Há algum tempo atrás, analisei um punhado de opções de câmeras DSLR para quem quer começar com a fotografia profissional. Já que discuti os corpos das câmeras, o próximo passo é decidir sobre algumas lentes.
E como ainda estamos tentando encontrar algumas boas opções no orçamento de um iniciante, as lentes que analisamos estão todas na extremidade inferior da escala de preços. Mas não se deixe enganar pelos preços baixos – existem algumas opções de qualidade disponíveis para quem não tem muito dinheiro para gastar.
Claro, à medida que você progride profissionalmente, você vai querer atualizar seu equipamento para atender às suas necessidades. Mas todos nós temos que começar em algum lugar. Antes de chegarmos às lentes econômicas, porém, vamos analisar algumas informações que ajudarão você a descobrir quais lentes são certas para você.
Recorte do Sensor
Muitas das DSLRs que examinei no meu post anterior têm sensores menores do que suas contrapartes mais caras. Essa diferença de tamanho entre os sensores de quadro completo e os sensores de corte significa que as imagens capturadas com o sensor de corte aparecerão mais próximas do que as imagens capturadas com um sensor de quadro completo.
Para descobrir como o sensor da sua câmera afetará sua distância focal, encontre o fator de corte da sua câmera e multiplique-o pela distância focal de uma lente. Isso fornecerá a distância focal real dessa lente na sua câmera.
Por exemplo, as câmeras Canon ASP-C têm um fator de corte de 1,62. Então, se eu quiser usar uma lente de 50 mm em uma, multiplico 1,62 por 50, que é 81. Então, nesta câmera hipotética, uma lente de 50 mm teria uma distância focal de cerca de 80 mm.
Lentes Canon EF-S e Nikon DX
Para atrair clientes de nível consumidor, a Canon e a Nikon fabricam lentes especificamente para suas câmeras com sensor de corte. Essas lentes geralmente são uma maneira mais acessível de atualizar sua fotografia.
Se um deles seria ou não uma boa escolha para você depende muito do tipo de atualizações que você espera fazer no futuro.
Isso é importante, especialmente para a linha EF-S da Canon, porque embora eles possam tirar ótimas fotos com a câmera que você tem agora, se e quando você atualizar para uma câmera full-frame, essas lentes EF-S se tornarão inúteis. Eles não cabem em Canons full-frame. Uma lente EF, que pode custar mais, funcionará tanto com sua DSLR com sensor de corte quanto com a DSLR full-frame que você espera comprar um dia.
As lentes Nikon DX são semelhantes às lentes Canon EF-S, pois são feitas para as câmeras com sensor de corte DX da Nikon. No entanto, eles têm uma grande vantagem, pois também se encaixam nas DSLRs de quadro completo FX da Nikon. As imagens serão cortadas, mas pelo menos as lentes não se tornarão inúteis quando você atualizar as câmeras.
Agora vamos às lentes!
Cânone
Canon EF 50mm f/1.8 STM A “Nifty Fifty” da Canon, como ficou conhecida, é a primeira lente sem kit que muitos fotógrafos compram. Por muitos anos, a Canon EF 50mm f/1.8 II ocupou o papel não oficial como a cinqüenta bacana, que é uma lente prime de 50mm acessível que geralmente custa cerca de US $ 100.
No ano passado, a Canon lançou sua nova e bacana lente, a Canon EF 50mm f/1.8 STM. Enquanto sua antecessora era amada por muitos fotógrafos, a 50mm II tinha alguns problemas. A nova versão inclui melhorias na qualidade de construção, lâminas de abertura e em muitas outras áreas também.
Confira o preço na Amazon
Tamron SP 70-300mm f/4-5.6 Di VC USD (também disponível para Nikon e Sony)
A Tamron SP 70-300mm f/4-5.6 Di VC USD é uma das lentes de zoom mais populares da Tamron há vários anos. O “USD” significa “Ultra Silent Drive”, que reduz o ruído do motor da lente no foco automático.
Embora essa lente possa custar mais do que as outras nesta lista, a Tamron SP 70-300mm f/4-5.6 Di VC USD deve ser um dos seus equipamentos mais úteis e versáteis.
Confira o preço na Amazon
Niko
Nikon AF-S DX NIKKOR 35mm f/1.8G Esta é a única lente DX em nossa lista, mas sua nitidez e utilidade geral, juntamente com seu baixo preço, podem fazer com que a Nikon AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G valha o investimento. Se você atualizar para uma câmera full-frame mais tarde, essa lente será um espaço reservado perfeito para sua antiga câmera com sensor de corte, tornando essa câmera ótima para aqueles momentos em que você precisa capturar um momento rapidamente.
E, claro, você ainda pode usar essa lente em sua Nikon DSLR full-frame, como mencionei anteriormente.
Confira o preço na Amazon
Nikon AF-S 70-300mm f/4.5-5.6G IF-ED VR Esta Nikon AF-S 70-300mm f/4.5-5.6G IF-ED VR é semelhante à lente de zoom Tamron mencionada acima e, por US $ 500, é um pouco mais cara. Mas se você preferir ficar com as lentes Nikon, esse zoom não pode ser superado por esse preço.
Confira o preço na Amazon
Sony
Sony E 55-210mm f/4.5-6.3 A Sony costuma fazer uma declaração visual com seus produtos, e a lente Sony E 55-210mm f/4.5-6.3 com acabamento prateado ajuda a suportar essa noção. E a faixa focal de 55-210 mm funcionará muito bem em várias situações de disparo.
Confira o preço na Amazon
Pentax
Pentax HD DA 55-300mm f/4-5.8 ED WR Enquanto a Canon e a Nikon parecem dominar o mundo das DSLRs, a Pentax tem e continua a produzir ótimos equipamentos de câmera. Caso em questão — a Pentax HD DA 55-300mm f/4-5.8 ED WR. O "HD" no nome refere-se ao exclusivo revestimento de alta definição da Pentax, que reflete menos luz e melhora muito a nitidez das imagens capturadas.
Confira o preço na Amazon
O mundo das lentes é grande e complexo, repleto de mais opções do que você precisará em uma única vida. Portanto, mesmo que nenhuma de nossas sugestões pareça adequada para você, espero que você tenha pelo menos uma ideia melhor de como encontrar a lente que atenda às suas necessidades.