Pode ser assustador tentar decidir quais lentes comprar para fotografar bebês e recém-nascidos, especialmente quando você está com orçamento limitado.
A premiada fotógrafa de família Louise Downham compartilha seus conselhos diretos sobre quais lentes acessíveis são as melhores, bem como quais lentes considerar atualizar quando seu orçamento permitir:
Supondo que você tenha um sensor full-frame, as principais lentes que você provavelmente desejará na bolsa da câmera para fotografar bebês são:uma lente de 85 mm, uma de 50 mm e um tubo de extensão (um acessório macro). Uma lente de 35 mm ou grande angular também se mostrará muito útil para definir a cena ao fotografar famílias, mas não é essencial. Acredite ou não, com apenas essas poucas lentes, você pode tirar uma grande variedade de fotos de bebês.
Então, vamos dar uma olhada nessas lentes uma a uma para que você possa ver se elas são adequadas para você.
50 mm
A 'nifty cinqüenta' é uma lente útil para fotografar bebês e recém-nascidos. Ela praticamente replica o que seu olho pode ver – não é a mais poética das lentes, mas é muito prática. Ele permite que você tire fotos de grupos familiares na maioria dos ambientes, além de mostrar o corpo inteiro de um bebê recém-nascido e retratos em close dos rostos dos bebês.
Imagem:50mm f2.2 1-250 ISO 200.jpg
Crédito Louise Downham
Imagem:50mm f5.6 1-250 ISO 400.jpg
Crédito Louise Downham
Imagem:50mm f4.0 1/250 ISO 3200
Crédito Louise Downham
Comecei com uma Canon 50mm f/1.8, e deu certo – foi um grande cavalo de batalha por vários anos. Quando finalmente atualizei para a Canon 50mm f/1.2, porém, a diferença de qualidade foi bastante perceptível:ela foca mais rápido e a imagem é mais nítida e cremosa.
A lente Sigma 50mm f/1.4 Art é outra opção acessível a considerar – muitos fotógrafos acharam que ela é tão nítida quanto qualquer uma das lentes de 50mm de última geração disponíveis.
Como opção acessível, sugiro começar com uma Canon 50mm f/1.8 ou uma Sigma 50mm f/1.4. Definitivamente, há quem diga que a lente Sigma 50mm f/1.4 está no mesmo nível da Canon 50mm f/1.2, mas no mundo onde os clientes conhecem suas marcas de câmeras, ainda sinto que em certo nível alguns clientes julgariam um profissional fotógrafo por não usar uma lente Canon!
Atualizações :quando puder, atualize sua lente 50mm mais acessível para uma Canon 50mm f/1.2.
Imagem:50mm f3.2 1-250 ISO 1250.jpg
Crédito Louise Downham
Tubos de extensão
Para tirar close-up, detalhes macro de bebês e recém-nascidos – como cílios delicados e dedinhos dos pés – usando um tubo de extensão com sua lente de 50 mm é um ótimo ponto de partida.
Você simplesmente aparafusa o acessório na parte de trás da lente, para que ele se encaixe entre a câmera e a lente.
A Canon faz dois tubos de extensão:o EF12 II e o EF25 II. A EF12 não permite que você amplie tanto, mas deixa entrar mais luz e cria uma fotografia mais brilhante.
Com sessões de retrato em casa onde a luz natural pode ser escassa, sugiro usar o EF12 II. Se você quiser chegar bem perto, use o EF25 II e apenas mova o bebê o mais próximo possível de uma janela.
Como nota lateral, espere até que um bebê durma antes de fotografar detalhes macro – é muito mais fácil quando eles não estão se contorcendo e se contorcendo!
Atualizações: quando seu orçamento permitir, atualize para a lente Macro Canon EF 100mm f/2.8L IS USM. Esta é uma lente impressionante – as fotografias que ela tira podem ser realmente de tirar o fôlego. Não consigo mais me imaginar fotografando recém-nascidos sem um!
Apesar do nome macro, a distância focal de 100 mm também é ótima para retratos - mas é lenta para focar, portanto, exceto para fotografia macro, é melhor mantê-la para adultos e recém-nascidos dormindo, em vez de bebês ativos e em movimento mais rápido.
Imagem:100mm f2.8 1-250 ISO 1600.jpg
Crédito Louise Downham
Imagem:100mm f3.2 1/250 ISO 640
Crédito Louise Downham
lentes de 85 mm
Eu amo lentes de 85mm, pura e simples. Se eu pudesse manter apenas uma lente, seria uma 85mm.
Há uma razão pela qual eles são a distância focal mais popular para retratos - eles permitem que você fotografe um rosto em close-up sem distorção e isole o rosto do fundo.
