Após minha decisão de fotografar profissionalmente com uma câmera Sony há cerca de um ano, tenho me divertido muito experimentando todos os equipamentos mais recentes.
Dizer que há muita tecnologia útil e intrigante alojada na câmera Sony Alpha média é um grande eufemismo.
Uma coisa que pode confundir o comprador médio (além de seus menus notórios!), é a grande variedade de câmeras na linha.
No momento em que escrevo aqui em 2022, existem 17 lentes fixas e 10 corpos de lentes intercambiáveis em oferta (incluindo um que foi lançado recentemente!)
Escolher as melhores câmeras Sony para suas necessidades é claramente uma tarefa bastante difícil…
Neste guia, tentei cortar o ruído para oferecer minhas recomendações das 7 principais câmeras APS-C e full frame de sua faixa atual.
Melhores câmeras Sony em 2022
Imagem | Produto | Recursos | |
| Sony a7 III NOSSA ESCOLHA Nº 1 | - Valor incrível
- Excelente qualidade de imagem
- Foco automático rápido
- Grande duração da bateria
|
| Sony a9 DESEMPENHO MAIS RÁPIDO | - Foco automático extremamente rápido
- Disparo silencioso de 20 qps
- Zero blackout
- Grande duração da bateria
|
| Sony a7R III ALTAMENTE RECOMENDADO | - 42 mega pixels de resolução
- Excelente qualidade de imagem
- Foco automático rápido
- Grande duração da bateria
|
| Sony a6400BEST ALLROUND APS-C | - modo de rajada de 11 fps
- Ótima qualidade de imagem
- Foco automático excelente
- Flash embutido
|
| Sony RX100 VIBEST ZOOM COMPACT | - Modo de rajada de 24 fps
- lente zoom 24-200 mm
- Boa faixa dinâmica
- De bolso
|
| Sony RX1R IIMOST ÚNICO | - Menor câmera full frame
- Design retrô
- Excelente qualidade de imagem
- 42 mega pixels de resolução
|
| Sony a7R IV RESOLUÇÃO MAIS ALTA | - Resolução de 61 mega pixels
- Faixa dinâmica incrível
- Qualidade de imagem incrível
- Grande duração da bateria
|
1. Sony A7III | O MELHOR DE TODOS
Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Tamanho: 127 x 96 x 74 mm (5 x 3,78 x 2,91″)
Peso: 650 g (1,43 lb / 22,93 oz)
Sensor: BSI CMOS Full Frame
Megapixels: 24
Prós - Ótima qualidade de imagem
- Slots de cartão SD duplos
- LCD com tela sensível ao toque inclinável
- Excelente foco automático
- Recursos aprimorados com pouca luz
- Altamente personalizável
- Disparo contínuo de 10 qps
- EVF nítido, fluido e altamente responsivo
- Excelentes opções de vídeo
- Boa conectividade sem fio
Contras - Ergonomia questionável
- O LCD traseiro não gira para a frente
- Sem GPS
- Menu confuso
- Apenas 1 slot de cartão compatível com UHS-II
Não se engane – a Sony a7III é a câmera que
iniciou uma revolução . Se alguma vez houve uma câmera que fez com que a maioria dos fotógrafos mudasse para um sistema sem espelho,
com certeza é essa. Se você está pensando em mudar para a Sony ou contemplar uma mudança para as DSLRs sem espelho, não perca mais tempo - a Sony a7III é praticamente sua câmera sem espelho full frame perfeita. Tem suas peculiaridades, mas na maioria das vezes, é ideal.
Apesar de ser a câmera 'full frame de nível básico' da empresa, a Sony a7III ainda é o modelo que causou mais ondas na indústria de câmeras desde seu lançamento em fevereiro de 2018.
Sentado sob o monstro megapixel a7RIII/IV e o speed demon a9, duas câmeras caras que, embora atraentes, são bastante específicas em seu uso, a a7III oferece tecnologia líder de classe a um preço surpreendentemente acessível (veja os descontos mais recentes aqui).
Sob o capô, tudo gira em torno de um glorioso sensor de imagem full frame BSI de 24,2 MP da Sony, que produz arquivos JPEG e RAW nítidos, vívidos e contrastantes, com
toneladas de faixa dinâmica .
Se você está acostumado a um incrível desempenho ISO alto vindo de uma DSLR principal, não ficará desapontado com o 50 até o ISO 204.800 do a7III. Posso fotografar o dia todo com ISO 6400, se necessário, onde as imagens são
impressionantemente limpas , com o ruído apenas se aproximando um pouco na ISO 12.800.
Quanto aos recursos de foco automático, prepare-se para se surpreender. Com 693 pontos AF de detecção de fase oferecendo uma cobertura de imagem de 93%, AF ocular em tempo real e 10FPS, qualquer assunto que você perder será causado por puro erro do usuário!
Eye-AF, um recurso agora comum em todas as câmeras alfa recentes da Sony, é
semelhante à magia negra . Travando o globo ocular de um assunto no quadro e permanecendo colado nele até que você esteja pronto para tirar a foto, o Eye-AF é um recurso da Sony a7III que fará você se perguntar como você tirou fotos de pessoas (ou animais) sem isso antes.
