IBIS absoluto entre todos os fabricantes em 7,5 paradas no Olympus OMD EM1 X, e a Panasonic não está muito atrás com o Panasonic Lumix G9.

Muitas vezes estou em uma igreja escura ou local de recepção sem tripé, segurando imagens em velocidades lentas do obturador sem nenhum problema.

Para momentos em que estou fotografando assuntos em movimento, estou muito confiante em colocar minha lente Olympus 40-150mm F/2.8 Pro para uma distância focal equivalente a 300mm e ignorando completamente a regra recíproca com uma velocidade do obturador de 1/100 ou até menor .

Se você é um fotógrafo de viagens fotografando paisagens noturnas da cidade onde os tripés geralmente não são permitidos, sinta-se à vontade para fotografar com a mão, pois obterá imagens nítidas.

Olympus OMD EM1 II + Olympus 18mm f/1.8 | 1/80 f/3.5 ISO 640

2. Corpos e lentes pequenos e leves


Olympus OMD EM1 II + Olympus 300mm f/4 | 1/200 f/4 ISO 800

Quem no mundo levaria a Olympus 300mm F4 Pro (600mm f/4 EFL) de férias para a praia de La Jolla perto de San Diego, Califórnia?!!

Eu iria – porque o tamanho é o de uma lente 70-200mm, e junto com o pequeno corpo da Olympus OMD EM1 II, poderia caber facilmente na minha bolsa de ombro Think Tank Photo Vision 15.

O Micro Four Thirds é o melhor sistema para viajantes e caminhantes devido à vantagem de tamanho e peso em ambos os corpos e lentes.

Recentemente, conversei com uma fotógrafa de casamento local que me disse que estava tirando um tempo para consertar as costas, que haviam sido devastadas pelo uso de equipamentos full frame todos os sábados.

Olympus OMD EM5 + Olympus 75mm f/1.8 | 1/200 f/2.2 ISO 200

Embora o sistema represente desafios para fotógrafos com pouca luz, se você estiver com dor e pensando em se afastar da fotografia de casamento por esse motivo, considere se tornar um fotógrafo Micro Four Thirds na Olympus ou Panasonic e continuar sua carreira.

As lentes para o sistema Micro Four Thirds são abundantes e todas são menores e mais leves que suas contrapartes DSLR.

Eles são produzidos por várias marcas, incluindo Sigma, Leica, Samyang, Olympus, Panasonic e muito mais.

A faixa de telefoto é onde esse sistema brilha, pois reduz consideravelmente o volume e o peso dessas lentes.

Olympus OMD EM1 II + Olympus 12-40mm f/2.8 | 1/125 f/4 ISO 400

3. Tecnologia avançada e exclusiva


Olympus OMD EM1 II + Olympus 7-14mm f/2.8 | 1/1 f/11 ISO 100

A Olympus e a Panasonic possuem recursos tecnológicos exclusivos, como modo de captura profissional, obturador silencioso de 60 FPS, modo de foto de alta resolução (JPEG de 50MP, RAW de 80MP), compensação de distorção, modo de foto 6K, empilhamento de foco na câmera, AF de céu estrelado e muito mais.

O recurso de tecnologia mais exclusivo e exclusivo da Olympus é o Live Composite, que me permitiu tirar a foto noturna acima sem suposições, permitindo que eu construísse gradualmente uma exposição ao longo do tempo sem superexpor elementos-chave dentro do quadro.

Este modo funciona para gravar apenas fontes de luz recém-detectadas ao longo do tempo e me permite assistir a imagem se desenvolver na tela LCD.

Olympus OMD EM1 II + Panasonic Leica 42.5mm f/1.2 | 1/200 f/1.2 ISO 200

O Olympus OMD EM1 X também possui modo de alta resolução portátil, permitindo imagens de até 80MP de seu sensor de 20MP.

Além disso, oferece Live ND na câmera para cascatas sedosas sem filtros de lente e rastreamento de objetos de IA que é especialmente útil para atiradores de esportes a motor, onde a câmera rastreará um carro ou motocicleta para você, deixando a composição e a exposição suas únicas preocupações.

Contras das câmeras Micro Quatro Terços

1. Desempenho mais fraco com pouca luz


Olympus OMD EM1 II + Olympus 8mm f/1.8 | 1/100 f/1.8 ISO 3200

Como fotógrafo de casamentos, geralmente fotografo em situações de pouca luz, onde tenho que aumentar o ISO para obter uma velocidade de obturador suficiente para assuntos em movimento.

Atiradores esportivos com iluminação ruim de academia com atletas correndo em alta velocidade têm ainda pior.

