>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Photoshop x Lightroom:qual é o melhor para edição de fotos?


As opiniões expressas são baseadas na própria experiência do Autor.



Photoshop e Lightroom são programas de edição de fotos semelhantes. A Adobe faz ambos e eles permitem que você edite imagens digitais. Mas o que você precisa saber sobre as diferenças?

Photoshop vs Lightroom:como saber qual é o certo para você


A resposta mais simples para escolher o Photoshop ou o Lightroom é “depende”.

Cada um tem suas vantagens e é benéfico em várias circunstâncias. Conhecer os prós e contras de cada um e aplicar essas informações às especificidades em que você está trabalhando facilita a escolha do programa de edição de fotos certo.

Quais são as diferenças entre o Photoshop e o Lightroom?

Recursos e benefícios do Photoshop


O Photoshop é um dos programas de edição de fotos mais conhecidos. A Adobe criou o aplicativo e definiu o padrão para software de edição de fotos.

Originalmente, era um programa simples e, à medida que avançavam, ele se expandia e se tornava mais funcional. Hoje em dia, o Photoshop é popular entre designers gráficos, fotógrafos, animadores e editores.

O Adobe Photoshop oferece uma ampla variedade de opções. É um editor de nível de pixel, então você pode trabalhar com cada pixel e alterar suas imagens. Você pode se aproximar de cada pequeno ponto de cor que compõe sua imagem digital.

Recursos e benefícios do Lightroom

Edição de fotos


O Lightroom também é um editor de fotos da Adobe. Ele oferece muitos dos mesmos recursos do Photoshop, mas é projetado especificamente para fotógrafos. A maioria dos fotógrafos profissionais acha que inclui todas as ferramentas necessárias para seu trabalho.

Fluxo de trabalho


O Lightroom também oferece mais do que o Photoshop ou outros editores de fotos disponíveis. Com o fluxo de trabalho do Lightroom, você pode organizar, importar, gerenciar e encontrar imagens.

Não é apenas uma ferramenta de edição; é uma ferramenta de gerenciamento de fotos. Você pode administrar uma parte significativa de um negócio de fotografia usando o software.

Edição não destrutiva


É também um programa de edição “não destrutivo”. Photoshop não é. O que isso significa é que você não precisa salvar seu trabalho em todas as etapas ao editar com o Lightroom.

Ele não possui função de salvamento e salva automaticamente todas as edições em um catálogo do Lightroom, para que você possa voltar e ver as alterações feitas e trabalhar a partir do original ou de qualquer etapa do processo de edição.

O fluxo de trabalho do Lightroom


Existem várias opiniões sobre isso, mas muitos fotógrafos profissionais e aqueles que estão familiarizados com o Lightroom e o Photoshop acreditam que o Lightroom oferece um fluxo de trabalho melhor. O Lightroom oferece aos usuários a capacidade de:
  • Criar coleções
  • Mova várias imagens ou arquivos em seu disco rígido
  • Adicionar palavras-chave
  • Imprimir livros
  • Criar apresentações de slides
  • Compartilhe suas fotos diretamente no Facebook

Também é possível copiar ou sincronizar uma edição para várias fotos ao mesmo tempo. Você também pode criar predefinições e aplicá-las a configurações comuns em um grupo de fotos.

O melhor de tudo, é fácil de fazer e muitas pessoas acreditam que é muito mais fácil de usar do que o Adobe Photoshop. Isso economiza muito tempo, especialmente para fotógrafos que fotografam um determinado tipo de evento, como um casamento, ou um determinado estilo de foto, como um retrato.

Lightroom x Photoshop:como escolher


Escolher entre o Photoshop e o Adobe Lightroom é determinar as necessidades do seu projeto. Se você faz um determinado tipo de projeto mais do que outro, pode direcionar sua escolha para o software mais adequado para a maioria do seu trabalho.

Com o Lightroom, você pode fazer a maior parte do que pode fazer no Photoshop. Você não está sacrificando nada, está apenas determinando quanto gerenciamento de fotos você precisa com a edição.