Se você é um fotógrafo de casamento, ou simplesmente alguém que aprecia a capacidade de fotografar 100% silenciosamente, o Silent Shutter Mode na a7III o ajudará a obter essas capturas perfeitamente sinceras.
O disparo silencioso não é novidade nas câmeras sem espelho em 2022, mas o nível absoluto de opções de personalização no a7III significa que você pode entrar e sair rapidamente com o toque de um botão.
Depois, há a duração da bateria - esta foi a maior surpresa para mim e me permite fotografar um casamento de 1.700 fotos com apenas uma bateria! Isso é muito mais do que as mais novas câmeras mirrorless da Nikon.
Compare isso com o melhor que as outras marcas têm a oferecer e você logo perceberá o quanto a Sony está à frente da indústria com sua tecnologia.
Com o AF controlado inteiramente pela câmera, você pode se concentrar na cena.
Outros recursos notáveis incluem um LCD touchscreen flip-out (reconhecidamente com funcionalidade bastante limitada), dois slots para cartão de memória, estabilização de imagem de 5 eixos, Wifi NFC e Bluetooth e um corpo à prova de intempéries.
Tudo isso resulta em uma
câmera sem espelho quase perfeita – então e as quedas do Sony a7III? Existem apenas algumas pequenas coisas e, principalmente, estão relacionadas à Sony em geral.
A ergonomia vai demorar um pouco para se acostumar, especialmente se você vier de uma DSLR. Se você tem mãos grandes, pode ser necessário investir em uma das muitas empunhaduras disponíveis, para que seu dedo inferior possa descansar em algo.
Depois, há o menu, que é típico da Sony – profundo e confuso. Vai demorar um pouco para se acostumar, mas graças a Deus a opção 'Meu Menu', que ajuda você a organizar seus comandos mais usados.
Escrevemos um guia para as melhores lentes Sony a7III, mas outro problema que alguns fotógrafos têm com as câmeras Sony, em geral, é a falta de lentes com
caráter – eles são todos um pouco
perfeitos demais! (Obviamente, isso não é necessariamente uma coisa ruim, mas você não consegue aqueles loucos reflexos de lente L da Canon, por exemplo.)
Hum.. mais ou menos isso! Não consigo pensar em nenhum fotógrafo, profissional ou não, que mudou para essa câmera impressionante e se arrependeu de sua decisão – a maioria gostaria de ter feito isso antes!
A linha inferior é que você está recebendo uma enorme quantidade de câmera por um preço muito competitivo. É a minha escolha do
melhor custo-benefício em 2022 , e também a melhor câmera mirrorless do ano.
Quem deve comprar o Sony A7III?
Qualquer pessoa que queira todas as vantagens de um sensor full frame de classe mundial, juntamente com um incrível desempenho AF, estabilização de imagem corporal, slots duplos para cartão de memória e todos os outros recursos modernos sob o sol. Uma câmera quase perfeita para fotógrafos de casamento.
2. Sony a9
Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Tamanho: 127 x 96 x 63 mm (5 x 3,78 x 2,48″)
Peso: 673 g (1,48 lb / 23,74 oz)
Sensor: BSI CMOS Full frame
Megapixels: 28
Prós - Foco automático incrivelmente rápido
- Slots de cartão SD duplos
- LCD inclinável de 3 eixos
- Disparo silencioso de 20 qps
- Qualidade de imagem líder da classe
- Recursos aprimorados com pouca luz
- Extremamente personalizável
- Full HD a 120 fps
- Aumento dos controles físicos
Contras - Intervalo dinâmico abaixo do padrão
- O LCD traseiro não gira para a frente
- Sem RAW compactado sem perdas
- Menu congelado ao limpar o buffer
- Apenas 1 slot de cartão compatível com UHS-II
Apesar do recente anúncio do rei dos megapixels, a Sony a7RIV, é esta câmera, a a9, que ainda é a verdadeira
rei da linha Alpha . (Ainda estamos revisando o a9 II - fique de olhos abertos para nossa atualização!)
Fazendo uso do testado e testado sensor CMOS empilhado Exmor RS 24.2 full frame e processador de imagem BINOZ X no qual a Sony construiu suas bem-sucedidas câmeras sem espelho Alpha, a Sony a9 (revisão) é capaz de alguns feitos verdadeiramente notáveis.
Primeiro, a taxa de quadros, que é francamente
ridícula – você pode fotografar até 20 qps em RAW de resolução total para 241 exposições. Isso resulta em cerca de 12 segundos segurando o botão do obturador, o que é mais do que suficiente para filmar cada quadro dos 100 metros rasos dos Jogos Olímpicos!
A nova tecnologia de sensor no Sony a9 permite que ele leia todo o sensor exatamente ao mesmo tempo, de modo que o irritante efeito de obturador rolante que assola os gravadores de vídeo desapareceu, assim como o 'apagão' - a perda momentânea da imagem do visor/LCD quando você atirar.
Apenas 1 foto de uma sequência alta de 20 quadros, tudo em foco | © Roberto Panciati
Isso significa que fotografar sequências de fotos com esta câmera incrível é
semelhante a gravar vídeos – você não está apenas capturando 20 quadros por segundo em
silêncio completo , mas também não há nenhuma “cintilação” de apagão que praticamente todas as outras câmeras do mercado sofrem.