Meu limite pessoal com Micro Four Thirds é ISO 3200, com um salto ocasional para ISO 6400. Outros simplesmente não vão acima de ISO 1600.

Você precisa decidir qual pode ser seu próprio limite e se deseja adicionar redução de ruído no post.

As soluções alternativas (além de encontrar e fornecer ótima luz) estão usando as lentes ultrarrápidas do sistema, como a Olympus 25mm f/1.2 Pro (50mm 1.2 EFL) ou a Panasonic Leica DG Vario-Summilux 10-25mm f/1.7 (20 -50mm 1.7 EFL).

Outra opção é a Panasonic Lumix DC-GH5S, centrada em vídeo, que oferece ISO limpo de até 51.200, mas com apenas 10MP para fotos.

2. Mais difícil de desfocar fundos


Olympus OMD EM1 I + Olympus 35-100mm f/2 | 1/2000 f/2 ISO 200

É mais difícil obliterar um fundo movimentado com uma câmera Micro Four Thirds como a Panasonic Lumix DC-G9 em uma câmera full frame como a Panasonic Lumix S1.

Consegui obter uma aparência de quadro completo (acima) com esse sensor menor, mantendo meu plano de fundo longe do assunto, além de usar a lente Olympus 35-100mm f/2 (70-200mm f/2 EFL) montada e em uma abertura f/2.

Primes rápidas como a Olympus 45mm f/1.2 Pro (90mm f/1.2 EFL) também podem te levar até lá.

Tenha em mente que quando você usa uma lente como a Olympus 25mm f/1.2 Pro (50mm f/1.2 EFL), você obtém a captação de luz da abertura f/1.2, mas a profundidade de campo de f/2.4 em termos de quadro completo .

Isso também pode ser adicionado à categoria positiva, permitindo manter o ISO mais baixo para imagens mais limpas e colocando os dois olhos em foco para retratos.

Em certos tipos de fotografia, como macro, essa profundidade de campo adicional pode ser um benefício. Este ring shot me dá a profundidade de campo de f/7, mas a captação de luz de f/3.5 usando a lente Macro Olympus 30mm f/3.5 (60mm f/3.5 EFL).

No entanto, se você deseja ou seus clientes exigem aquele visual 3D com uma verdadeira profundidade de campo f / 1.4, você precisará adicionar um sistema de quadro completo à sua bolsa de ferramentas ou renunciar completamente ao Micro Four Thirds.

Olympus OMD EM1 II + Olympus 30mm f/3.5 | 1/250 f/3.5 ISO 200

Melhores câmeras micro quatro terços

1. Olympus OMD EM1 III


O corpo da câmera Olympus OMD EM1 III.
  • Pixels – 20,4 Megapixels
  • Modo de alta resolução portátil – 50MP RAW ou JPEG | Modo de alta resolução do tripé 80MP RAW ou JPEG
  • Sensibilidade ISO – Automático, 200 a 6400 (Estendido:64 a 25600)
  • AF – Detecção de Fase:121 (121 Tipo Cruzado)
    Detecção de Contraste:121
  • EVF – 2.360.000 pontos
  • Memória – Slot 1:SD/SDHC/SDXC (UHS-II) / Slot 2:SD/SDHC/SDXC (UHS-I)
  • IBIS – Sim. Incluindo IS duplo com determinadas lentes.

A Olympus OMD EM1 III e a Olympus EM1 X são os atuais corpos de câmera emblemáticos da marca.

O primeiro é o melhor para a maioria das pessoas, pois oferece a mesma qualidade de imagem em um formato menor, com a opção de adicionar uma alça de bateria sobre a alça integrada do EM1 X.

A bateria é bem grande e eu fotografei um dia de casamento inteiro com duas baterias. Ele pode ser equipado com o Punho de Bateria de Energia HLD-9 da Olympus para aqueles com mãos maiores e longos dias de filmagem.

Esta é uma câmera com a qual fotografei centenas de casamentos e oferece excelente ergonomia, é leve com muito pouco volume e ainda lida com lentes profissionais confortavelmente.

Possui 121 pontos AF de tipo cruzado para excelente precisão e rastreamento de assuntos.

Uma alternativa para esta câmera que é um pouco mais fraca em fotos, mas melhor em vídeo seria a Panasonic Lumix DC-G9.

Este corpo de câmera é ótimo para fotógrafos profissionais ou sérios em gêneros que variam de casamento e retrato à vida selvagem.

