>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

8 melhores marcas de câmeras e para qual marca de câmera é melhor…




A indústria de câmeras pessoais é um espaço altamente competitivo, repleto de várias marcas de câmeras de alto nível. Juntos, eles fazem algumas das melhores câmeras que dominam esse espaço. As três primeiras posições são espaços dinâmicos que Canon, Sony e Nikon dominam nessa ordem.

Como alguém que procura uma câmera para uso pessoal (ou profissional), pode ficar confuso muito rapidamente à medida que se tenta alternar entre uma infinidade de marcas e modelos de câmeras e tenta entender a longa lista de recursos que cada câmera tem a oferecer . Vejamos onde cada marca se destaca e modelos de câmera específicos que o fazem.

Esta discussão discutirá as oito principais marcas de câmeras e sua posição atual no setor. Também discutiremos brevemente o melhor sistema de câmera que representa cada marca e o que torna essa câmera tão única. Também recomendamos uma câmera específica que represente cada uma das marcas.

Algumas marcas como Canon e Nikon fazem todos os tipos de sistemas de câmeras, desde apontar e disparar até unidades sem espelho full-frame. Não é fácil generalizar sua linha de câmeras em uma área específica, pois eles fazem câmeras para todos os gêneros e todos os tipos de fotografia. No entanto, continuará sendo um esforço para nós selecionar uma câmera de cada marca que melhor represente pelo que essa marca é mais conhecida:
  1. GoPro – A melhor marca para ação em primeira pessoa
  2. Niko – um dos melhores sistemas de câmeras multifuncionais
  3. Cânone – um sonho dos atiradores de cinema tornado realidade
  4. Sony – melhores sistemas de câmera com pouca luz
  5. Olimpo – câmeras leves de micro quatro terços para desempenho geral
  6. Fujifilm – um dos melhores sistemas de câmera de corte com excelente desempenho com pouca luz
  7. Panasonic – excelentes sistemas de câmeras para filmagem
  8. Pentax – uma das melhores câmeras à prova de intempéries do mercado.

GoPro – A melhor marca para ação em primeira pessoa


A GoPro é o sistema de câmeras de ação líder mundial. Eles revolucionaram sozinhos o segmento de câmeras de ação. Ao longo dos anos, eles lançaram várias iterações de sua câmera de ação mais famosa, a GoPro Hero.

Ao longo dos anos, várias outras marcas surgiram tentando imitar a história de sucesso da GoPro. Criadores como SJ Cam, Xiaomi e outros criaram versões da popular câmera de ação em primeira pessoa.

No entanto, a GoPro Hero continua sendo a escolha número um para esportistas de ação, aventureiros, mergulhadores, dublês e qualquer pessoa que procure uma câmera de ação em primeira pessoa.

A melhor câmera de ação da GoPro até agora – GoPro Hero 10


Se você é fã da GoPro nos últimos cinco anos, vai adorar a nova GoPro Hero 10. A nova câmera inclui um ótimo sistema de estabilização de vídeo. Ele também possui 4K a 120 FPS, possibilitando capturar imagens extremas em câmera lenta diretamente na câmera. Até o elemento da lente foi atualizado. Agora apresenta um melhor revestimento repelente de água. No geral, é uma câmera aprimorada em todos os sentidos. No entanto, o aspecto mais crítico da câmera está dentro do capô. É o novo processador GP2 que o diferencia da multidão. Ele ajuda no processamento mais rápido das imagens, juntamente com a capacidade estendida de pouca luz.

Uma comparação da GoPro Hero 10 com a Hero 9 e a Hero 8:




Nikon – um dos melhores sistemas de câmera versátil


A Nikon é uma das mais antigas e uma das maiores empresas de fabricação de câmeras, lentes e acessórios de fotografia do mundo. Juntamente com Canon e Sony, registra o número mais significativo de câmeras e lentes vendidas em todo o mundo. Em outubro de 2021, a Nikon caiu para a terceira posição na participação global de vendas de lentes e câmeras fotográficas. Atualmente, detém 14% da participação mundial.

A Nikon fabrica tanto câmeras reflex digitais de lente única quanto sistemas de câmera sem espelho. Eles também têm um segmento de câmera compacto que atende principalmente ao segmento de fotografia para iniciantes. Atualmente, a Nikon está se concentrando principalmente em seus sistemas de câmeras sem espelho, conhecidos como série Z. Sua principal câmera sem espelho é a Z9.

O principal atirador sem espelho da Nikon - o Nikon Z9


Amplamente classificada como uma das melhores câmeras sem espelho do mundo, a Nikon Z9 é um monstro de câmera. Sob o capô está um sensor CMOS empilhado full-frame de 45,7 megapixels. Emparelhado com ele é um mecanismo de processamento de imagem EXPEED 7.

Ultimamente, a Nikon tem tido problemas com a escassez global de microchips. Eles têm lutado para atender às demandas dos fotógrafos em muitos países.