Isso pode ser uma dádiva de Deus ao fotografar ações em movimento rápido que exigem sua concentração total e sem 'intervalos' na cena que você está visualizando.
Calcular a exposição e o foco automático em incríveis 60 quadros por segundo significa que o Sony a9 não apenas está capturando todas as fotos rápidas em foco, mas também
ajustando sua exposição em tempo real - compare isso com outras câmeras sem espelho com sua abordagem de 'pulverize agora, ajuste no post depois' e você verá o quanto economiza tempo.
Outros ótimos recursos incluem dois slots de cartão de memória, três rechamadas de memória no seletor de modo superior, um seletor de modo de unidade
e um seletor de modo de foco (nenhuma outra Sony oferece isso), dois botões AEL e AF-ON separados (também exclusivos do Sony a9), estabilização de deslocamento do sensor de 5 eixos, obturador silencioso, vídeo 4k com saída HDMI não compactada ... enfiou tudo nessa fera!
Ele também possui a mesma bateria NP-FZ100 que o Sony a7III, o que significa cerca de 1.500 ~ 1.900 fotos, dependendo de quão feliz você está com o obturador. Essa impressionante duração da bateria é simplesmente inigualável por qualquer outra câmera sem espelho em 2022.
A única desvantagem do Sony a9 é o custo (veja o preço mais recente aqui). Com um bom punhado de dólares a mais do que o Sony a7III, você será perdoado por perguntar qual é o sentido de investir muito mais no a9.
Bem, apesar do a7III ter um incrível sistema de foco automático com detecção de olhos e foco automático em tempo real, o Sony a9 é
ainda melhor . Depois, há o enorme tamanho do buffer - 33 vs 241 - uma vitória clara para o Sony a9.
Esse nível de desempenho de AF reconhecidamente não é exigido pela maioria dos fotógrafos, mas se você estiver fotografando profissionalmente ou rastreando assuntos muito erráticos, é fácil justificar o a9.
Além disso, o
disparo sem blecaute pode valer a diferença de preço para alguns fotógrafos, especialmente aqueles que fotografam assuntos que se movem tão rápido que qualquer interrupção no feed do visor pode custar uma imagem perdida.
Outras pequenas diferenças, como o dial de controle físico extra e uma porta ethernet para filmagem conectada, somam
mais câmeras do que o a7III, e para aqueles que já usaram um Sony a9 antes, não há como voltar atrás - é simplesmente
tão bom. Quem deve comprar o Sony a9?
Se você fotografa assuntos em movimento rápido e exige o mais alto nível de foco automático e desempenho de taxa de disparo/buffer de praticamente qualquer câmera atualmente em produção, a a9 é a câmera para você. A qualidade da imagem é impressionante como seria de esperar em um mirrorless da Sony, mas é tudo uma questão de velocidade, velocidade e mais velocidade.
3. Sony a7RIV | ÚLTIMO LANÇAMENTO DA CÂMERA SONY
Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Tamanho: 127 x 96 x 74 mm (5 x 3,78 x 2,91")
Peso: 657 g (1,45 lb / 23,17 oz)
Sensor: BSI CMOS Full frame
Megapixels: 61
Prós - Resolução de 61 megapixels
- 15 paradas de alcance dinâmico aprimorado
- Estabilização de imagem em 5 eixos
- Excelente desempenho de foco automático
- AF de olhos em tempo real no modo de vídeo
- Buffer excepcional
- Visor de alta resolução
- Excelente acompanhamento de assunto
Contras - Caro
- Funcionalidade limitada da tela sensível ao toque
- Tamanhos de arquivo enormes
Sendo esta a câmera Sony Alpha anunciada mais recentemente em 2022, é melhor você esperar alguns superlativos e estatísticas de classe mundial, então aqui estão elas…
A Sony a7RIV é a primeira câmera full frame de 35 mm do mundo com um… espere…
sensor de imagem de 61 MP !
Espere ver 15 paradas francamente incríveis de faixa dinâmica aprimorada, rastreamento contínuo de AF / AE de 10 fps, 567 pontos AF de detecção de fase, rastreamento em tempo real e AF de olho, estabilização de imagem de 5 eixos e todos os outros bits e bobs de personalização que esperávamos como atiradores da Sony.
Vamos esquecer todos os outros recursos por um momento, por mais impressionantes que sejam, e focar no que realmente é oferecido aqui - uma câmera mirrorless compacta (-ish) full frame com o desempenho de disparo de uma metralhadora e arquivos de 61 mega pixels!
Isso é
qualidade de imagem de nível de formato médio , combinado com todo o desempenho de foco automático de uma câmera sem espelho superior! Você pode atirar em torno de
setenta desses enormes arquivos RAW antes que o buffer respire!
É certo que a Sony a7RIV só atrairá um mercado muito pequeno - aqueles que precisam de uma
imagem ridiculamente detalhada , e aqueles que filmam em volume pequeno o suficiente para poder editá-los.
