As opiniões expressas são baseadas na própria experiência do Autor.
Uma grande foto merece ser exibida com destaque. O enquadramento e a montagem são as ferramentas que você precisa para fazer suas melhores fotos brilharem.
No entanto, há mais na montagem de imagens do que apenas exibir. As técnicas de montagem corretas protegem sua arte das condições ácidas do ar e da parede na qual a imagem está pendurada.
Existem várias técnicas utilizadas para a montagem de imagens, cada uma delas com materiais próprios e com resultados finais diferentes. A melhor escolha de montagem para cada foto depende da importância da foto, de como ela é impressa e das opções de exibição desejadas.
Conhecer as diferentes técnicas – e entender seus prós e contras – lhe dará mais opções quando você quiser montar seu trabalho para exibição.
Para obter mais inspiração sobre maneiras de exibir fotos em sua casa, o artigo da Redfin sobre maneiras criativas de exibir fotos é um ótimo recurso.
Por que você deve montar suas próprias fotos
Montar fotos e enquadrá-las bem dá ao fotógrafo muito mais opções de exibição do que simplesmente usar molduras básicas. Uma combinação bem projetada de moldura, suporte e tapete faz parte da expressão visual de uma foto exibida, separando-a do ambiente e dando-lhe mais peso visual.
Você pode ter suas fotos montadas profissionalmente, mas é uma boa ideia aprender a fazer isso sozinho. Uma vez que você tenha os materiais e ferramentas certos, é mais barato do que terceirizar o trabalho para outra pessoa.
Você pode estender sua criatividade na exibição de suas fotos experimentando diferentes molduras, esteiras e combinações para ver como elas afetam a sensação de suas fotos quando exibidas.
Uma foto bem apresentada pode ser muito inspiradora.
Montagem x Enquadramento
Antes de tudo, você precisa entender alguns termos técnicos para explorar bem a arte de exibir fotos e arte emoldurada. Há muito mais do que colocar uma foto em uma moldura e colá-la em um prego na parede.
A montagem e o enquadramento são etapas separadas que podem ser usadas juntas para uma ótima exibição de fotos.
As fotos impressas em papel sempre estarão sujeitas a deformações ou flambagem. A montagem visa evitar isso e dar às fotos uma base sólida para exibição, fixando-as em um suporte firme. Uma foto montada pode ser manuseada mais facilmente para fosqueamento e moldura com menos risco de danificar a impressão.
A montagem e o tapete também oferecem aos fotógrafos mais opções quando se trata de tamanhos de quadros. Em vez de ser forçado a fazer com que uma foto se ajuste às dimensões padrão do quadro ou ser limitada aos tamanhos padrão do quadro para exibição na parede, uma foto montada pode ser inserida em um quadro muito maior – ou um quadro de dimensões não padrão – cortando a placa de montagem para encaixar no quadro.
Técnicas de montagem
O método e os materiais usados para montar fotos dependem de vários fatores, incluindo características da foto, ferramentas e materiais disponíveis, custo e conveniência.
As técnicas de montagem de conservação buscam proteger as fotos de qualquer dano e preservá-las por um longo período de tempo. A maioria das fotos não precisa ser montada e emoldurada usando as mais rígidas diretrizes de conservação, mas conhecer as opções de montagem e enquadramento de conservação pode ajudá-lo a proteger fotos de grande importância pessoal ou profissional.
Fotos que são necessárias apenas para exibição de curto prazo ou que podem ser facilmente reimpressas para exibição podem tirar proveito de técnicas de montagem mais rápidas e menos caras.
Montagem a Seco
A montagem a seco fixa a arte em um suporte rígido ou semi-rígido. Ele foi projetado para ser usado com fotos, pôsteres e obras de arte sensíveis à água. Este método raramente é usado com belas artes.
Uma das muitas maneiras que a montagem a seco pode ser realizada é usando uma prensa térmica para anexar a arte ou imagem a uma placa de apoio. No entanto, o método de prensagem a quente pode danificar as pinturas. Uma prensa a vácuo também pode ser usada da mesma maneira, mas sem o calor.
