>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Como usar uma câmera DSLR – Botões e configurações explicados


As opiniões expressas são baseadas na própria experiência do Autor.

Uma câmera DSLR é uma ótima ferramenta se você quiser seguir seriamente a fotografia como hobby ou carreira. Mas se você está acostumado a usar outros tipos de câmeras, sua DSLR pode parecer esmagadora no começo.

Mesmo que você se sinta à vontade para usar sua câmera da maneira mais básica, provavelmente há recursos que você está perdendo ou maneiras de não aproveitar ao máximo sua câmera. Aprender a usar uma câmera DSLR leva tempo e prática, mas você ficará feliz por ter feito o esforço à medida que suas fotos continuam a melhorar.

Explicar a terminologia associada à fotografia DSLR e o que os botões e configurações da câmera fazem pode ajudá-lo a tirar o máximo proveito de sua câmera.

Não importa quanta experiência você tenha – tanto um novato quanto alguém experiente podem se beneficiar de uma revisão de como usar uma câmera DSLR.

As informações abaixo são explicadas para que um proprietário de uma câmera DSLR nova possa entendê-la, mas fotógrafos mais experientes também podem usá-la para aprimorar suas habilidades e proficiência na câmera.

Não importa que tipo de câmera digital você tenha, todas elas funcionam da mesma maneira básica. Eles coletam luz; ele é focado pela lente e, em seguida, é capturado por um sensor digital. O sensor salva informações de luz e fornece um arquivo de imagem que você pode visualizar e editar.

As câmeras DSLR funcionam dessa maneira, mas possuem um sistema de espelho e prisma que envia luz para o visor. O espelho vira na câmera para que a luz passe para o sensor que grava a imagem que você está tentando capturar. Esta é uma das poucas maneiras pelas quais as câmeras DSLR diferem de outras câmeras digitais.

Controles em sua câmera DSLR


As câmeras DSLR têm muitos mostradores e botões e podem sobrecarregar os novos proprietários de câmeras. Muitos proprietários de DSLR desistem e voltam para suas câmeras automáticas ou apenas usam a função básica de sua DSLR.

A boa notícia é que o modo automático funciona muito bem em uma câmera DSL na maioria das vezes, mas você está perdendo muito do que a câmera pode fazer se usar apenas as configurações automáticas.

Também é importante perceber que levará algum tempo para aprender as coisas que sua câmera pode fazer. Você não precisa ser um especialista imediatamente, e não há problema em cometer alguns erros ao longo do caminho. Conhecer sua câmera aos poucos é uma ótima estratégia se aprender tudo de uma vez for demais.

Além disso, lembre-se de que, embora todas as câmeras DSLR sejam diferentes, a maioria delas possui os mesmos recursos básicos. Além de conhecer esses conceitos básicos, também é uma boa ideia ler o manual do proprietário da sua câmera.

Agora que você sabe por onde começar, vamos ver os botões e as configurações:

Discagem de modo


Comece localizando o dial de modo. Isso informa à sua câmera quanto controle você deseja sobre as configurações. É um mostrador rotativo que alterna entre manual e automático. Entre esses modos, você também pode alternar entre o modo P e o modo A ou AV.

O modo P é a abreviação do modo Programa Automático. É um modo automático alternativo e oferece controle sobre compensação de exposição, balanço de branco e ISO.

O modo A ou AV é o modo de prioridade de abertura. Este modo está a meio caminho entre automático e manual. Você pode definir a abertura para controlar a profundidade de campo, mas a câmera ainda define a velocidade do obturador e julga a luz.

Você ganhará controle sobre ISO, balanço de branco e compensação de exposição. Este modo funciona muito bem para fotógrafos de paisagem.

A última opção entre automático e manual é o modo S, T ou Tv. Também é chamado de modo de prioridade do obturador e é como o modo A ou AV, mas você pode definir a velocidade do obturador enquanto a câmera define a abertura com base na luz. Ele permite que você controle o movimento no tiro.

Selecionar o modo de disparo para obter a exposição correta para a cena é uma base importante para obter ótimas fotos.

Compensação de exposição


A maioria das câmeras tem compensação de exposição. Isso permite tornar uma imagem mais escura ou mais clara rapidamente aumentando ou diminuindo a compensação de exposição.

Você pode acessá-lo por meio de um dial ou botão ou do menu da câmera, dependendo da câmera específica com a qual está trabalhando. É um método rápido para ajustar o brilho geral de uma imagem sem entrar no modo manual completo.

Roda de controle para obturador e abertura


Aqueles que fotografam em abertura ou prioridade do obturador usam o botão de controle para ajustar a abertura ou a velocidade do obturador.

No modo de prioridade de abertura, a roda aumenta e diminui a configuração de abertura.

No modo de prioridade do obturador, aumenta e diminui a velocidade do obturador. No modo manual completo, você precisa ajustar ambos. A roda ou rodas de cada câmera são diferentes, então revise seu manual para determinar especificamente como a sua funciona.

Modo de foco


O foco permite aumentar a nitidez ou desfoque de sua imagem. Há uma variedade de modos de foco na maioria das câmeras DSLR, e o que você escolhe é baseado no que você está fotografando.

Anel de foco


O anel de foco está na lente da sua câmera. Se você estiver no modo de foco manual, use isso para ajudá-lo a obter o foco. Também é possível substituir o foco automático pelo anel de foco, se desejar.

Anel de Distância Focal


Também na lente está o recurso de zoom da câmera. Alterar a distância focal aproxima ou recua de uma imagem.

Botão ISO


Este botão permite tornar o sensor da câmera mais sensível à luz. Isso torna a imagem mais clara ou mais escura e também pode torná-la mais granulada. É a última configuração que você aumenta.

Na maioria dos casos, fique em um intervalo entre ISO 100 e ISO 400, mas se isso resultar em uma imagem muito escura, você pode aumentar ou diminuir o ISO.

Modo de medição


A medição é a maneira como sua câmera mede a luz na cena. Você o altera através do modo de medição para garantir que o assunto da sua imagem tenha a exposição correta. Medição avaliativa ou matricial, que é o modo padrão, geralmente funciona bem.

Agora que você entende todas as configurações que sua DSLR pode oferecer, é hora de sair e criar ótimas fotos.