Estou falando de fotógrafos profissionais de paisagem, fotógrafos publicitários e afins…
Qualidade de imagem fenomenal e mais resolução do que você jamais precisaria.
Você definitivamente não verá nenhum casamento ou atirador esportivo empunhando um desses bad boys, apesar do fascínio de poder cortar o conteúdo do seu coração nos arquivos - seria como ter um recurso de zoom instantâneo no pós- Produção!
Personalizando um dos botões do Sony a7RIV para atuar como um recorte APS-C (algo que eu recomendo que você faça), você ainda terá 26,2 MP em alta resolução impressionante.
Além disso, imagine o que você poderá fazer na pós-produção com um desses arquivos!!
15 paradas de alcance dinâmico e que muitos megapixels significam uma séria mudança de pixel, sem a necessidade de fotografar outro suporte de exposição HDR enquanto você viver…
Outra novidade mundial para a gama alfa da Sony é a capacidade de usar
Olho-AF em tempo real no modo de gravação de filme – como na captura de fotos, o olho de um assunto é rastreado automaticamente com precisão e confiabilidade impressionantes, permitindo que você se concentre no conteúdo em si, em oposição ao que está em foco ou não.
O sistema de focagem atualizado da Sony a7RIV é composto por 567 pontos AF de detecção de fase de plano focal e 425 pontos AF de contraste que cobrem aproximadamente 74% da área da imagem.
A maior densidade do sensor AF e os algoritmos de rastreamento refinados da nova câmera produzem uma notável
melhoria no desempenho de rastreamento , permitindo que movimentos complexos do assunto e movimentos repentinos do assunto sejam rastreados de forma confiável com maior precisão do que nunca.
Você pode cortar o conteúdo do seu coração com arquivos tão grandes…
O Sony a7RIV também inclui o
visor de alta resolução da Sony sempre – um EVF Tru-finder UXGA OLED de 5,76 milhões de pontos. Isso é cerca de 1,6x a resolução do EVF em seu antecessor, o que, devo dizer, já deixou muito pouco espaço para reclamações.
Outro recurso incrível do a7RIV é o modo Pixel Shift Multi Shooting evoluído, que compõe até 16 imagens de alta resolução para combiná-lo em uma fera de detalhes gigantesco, com um nível de detalhe e precisão de cores que deixará seu queixo no chão.
Eu provavelmente deveria ter dito isso antes antes de você ficar muito animado, mas o lado negativo de tudo isso é obviamente o preço - mais de mil a mais que a a7RIII (veja o preço mais recente aqui), esta é definitivamente uma câmera para uma certa raça de fotógrafo, que não se contenta com nada menos.
Dito isso, se você tem dinheiro ou é um profissional que pode subsidiá-lo oferecendo
ainda mais detalhado/maior arquivos para seus clientes, pode ser uma ótima decisão.
Quem deve comprar o Sony A7RIV?
Qualquer pessoa com uma carteira gorda que exija níveis de detalhes de formato médio no corpo de câmera mais moderno produzido atualmente.
Esta é uma câmera tão poderosa que é desperdiçada em um assunto estático – fotógrafos de estúdio fotografando modelos em ação, fotógrafos de publicidade que precisam capturar atletas em movimento rápido, etc – você sabe quem você é.
4. Sony a7RIII
Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Tamanho: 127 x 96 x 74 mm (5 x 3,78 x 2,91″)
Peso: 657 g (1,45 lb / 23,17 oz)
Sensor: BSI CMOS Full frame
Megapixels: 42
Prós - Ótima resolução
- Slots de cartão SD duplos
- LCD inclinável de 3 eixos
- Excelente foco automático
- Qualidade de imagem líder da classe
- Excelentes recursos com pouca luz
- Extremamente personalizável
- Disparo contínuo de 10 qps
- Bom Wi-Fi + NFC
Contras - Velocidade de gravação abaixo do padrão
- Modos bloqueados durante o buffer
- Ergonomia questionável
- Apenas 1 slot de cartão compatível com UHS-II
- Ponto AF difícil de ver
Esta foi a primeira câmera sem espelho da Sony que comprei e marcou o fim do meu caso de amor de 10 anos com DSLRs.
Apesar de ser uma câmera popular entre fotógrafos de casamento como eu, a Sony a7RIII (review) realmente chamou a atenção do público de fotógrafos de paisagens e estúdios, e por um grande motivo – essa enorme contagem de megapixels.
(Ignore o fato de que há uma versão mais recente desta câmera com uma contagem de megapixels ainda maior por um momento, pois a a7R III definitivamente ainda é relevante em 2022, para não mencionar consideravelmente mais barata.) Tudo gira em torno de um sensor CMOS Exmor R BSI de 42,4 MP full-frame e processador de imagem BIONZ X atualizado, que consegue produzir uma impressionante taxa de disparo contínuo de 10 qps para cerca de 28 arquivos RAW de 14 bits não compactados (76 JPEG de alta resolução).
Isso significa que você poderá extrair 7,6 segundos e 2,8 segundos de arquivos de resolução total antes que o buffer desista do fantasma - pode não parecer muito, mas lembre-se de que estamos falando de uma rápida sucessão de arquivos de 42,4 MP aqui.