- Prós – A maior vantagem da montagem a seco é que ela pode remover pequenas rugas e vincos da obra de arte, bem como os efeitos de arranhões. A pressão do processo de montagem a seco torna possível achatar trabalhos que poderiam enrugar ou empenar.
- Contras – A maior desvantagem da montagem a seco é o fato de ser irreversível. Este não é um método sancionado para montagem em arquivo. Geralmente, é útil apenas ao montar obras de arte baratas que provavelmente serão substituídas rapidamente, em vez de algo que você deseja que resista ao teste do tempo.
Montagem de conservação
A montagem de conservação usa uma placa de montagem sem ácido, bem como dobradiças e fita ou adesivo sem ácido projetados para impedir que o ácido penetre na obra de arte. Outro nome para montagem de conservação é montagem em museu. Este método é usado pela maioria dos museus. Em alguns casos, cantos sem ácido podem ser usados para oferecer outro nível de proteção à obra de arte.
- Prós – A montagem de conservação é perfeita para proteger obras de arte que devem ser penduradas por longos períodos de tempo. Ele pode ser usado com uma grande variedade de obras de arte. Este método também pode ser usado com shadowboxes para fornecer proteção para trabalhos tridimensionais. Tudo o que é montado usando este sistema pode ser facilmente removido posteriormente, e todo o quadro pode ser substituído sem a necessidade de trocar o sistema de montagem. A montagem de conservação é muito econômica, pois não requer equipamentos caros, como prensas de montagem a seco ou prensas de rolos.
- Contras – A maior desvantagem da montagem de conservação é a quantidade de tempo que leva para passar pelo processo. Tudo deve ser aplicado à obra de arte de uma maneira que a sele do ar externo e da exposição ao ácido de elementos externos. Esses materiais tendem a ser mais caros porque são destinados a fornecer proteção de longo prazo.
Montagem sensível à pressão (adesivo)
Um processo menos dispendioso e de natureza semelhante à montagem a seco é a montagem sensível à pressão. Não requer aquecimento ou equipamentos especiais que possam danificar a fotografia.
Este processo utiliza produtos como o Perfect Mount da Crescent, que possui um adesivo especial que não se ativa até que você aplique pressão na fotografia.
Depois de remover o papel protetor do adesivo e posicionar sua fotografia da maneira desejada, basta aplicar pressão e a fotografia é fixada no lugar. Certifique-se de usar o papel protetor do adesivo ao aplicar pressão para proteger a fotografia.
- Prós – A montagem sensível à pressão é muito acessível e fácil de realizar para iniciantes. Como você pode comprar o sistema de montagem em tamanhos diferentes e cortá-lo em escala, ele pode ser moldado para caber perfeitamente em qualquer tamanho de fotografia. Desde que todo o ar seja removido de baixo da fotografia, você recebe uma fotografia perfeitamente montada.
- Contras – A montagem sensível à pressão destina-se apenas à montagem temporária porque o adesivo em si não é muito forte. Este não é um sistema de montagem muito bom se você estiver usando fotografias com papéis pesados, pois o adesivo pode não aguentar.
Técnica de montagem úmida
Se você preferir não usar a montagem sob pressão, mas deseja evitar o uso de calor, a montagem úmida é ideal para você. A cola ou pasta úmida é aplicada na placa de montagem antes que a fotografia seja colocada no lugar.
Use um pedaço de vidro ou alguma outra superfície sólida para aplicar pressão na fotografia enquanto espera a cola secar, o que pode levar de quatro a 24 horas.
- Prós – O processo de montagem é barato e a cola pode endurecer completamente em 24 horas. Você não precisa de nenhum equipamento especial ou placas de esteira se não quiser.
- Contras – Essa técnica de montagem também não é arquivística, portanto não deve ser usada para nada que fique pendurado por anos. É possível que a cola fique na frente da foto se você não for cuidadoso na aplicação ou usar muita cola.
Montagem de adesivo em spray
Se você estiver procurando por uma alternativa mais limpa à montagem úmida, poderá usar adesivos em spray. Basta colocar a fotografia de cabeça para baixo e borrifar o adesivo sobre ela.
