Uma DSLR full-frame é talvez o kit mais desejado que qualquer fotógrafo poderia sonhar em ter. Esta é a 5D Mark III ou a D700, cada uma delas uma câmera incrível que praticamente entrega as mercadorias todas as vezes.
- Mas o full frame é melhor que o crop?
- Você precisa?
- Como eles são muito mais caros do que os irmãos APS-C, eles valem o dinheiro?
Aprenda com meu erro!
Quando mudei pela primeira vez da fotografia para o digital, fiquei um pouco irritado. Em primeiro lugar, depois de ter economizado por quatro meses e vendido meu full frame Canon EOS film SLR, comprei o que pensava, e que nunca ficou claro, o modelo transferível direto. Eu aceito que fui 50% culpado por escolher a câmera errada, mas também não havia indicação da equipe de vendas ou da embalagem de que a câmera que eu trouxe tinha um sensor recortado e não o quadro completo de 35 mm que eu tinha cresceu com.
Levei três longos anos gastando insensatamente meu dinheiro nas várias lentes de sensor CMOS e outros kits até que, no momento da atualização para o 5D, descobri que não poderia usar mais da metade das minhas lentes. Eu estava esquartejado.
Nunca ouça a equipe de vendas...
Uma citação que circula em muitas lojas de câmeras do mundo é que, ao mudar para uma DSLR de quadro completo, suas fotos serão automaticamente melhores. Mas isso é apenas parcialmente verdade… uma câmera com sensor full-frame apenas tira fotos diferentes – não necessariamente melhores – do que o sensor padrão APS-C.
O que é Full Frame?
Então, o que exatamente queremos dizer com “full-frame”? Uma DSLR full-frame da Nikon, Canon ou Sony tem um sensor do mesmo tamanho de um quadro de filme tradicional de 35mm, medindo 36x24mm. As câmeras com sensor APS-C mais populares têm sensores muito menores de 22x15mm. Isso significa que um sensor full-frame tem mais de 2,5 vezes a área de superfície de um sensor APS-C.
Claro, a diferença de tamanho pode ter vantagens. No entanto, existem algumas desvantagens que certamente precisam ser abordadas antes de fazer a atualização cara.
Seleção da câmera
Para atualizar para uma DSLR de quadro completo, prepare-se para pagar um prêmio. Por exemplo, o preço de mercado de um corpo Canon 5D Mark II é de cerca de US$ 2.300, enquanto o carro-chefe EOS-1Ds Mark III da Canon é de US$ 6.350! É sempre melhor atualizar para a marca da câmera que você usa atualmente por motivos óbvios, como lentes, etc.
Qualidade de imagem
As câmeras full-frame sempre vêm com sensores muito maiores, com a 1Ds Mark III ostentando impressionantes 21,1 megapixels. As imagens parecerão mais nítidas, mais nítidas e poderão ser ampliadas em grande parte sem perder qualidade.
Sensores de luz maiores
Eles capturam muito mais luz, o que significa menos ruído e melhor definição e contraste de cores.
Efeito do fator de corte
O tamanho do sensor também altera a quantidade da cena capturada pela câmera. Embora as câmeras APS-C e full-frame possam compartilhar muitas das mesmas lentes, o efeito visual que elas proporcionam é diferente.
Na fotografia profissional, isso é chamado de fator de corte e muitas vezes é ignorado pelos profissionais que usam os sensores menores. Com DSLRs full-frame, o fator de corte é 1x – portanto, pode ser efetivamente esquecido. Uma lente de 24 mm oferece o mesmo ângulo de visão que uma lente de 24 mm antes da era das câmeras digitais.
Um sensor APS-C vê um ângulo de visão menor, com um fator de corte de 1,6x. Isso significa que a mesma lente de 24 mm realmente captura o ângulo de visão de uma configuração tradicional de distância focal de 38 mm (24 × 1,6 =38). Portanto, se você deseja capturar vistas amplas e amplas, uma câmera full-frame permite capturar mais da cena à sua frente do que um modelo APS-C com a mesma lente.
A melhor coisa sobre a câmera APS-C é que ela tem uma vantagem distinta sobre a câmera totalmente enquadrada ao fotografar a distâncias. Uma lente de 200 mm na verdade fornece uma leitura de 320 mm, o que torna as câmeras CMOS ótimas para eventos esportivos, pois permitem que o fotógrafo se aproxime muito da ação!
O outro lado é que o efeito do fator de corte das câmeras APS-C se torna uma vantagem ao fotografar assuntos distantes.
Menos opções de lentes
Os usuários de APS-C na verdade, e surpreendentemente, obtêm uma variedade muito maior de lentes. A razão para isso se deve em parte à sua popularidade e, em segundo lugar, porque a lente APS-C padrão que oferece 18 mm focal é a mesma que uma lente para full-frame que oferece 28 mm. Um super wide em 10mm APS-C é 16mm em full frame. Como eles não podem ser usados em quadros completos, os fotógrafos APS-C obtêm um alcance mais amplo.
As câmeras full-frame costumavam oferecer uma vantagem real ao fotografar paisagens ou ambientes internos em espaços apertados. No entanto, os fabricantes de lentes combateram isso desenvolvendo lentes de zoom com distâncias focais mais curtas exclusivamente para uso em câmeras com sensor APS-C. Portanto, se você tiver uma câmera APS-C, não se preocupe. Na verdade, são câmeras melhores em termos de distâncias focais e opções de lentes; além disso, eles não vão te custar um braço e uma perna se você está apenas começando na fotografia.
Dica principal: A melhor coisa que você pode fazer é comprar lentes que funcionem com os dois sensores. Dessa forma, quando chegar a hora de atualizar, você não perderá muito dinheiro como eu, estupidamente, perdi.
Mas qual você acha melhor? Talvez você tenha uma câmera e jure por ela? Compartilhe seus pensamentos abaixo e vamos encerrar este debate de uma vez por todas!!!
Clique neste link para saber se as câmeras full frame são melhores com pouca luz.