Comparado ao seu antecessor, o Sony a7RIII pode focar automaticamente
duas vezes tão rápido em situações de pouca luz e fazer rastreamento e aquele olho lendário AG
duas vezes tão eficazmente também.
Tudo o que sei é que antes do lançamento do a7RIII, eu nunca teria considerado mudar de minhas DSLRs de confiança – o formato sem espelho simplesmente ainda não era bom o suficiente.
Qualidade de imagem incrível juntamente com AF ocular para capturar assuntos erráticos.
No entanto, com o Sony a7RIII, tudo mudou. Você não apenas estava obtendo arquivos enormes com um
nível de detalhe e alcance dinâmico sem precedentes , mas também modo de disparo rápido e ajuste de foco automático/exposição automática que poderia acompanhar essas DSLRs ridiculamente caras.
Fotografar pessoas com a a7RIII (ou qualquer uma das câmeras sem espelho da Sony) é um
pedaço de bolo . Autofoco em tempo real e AF de olhos significam oferecer a capacidade de clarividência para a câmera saber onde você precisa focar, mesmo antes de você.
Em um casamento, onde antes eu cruzava os dedos para que o AF capturasse meu assunto e não o objeto na frente dele, ou perseguindo-o pela tela com um único ponto AF, o Sony a7RIII tornou as coisas muito mais fáceis - tudo que eu precisava fazer era compor a imagem, depois deixar a câmera cuidar do foco.
Estou falando no passado aqui, pois como você deve ter adivinhado, não estou mais usando o Sony a7RIII, tendo 'rebaixado' para o Sony a7III.
Por quê? Bem, esses arquivos de 42,3 megapixels simplesmente não eram adequados ao meu fluxo de trabalho. Embora eu não me considere particularmente “feliz com o gatilho”, meu Macbook Pro envelhecido lutou para processar os arquivos enormes após um casamento comum, e minhas velocidades de pós-produção sofreram.
Por isso,
não faria recomendo a Sony a7RIII para fotógrafos de casamento ou qualquer fotógrafo que fotografe grandes volumes… a menos, é claro, que você tenha um ótimo computador configurado.
Sinto falta da capacidade de cortar uma foto e ainda ter mega pixels mais do que suficientes para entregá-la a um cliente para o álbum de casamento, mas, no geral, estou feliz com os arquivos menores do a7III.
Se você precisa focar em um olho ou um objeto, o AF do a7RIII não perde uma batida.
O Sony a7RIII oferece todos os confortos modernos que esperamos de uma câmera Sony - tela sensível ao toque, bateria de longa duração, vários recalls de memória, dois slots de cartão, EVF de atualização rápida, 425 pontos AF de contraste, 5 na câmera estabilização de eixo, saída de vídeo HDMI 4k não compactada e muito mais.
Ele também oferece alguns dos
melhores alcances dinâmicos Eu já vi de uma câmera Sony – ser capaz de recuperar ponto após ponto de destaque e sombra é incrivelmente libertador, especialmente quando você não tem tempo para acertar a exposição em campo – é como uma tábua de salvação na pós-produção.
A qualidade da imagem e a qualidade de construção são excelentes – isso nem é preciso dizer. Afinal, todo mundo está acostumado com isso com câmeras Sony.
Em suma, a Sony a7RIII é outra fera de câmera, principalmente pelo imenso nível de detalhes que podem ser capturados sem esforço.
Apesar do lançamento de sua sucessora, ainda posso ver esta câmera sendo a favorita dos fotógrafos famintos por mega-pixels nos próximos anos.
Quem deve comprar o Sony A7RIII?
Se você deseja capturar arquivos com mais detalhes do que qualquer outra câmera nesta faixa de preço com muito pouco esforço, e tem o hardware do computador para processar os arquivos, não procure mais, a Sony a7RIII.
Eu recomendo para fotógrafos de paisagem, fotógrafos de arquitetura e basicamente qualquer pessoa que fotografe comercialmente ou precise de toneladas de detalhes em suas fotos.
5. Sony a6400
Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Tamanho: 120 x 67 x 60 mm (4,72 x 2,64 x 2,36″)
Peso: 403 g (0,89 lb / 14,22 onças)
Sensor: CMOS APS-C
Megapixels: 24
Prós - Taxa de intermitência de 11 fps
- LCD frontal
- Excelente foco automático
- Ótima qualidade de imagem
- Recursos aprimorados com pouca luz
- Extremamente personalizável
- À prova de intempéries
- Boa duração da bateria
- Flash repulsável embutido
- Bom Wi-Fi/NFC
Contras - Ergonomia questionável
- Implementação de LCD de inclinação ímpar
- Sem IBIS
- Apenas 1 slot para cartão UHS-1
- Depuração lenta do buffer
A linha Sony a6xxx de câmeras mirrorless com sensor APS-C tem sido a favorita de muitos fotógrafos em todo o mundo, desde o lançamento da a6000 em 2014 (Relacionado:lentes Sony Alpha a6000).
Desde então, cada lançamento de um novo corpo a6xx viu um conjunto relativamente pequeno de atualizações de recursos, típico de uma câmera que foi atualizada com tanta frequência. Apesar do recente lançamento das câmeras Sony a6100 (review) e a6600, ainda acredito que a a6400 oferece o melhor custo-benefício.