Canon – um sonho dos atiradores de cinema tornado realidade


A Canon é atualmente a maior marca de fotografia do mundo. Vende mais câmeras e lentes do que qualquer outra marca de câmeras. Em outubro de 2021, a Canon detém uma participação de 48% nas vendas globais de câmeras e lentes.

Assim como a Nikon, a Canon também oferece uma enorme variedade de câmeras e lentes. Eles têm um segmento sem espelho dedicado junto com o segmento DSLR existente. Eles também têm um segmento de câmeras compactas florescente voltado principalmente para fotógrafos iniciantes e fotógrafos que fotografam principalmente com seus smartphones e procuram uma câmera adequada para ocasiões especiais.

O principal modelo sem espelho da Canon, a EOS R3




A principal câmera sem espelho da Canon é a EOS R3. Este gigante é alimentado por um sensor BSI CMOS empilhado full-frame de 24 megapixels. Ele também possui o CMOS AF II de pixel duplo e o Eye Control AF da Canon.

Pode gravar 6K RAW a 60 FPS e vídeo interno 4K de 10 bits a 120 FPS. Esta câmera é uma ferramenta incrível para gravar vídeos, oferecendo a opção de gradação de cores de acordo com suas preferências. Você também pode fotografar raw de alta qualidade com uma taxa de quadros incrivelmente alta para facilitar a captura em câmera lenta.

A EOS R3 também é uma excelente câmera para fotografia da vida selvagem. Graças ao seu obturador mecânico de 12 FPS e ao rápido desempenho de focagem automática alimentado por Eye Control AF.

Sony – os melhores sistemas de câmera com pouca luz


A Sony é a segunda maior marca de câmeras do mundo. Em outubro de 2021, a Sony detém 22% da participação global na venda de câmeras e lentes.

Os sistemas da Sony são amplamente conhecidos por seus recursos excepcionais de pouca luz. Embora a Sony faça sistemas de câmera para todos os tipos de fotografia, assim como Nikon e Canon, eles têm algumas câmeras tremendas com pouca luz em seu estábulo. Por exemplo, a Sony a7S III é um dos melhores sistemas de câmera com pouca luz que você pode encontrar no mercado.

A campeã de tiro com pouca luz da Sony – a7S III




O a7S III É a terceira geração do a7S. Esta câmera é considerada uma das melhores do mercado quando se trata de fotografia com pouca luz. É uma câmera mirrorless full-frame compacta com tecnologia de sensor Exmor R BSI de 12 megapixels. O sistema de câmera oferece um sistema de foco automático híbrido rápido com 759 pontos.

A câmera é capaz de saída RAW de 16 bits, HLG e S-Cinetone. Há muita flexibilidade em termos de gradação de cores se você for um cinegrafista sério procurando uma câmera para gravar vídeos. A câmera também vem com um sistema de estabilização de imagem SteadyShot de 5 eixos. A filmagem portátil torna-se muito mais fácil com isso.

Quando se trata de fotografar, a câmera oferece disparo contínuo de 10 FPS e adiciona uma faixa ISO estendida de 40 a 409600.

Olympus – micro câmeras leves de quatro terços para desempenho geral


A Olympus, juntamente com a Panasonic, sempre foi a campeã do sistema micro de quatro terços. eles foram um dos primeiros a adotar a tecnologia digital. No entanto, a Olympus se concentrou em um segmento de usuários que não eram profissionais e certamente não usuários regulares de câmeras. Seu segmento de câmeras prosumer sofreu o impacto da perda quando os sistemas de smartphones surgiram para se tornar o sistema de câmeras mais dominante para o uso diário. O mercado de câmeras regulares se contraiu e os sistemas de câmeras de smartphones dominaram o espaço.

Fora da tarde, a Olympus se envolveu em vários golpes. A alta administração foi acusada de fraude e tem havido muitos litígios a esse respeito. Mais recentemente, a Olympus vendeu seu negócio de câmeras após 84 anos sendo uma das principais empresas de fabricação de câmeras do mundo.

A melhor câmera sem espelho da Olympus até hoje para fotografia de esportes e vida selvagem – OM-D E-M1X


A OM-D E-M1X é um dos melhores sistemas de câmera sem espelho do mercado. Ele é alimentado por um sensor Live MOS Micro de quatro terços de 20,4 megapixels emparelhado com processadores de imagem TruePic VIII duplos. O benefício dos processadores de imagem duplos é que a câmera pode produzir rajadas de imagens em alta velocidade com foco automático completo. Além disso, o buffer de imagem é muito profundo e você pode fazer rajadas longas em uma alta taxa de quadros sem que a câmera fique lenta. A OM-D E-M1X é um dos melhores sistemas de câmeras de fotografia de esportes e vida selvagem.

Fujifilm – um dos melhores sistemas de câmera de corte com excelente desempenho com pouca luz


A FujiFilm sempre foi conhecida por seu filme de câmera de 35 mm na indústria fotográfica. Eles também são conhecidos por sua variedade de câmeras de filme. Eles adotaram a tecnologia de fotografia digital muito cedo e hoje são um dos maiores produtores de sistemas de câmeras digitais de médio formato. Sua tecnologia de sensor é inigualável e é conhecida por recursos extremos de pouca luz.

