Já vi muito esse debate. É claro que isso vem surgindo há muito tempo e continuará a fazê-lo no futuro, mas parece que tenho visto mais ultimamente. A maioria das pessoas é bastante descontraída quando fala sobre isso. Mas quase todos têm pelo menos alguma lealdade à marca que escolheram. Em parte, porque câmeras e lentes não são baratas e as pessoas têm uma necessidade psicológica de justificar grandes compras. Em parte, trata-se de pertencer a um “clube”. Existem muitos fatores.
Meu ponto de vista é este:é uma ferramenta. Não me importo muito com a marca. A marca certamente não me ajuda a fazer fotos. A marca não me ajuda na composição nem me ajuda a ver o mundo na proporção de 4:6. Comprei a Nikon porque o preço/desempenho na época em que comprei minha D70 original (não o “s”) era melhor e a Rebel é pequena demais para minhas mãos. Ambos fazem excelentes lentes e corpos. Ambas as empresas fabricam equipamentos que excedem em muito o nível de habilidade de 99% de seus proprietários. Mesmo que eu tenha algum dinheiro investido em vidro Nikon, eu trocaria sem hesitar se estivesse procurando atualizar e o equipamento Nikon começasse a ser péssimo.
De qualquer forma, não quero reclamar, mas o culto à marca em geral (e não se restringe apenas a equipamentos de câmera) me deixa perplexo.