Com o a6400, o que a Sony trouxe para a mesa desta vez? É apenas uma câmera de vlog, ou há algo para nós, fotógrafos de fotos, também? Passei 2 meses fotografando com ele para descobrir…
Em primeiro lugar, tudo gira em torno de um glorioso sensor Exmor CMOS de 24,2 megapixels, que fornece uma faixa de sensibilidade ISO impressionante e excelente desempenho de baixo ruído, especialmente para os padrões APS-C.
Consegui fotografar confortavelmente em ISO 800 a noite toda e ainda obter arquivos limpos e cores precisas.
Graças a um LSI de front-end e ao mais recente processador de imagem BIONZ X, a Sony afirma que as velocidades de processamento são
1,8x mais rápidas no Sony a6400 quando comparado aos seus antecessores.
Na prática, isso significa um buffer mais rápido, permitindo que continue gravando 11 fps para 46 RAW + JPG, 49 RAW ou 114 JPG - isso é bastante impressionante quando você considera que tudo é mantido em foco nítido graças ao AF de olho em tempo real.
Escolha suas lentes com sabedoria e a a6400 é uma ótima MILC compacta.
Um lado negativo, porém, é o desempenho lento do buffer - durante o teste, o buffer levou cerca de 40 segundos para limpar 49 fotos no modo burst, mesmo com um cartão de memória rápido.
O Sony a6400 possui uma
qualidade de construção muito melhor , com o recurso de destaque sendo uma tela LCD giratória de 180 graus habilitada para toque - para o deleite dos vloggers e de quem gosta de tirar selfies!
Surpreendentemente, existem poucas câmeras que oferecem uma tela LCD frontal, mas o a6400 lida com isso relativamente bem, desde que você não precise montar um microfone de sapata, pois a tela impede que você faça isso sem uma gaiola de algum tipo.
Os 425 pontos de detecção de fase combinados com o AF de olho em tempo real (que até funciona em animais) e o rastreamento em tempo real para assuntos em movimento foram driblados dos irmãos maiores de quadro completo do a6400 e funcionam muito bem.
A Sony realmente torna
muito mais fácil para os fotógrafos que fotografam assuntos em movimento, permitindo que as configurações da câmera saiam do caminho para capturar a imagem desejada. – você apenas aponta… e atira.
Um grande atrativo da Sony a6400 sobre as outras câmeras full frame mirrorless da linha é seu tamanho compacto - escolha sua lente com sabedoria e você poderá deslizar a coisa toda no bolso da jaqueta, com menos da metade do peso de algumas das opções mais volumosas.
Ótima qualidade de imagem e bokeh quando combinado com a Sony FE 28mm f/2.
Quanto às lentes para usar com a Sony a6400, sempre costumo recomendar primes pequenos e leves sobre zooms – por mais impressionantes que sejam.
Algo como a FE 28mm f/2, apesar de ser um sensor full frame, tem um desempenho admirável na a6400, oferecendo um campo de visão versátil de 35mm.
Se você deseja manter as lentes de montagem eletrônica da Sony mais acessíveis que foram feitas para o sensor APS-C, há uma série de ótimas disponíveis, todas combinando bem com o a6400 - basta escolher sabiamente para evitar desequilibrar sua câmera corpo.
Em termos de preço, a Sony a6400 é definitivamente uma câmera com sensor de colheita premium, mas na minha opinião poderia ter um preço mais
ainda mais alto sobre os recursos impressionantes incluídos.
Como é típico das câmeras Sony, existem
vários recursos um pouco escondido no menu confuso, mas quando você tem o a6400 configurado como deseja, pode usar os botões da câmera e os seletores na maioria das vezes.
Também gostei muito de poder focar e
tirar apenas tocando na tela – perfeito para permanecer discreto enquanto fotografa “a partir do quadril”.
O a6400 é melhor que o a6500?
Sim – veja a comparação aqui . É melhor valor do que o a6600?
Sim. Vale
duas vezes o preço do a6000?
Definitivamente . Eu a nomeei a melhor câmera de viagem do ano e acredito que, quer você pretenda viajar com ela ou não, é um produto com ótimo custo-benefício.
Quem deve comprar o Sony a6400?
Se você é fã das dimensões menores da câmera no formato APS-C, mas ainda deseja usar todas essas incríveis lentes da Sony, esta é atualmente a melhor oferta. É uma ótima câmera para o dia a dia, ou 'corpo de backup' para aqueles que usam um dos full frame da Sony como seu principal cavalo de batalha.
6. Sony RX100VI
Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Tamanho: 102 x 58 x 43 mm (4,02 x 2,28 x 1,69")
Peso: 301 g (0,66 lb / 10,62 onças)
Sensor: BSI CMOS 1″
Megapixels: 20
Prós - Alcance focal amplo
- Fotografia a 24 fps
- LCD frontal
- Excelente foco automático
- Boa qualidade de imagem
- Visor pop-up
- Faixa dinâmica impressionante
Contras - Ergonomia ruim
- Sistema AF confuso
- Lente mais lenta que a antecessora
- Sem entrada de microfone externo
Esta é a câmera que escolhi como a melhor câmera compacta do ano e a recomendo para praticamente todos que conheço que procuram algo poderoso e de bolso.
