Então, por que suportá-los no LCD da sua câmera? Se você já tentou aplicar, ou pensou em aplicar, ou até mesmo olhou para
um protetor de tela antes – você pode querer ler isso.
Imagine receber uma 'novíssima Nikon D800, apenas para encontrar um arranhão fino na tela principal em semanas. Você foi cuidadoso com isso, com certeza. Você estaria, tendo desembolsado tanto. Você pode até (por uma fração de segundo) pensar que pode ter sido sensato manter aquele volumoso brinde de protetor de policarbonato que veio com ele. O que agora parece mais atraente, mesmo com o recuo da bochecha e o constrangimento que teria causado.
Mas recebo clientes que vêm até mim com frequência, que apesar de terem tomado um imenso cuidado com seu orgulho e alegria, de alguma forma conseguiram obter um ou dois arranhões no LCD. Quando falo mais com eles, geralmente descubro que não aplicaram
um protetor de tela antes porque ou eles não pensaram nisso – ou simplesmente ficaram desanimados com a dor geral de instalar um.
Não precisa ser assim
Você pode
aplicar um protetor de tela na tela LCD da sua câmera em minutos, sem bolhas, sem complicações. História verdadeira. Aqui vou percorrer um guia à prova de falhas, com algumas dicas úteis para um aplicativo sem estresse.
- O maior problema de colocar um protetor são as bolhas. Claro que pode haver outros problemas, mas principalmente suas bolhas. Todos nós odiamos bolhas. E a causa das bolhas? Bem, se você não pode simplesmente empurrá-los para as bordas, eles quase sempre são causados pela poeira. A poeira é sua inimiga, lembre-se disso.
- Você quer entrar em uma área com o mínimo de movimento possível ao seu redor. Idealmente, também sem usar um suéter de lã maciço. O ambiente ideal é no banheiro, logo após o vapor de um banho ou ducha quente. A umidade do ar resolve qualquer poeira. Não precisa ser super fumegante, apenas um pouco vai fazer. Caso contrário, a cozinha com a chaleira.
- Antes de limpar a tela, é uma boa ideia colocar o protetor no LCD para ter uma ideia de como ele se alinha. Deslize-o para ver quanto espaço para erros você pode ter nas bordas ou se o painel é particularmente incomum.
- Agora vamos limpar a tela. Esta é a tarefa mais importante, apenas certificando-se de que não há uma única partícula de poeira na tela antes de começar. Não confie apenas em limpar com o pano, reflita um pouco de luz na tela para que você possa pegar qualquer partícula de poeira. Somente quando você tiver certeza de que não há um pontinho ali, você poderá começar a encaixar o protetor de tela.
- Retire cerca de 2,5 cm da camada 'Passo 1' para expor o lado adesivo tipo gel por baixo, você quer ter certeza de que esse lado recém-exposto não fique exposto por muito tempo, pois a poeira pode se depositar nele. Agora alinhe a borda exposta com essa borda da tela e comece a empurrá-la para baixo e afugentar as bolhas. Se o protetor que você tem for bom, ele apenas expulsará as bolhas sem muito esforço. Agora deslize o dedo pela tela enquanto retira o restante da camada "Etapa 1".
- Depois de descartar a camada "Etapa 1", basta eliminar as bolhas restantes. A melhor maneira de fazer isso é com um cartão de crédito enrolado no pano que você recebeu com seu protetor. Depois de terminar, retire cuidadosamente a camada final da "Etapa 2" - tomando cuidado para não remover o protetor de tela real com ela.
É isso! Agora você está vendo como deve ser um protetor bem ajustado. Se você ainda tiver bolhas, poderá removê-las com a técnica de fita adesiva. Se este não for o caso, basta entrar em contato com o revendedor de quem você comprou o protetor de tela e (se você pedir com gentileza) eles podem enviar um substituto para tentar novamente.
Cortar para caber?
Agora, geralmente é uma má ideia cortar seu próprio protetor para caber. Eu nunca recomendo aos clientes que cortem um dos nossos para caber, em vez disso, prefiro que eles comprem o tamanho correto de outra pessoa (se já não tivermos em estoque o modelo deles) para que eles acabem com o ajuste perfeito – do que açougue desajeitadamente um eles mesmos.
Dito isto, às vezes você gostaria de um para uma câmera mais antiga ou um dispositivo mais raro que é menos conhecido - e para esses dispositivos pode ser um pesadelo encontrar o protetor de tela do tamanho correto para ele. Vejamos como você faria para reduzir um protetor ao tamanho adequado.
Você vai precisar de:Um bisturi afiado (ou guilhotina de papel), uma régua de metal (ou guilhotina de papel) e um marcador de ponta fina – como uma Sharpie (ou papel de astúcia… .
…e, claro, um pouco de película protetora de tela maior do que a tela que você deseja proteger. Idealmente, alguns tamanhos maiores, para permitir algumas tentativas se você errar. Mas você não vai a propósito, porque você está lendo este tutorial extremamente útil.
Primeiro, com a caneta marcadora escreva no lado que tem a aba “Passo 1” o número “1” e “2” no lado “Passo 2”. Isso ocorre porque você provavelmente cortará essas abas do protetor e não deseja confundir qual camada protetora é qual. Se o pedaço de filme protetor que você tem tem cantos curvos que são mais curvos do que os cantos da tela da sua câmera, você vai querer cortar todas as bordas em cerca de ½ polegada para que você tenha cantos frescos e nítidos. Cuidado para manter as bordas perfeitamente em 90° – você não quer acabar com um losango maluco.
Lade um canto do filme protetor até as bordas para que ele fique bem dentro do painel da tela. Se você não puder fazer isso porque a tela tem um formato estranho, simplesmente sobreponha o protetor sobre a tela para que você possa traçar as bordas com a caneta. Se todas as bordas estiverem retas, você também vai querer usar a régua.
Depois de traçar a borda da tela, você pode começar a cortá-la usando seu bisturi ou guilhotina de papel. Nunca use tesouras, pois elas podem distorcer as bordas do protetor e não subestime o quão afiado você precisa desse bisturi – o filme pode ser muito resistente.
Tente ser muito preciso aqui; você pode pensar que está se poupando de problemas cortando um pouco maior para começar, pensando que pode tirar pedaços mais tarde. Em teoria você pode, mas se você já raspou um lado do seu rosto e tentou combinar suas costeletas/barba/sobrancelhas (não vou julgar) exatamente com o outro lado – você saberá o que quero dizer.
Quando estiver satisfeito com o ajuste e ficar bem na tela (pode ser necessário aparar os cantos nítidos se a tela também tiver cantos levemente arredondados), você poderá começar a aplicar normalmente. Para substituir as abas que você cortou, você pode usar pedaços de fita adesiva de cerca de 2,5 cm de comprimento nos cantos para remover essas camadas protetoras.
E é assim que é feito
Mais uma vez, porém, eu sempre recomendo obter um protetor com o ajuste exato para sua câmera ou qualquer dispositivo para esse assunto. Se você ainda não tem um protetor de tela ou está procurando um, minha empresa oferece uma boa variedade de modelos de câmeras que podem ser vistos aqui (enviamos para todo o mundo) – todos vêm com garantia vitalícia contra bolhas e arranhões. Se você tiver alguma dúvida, não hesite em mencionar nos comentários abaixo e eu mesmo responderei.
Sobre o autor: Ed Tyson é um empreendedor de tecnologia em série. Ele não se leva muito a sério e, portanto, se considera a autoridade mundial em filmes protetores de tela. Você pode encontrá-lo irritando sua equipe e geralmente atrapalhando o Expert Shield