2. Olympus OM-D E-M5 Mark III


Veja mais avaliações
Escolha do Editor
  • Pixels – 20,4 Megapixels
  • Modo de alta resolução do tripé 80MP RAW ou JPEG
  • Sensibilidade ISO – Automático, 200 a 6400 (Estendido:64 a 25600)
  • AF – Detecção de Fase:121 (121 Tipo Cruzado)
    Detecção de Contraste:121
  • EVF – 2.360.000 pontos
  • Memória – (1) SD
  • IBIS – Sim. Incluindo IS duplo com determinadas lentes.

Agora em sua 3ª iteração, o Olympus OMD EM5 III oferece o mesmo sensor e desempenho de AF que o Olympus OMD EM1 II, mas em um formato menor. Se você é um fotógrafo de rua ou de viagens, este corpo pode ser o ideal para você.

Esta câmera também é vedada contra intempéries com os mesmos padrões que o carro-chefe, mas curiosamente é mais adequada para a linha Premium menor e não vedada contra intempéries de lentes Olympus, como a Olympus 17mm f/1.8 (35mm f/1.8 EFL).

Você também pode optar pela Panasonic Leica DG Summilux 15mm f/1.7 (30mm f/1.7 EFL) para um campo de visão um pouco mais amplo.

Este corpo de câmera é ótimo para entusiastas que fotografam fotografia geral, bem como viagens e fotografia de rua.

Ele tem uma bateria menor que seu irmão mais velho e nenhuma opção de aderência da bateria para aumentar o tamanho ou para longos dias de filmagem.

3. Panasonic Lumix DC-G9


O corpo da câmera Panasonic Lumix G9.
  • Pixels – 20,3 Megapixels
  • Modo de alta resolução do tripé 80MP RAW ou JPEG
  • Sensibilidade ISO – Automático, 200 a 25600 (Estendido:100 a 25600)
  • AF – Detecção de contraste:225
  • EVF – 3.680.000 pontos
  • Memória – Slot duplo:SD/SDHC/SDXC (UHS-II)
  • IBIS – Sim. Incluindo IS duplo com determinadas lentes.

O Panasonic Lumix G9 é um concorrente do Olympus OMD EM1 III e, com sua atualização de firmware mais recente, possui quase todos os recursos de vídeo do Panasonic Lumix GH5.

O EVF também tem resolução mais alta do que a oferta da Olympus, mas os pontos AF de contraste total o colocam um passo atrás da Olympus para ação.

No entanto, vi algumas ótimas imagens de pássaros em voo com este corpo de câmera.

Se você está fazendo retratos, eventos e especialmente vídeos híbridos, o G9 é uma ótima opção.

4. Olympus OMD EM1 X


Veja mais avaliações
Escolha do Editor
  • Pixels – 20,4 Megapixels
  • Modo de alta resolução portátil – 50MP RAW ou JPEG | Modo de alta resolução do tripé 80MP RAW ou JPEG
  • Sensibilidade ISO – Automático, 200 a 6400 (Estendido:64 a 25600)
  • AF – Detecção de Fase:121 (121 Tipo Cruzado)
    Detecção de Contraste:121
  • EVF – 2.360.000 pontos
  • Memória – Slot duplo:SD/SDHC/SDXC (UHS-II)
  • IBIS – Sim. Incluindo IS duplo com determinadas lentes.

O que diferencia a Olympus OMD EM1 X de todos os outros corpos de câmera Micro Four Thirds é que ela é a única com uma alça de bateria integrada. É também o único com joysticks duplos.

Outro recurso exclusivo são os processadores duplos que permitem o rastreamento de assuntos como aviões, trens e automóveis. O rastreamento de assunto dá ao fotógrafo espaço para se concentrar apenas na composição e na exposição.

Se você é um fotógrafo que fotografa a vida selvagem e fotografia de ação ou simplesmente gosta de um punho vertical ergonômico, esta é a câmera para você.

5. Panasonic Lumix GH5


O corpo da câmera Panasonic GH5.
  • Pixels – 20,3 Megapixels
  • Sensibilidade ISO – Automático, 200 a 25600 (Estendido:100 a 25600)
  • AF – Detecção de contraste:225
  • EVF – 3.686.000 pontos
  • Memória – Slot duplo:SD/SDHC/SDXC (UHS-II)
  • IBIS – Sim. Incluindo IS duplo com determinadas lentes.
  • Vídeo – vídeo UHD 4K a até 60 qps (sem corte), gravação interna de 10 bits 4:2:2 com configurações selecionadas, vídeo Full HD a até 180 qps

Se você é um vídeo em primeiro lugar, estiliza o segundo tipo de pessoa, então a Panasonic Lumix GH5 é a ferramenta correta para você.