O termo 'compacto' ou 'apontar e disparar' é um pouco vago, mas ninguém pode argumentar que as dimensões da Sony RX100 VI (revisão) não a colocam no reino de uma câmera de bolso - é tão pequeno que você pode guardá-lo no bolso do seu jeans!
Agora na 6ª iteração, a Sony fez todos os esforços para criar o que muitos consideram ser a melhor câmera compacta com a RX100 VI.
No topo da longa lista de recursos está uma
lente de zoom 8x verdadeiramente magnífica , com um alcance focal equivalente de 24-200mm e uma abertura variável de f/2.8~4.5.
Ser capaz de ir de 24 mm a 200 mm com o apertar de um botão pode ser útil.
O que isso significa é que você pode estar confortavelmente em uma praia atirando em 24mm para abranger todos os elementos do seu ambiente e, em seguida, pressionando um botão, fotografe os surfistas nas ondas.
Se você já fotografou com uma lente 70-200mm, ou mesmo uma 24-70mm, você apreciará o quão grandes e pesadas elas são. Ter todo esse alcance focal à sua disposição e, em seguida, ter tudo sugado de volta para dentro do corpo da câmera é realmente impressionante.
Enquanto alguns proprietários de seu antecessor podem perder a abertura máxima f/1.8 (evitada em favor de mais alcance na lente), fotografar em 200mm e f/4 produz um
bokeh excelente .
Eu particularmente adoro o fato de que seu assunto está sempre inconsciente de sua presença durante a foto, devido à distância que você pode colocar entre elas.
Auto focus performance is what we’ve come to expect with high end Sony cameras. Coupled with the latest ‘Real Time Eye AF’ functionality which searches for eyes and faces whenever there’s a subject in scene, capturing people/animals in motion with the Sony RX100 VI is
simple and efficient .
Whether you usually shoot video or not, you’ll have a lot of fun playing with this camera’s high frame rate ‘HFR’ mode, which lets you shoot short snippets, then play them back at 1,000fps for some
amazing super slow motion footage .
You simply can’t find a smaller camera with this many features.
As for stills, you can rattle off an insane
24 fps for 110 RAWS (or about 220 full res JPEGs) before the buffer slows you down. TWENTY-FOUR frames per second! Come on guys –
that’s like shooting a movie! Image quality is excellent , with everything handled by a 1 inch, 20.1MP Exmor RS Stacked BSI-CMOS sensor – the same one found in the previous 2 models of the RX100 series.
ISO looks good all the way up 1600, then degrades slowly to 3200, and much faster after that when you reach the limits of the sensor’s capabilities.
As for dynamic range, you can expect to pull/push around 4 stops in post, as long as you keep the ISO as low as possible.
The pop up viewfinder seems a bit gimmicky at first, but can actually get you our of trouble on a sunny day. I also like the way that pushing it back into the camera body can turn off the camera and retract the zoom lens.
You can read more about this impressive little camera in my full review, but suffice to say, if you’re willing to shell out the handsome sum for it, you won’t be disappointed.
Who should buy the Sony RX100 VI?
Anyone who needs a tiny camera with an impressive feature set, including above all, a 24-200mm equivalent zoom lens to get you much closer to where you want to shoot, without having to use your legs!
7. Sony RX1R II
Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Size: 113 x 65 x 72 mm (4.45 x 2.56 x 2.83″)
Weight: 507 g (1.12 lb / 17.88 oz)
Sensor: BSI CMOS Full frame
Megapixels: 44
Prós - Fun to use
- 42 MP with excellent image quality
- Tilting LCD
- Fast, sharp 35mm lens
- Excellent AF
- Excellent low light performance
- Attractive design
- Pop up EVF
- Good Wifi/NFC
Contras - Baixa duração da bateria
- Questionable ergonomics
- No touchscreen
- No weather-sealing
- Caro
Let’s get the elephant in the room out the way first – the Sony RX1R II is an expensive compact camera.
Its current price (check here) means that it’s in the realms of professionals looking for a smaller full frame camera to complement their main workhorse, or the wealthy amateur who needs a travel camera with incredible performance.
If you’re one of these people, keep reading, as this is one camera that you definitely need to hear about…
Released way back in October 2015, the Sony RX1R II is one of the few full frame compact cameras in existence (i.e. ones with a 35mm sensor).
You do pay a pretty price for it, though. Squeezing a big sensor into a small camera body still costs a lot for manufacturers, and due to the nature of the 35mm sensor size, the lens needs to be a certain size to accommodate – while compact, this still isn’t a camera for your jeans pocket.
The RX1R II is a bit of an anomaly in the Sony camera line up in 2022. After all, you can buy a more versatile full frame inter-changeable lens camera for less than the price of the Sony RX1R II, so why on earth would you invest in this one?
If you want full frame bokeh and dynamic range out of a compact camera, this is your best best.
