>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Fotografia de definição de exposição:abertura, ISO e velocidade do obturador


As opiniões expressas são baseadas na própria experiência do Autor.

O que é definição de exposição na fotografia?


A exposição de uma foto é o que torna uma foto mais clara ou mais escura depois de revelada ou impressa. Parece um conceito complexo, mas não é assim que você o entende.

O Triângulo de Exposição


Você controla a exposição com três configurações em sua câmera:
  • Configuração de abertura
  • Configuração ISO
  • Velocidade

Os fotógrafos chamam isso de “triângulo de exposição”. Essas três configurações funcionam juntas para fornecer o efeito desejado da sua foto. Pode ser o produto final ou lhe dará algo para editar para obter o resultado perfeito.

Saber como usar essas três configurações em sua câmera e o efeito que cada uma terá em suas fotos permite que você aprimore suas habilidades fotográficas.

Tirando uma foto


Vamos começar com como uma foto é criada.

Quando você está tirando uma foto, você aponta sua câmera, pressiona o botão do obturador e o que quer que esteja fotografando “entra” em sua câmera em forma de luz.

Quando o assunto está amplamente iluminado, há muita luz que entra na câmera, mas se você estiver trabalhando em uma configuração mais escura, menos luz entrará na imagem.

A luz que entra na câmera passa pela abertura e depois atinge a “janela” ou obturador. O período de tempo em que o obturador está aberto determina quanta luz penetra na imagem. Este período de tempo é chamado de velocidade do obturador.

EA velocidade mais lenta do obturador permite mais luz e uma velocidade mais rápida do obturador permite menos luz. O ISO então ilumina as imagens mais escuras.

Por fim, o obturador fecha e impede que mais luz atinja o sensor da câmera.

Para resumir como cada um dos três componentes funciona:

A abertura controla o mecanismo que permite que a luz entre em sua câmera.

A velocidade do obturador controla a duração da exposição.

A velocidade ISO controla a sensibilidade a determinadas quantidades de luz.

Ao usar essas três configurações em diferentes combinações, você obtém efeitos diferentes. A chave para uma boa fotografia é saber como fazer esses ajustes e misturar as configurações “simplesmente”.

O que você precisa saber sobre a velocidade do obturador?


Exemplos de características de velocidade do obturador:
  • Use de 1 a 30 segundos para fotos noturnas e com pouca luz
  • Use de 2 a 1/2 segundos para criar uma aparência suave e sonhadora para a água corrente
  • Use 1/2 – 1/30 segundos para adicionar desfoque suave atrás de um assunto em movimento
  • Use 1/250 – 1/500 segundos para congelar o movimento de um assunto de esporte/ação
  • Use 1/1000 – 1/4000 segundo para congelar um movimento de assunto extremamente rápido e de curto alcance

Então, vamos ver alguns exemplos de como você ajustaria suas configurações em diferentes situações.

Considere o quanto você deseja desfocar com base no movimento do objeto. Por exemplo, você fotografaria uma cachoeira diferente de uma tigela de frutas. Você usaria configurações diferentes fotografando alguém correndo uma corrida do que alguém dançando balé.

O objetivo é sempre obter a foto mais nítida possível, mas você não vai capturar uma imagem em movimento ou não se mover exatamente da mesma maneira todas as vezes.

Idealmente, você descobrirá como obter as fotos mais nítidas experimentando as configurações da sua câmera e sabendo o que funciona. O melhor de fotografar digitalmente é que isso é muito mais fácil de fazer porque você não precisa esperar horas para que as fotos sejam reveladas.

Ainda assim, você quer praticar o máximo possível porque não quer perder a captura de um momento especial que se foi em um piscar de olhos.

Trabalhando com a abertura


Em seguida, você vai querer experimentar a abertura.

O diâmetro da abertura controla como a luz passa pela lente da câmera. Você mede através de um valor f-stop.

O que confunde muitos fotógrafos iniciantes é o fato de que à medida que o tamanho da abertura aumenta, o valor do f-stop diminui.

É a razão pela qual alguns fotógrafos veteranos usam termos como “parar para baixo” ou “abrir” ao se referir ao valor f-stop. Uma abertura estreita significa um valor f-stop maior e uma abertura grande significa um valor f-stop menor.

Cada vez que o valor f-stop diminui pela metade, o espaço de entrada de luz quadruplica. Você pode usar uma fórmula para lembrar disso, mas há outro truque que a maioria dos fotógrafos acha mais fácil de lembrar.

Se você conhece os números f-stop que correspondem à duplicação/metade da luz, é mais fácil descobrir o que você precisa.

Aqui está um gráfico útil:

Configuração de abertura

  • f/22 1X 16 segundos
  • f/16 2X 8 segundos
  • f/11 4X 4 segundos
  • f/8.0 8X 2 segundos
  • f/5.6 16X 1 segundo
  • f/4.0 32X 1/2 segundo
  • f/2.8 64X 1/4 segundo
  • f/2.0 128X 1/8 segundo
  • f/1.4 256X 1/15 segundo

Então, em resumo, a abertura determina a profundidade de campo de uma foto. Este é o quão longe de um objeto de alcance pode entrar em foco nítido. Quanto menor o valor de f-stop, menor a profundidade de campo.

Compreendendo a velocidade ISO


Finalmente, vamos dar uma olhada na velocidade ISO. A velocidade ISO controla a sensibilidade da câmera à luz que entra nela. Ele interage em uma proporção de 1:1 em relação ao aumento e diminuição.

No entanto, na maioria dos casos, é preferível uma velocidade ISO baixa porque reduz o ruído da imagem.

A velocidade ISO controla a sensibilidade da câmera à luz que entra nela. Comparável à velocidade do obturador, também interage 1:1 com o quanto a exposição aumenta ou diminui.

Mas, diferentemente das duas primeiras configurações, uma velocidade ISO mais baixa geralmente é desejável, pois uma velocidade ISO mais alta pode aumentar as informações de brilho, também conhecidas como ruído da imagem.

As velocidades ISO mais comumente usadas incluem:
  • 100
  • 200
  • 400
  • 800

Isso é algo que algumas pessoas podem se lembrar da época em que fotografar com uma câmera de filme era a única opção. Você pode comprar filmes em várias velocidades, incluindo os números listados acima, e alguns podem ser rotulados como “alta ação” ou “esportes” com base nos tipos de imagens que eles são mais capazes de capturar.

É preciso prática e experimentação com sua câmera para conhecer e se sentir confortável com as configurações e o que você pode fazer com essas configurações.

Mas uma vez que você entenda a definição de exposição na fotografia, tirar ótimas fotos ficará mais fácil para você. O importante é não se preocupar muito, principalmente no começo, em estragar tudo.

O objetivo é conhecer como as coisas funcionam a partir de uma abordagem prática e, eventualmente, você melhorará suas habilidades de fotografia.