As opiniões expressas são baseadas na própria experiência do Autor.
Como capturar belos momentos que encantam seus clientes de casamento
Quando a maioria das pessoas pensa em fotografia de casamento, pensa nas fotos espontâneas e posadas tiradas ao longo do dia do casamento. Mas este não é o único tipo de fotógrafo de casamento que existe.
O retrato de casamento é um ótimo estilo para capturar os detalhes especiais e os aspectos mais bonitos de um casamento. Compreender os fundamentos da fotografia e capturar ótimos retratos de casamento garante que um álbum de casamento seja completo e que o casal feliz adore o resultado final.
O que você precisa saber sobre os fundamentos da fotografia para retratos de casamento?
Os retratos costumam ser um dos tipos de fotos mais amados e desafiadores para os fotógrafos tirarem. Isso é verdade mesmo para os fotógrafos profissionais mais experientes.
O retrato pode ser complicado e conhecer alguns dos truques com antecedência garante que você obtenha as melhores fotos possíveis no grande dia de um casal.
Concentre-se nos olhos do seu assunto
Uma das primeiras técnicas que você vai querer dominar é trabalhar com os olhos. Colocar os olhos do seu assunto em foco perfeito é a chave para uma ótima fotografia de retrato, especialmente quando você está tirando retratos tradicionais. Esta deve ser a primeira habilidade que você pratica, porque é aquela que, se você errar, arruinará toda a imagem.
Você pode ter uma fotografia em que todos os aspectos estejam embaçados e fora de foco, mas se os olhos forem perfeitos, as pessoas vão adorar a fotografia.
Para garantir que os olhos do seu assunto estejam focados, você deve considerar a profundidade de campo. Desfocar o fundo da imagem ajuda a focar os olhos, então você vai querer fotografar com uma abertura maior.
Você pode experimentar e ver o que funciona melhor, mas no que diz respeito aos fundamentos da fotografia, é aqui que você quer começar.
Domine os Planos de Fundo
Você tem muitas opções ao fotografar retratos de casamento e escolher seus planos de fundo. O que alguns fotógrafos esquecem é a importância dos fundos no retrato.
No passado, os fundos eram sempre simples. Mas não há mais necessidade de ser assim. Seja criativo. Dentro de casa você pode usar cores, texturas e outras coisas que se aplicam ao casamento. Ao ar livre suas opções são ainda mais infinitas.
Considere a distância focal ao fotografar
É importante estar ciente do efeito da distância focal em seu assunto ao fotografar retratos de casamento. A maioria dos fotógrafos usa lentes entre 50 mm e 85 mm, mas elas não são sua única opção.
Experimente diferentes distâncias focais para experimentar os efeitos e ver o que funciona melhor para você. Seu objetivo é obter o mínimo de distorção possível e garantir que o primeiro plano e os planos de fundo não sejam compactados.
Lentes grande angulares podem criar efeitos divertidos, mas nem todo mundo quer vanguarda quando se trata de suas fotos de casamento.
Certifique-se de que sua luz é suave
Sombras suaves são o efeito que você está procurando com retratos. A última coisa que você quer são sombras duras no rosto de uma noiva ao fotografar seu retrato. Isso vale para iluminação natural ou artificial.
A melhor maneira de obter a iluminação ideal é fotografar em condições de iluminação mais suaves, que tendem a ser ao ar livre de manhã ou à tarde. Se você estiver tirando essas fotos no dia do casamento, talvez seja necessário ser flexível para acomodar a iluminação perfeita e os eventos do dia do casamento.
A iluminação mais suave cria sombras mais suaves, especialmente no rosto. Mesmo se você estiver tirando retratos em ambientes fechados, tente ao máximo usar a luz natural posicionando o assunto perto de uma janela.
Se você não tiver iluminação natural suficiente, poderá aumentar o ISO para compensar. Também é possível usar um refletor para obter o efeito desejado.
Lembre-se, você tem um pouco mais de tempo para trabalhar com fotografia de retrato do que com o resto das fotos no dia do casamento.
Você pode encenar um retrato perfeito usando os fundamentos da fotografia, ao contrário de quando está tentando capturar um momento fugaz do grande dia. Isso lhe dá muito mais controle sobre o resultado.
Flash ou sem Flash?
Você também precisará descobrir se usará iluminação artificial.
Em muitos casamentos, você usará uma combinação de iluminação natural e artificial, dependendo do que está fotografando e de onde o evento está ocorrendo.
Por exemplo, as fotos de preparação no início do dia são mais propensas a exigir flash do que as fotos na cerimônia ou recepção ao ar livre.
Fotógrafos que fotografam regularmente tendem a evitar o flash porque resulta em luz e sombras tão duras. Mas há ocasiões em que você não terá escolha a não ser usar o flash.
Se você precisar fazer isso, certifique-se de difundir a iluminação forte. Use um cartão para refletir a luz para que seja menos direta ou crie uma caixa difusora para fazer a mesma coisa.
Não é ideal para fotografar um casamento, mas geralmente você pode fazer isso sem um assistente de fotografia quando estiver lidando com fotografias de retrato.
O objetivo é evitar ao máximo a iluminação intensa, independentemente da abordagem adotada ou das ferramentas que você usa.
Seguindo as regras
Se você passou algum tempo estudando fotografia e tirando fotos como hobby ou profissionalmente, já ouviu as regras. Muitas pessoas até estudaram as regras e as conhecem como a palma de suas mãos.
As regras convencionais para tirar retratos podem ser úteis, especialmente quando você é novo na fotografia ou novo nesse estilo. Mas só porque existem regras não significa que você deve segui-las o tempo todo.
O objetivo é garantir que você obtenha as fotos com as quais você se sente mais confortável e que os noivos amem. Se isso significa quebrar as regras da fotografia de retratos, que assim seja.
Em última análise, você quer que todos fiquem felizes com o produto final no dia do casamento e isso geralmente significa quebrar as chamadas regras de tirar retratos.