I spent a few weeks shooting with it to find out, and was surprised to come to the conclusion that the RX1R II turned out to be
my favourite camera in the range! A combination of stellar image quality and a rather endearing, clunky, tactile body, means that this is a Sony camera that
begs to be picked up – dare I say it, it’s got those lust-worthy ‘Fujifilm ergonomics’, while still managing to house a sensor much bigger than APS-C.
The Sony RX1 RII offers
most of the functions of a high end mirrorless camera that you’d expect – tilting LCD screen (though no touchscreen), good WiFi/NFC connectivity, decent EVF (that retracts into the body when not in use), customisable dials/buttons and a dedicated exposure compensation dial.
Build quality is excellent , and dials and switches are reassuringly solid-feeling The on/off switch is reminiscent of an old range-finder, and far more satisfying than pushing a button, which is the usual way to fire up most compact cameras.
Start up time is a little sub-standard though, as is usability in general. Zooming in 1:1 is a painful experience, due to the 42.4 Mega Pixels, so that’s understandable. Buttons feel slightly mushy and unresponsive at times too.
Auto Focus is good, and includes Sony’s enviable Eye AF, though not nearly as good as the Sony a7/a9 series.
5 fps is sub-par in 2022, but this definitely isn’t a camera designed for fast action…
At 100% the level of detail retained in the 42.4MP files is phenomenal.
I shot the Sony RX1 RII on auto white balance, and skin tones looked great. I actually prefer the colours out of this than other high end Sony MILCs – this might be something to do with its amazing low pass filter, which helps deliver such stellar image quality.
The razor sharp fixed 35mm f/2 lens is perfectly paired to the full frame sensor, offering
incredible performance whether shot wide open or stopped down.
Many will wonder why Sony decided to make this a fixed-lens camera, but in my mind, it was a great decision.
Limiting yourself to just one lens can be a real moment of clarity as a photographer, encouraging you to get used to a single focal length, until you’re able to view the scene well before you lift the viewfinder to your eye.
Without the temptation of the impressive Sony lens lineup to choose from, you’re left to enjoy, and eventually
benefit from the limitations of the RX1R II.
The Sony RX1 RII doesn’t make much sense on paper… but it’s still a
surprisingly enjoyable camera to shoot that will bring you joy every time you pick it up, not to mention whenever you view the gorgeous high-resolution files on your computer screen.
Who should buy the Sony RX1R II?
I’d recommend this endearing camera to any professional or serious amateur photographer, no matter what brand you usually shoot with. It’s a Sony camera like no other Sony camera – truly unique in the line up.
Despite its high price point and slightly aging feature-set, the Sony RX1R II is a camera for enthusiasts who place value in modern performance in a retro-inspired body.
Sony Camera Buyer’s Guide
A selection of the Sony cameras tested for this article.
If you want a short version of the reviews below, here are my recommendations of what Sony camera body to invest in:
📸 Want the best resolution and image quality? Get the Sony a7RIII or the latest Sony a7RIV – the 42.4 (or 61!) megapixels files will leave your jaw on the floor.
📸 Want the best AF performance of any camera on the market? Get the Sony a9. Any shots you miss will definitely just be user-error!
📸 Want the best full frame performance out of the smallest body? Get the Sony RX1R II, which also happens to be the most tactile, involved and enjoyable Sony camera I’ve ever shot with.
📸 Want the best all-round mirrorless interchangeable lens camera of the year? Get the Sony a7III – incredible performance with an attractive price to match.
📸 Want the best APS-C sensor performance? Get the Sony a6400, which has the added benefit of a front-facing screen for vlogging/selfies.
📸 Want the best performing compact that fits in your pocket? Get the Sony RX100 VI, a compact marvel with a wide angle to long range zoom lens.
Perguntas frequentes
What Sony camera is the best? When it comes to Sony cameras, our number one pick is the Sony a7III. The a7III is a near-to-perfect full frame mirrorless camera that’s versatile, sharp, and packs an impressive number of features for its price.
Which Sony camera is best for video? There are a number of Sony cameras that are great for video. One of our favourites is the Sony a9, which offers 4k video and a set of powerful video-shooting features.
Is Sony a good camera brand? There’s no denying that Sony have some of the best mirrorless cameras on the market today. While Sony may not have as many lenses or accessories on offer as other brands, they are continually expanding their range and the quality of their products is impressive.
What are the Sony Alpha cameras? Sony Alpha is a camera system introduced by the company back in 2006. In this range are a number of interchangeable-lens cameras, including DSLRs and mirrorless cameras.
Palavras Finais
One of my favourite Sony cameras – the quirky Sony RX1R II.
One thing that worried me about writing this guide to the best Sony cameras of the year is that deep down I know that the next Sony release is right around the corner!
This is what makes Sony such an exciting brand to shoot with – constant, regular innovation, and cameras with features that rewrite the rule book with every new release.
One thing I’m happy about is Sony’s ‘Kaizen’ approach of continuous-improvement, which means that no matter which camera you invest in, you can expect some impressive firmware updates.
Take ‘real-time AF‘ for example – this freely downloadable update further improved the already impressive AF performance of several of the Alpha cameras…
and we didn’t even ask for it! I hope you enjoyed this article. Feel free to leave me a comment or question below;-)