>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Como configurar sua câmera Sony para Flash


A Sony pode fazer ótimas câmeras, mas às vezes seus manuais de usuário deixam um pouco a desejar.

Caso em questão:configurações combinadas. É fácil entender as configurações individuais, mas nada realmente lhe diz que você precisa fazer A+B+C em vez de apenas A.

Quando comecei a usar as câmeras Sony, tive que trabalhar com muitas dessas combinações na tentativa de obter os melhores resultados. Para evitar que outros tenham o mesmo problema, reuni aqui alguns dos meus principais aprendizados.

Este artigo abordará especificamente como configurar melhor sua câmera Sony para uso com flash. Minha esperança é que isso ajude a reduzir a curva de aprendizado para outros usuários da Sony.

Observe que testei estas instruções na Sony A7iii e A7riii. Como tal, não posso garantir que essas configurações estejam disponíveis em toda a gama de câmeras Sony.



Como configurar sua câmera Sony para fotografia com flash

Antes de começar:crie um modo personalizado para Flash


As câmeras Sony têm a vantagem de permitir que você crie configurações personalizadas que você pode salvar e voltar a qualquer momento.

Isso tornará mais fácil no futuro a transição entre fotografar com flash ou luz natural (embora observe que algumas das configurações que estamos prestes a alterar são globais e não estão disponíveis para salvar em configurações personalizadas).

O vídeo acima de Mark Galer mostra como configurar modos personalizados ou recuperações de memória. Eu recomendo dar-lhe um relógio se você quiser aprender como fazer isso.

Independentemente de você optar por salvar suas configurações de flash para uso futuro, essas são as etapas que encontrei para funcionar melhor. Então vamos começar.

1. Desative o disparo silencioso




Disparo silencioso (obturador eletrônico) e flash não funcionam juntos – pelo menos não até que as persianas globais sejam liberadas. Esta não é uma restrição da Sony, mas uma restrição geral do sensor.

Para desativá-lo, vá para Camera Setting 2 (o ícone que tem uma câmera com um 2 próximo a ela) e clique na quarta página (página 4/9).

A primeira opção na lista será Silent Shooting. Alterne para Desativado .

2. Desligar o obturador eletrônico da cortina dianteira




O obturador de cortina frontal causa faixas quando usado com Sincronização de alta velocidade (HSS). É recomendável que você desligue isso e mantenha o obturador padrão ao fotografar com flash.

e-Front Curtain Shutter é a configuração diretamente sob Silent Shooting.

Volte para a configuração da câmera 2 (o ícone da câmera com o 2 ao lado) e vá para a página 4/9 e altere a configuração do obturador cortina e-Front para Desligado .

3. Desligar sem fio




A opção sem fio é para o sistema de flash sem fio da Sony. Como a maioria de nós está usando sistemas de terceiros como Godox ou Profoto, vamos desativar isso.

Vá para Camera Setting 1 (a câmera com o 1 próximo a ela), clique na página 11/14 (aquela intitulada “Flash”) e role para baixo até a opção chamada Wireless Flash. Defina como Desativado .

Não detectei nenhuma reação adversa ao ativar isso, mas tive problemas com o speedlight - então, a menos que você esteja usando o sistema sem fio da Sony, é melhor desativá-lo.

4. Compensação de exposição separada para flash e ambiente




Em seguida, vamos separar a compensação de exposição para ambiente e flash. Ao fazer isso, o flash pode ser ajustado usando as configurações de TTL no flash ou no gatilho e o ambiente pode ser ajustado com o dial de compensação de exposição.

Realisticamente, a maioria dos usuários profissionais teria o ISO definido como manual, mas ainda prefiro tê-los separados.

Vá para Camera Setting 1 (a câmera com o 1 ao lado), vá até a página 11/14 (“Flash”) e encontre a opção chamada Exp.comp.set. Verifique se está definido como Somente ambiente .

5. Desative o modo anti-cintilação




Eu percebo que isso soa estranho e impraticável para o tópico, mas há um método para a loucura com este.

As razões pelas quais precisamos dessa exibição são abordadas na próxima seção com mais detalhes. Eu recomendo seguir esta etapa, pois esta parte é bastante crítica.

Vá para a configuração da câmera 1, página 14/14 e defina o disparo anti-cintilação como desligado.