As lentes de 85 mm permitem fotografar adultos de corpo inteiro, da cintura para cima e de perto em seus rostos. O mesmo vale para fotografar bebês – embora em um ambiente doméstico, é improvável que você tenha espaço suficiente para usá-lo para fotografias de corpo inteiro.
Para fotografar bebês e recém-nascidos em casa, uma lente de 85 mm é ótima para fotografar retratos individuais em close-up e também para fotografar um pai segurando o bebê. Se for uma sala grande, você também pode ter espaço suficiente para fotografar ambos os pais segurando o bebê.
Imagem:85mm f3.5 1-250 ISO 1000.jpg
Crédito Louise Downham
Há um grande segredo com as lentes Canon 85mm – para fotografar bebês, a f/1.8 é uma aposta melhor do que as lentes L muito mais caras:a f/1.4 ou a f/1.2. Os bebês podem se mover de forma bastante irregular e surpreendentemente rápida – as lentes L na faixa focal de 85 mm tiram belas fotos, mas são muito lentas para focar, e você pode perder algumas fotos.
A lente f/1.8 é uma lente maravilhosa e é mais adaptável para diferentes faixas etárias – com crianças que se movem ainda mais rápido, você não vai querer uma lente que foca mais lentamente do que a f/1.8.
Atualizações: Em termos de opções de atualização futuras, se você achar que está gravitando em direção a assuntos mais estáticos, por exemplo, adultos, você pode querer atualizar mais tarde para a lente f/1.4mm. Se você está fotografando principalmente bebês e recém-nascidos, ótimas notícias – fique com a f/1.8mm!
Veja também mais sobre a lente Macro de 100mm, acima – agora eu uso essa lente em vez de uma lente de 85mm para fotografar bebês e recém-nascidos, mas é uma lente cara, e se eu pudesse comprar uma 85mm, eu ficaria perfeitamente feliz usando isso!
35mm ou grande angular
Uma lente de 35 mm ou uma lente grande angular ajuda você a definir a cena, incorporando detalhes ambientais que dão uma sensação de casa de uma família e também podem mostrar a escala do bebê.
Tenha em mente que quanto maior o ângulo, mais distorção haverá – não é uma lente para usar para um retrato de close-up ou você terá corpos parecendo enormes e rostos com narizes estranhamente esticados.
A boa notícia é que, se você estiver usando a 35mm para definir a cena, é improvável que esteja usando uma abertura muito ampla. Isso significa que as lentes mais lentas são perfeitamente adequadas.
A lente grande angular Canon EF 35mm f/2 IS USM é um ótimo lugar para começar, e você pode achar que nunca precisará atualizar isso.
Atualizações: Se você achar que está mais inclinado para a fotografia documental, pode achar que a 35mm é a sua distância focal. Nesse caso, a lente L é sua escolha óbvia – Lente Canon EF 35mm f/1.4L II USM. No entanto, não é barato, então você gostaria de um bom motivo para atualizar para a fotografia de bebês!
Imagem:35mm f3.5 1/200 ISO 2500
Crédito Louise Downham
Por que lentes prime e não lentes zoom?
A maioria dos fotógrafos prefere fotografar bebês e recém-nascidos a distâncias específicas – uma vez que você sabe se é naturalmente mais um fotógrafo de 50mm ou 85mm, seria melhor investir em uma lente realmente ótima nessa distância focal.
As lentes de zoom oferecem flexibilidade, mas são mais limitantes com as aberturas e, para um retrato de bebê realmente impressionante, você poderá fotografar em torno de f / 2.0.
Além disso, as lentes de zoom tendem a focar mais lentamente – e, como já mencionado, os bebês são rápidos! Dê a si mesmo as melhores chances de acertar o foco com uma lente prime (fixa) em vez de uma lente zoom.
A única lente de zoom que eu uso às vezes ao fotografar bebês é a Canon EF 24-70mm f/2.8L II USM Standard Zoom Lens – eu adoro mostrar a largura total de uma cama de casal para mostrar o quão pequeno é um bebê, o que não sempre encaixar com uma lente de 35mm. Acontece que eu raramente uso essa lente mais estreita que 35mm, então realmente eu estaria perfeitamente bem (e com muito mais dinheiro no bolso!) com uma lente ultra grande angular Canon EF 17-40mm f/4L USM . Ah bem, você vive e aprende!
Portanto, a opção acessível seria uma lente ultra grande angular Canon EF 17-40mm f/4L USM.
Imagem:“23mm f2.8 1-250 ISO 1000.jpg”
Crédito Louise Downham
Atualização:lentes x corpos de câmera
Acredito firmemente em obter as melhores lentes possíveis e atualizar o corpo da câmera mais tarde.