Embora eu seja estritamente um fotógrafo de fotos de casamento, vejo essa câmera (junto com sua prima focada em pouca luz, a Panasonic Lumix GH5s) em casamentos o tempo todo. Os cineastas profissionais adoram essas ofertas da Panasonic.

6. Olympus Pen F


O corpo da câmera Olympus Pen F.
  • Pixels – 20,3 Megapixels
  • Emulações de filme de controle criativo
  • Modo de alta resolução do tripé 80MP RAW ou JPEG
  • Sensibilidade ISO – Automático, 200 a 6400 (Estendido:64 a 25600)
  • AF – Detecção de contraste:81
  • EVF – 2.360.000 pontos
  • Memória – (1) SD
  • IBIS – Sim. Incluindo IS duplo com determinadas lentes.

Aos meus olhos, a câmera Micro Four Thirds mais estilosa é a Olympus Pen F. Se as câmeras Fuji são do seu agrado, mas você adora a enorme seleção de lentes para Micro Four Thirds, então essa beleza é para você.

Esta câmera estilo telêmetro possui um Dial de Controle Criativo para emulações de filme e é muito popular entre os fotógrafos de rua.

Emparelhe-a com a lente Olympus 17mm f/1.8 (34mm EFL) e você estará pronto para capturar a vida nas ruas com uma câmera discreta, mas de estilo impecável, disponível em preto ou prata.

Palavras Finais


Tem havido muita conversa recentemente sobre a viabilidade das câmeras Micro Four Thirds com o rápido aumento na qualidade das câmeras de smartphones.

A fotografia computacional substituirá a maioria das câmeras com lentes intercambiáveis ​​com as câmeras com sensores menores sendo as primeiras a sair?

Lembre-se de que a ergonomia e os controles físicos têm um papel importante na criação de imagens, assim como as imagens de telefoto de alta qualidade.

Com isso em mente, pode-se fazer o argumento alternativo de que um sistema de câmera e lente menor e mais leve pode ser o único a sobreviver ao gigante que são os smartphones.

O sistema de câmera Micro Four Thirds, se você escolher Olympus ou Panasonic, também está pronto para sua própria fotografia computacional.

Pode acontecer que o pequeno nicho de entusiastas da fotografia que valorizam o hardware físico e as verdadeiras teleobjetivas em detrimento do zoom digital dos smartphones se voltem para este formato. E essas duas empresas mostraram que estão dispostas a implementar a magia do software em seus corpos.

Não posso prever o futuro, mas posso orientá-lo aqui e agora enquanto você contempla se uma câmera Micro Four Thirds é ou não ideal para você.

Se você viaja ou caminha, com um retumbante SIM – eu recomendo Micro Four Thirds Cameras como sua melhor escolha. Eles são muito discretos na mão, então também são ótimos para fotografia de rua.

Se você é um casamento, evento e retrato profissional , então a resposta não é tão simples.

Estou muito feliz por ter começado minha carreira de fotografia de casamento neste sistema, pois me fez trabalhar um pouco mais na iluminação, composição e edição.

Atualmente, estou usando câmeras full frame, como a Panasonic S1, bem como câmeras Micro Four Thirds. O negócio competitivo de casamentos está em uma tendência de imagens de profundidade de campo super rasas e cenas de alta faixa dinâmica em casamentos em celeiro, etc.

Acredito firmemente em usar a melhor ferramenta para o trabalho que você tem à mão e às vezes isso significa usar equipamentos maiores e mais pesados ​​– mas às vezes também significa ser ágil e economizar energia, o que é especialmente necessário em longos dias de casamento.

As câmeras Micro Four Thirds também são grandes no mundo do vídeo e eu as vejo em casamentos com bastante frequência. O Panasonic GH5 é definitivamente o rei deste mundo.

Se você está olhando para este sistema para filmagem de casamento, imagine o incrível IBIS dando a você estabilidade tipo gimbal para cinema fotojornalístico de corrida e arma.

Se você é um fotógrafo iniciante que fotografa apenas por diversão, uma Olympus OMD EM10 III ou uma Panasonic Lumix DMC-G85 seriam perfeitas para você. Imagine uma infinidade de lentes de alta qualidade para escolher que podem caber facilmente em uma pequena bolsa de câmera, como um Think Tank Photo Mirrorless Mover 30i.

Espero que este guia tenha ajudado na sua decisão. Aproveite a liberdade que este sistema muito capaz oferece e saia e tire ótimas fotos!