Você quer ter certeza de pulverizar as laterais, topos e bordas inferiores da fotografia antes de posicioná-la na placa de montagem. Uma vez na posição, você pode suavizar as bordas com muito cuidado usando a mão.
- Prós – Essa técnica de montagem pode ajudar a minimizar o desperdício, pois você pode controlar a quantidade de spray que está usando. Eles também são uma opção muito mais portátil porque são embalados em cilindros grandes ou pequenos.
- Contras – Pode ser difícil reposicionar a fotografia depois de colocada e você também pode descobrir que essa técnica de montagem não é tão permanente quanto a montagem seca ou úmida. Você também precisa ter uma área muito bem ventilada ao usar adesivos em spray.
Montagem flutuante
Às vezes você pode achar que a montagem flutuante é uma opção mais fácil. Com esta técnica de montagem, a imagem parece pairar sobre o tapete em vez de atingir o pico.
É especialmente útil para imagens com borda texturizada que você não deseja ocultar. Esta técnica usa fita adesiva gomada na parte de trás da imagem. Ele mantém bem e pode ser removido mais tarde.
- Prós – Esta é uma boa opção de montagem para usar quando você tem papel texturizado ou bordas, documentos desgastados ou outras fotografias e aquarelas mais antigas. Não danificará a parte de trás da obra de arte ou imagem. Você também tem a opção de remover facilmente a imagem mais tarde se quiser escolher um método de montagem diferente.
- Contras – É muito semelhante à montagem de conservação e o processo pode demorar um pouco mais para você fazer quando comparado a algumas outras opções de montagem.
Cantos de fotos e tecidos articulados de arquivo
Algumas fotografias podem começar a dobrar depois de serem emolduradas porque a foto, o tapete e a placa de montagem podem começar a se expandir e contrair de maneira diferente com as mudanças de temperatura.
Ao dobrar o tapete para montar a placa, você precisa ter certeza de usar uma fita de dobradiça de linho sem ácido. Ao usar a versão gomada, você também precisará da ativação da água e descobrirá que pode ser muito mais difícil trabalhar com ela; no entanto, é recomendado para obras de arte mais valiosas.
Você coloca a placa de montagem, de modo que fique com a face para cima e a placa do tapete para baixo. Eles devem então ser colocados um ao lado do outro para que os topos deles se toquem. Se um for mais grosso que o outro, você precisará fazer algo para uniformizá-lo.
Você pode então cortar a fita, para que fique tão longa quanto a placa do tapete e, em seguida, coloque-a ao longo das costuras das duas placas. Em seguida, dobre a placa do tapete para posicioná-la em cima da placa de montagem.
Para obter mais suporte, você pode usar cantos de fotos. No entanto, para que isso funcione, a imagem deve ter algum tipo de borda ao redor, pois é isso que permite que o tapete cubra os cantos. É uma boa montagem de arquivo porque não requer que nenhum produto químico entre em contato com sua fotografia.
Dimensionamento de montagens para exibição
Ao escolher fotos para exibição, uma das principais considerações é quanto espaço está disponível. A única opção para exibir uma foto em um local pequeno é fazer uma impressão pequena ou recortar uma foto em tamanho.
Ao considerar espaços de exibição maiores, no entanto, a montagem e o enquadramento tornam-se considerações importantes.
Equilibrar o tamanho da imagem e do quadro em relação à área de exibição é fundamental para a melhor visualização da foto e também para tornar todo o espaço de exibição atraente.
Por exemplo, uma foto emoldurada pequena demais para uma parede grande simplesmente parece desequilibrada e desajeitada.
Montar fotografias em uma placa de montagem maior e, em seguida, dar a ela uma moldura maior faz com que a imagem e o espaço de exibição pareçam melhores, mantendo o foco em sua arte.
Considerações de custo
O custo dos materiais usados para diferentes técnicas de montagem é uma parte significativa das diferenças de custo de uma montagem para outra. Em geral, as montagens que seguem técnicas de conservação estritas serão mais caras do que aquelas que não seguem, devido ao custo dos materiais amigáveis à conservação necessários para proteger as fotos.
Encomendar molduras em tamanhos personalizados também pode ser mais caro do que comprar molduras prontas em tamanhos padrão. Mas se você fizer sua própria montagem, também poderá aproveitar as pechinchas quando encontrar um quadro interessante à venda.