A Fuji tem se concentrado em sistemas de câmeras sem espelho e produziu câmeras excelentes em ambos os formatos de mídia, full-frame e sistemas de câmera de corte. Seus sistemas de câmera full-frame sem espelho são alguns dos melhores do setor.

O melhor mirrorless de médio formato da Fuji para paisagem e outros gêneros – GFX 100


This Fujifilm GFX100 102-megapixel beast of a camera is powered by a 43.8 x 32.9mm medium format BSI CMOS sensor. Paired with the sensor is an X-Processor 4 image-processing engine. The camera can capture incredible detail and is ideally suited for landscape, cityscape, architecture, interiors, fashion, and portrait photography. You can also use the camera for a lot of other genres. Except for wildlife and sports photography because the frame rate is rather slow at 5 FPS. But it excels in the other areas.

Panasonic – excellent camera system for filmmaking


Panasonic and Olympus have been the Champions of micro four-thirds system cameras. However, Panasonic also makes some of the best full-frame camera systems. Panasonic’s significant pull, however, is in the area of cameras that are tailor-made for cinema making. Their camera systems, such as the Lumix GH5 and the Lumix GH6, are exceptional cameras for filmmaking.

The contraction of the camera market had its effects on all camera manufacturing companies. Panasonic, too had its share of problems. However, recent rumors in the market that Panasonic is preparing to sell off its photography business just like Olympus did is not valid. In a recent statement by one of Panasonic’s directors, the company has no plans to sell its photography business and vows to continue growing the Lumix brand.

Panasonic’s best camera for filmmaking – the GH6




Panasonic’s GH6 comes from a long line of tailor-made cameras for filmmaking. These camera systems based on the micro four-thirds sensor have all the bells and whistles necessary for producing high-quality films.

The GH6 is the latest in this series of cameras. It is powered by a 25.2 megapixel Live MOS micro four-thirds sensor. The latest iteration of Panasonic’s famed Venus Engine image processor is paired with the sensor.

The power of the new image processor lets the camera shoot at 5.7 K at 30P internally at Apple ProRes 422 HQ, and FHD 300p. It can also shoot high-quality 100-megapixel stills. The dynamic range of the new sensor is 13 plus stops. A dual image stabilization system ensures that the camera can offer up to 7.5 stops of five-axis stabilization. This ensures that handheld stills and videos are rock solid.

The new camera has an updated auto focusing system with a processing speed of up to three times as powerful as previous generation cameras. Internally the camera has a 315-area contrast detection depth from defocus system. In short, the new system can predict by looking at a subject whether it is moving further away from the camera or coming closer to it. This allows the camera system to expect where the subject will be in the subsequent frame. This incredibly powerful autofocusing system comes in handy when shooting stills and movies.

Pentax – one of the best weather-sealed cameras on the market


Pentax makes one of the best weather-sealed camera systems on the market. Even their entry-level cameras, such as the K-70, are fully weather-sealed against all of nature’s elements. Pentax also makes compact medium format DSLR cameras. Pentax has sometimes been referred to as the dying brand. They don’t have a mirrorless camera in their camera lineup. They don’t even have a mirrorless system somewhere in the pipeline. When the whole world is moving gradually towards mirrorless systems, not having a mirrorless camera in the mix is a serious problem for Pentax.

Noticeably Pentax’s Share in the market has dropped significantly over the years. Even with such robust build quality and an excellent feature list, Pentax has somewhat lost the charm that it used to have back in the 80s and the 90s.

Pentax K-1 Mark II




The Pentax K-1 Mark II, a 36.4-megapixel full-frame camera system is powered by a CMOS sensor and the Prime IV image processor. Autofocusing in the camera is powered by a SAFOX 12 33-point autofocusing sensor. The camera can capture full HD videos at 30 fps with 4.4 FPS in still shooting. The 14-bit image processor has been updated with a new Ricoh-developed Accelerator Unit. Apart from boosting the sensor’s ISO sensitivity to ISO 819200, the additional benefits include reduced noise and increased clarity. The color accuracy of images has also improved.

The camera system also has a 5-axis image stabilization system built into the camera body. This makes all compatible lenses image-stabilized automatically.

Concluding thoughts


The problems with Nikon’s supply line have lingered for far too long. Key camera systems and lenses have remained out of stock for a while, which will impact people whose livelihood depends on these items. That said, Nikon is trying to iron out its supply lines even as I write this.

The top three camera brands – Canon, Sony, and Nikon, are the leaders in mirrorless technology. Mirrorless is the new normal so you can opt for any of the three brands. We recommend Sony. If you’re interested in movie-making, then choose Panasonic. Pentax’s superb build quality and decent image quality make it a top choice for entry-level photographers looking for weather-sealed bodies. And if you’re interested in action cameras, then the GoPro is the best choice.

Click the following link for a comparison between DSLR, mirrorless, phone camera and point and shoot.