Uma lente de câmera pode ficar ruim ao longo de um período de tempo? Qual é a vida útil de uma lente de câmera? Estas são as perguntas que permanecem em sua mente se você tiver várias lentes em seu kit.
Se você estiver em um orçamento, você pode estar pensando em comprar lentes de câmera usadas. Nesse caso, você também precisa saber no que está se metendo.
Se você não estiver usando a lente da câmera por um longo tempo, há uma chance de que a lente fique danificada se você não a armazenar corretamente. Se você estiver usando muito sua lente, também há uma chance de que a lente fique ruim. Existem outros fatores envolvidos e tudo depende de você seguir ou não algumas regras. Você pode ler este guia para encontrar as respostas para todas essas perguntas.
Quanto tempo duram as lentes da câmera?
A vida útil da lente dependerá principalmente de seu uso. Não importa se a lente é uma Nikon ou Canon, se você usar a lente aproximadamente, a vida útil diminuirá drasticamente. Se você cuidar adequadamente da lente, poderá usá-la por muitos anos sem problemas.
Cada uma das diferentes partes da lente da câmera vem com uma vida específica. Por exemplo, os contatos banhados a ouro na parte traseira da lente da câmera são projetados para um número específico de inserções. Portanto, quando você conecta e desconecta a lente com frequência do corpo da câmera, está diminuindo a vida útil desses contatos banhados a ouro.
A vida útil também depende da qualidade da lente. As lentes de ponta terão uma vida útil mais longa do que as mais baratas. As lentes de ponta farão uso de materiais de primeira qualidade para a fabricação da lente quando comparadas às mais baratas. Por exemplo, as lentes de câmera de última geração vêm com um invólucro metálico e as lentes mais baratas vêm com um corpo de plástico. Então, quando você acidentalmente deixa cair essas duas lentes da câmera, as chances de quebrar a lente são maiores no caso da de plástico.
A lente da câmera pode se desgastar?
Uma lente de câmera é feita de muitas partes. É composto por botões de plástico, invólucros de metal e plástico, diferentes elementos de vidro, placas e componentes eletrônicos, cabos de fita, elementos de contato de metal. Cada um desses elementos é projetado para uma taxa de desgaste específica.
Portanto, quando o uso exceder o valor do design, os diferentes componentes da lente da câmera começarão a se desgastar. Se você conectar a lente da câmera ao corpo muitas vezes, os contatos de metal banhados a ouro começarão a se desgastar.
Quando você aumenta e diminui o zoom da lente muitas vezes, os elementos de vidro podem ser deslocados por uma pequena distância durante um período de tempo. Há uma chance de que o cabo de fita dentro da lente se desgaste depois de usar a lente por um longo tempo. Se você armazenar a câmera em uma área úmida, a vida útil das peças de borracha diminuirá. Assim, todas as partes de uma lente de câmera podem se desgastar com o tempo.
Como você sabe se a lente da sua câmera está danificada?
Existem muitas indicações que lhe dirão que a lente da sua câmera está danificada ou desgastada.
Riscos no vidro da lente frontal ou traseira
Um arranhão no elemento de vidro frontal ou traseiro da lente é uma indicação clara de que a lente da câmera está danificada e precisa de manutenção. Felizmente, o elemento traseiro está mais protegido contra o desgaste, mas há coisas que você pode fazer para proteger o elemento frontal, como usar filtros UV ou de parafuso transparente.
Peças de borracha desgastadas/pegajosas
Se você estiver vendo peças de borracha pegajosas ou desgastadas, os anéis de borracha na lente para zoom e foco manual estão danificados. Isso pode acontecer quando você armazena a câmera em um ambiente úmido ou ao sol e calor.
Foco automático não funciona
Se você não conseguir focar o assunto, o sistema de foco automático na lente da câmera está danificado. Isso pode acontecer com o uso ao longo do tempo. Isso aconteceu com uma lente 120-300mm f2.8 cara.
O zoom não está funcionando
Tente ampliar a lente da câmera se sua lente for uma lente de zoom. Se você não conseguir aumentar ou diminuir o zoom corretamente, o sistema de zoom da lente da câmera está danificado. Esse problema também é conhecido como problema de retração da lente da câmera.
Partes quebradas visíveis
O melhor método para verificar se há danos inicialmente é uma inspeção visual. Você pode inspecionar visualmente a lente quanto a rachaduras em qualquer uma das partes da lente. As chances de a lente ficar fisicamente rachada são maiores no caso de uma lente de plástico se você a deixar cair acidentalmente. Muitas lentes de metal mais antigas são construídas como tanques.
Interruptores que não funcionam
Diferentes lentes de câmera virão com um conjunto diferente de interruptores. Os interruptores mais comumente vistos são o interruptor deslizante de foco automático e manual e o interruptor deslizante de estabilização de imagem. Se você não conseguir ativar o foco manual ou o foco automático deslizando o interruptor na lente da câmera, o interruptor está com defeito. Se você não conseguir ativar ou desativar a estabilização de imagem, o controle deslizante de estabilização de imagem está danificado.