Mesmo que seja de um tamanho ímpar, você pode usar uma montagem e um tapete de corte personalizado para caber.
Isso permite que você escolha os materiais mais apropriados para cada montagem individual, quer você precise de uma placa de espuma básica ou de uma placa de montagem sem ácido e com qualidade de conservação. Cada um dos materiais necessários para a montagem de fotos está disponível para compra separadamente, e muitas vezes você pode comprar itens em maior quantidade para obter um desconto.
Principais fontes para estruturas montadas pré-fabricadas
Se você não quiser realizar todas as etapas de montagem e enquadramento de uma imagem, pode terceirizar parte do trabalho comprando uma moldura e materiais de montagem pré-fabricados.
Você também pode encomendar molduras de tamanho padrão ou molduras em tamanhos personalizados com placa de montagem e corte de esteira para caber. Outros kits de enquadramento incluem todo o hardware necessário para pendurar suas fotos.
Frame Destination é uma das principais fontes online de molduras e materiais de montagem. O Frame Destination oferece uma ampla seleção de quadros, placas de montagem, tapetes, suprimentos de montagem e ferragens suspensas, facilitando a mistura e a combinação de materiais e opções para atender às suas necessidades.
Você pode solicitar um kit básico de estrutura em tamanhos padrão ou solicitar uma estrutura totalmente personalizada com materiais de montagem especificamente escolhidos. Todos os componentes individuais estão disponíveis para compra separada, bem como pacotes de estrutura completos, para que você possa assumir o máximo de trabalho para dimensionar e cortar montagens personalizadas e placas de esteira conforme desejar.
Opções de molduras modernas
Um dos benefícios de montar suas fotos corretamente é que você pode trocar os porta-retratos por novos com mais facilidade. Isso significa que você pode atualizar os quadros para combinar com as novas decorações em uma sala ou mudar uma foto para um quadro mais apropriado se você a exibir em um novo local.
A moldura é uma grande parte da aparência da arte finalizada, portanto, considere o estilo da moldura e o material que deseja usar para suas fotos.
Quadros flutuantes de tela
As molduras flutuantes de tela são um estilo interessante de moldura para impressões em tela onde a foto parece “flutuar” dentro da moldura sem tocá-la. Nenhum fosco é usado e toda a superfície da tela é visível.
Esses quadros têm uma tridimensionalidade sutil que dá um toque de interesse visual, mantendo o foco principal em sua arte.
Estruturas de metal
O metal fornece uma aparência limpa e nítida para sua exibição de fotos. As armações de metal podem ser mais estreitas que as de madeira devido à resistência do material. Se você quer um visual minimalista ou moderno, uma armação de metal é uma boa escolha.
Estruturas de madeira
Um porta-retrato de madeira é uma escolha clássica. As molduras de madeira oferecem uma grande variedade de visuais diferentes, desde linhas limpas e modernas até bordas com texturas intrincadas.
Quando você deve considerar os serviços de enquadramento
Os serviços profissionais de enquadramento podem definitivamente ser caros, e é por isso que fornecemos as informações necessárias para você montar e enquadrar fotos. No entanto, pode haver momentos em que você deseja considerar serviços profissionais de enquadramento para sua arte.
Se você não tiver certeza dos materiais e ferramentas de que precisa para emoldurar sua imagem, ou não tiver certeza sobre qual seria o melhor quadro para destacar sua arte, em vez de competir com ela, talvez queira procurar serviços de moldura.
Além disso, se você achar que não tem tempo suficiente agora para se dedicar à montagem e enquadramento de suas fotos, você pode optar por serviços de enquadramento personalizados para que você possa ter o quadro de volta em suas mãos o mais rápido possível.
Considerações finais
Montar e enquadrar bem as fotos é uma arte por si só – uma que você pode usar para complementar perfeitamente sua fotografia.
Aprender os conceitos básicos de montagem e enquadramento lhe dará mais liberdade e controle sobre a exibição de suas fotos, permitindo que você exiba seu melhor trabalho de maneiras bonitas e atraentes.
Crédito da foto:Peter Marfleet Photography