Então, por exemplo, se você tira principalmente fotos raw, o Lightroom é provavelmente sua melhor opção. Ele se destaca na edição de fotos raw por conta própria, enquanto com o Photoshop, você precisará do Adobe Camera Raw. O Lightroom também permite organizar todas as fotos digitais conforme você as importa.

O Lightroom oferece muitas opções básicas de edição de fotos, incluindo:
  • Cortar
  • Exposição
  • Equilíbrio de branco
  • Curvas tonais
  • Ajustes de histograma
  • Conversão em preto e branco
  • Correção de olhos vermelhos
  • Remoção de manchas
  • Ajustes locais
  • Gradientes
  • Afiação
  • Correção do perfil da lente
  • Redução de ruído
  • Saturação
  • Vibração

Qualquer pessoa familiarizada com o trabalho com o Adobe Camera Raw pode fazer a transição para o editor de fotos do Lightroom sem muito esforço.

Na verdade, o Lightroom é mais fácil de usar e é ótimo para fotógrafos iniciantes, já que o Photoshop é conhecido por sua curva de aprendizado íngreme.

O Lightroom torna o Adobe Photoshop obsoleto?


Embora possa parecer que não há necessidade de Photoshop agora que o Lightroom existe, esse não é necessariamente o caso. O melhor momento para usar o Photoshop é quando você não pode usar o Lightroom, pois há situações em que o Photoshop é melhor.

A maior parte se resume ao tipo de edição de fotos que você está fazendo. Às vezes, haverá situações em que o Photoshop é adequado e, em outros casos, raramente há um motivo para usar o Photoshop.

Quando usar Photoshop vs Lightroom


Especificamente, o Photoshop supera o Lightroom com o seguinte:
  • Retoque avançado permite o controle em nível de pixel ou a capacidade de alterar a imagem de uma pessoa.
  • Compostos , onde você está fatiando várias imagens em uma.
  • Panoramas , se você precisar juntar várias fotos para criar uma única visualização panorâmica.
  • HDR , quando você quiser misturar imagens e trabalhar com sombras e realces de várias exposições.
  • Cura avançada , que inclui ações como remover manchas, clarear os dentes, remover pequenos objetos etc.

O Lightroom também pode fazer algumas dessas coisas. Photoshop apenas os faz muito melhor.

Fazendo sua seleção


Então, o que acontece se você entende o que o Lightroom e o Photoshop podem e não podem fazer e ainda não tem certeza de qual será o melhor investimento para você?

O fato é que não há resposta certa ou errada quando se trata de Photoshop vs Lightroom. Um não é necessariamente melhor que o outro.

Muitos fotógrafos usam os dois regularmente e os combinam para obter um conjunto abrangente de ferramentas de edição.

Na maioria dos casos, o Lightroom é a melhor opção para iniciantes. Você pode começar por aí com a intenção de adicionar o Photoshop mais tarde, depois de dominar o Lightroom e identificar onde ele atingiu seus limites em seu fluxo de trabalho. Mas para muitos, o Lightroom é suficiente.

Perguntas frequentes sobre o Lightroom e o Photoshop

Qual ​​é melhor para um fotógrafo iniciante Photoshop ou Lightroom?


O Lightroom é mais fácil de aprender. É ótimo para organizar suas fotos, bem como para edições simples, como corrigir problemas de iluminação ou cor. O Photoshop é mais poderoso, mas tem uma curva de aprendizado mais acentuada.

Quais são as coisas que o Lightroom pode fazer que o Photoshop não pode?


O Lightroom é uma ferramenta de fluxo de trabalho de fotografia que também possui recursos de edição de imagem. Possui a capacidade de importar e gerenciar arquivos de imagem, adicionar metadados, gerenciar backups, além de simples edição. O Photoshop é principalmente um poderoso editor de fotos.

A edição no Photoshop é mais difícil do que no Lightroom?


Geralmente, o Lightroom é mais fácil de usar para edição de fotos que o Photoshop, pois oferece ajustes mais simples. O Photoshop é muito mais poderoso, portanto, há recursos mais avançados para aprender.