As opiniões expressas são baseadas na própria experiência do Autor.
A fotografia de paisagem produz algumas das imagens mais impressionantes que existem. A melhor parte é que depende principalmente da beleza da natureza da cena para acertar – não há estúdio para configurar ou iluminação para posicionar antes de você puxar sua câmera para tirar uma foto.
Embora fotografar paisagens apresente a mãe natureza, existem algumas dicas a serem utilizadas para obter os melhores resultados, capturando fotos impressionantes com pouco esforço.
Não importa se você é um fotógrafo profissional ou um amador, nas condições certas, a fotografia de paisagem é incrível. Vamos compartilhar oito dicas de fotografia de paisagem para ajudá-lo a capturar as melhores imagens possíveis.
1. Não tenha medo de usar um tripé
Você não precisa tirar todas as fotos de paisagens à mão. Compre um tripé portátil que possa ser retirado sempre que precisar. Mãos trêmulas, diferentes velocidades do obturador e o clima podem determinar como sua foto ficará.
Um tripé garante um tiro estável sem movimento. Ao comprar um tripé, verifique se ele é portátil e durável.
Leia mais sobre tripés para fotografar paisagens.
2. Experimente uma lente telefoto
É comum usar uma lente grande angular ao capturar fotografia de paisagem. Esta é a escolha tradicional e você deve usar uma para obter uma visão mais ampla.
Mas uma lente grande angular não é sua única opção. É hora de mudar as coisas e uma lente telefoto é perfeita.
Uma lente telefoto tem 50 mm ou mais e oferece uma foto ainda mais ampla do que uma lente grande angular.
Enquanto uma lente grande angular cria profundidade, as lentes telefoto capturam cada pequeno detalhe do cenário. Eles fazem com que as condições climáticas extremas se destaquem mais do que já fazem, incluindo raios ou até neblina. A lente capta todos os detalhes extraordinários do clima.
Se você ainda não possui uma lente telefoto, deve investir em uma para seus retratos de paisagem.
3. A composição é a chave
A composição de uma imagem é a maneira como você organiza os elementos. Diferentes composições da mesma imagem podem contar duas histórias diferentes. Uma composição diferente é uma perspectiva diferente.
A “regra dos terços” é uma das composições mais comuns usadas na fotografia e funciona bem para paisagens. Equilibra os elementos da imagem.
De acordo com a regra dos terços, você divide a imagem em terços horizontal e verticalmente. Na sua cabeça, você deve ver nove quadrados iguais. Seu assunto deve estar em uma interseção de linhas para uma cena equilibrada que seja agradável aos olhos.
Você não precisa sempre colocar o assunto no meio. Tente colocá-lo para a direita ou para a esquerda. Cada um dá à imagem uma aparência diferente.
Para controlar para onde os olhos do espectador vão, use linhas ou padrões ao fotografar a paisagem para levá-los ao assunto. Algumas câmeras ainda têm uma configuração que permite colocar a grade na tela para ajudá-lo a obter a foto perfeita.
4. Encontre profundidade em suas fotos
A profundidade é importante quando se trata de fotografia de paisagem. Dá ao espectador a sensação de que está na cena, no momento, extasiado pelo cenário.
Para criar profundidade na fotografia de paisagem, certifique-se de que todos os elementos estejam em foco. Você pode fazer isso escolhendo uma configuração de abertura pequena, mas certifique-se de não ir muito pequena também. Deve variar de f/11 a f/16.
Quando sua câmera está em uma configuração de abertura pequena, você precisa aumentar seu ISO para entre 100 e 400. Menos luz entra na lente quanto menor a configuração de abertura para que seu ISO possa neutralizar isso. Isso também evitará que a imagem fique granulada.
5. A luz natural é sua melhor amiga
A luz natural pode fazer ou quebrar sua imagem. Se a luz estiver baixa, sua foto não ficará vibrante, mas se você quiser uma imagem com um clima mais escuro, menos luz é uma vantagem
A quantidade de luz natural necessária depende do humor que você deseja retratar e de como você controla sua exposição. Fotógrafos profissionais têm o que é chamado de “hora de ouro”. O anoitecer e o amanhecer são os melhores momentos do dia para fotografar paisagens.
Tenha em mente que você não quer sair no meio do dia quando estiver fotografando paisagens. Você não quer muito sol porque isso causará um brilho terrível no cenário. Mas o pôr do sol e o nascer do sol são um ótimo momento para sair.
6. Adicione movimento às suas imagens de paisagem
O movimento em uma imagem altera o humor ou a emoção. Você pode obter movimento de um riacho ou até mesmo do clima enquanto ele se espalha pela paisagem.
Para capturar o movimento, você precisa de uma velocidade do obturador mais longa e uma configuração de abertura pequena.
7. Use água para uma imagem impressionante
Não é nenhum segredo que a água em uma imagem é linda. Ele contrasta com o céu para que o azul realmente brilhe.
Mas você também pode usar a água como espelho. Ele pode refletir o assunto da sua imagem para que chame a atenção do espectador imediatamente. Ele cria um equilíbrio.
8. Seja criativo com filtros
Não tenha medo de usar filtros em suas imagens de paisagem. Os filtros ajudam a equilibrar a luz na foto. Você pode ajustar a luz e criar um clima totalmente diferente para a foto.
Um filtro polarizador escurece a luz, destacando os azuis na imagem para contrastá-los com o branco.
Um filtro de densidade neutra (ND) garante que não haja muita luz na imagem. Evita brilhos de muito sol.
O resultado final
Não importa se você é um novato, você ainda pode tirar fotos de paisagens de tirar o fôlego. Criamos este guia de oito dicas de fotografia de paisagem para ajudá-lo a tirar fotos de paisagens deslumbrantes.