A menos que você esteja trabalhando com luz de nível muito baixo, é improvável que você precise das sensibilidades ISO mais altas das principais câmeras; e, embora as opções de foco das câmeras mais recentes sejam sensacionais, se você estiver usando uma lente medíocre, nunca obterá o verdadeiro fator uau em suas fotos.
Achei que era uma estratégia melhor atualizar minhas lentes assim que pudesse, e atualizei minhas câmeras por último.
É fácil alugar um corpo de câmera, então se você tiver um cenário único em que o corpo da sua câmera pode não estar à altura (como um evento noturno, se sua câmera tiver problemas com ISO alto), você pode simplesmente contratar uma câmera para a noite.
Faça compras! Ordem de compra de cada lente:
-
Comece com uma lente de 50 mm e um tubo de extensão, pois isso permite tirar fotos de corpo inteiro do bebê, bem como detalhes de close-up com o acessório macro. A lente de 50 mm permite tirar uma foto de grupo familiar, além de incluir alguns detalhes ambientais, como a casa da família. Para mim, achei 50mm um pouco sem elegância – eu precisava adicionar uma lente de 85mm ao meu kit rapidamente para obter a sensação suave que eu queria.
-
A 85mm seria a próxima lente a ser comprada, pois dá aquela sensação de belo retrato às fotografias que faltarão um pouco nas fotografias de 50mm.
-
Se sua prioridade agora é melhorar seus detalhes de close-up, você vai querer investir em um 100mm – o tubo de extensão está bom por um tempo, mas o 100mm é realmente onde está.
-
Se você achar que está mais inclinado para a fotografia documental, a próxima opção de lente seria uma lente de 35 mm.
-
Outras lentes que às vezes uso ao fotografar bebês são lentes de 135 mm – você precisa de muito espaço para usar isso, então geralmente é um caso de usá-lo ao ar livre. Você precisa de muita experiência em manter a atenção de um bebê tirando uma fotografia de tão longe, para que possa ser mais útil para fotos naturais da família interagindo com o bebê.
Alugue ou peça emprestado
É fácil ler resenhas de lentes e achar que elas parecem certas para você, mas quando você tenta, descobre que, por um motivo ou outro, simplesmente não é para você.
Alugar lentes pode evitar que você cometa alguns erros caros – ou melhor ainda, se você conhece um fotógrafo amigável, peça uma emprestada para o fim de semana!
O valor de revenda de uma lente de segunda mão é muito baixo, então você não quer investir em uma lente apenas para descobrir que não a está realmente usando alguns meses depois - você pode ganhar muito pouco dinheiro por isso quando tentar para vendê-lo.
Eu fiz muita pesquisa sobre lentes no início da minha carreira e senti que a lente 70-200mm seria uma ótima opção para mim, pois cobria tanto a distância de retrato que eu queria em 85mm, quanto a longa distância em torno de 135mm que eu queria para retratos de família ao ar livre e me daria muita flexibilidade quando estivesse no local. Contratei uma para fotografar um evento e, para minha surpresa, não gostei muito! É uma coisa pessoal, mas achei a lente incrivelmente intrusiva onde prefiro ser discreta – e cara, é pesada! Alugar a lente foi um ótimo experimento para mim – me permitiu usar a lente no trabalho e ver se funcionava para mim.
Se você alugar uma lente de uma loja respeitável, ela deve estar em boas condições de funcionamento - mas se sua câmera tende a focar para trás ou para frente, pode ser necessário calibrar sua câmera para a lente alugada. Isso é bastante demorado e tedioso, portanto, se você acha que aluga uma lente com frequência e precisa calibrar a cada vez, sugiro economizar e comprá-la o mais rápido possível!
Compra de segunda mão
Pode ser muito tentador comprar lentes de segunda mão. Seja cauteloso, porém, como se uma lente tivesse uma batida, ela pode não focar tão bem quanto costumava.
Pessoalmente, eu só compraria uma lente de segunda mão em uma loja de câmeras onde a lente foi verificada e vem com garantia.
A variedade de lentes disponíveis pode ser esmagadora, mas pensando nos cenários específicos que você pode fotografar, você pode editar as opções para um conjunto gerenciável de opções. Para fotografar bebês e recém-nascidos, você realmente não pode errar com uma lente de 50 mm e uma de 85 mm – e é possível tirar fotos maravilhosas em versões muito acessíveis dessas lentes. Reserve dinheiro todo mês para atualizar seu equipamento e aumente suas lentes sempre que puder. É um momento glorioso quando você finalmente comprou todas as lentes da sua lista de desejos! Mas então, é claro, você pensa em outra lente que pode ser interessante experimentar... E assim por diante! Clique no link para saber mais sobre a fotografia de recém-nascidos contando histórias.
Ou clique aqui para algumas revisões de lentes.