Como posso testar a lente da minha câmera sem uma câmera?
Existem algumas técnicas que você pode usar para testar a lente sem usar a câmera.
Você pode inspecionar os elementos de vidro dentro da lente quanto a arranhões, fungos e gotas de água.
Remova a tampa traseira e frontal da lente da câmera. Aponte a lente para uma área branca ligeiramente mais brilhante e veja através dos diferentes elementos da lente alterando o ângulo. Repita esta etapa para a extremidade traseira e dianteira. Se houver algum fungo, gotículas de água ou arranhões no vidro, ele ficará visível. O fungo da lente será visível na forma de teia.
Você pode girar o anel de zoom e o anel de foco em ambas as direções para garantir que o movimento seja bom sem qualquer interrupção brusca. Verifique a qualidade dos anéis de borracha por inspeção visual.
Veja as roscas de montagem do tripé que virão com certas lentes telefoto. Certifique-se de que a rosca do suporte do tripé não esteja danificada. Você também pode olhar para os diferentes parafusos na lente para garantir que a lente não foi aberta antes.
Você não poderá testar a lente totalmente sem um corpo de câmera. Um corpo de câmera é necessário para garantir que a comunicação entre a câmera e a lente esteja funcionando corretamente através dos contatos banhados a ouro na lente e no corpo.
A lente da câmera expira?
A lente da câmera é projetada com peças que vêm com uma vida útil específica. Se você cuidar adequadamente da câmera, poderá usá-la por muitos anos. A umidade pode reduzir a vida útil da lente da câmera. Então, se você mora em uma área úmida, use um armário seco para guardar suas lentes. A lente da câmera não vem com data de validade. Tudo depende do uso e do ambiente. Mas, as diferentes partes da câmera vêm com uma expectativa de vida com base em seu uso.
É bom comprar lentes usadas?
Lentes de câmera usadas podem ser uma boa opção se você não tiver orçamento suficiente para investir em uma lente nova. Há muitas coisas para verificar na lente usada antes da compra. Essas verificações garantirão que a condição da lente usada ainda esteja boa para uso.
Verifique se há fungos nos elementos de vidro internos
Pode haver fungos nos elementos de vidro internos da lente. Você precisa apontar a lente para qualquer área brilhante e ver através da lente em diferentes ângulos. Se você vir alguma teia, então é melhor não levar a lente. A correia pode causar problemas na focagem da lente e na imagem final. Portanto, certifique-se de que não haja fungos na lente. É caro remover o fungo da lente dos elementos de vidro internos de uma lente. Também pode afetar o revestimento dos elementos de vidro.
Contatos da lente na parte traseira
Haverá contatos de lente banhados a ouro na parte traseira da lente. Esses contatos devem estar em boas condições. É essencial para a comunicação adequada entre a lente e o corpo da câmera. Se houver mudanças de cor visíveis, amassados ou arranhões nos contatos, é melhor evitar essas lentes. Caso contrário, você precisará substituir os contatos posteriormente.
Verifique com um corpo de câmera
É uma boa ideia levar um corpo de câmera quando for inspecionar uma lente usada. Se você não tiver um corpo de câmera, poderá solicitar ao vendedor que forneça um corpo para verificação. Conecte a lente ao corpo da câmera várias vezes para garantir que você não receba nenhum tipo de mensagem de erro.
Você pode começar a capturar algumas fotos para confirmar que o foco automático está funcionando corretamente. Isso indicará que os contatos da lente estão funcionando corretamente. Nunca compre uma lente usada antes de testá-la com um corpo de câmera compatível.
Verifique a função do anel de foco manual
Desligue o foco automático na câmera e ative o foco manual. Gire o anel de foco na lente para diferentes direções e aponte para diferentes assuntos. Isso é para garantir que o recurso de foco manual da lente esteja funcionando corretamente. O anel de foco deve se mover livremente sem obstruções.
Verifique a rosca da lente da câmera
A rosca da lente da câmera deve estar intacta. Não deve haver nenhum desgaste no fio. Se houver amassados ou rasgos, pode ser difícil conectar a lente ao corpo da câmera e as coisas só piorarão.
Verifique todos os botões na lente
Haverá botões diferentes na lente, como AF/MF, IS ON/OFF, etc. O número de botões varia para diferentes lentes. Certifique-se de que todos os botões estão funcionando corretamente.
Verifique a cobertura da lente e sua rosca
Todas as lentes da câmera terão um fio na frente para conectar o para-sol da lente. Se a lente vier com uma capa, tente conectá-la à lente. Ele deve se encaixar corretamente na rosca. Se estiver solto, há uma chance de o capô cair durante o disparo.
Verifique os tópicos de filtro
É essencial verificar a rosca do filtro. Você pode pedir ao vendedor um filtro para verificar a rosca do filtro. Você deve ser capaz de enroscar o filtro facilmente na rosca da lente. Os fios não podem ser dobrados.