6. Atribua a visualização do resultado da foto a um botão (se você disparar com flash regularmente)




A visualização do resultado da foto é a funcionalidade da sua câmera Sony que permite que você veja como fica a exposição quando a foto é tirada.

Se você estiver fotografando em ambientes internos em f/8, 1/250 e ISO100 com flash, o ambiente ficará escuro, então você não poderá ver o que está fotografando.

Isso é obviamente um problema para retratos de estúdio – tente focar em um modelo através de um visor escuro e você verá o que quero dizer!


As pessoas inteligentes da Sony pensaram nisso, então as câmeras da Sony também são inteligentes – quando detectam um flash ou gatilho conectado, desligam a visualização ao vivo.

Ótimo - se for esse o caso, por que estou me incomodando em falar sobre isso? A abordagem automática da Sony é uma coisa boa e ruim…

Se você está fotografando puramente com flash sem ambiente, a abordagem da Sony é boa. O problema é que com o flash, isso quase nunca é o caso.

Se você está fotografando um modelo em uma floresta, você ainda quer ver como são as áreas do ambiente que não estão recebendo flash e, para isso, você terá que desligar o gatilho o tempo todo. Isso pode ser frustrante.

Atribuir a visualização do resultado da foto a um botão na câmera é uma solução. Quando você mantém pressionado o botão, ele mostrará como será o ambiente. Quando você soltar o botão, ele mudará novamente.

Como um bônus adicional, você não terá que se preocupar em esquecer de ativar o gatilho novamente.

Vá para Camera Setting 2, clique na página 8/9 (“Custom Operation 1”) e selecione a primeira opção, que é para fotos. Atribua a visualização do resultado da foto a um botão de sua escolha – normalmente uso C1, que fica bem próximo ao botão do obturador.

7. Defina o ISO manualmente e entenda o poder do seu flash


O problema com a maioria dos sistemas flash é que o TTL não usa toda a potência do flash se o Auto ISO estiver ativado. Você pode testar isso facilmente deixando o Auto ISO ativado e tirando uma foto com o flash refletindo no teto.

Defina a câmera para f/8, 1/250 e ISO automático e tire uma foto com TTL. Em uma grande sala escura, você encontrará o ISO subindo para cerca de 3200 ou 6400.

Em seguida, defina sua câmera para f/8 1/250 e ISO100 e tire uma foto com TTL. A foto provavelmente será exposta no mesmo nível (a menos que seja uma sala muito grande, um flash pequeno ou um teto alto) e ainda assim você terá um ISO muito menor.

Agora ajuste o flash para manual e faça o mesmo exercício. Se a foto com flash estiver superexposta, significa que o flash não estava usando a potência máxima em ISO100. Isso mostra que Auto ISO e flash são uma combinação ruim.

Então, por que você não definiria apenas para ISO100? Em primeiro lugar, porque seu flash pode não ser poderoso o suficiente para ISO100 o tempo todo. Em segundo lugar, porque usar o flash na potência máxima a cada dois segundos faz com que o flash superaqueça e mate a bateria.

Se você não tiver certeza de qual valor ISO usar, uma opção seria começar com um nível máximo aceitável de ISO – ISO800 como exemplo – e deixar a câmera empurrar o ISO até esse nível máximo. Isso permitirá que você tenha algum grau de liberdade sem ter que se preocupar com a câmera elevando o ISO muito alto.

Palavras finais sobre as configurações do Flash da Sony


Espero que você tenha achado este artigo útil para configurar sua câmera Sony para uso com flash. À medida que as câmeras sem espelho se tornaram mais capazes, a capacidade de personalizar sua capacidade para atender às demandas profissionais aumenta a complexidade.

Tentei cobrir todas as configurações que conheço no meu uso do flash, mas se houver algo que eu perdi neste artigo, informe-nos nos comentários.

Navegar pelo extenso sistema de menus pode ser um pouco assustador no começo, mas quando você pegar o jeito, encontrará o caminho rapidamente.

Como nota final, não abordei os detalhes relacionados a diferentes marcas de flashes ou flashes como Godox, Profoto ou a própria Sony, pois isso seria muito difícil de abordar em um único artigo. As etapas abordadas aqui estão relacionadas a configurações genéricas que se aplicam a todas as marcas de flashes, gatilhos ou estroboscópios.