Verifique o anel de zoom
Se a lente que você vai comprar for uma lente de zoom, você também deve testar o anel de zoom. Verifique se ele está ampliando e diminuindo o zoom corretamente. Algumas lentes, especialmente as mais antigas, possuem zooms push e pull e podem se soltar com o tempo e o uso.
Riscos e amassados na lente
Procure arranhões e amassados no corpo da lente, bem como nos óculos dianteiros e traseiros. Se houver amassados pesados na lente, isso indica que a lente caiu em algum lugar ou foi usada de maneira irregular. Pode afetar o alinhamento dos diferentes elementos de vidro dentro da lente. Portanto, evite comprar essas lentes usadas.
Peça o recibo
Você deve solicitar o recibo de compra da lente, mesmo que a lente esteja fora do período de garantia. Isso garantirá que você não esteja comprando uma lente roubada. Também o ajudará a saber a idade real da lente. O preço da lente usada dependerá da sua idade. Portanto, ver um recibo ajudará você a determinar o preço certo para a lente.
Lentes descontinuadas
Se você planeja comprar uma lente que foi descontinuada pelo vendedor, recomendo fortemente não investir em tal lente. É porque se alguma das partes da lente estragar no futuro, você pode achar difícil substituí-las. O fabricante pode não estar mais fornecendo as peças de reposição.
Verifique as peças de borracha
Haverá peças de borracha fora da lente nos anéis de zoom e foco. Verifique o estado dessas peças de borracha. Essas peças podem começar a se desgastar com o tempo. Então, certifique-se de que eles estão em boas condições.
Amarelo de elementos de vidro
Se a lente for muito antiga, há uma chance de amarelecimento dos elementos de vidro da lente. Esse amarelecimento acontece devido à presença da substância radioativa tório no vidro. Então, tire uma foto usando a lente e verifique a imagem no visor. Você também pode transferir a imagem para o seu computador e verificar se há tons de amarelo. Certifique-se de ter capturado a imagem no balanço de branco da luz do dia.
Aqui está o que o fotógrafo profissional Karl Taylor tem a dizer sobre a compra de lentes de câmera usadas:
Como armazenar a lente da câmera corretamente?
É essencial guardar a lente da câmera adequadamente quando não a estiver usando.
A câmera e a umidade não combinam bem. Se você mora em uma área com alta umidade, considere investir em um armário seco para armazenar as lentes da câmera. Eles estão disponíveis em diferentes capacidades. Você pode investir em qualquer uma de acordo com o número de lentes que possui.
Armários secos ajudarão a manter a temperatura e a umidade no interior. Assim, você pode armazenar a lente da câmera no ambiente certo que ajudará a aumentar a vida útil da lente da câmera. Você também pode optar por um gabinete seco DIY se não tiver orçamento suficiente para um bom gabinete seco.
Se você não mora em uma área úmida, pode manter a lente da câmera na bolsa da câmera na prateleira ou no armário. Você pode colocar alguns pacotes de gel de sílica dentro da bolsa da câmera. Esses pacotes de sílica gel ajudarão a absorver qualquer umidade adicional presente na bolsa da câmera. Você deve substituir os pacotes de gel de sílica pelo menos uma vez a cada seis meses.
É uma boa prática limpar a lente da câmera todas as vezes após uma sessão ao ar livre.
O que precisa ser feito quando a lente da câmera fica ruim?
Se você achar que sua câmera está com defeito ou não está funcionando, você pode tentar localizar a falha na câmera.
Se você estiver tendo problemas com o foco automático da lente, tente focar a lente com outro corpo de câmera. Se o problema persistir, tente calibrar o foco consultando o manual da câmera. Se o processo de calibração não for capaz de resolver o problema, você deverá entregar sua câmera ao centro de serviço autorizado para diagnóstico e reparo adicionais.
Se você encontrar algum dos elementos de vidro quebrado no interior, poderá entregar a lente ao centro de serviço para corrigir o problema.
Se você estiver vendo um problema de fungo na lente, precisará entregar a lente da câmera ao centro de serviço para limpar o fungo. Não tente desmontar a lente sozinho para limpar o fungo. Alguns dos elementos de vidro dentro da lente vêm com um revestimento especial para evitar o fenômeno de reflexão e difração. Então, se você manusear os elementos de vidro com as próprias mãos, acabará destruindo o revestimento.
Se algum dos botões da lente não estiver funcionando ou se a abertura da lente não estiver mudando, você precisará entregar a câmera ao centro de serviço para reparo.
Conclusão
Espero que este artigo tenha lhe dado muitas informações úteis sobre como proteger suas lentes e fazê-las durar mais, bem como comprar lentes usadas e coisas a serem observadas em termos de uso e idade. Se tratadas adequadamente, as lentes podem durar e ser úteis por muito tempo. Basta olhar para todas as lentes Nikon das décadas de 1980 e 1970 que as pessoas ainda usam hoje.
Você pode clicar no link a seguir para saber como limpar as lentes da câmera corretamente.